sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Super Mario Yaji World

Primeira Hack concluída!

Felizmente o jogo não é muito extenso, caso contrário a dificuldade que vai aumentando chegaria na SMW Lost Level. Não é uma hack fácil, mas também não é impossível, é só não ficar fazendo besteiras, ou correr como um doido para passar rápido das fases como costumo fazer. xD

Quick Review (spoiler-free):

ROM: Super Mario Yaji World (SMW1 Hack)
Ano: 2003



Gráficos, Aúdio, Jogabilidade e Extras
Iguais aos do jogo original, logo não serão comentados.

Apresentação 5,0
Igual a do original, faltou criatividade ou foi comodismo.

Gráficos 9
A montegem do mapa e o uso dos "tiles" foram muito bons, tem um momento ou outro meio bugado, mas é umas duas vezes em todo jogo.

Enredo 2,5
Igual ao original, faltou criatividade.

Condução 9,5
Na prática não há (e realmente não tem) necessidade de condução no mapa já que é um caminho linear, dentro das fases em uma ou duas tem que adivinhar algumas coisas para um melhor aproveitamento das fases.

Diversão 9,0
Quase como em SMW.

Desafio 8,5
Algumas fases são bem complicadas, outras tranquilas. O design de uma ou outra poderia ser um pouquinho melhor.

Keep Going 9,0
Ótimo, fica um pouco abalado quando se tem que jogar a mesma fase mais de 10 vezes, mas ainda assim bom.

Replay 2
Entre jogar este de novo ou o original, fico com o original, fora que a outras hacks a serem jogadas. Entretanto é uma hack bem feita (comparado com outras) e 0 seria exagero.

Originalidade 6,0
Ok, obviamente que tem que se pensar diferente para uma hack aqui, tem suas originalidades, como ser um jogo curto, sem caminhos alternativos e as fases são todas novas, exceto um pedaço de uma fase. Mas não há nenhum elemento novo, mesmo que podre como plataformas invisíveis.

Total 6,7
Geral 8,0*
Em vista de outras Hacks, essa é uma boa Hack.

*Nota para Hacks, não deve-se pensar em comparar com jogos originais.Re

8 comentários:

  1. Tá certo, acho que as Hacks, pela sua origem a gente tem que interpretar diferente, além de ser uma criação sem compromisso é não comercial e amadora. Não precisamos meter o pau, e de tanta hack ruim não é difícil elogiar, ealém que tentamos separar as melhorzinhas.

    Enredo realmente é uma coisa que o pessoal dos hacks nem pensa... uma pena.

    Acho que vc pode opiniar sobre o gráfico sim, claro que usa os mesmos elementos do SMW, pelo q vc disse, alguns complementam.
    Mas a "Arte" com os gráficos também conta nesse quesito, ou seja como ficou o mapa mundi e como ficaram fases, ou seja como ele usou os elentos gráficos, não sei se me fiz entender, não é sobre as modelagens das fases que to falando, essa é a parte originalidade mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Tens razão, vou escrever sobre os gráficos também.

    ResponderExcluir
  3. Eu joguei hoje essa hack e fui até o castelinho da foto, o jogo acaba ali?
    Achei o Mario muito escorregadio, é impressão?

    ResponderExcluir
  4. Se você quer mesmo saber, não acaba ali não.

    Eu não tenho 100% de certeza, mas acho que é um pouco mais escorregadio sim, mas não muito mais que no original.

    ResponderExcluir
  5. Fechei-o, realmente a dificuldade vai aumentando a um nível alto, oque deixou interessante, me fez acumular vidas para passar de algumas fases.

    Tem um ponto de fase, na água um pouco afastado do continente, seria uma fase secreta? Eu não consegui ir, mas tb não fiquei tentando.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não é uma fase, mas é díficil dizer. E em se tratando de hack, pode ser uma fase, mas o caminho para se chegar a ela não foi implementado...

    Aff, você está quase acabando e eu ainda tenho que fechar a BS SMB.3... :(

    ResponderExcluir
  7. Hehe
    Eu sei que é chato fazer os preparativos para jogar, e iniciar em si.
    Mas se vc pegar um dia tranquilo, e começá-lo ele é tranquilo de jogar, não é longo, lembre-se que se trata de uma week e não um BS inteiro.

    Eu acabei sendo interrompido de novo, a faculdade apertou de novo, trabalhos chatos pra fazer e as provas chegaram, tava indo bem mas depois faltei varias aulas seguidas e me atrapalhou bastante.
    Ainda quero tentar mais no LL, mas no M&L3 minha vontade caiu.
    ======================

    Penso que se consegui a tal passagem secreta em uma fase, o caminho se abrirá no mapa, entende?

    ResponderExcluir
  8. Eu cheguei a jogar algumas fases umas semanas atrás, umas cinco eu acho, mas sem som o jogo ficou chaaaaaaaaato. Mas eu vou sim fazer um esforço para jogá-lo. Quero ver se retorno a tradução, pelo menos daquele diálogo né. Alias comprei um dicionário de Kanji (importado), já consegui traduzir 6 Kanjis! =D Depois que ler e usar mais te digo se vale a pena.

    Eu entendi sim o que você quis dizer sobre a fase secreta. ^^

    ResponderExcluir