sábado, 14 de novembro de 2009

[LGM Extra] Manx TT Superbike



Pré-Intro
Eu achava que os primeiros jogos da LGM Extra seriam os de PC que andei jogando mas não, Manx TT Superbike é um jogo Arcade presente na lista Sega, protótipo da possível nova versão de Sega Reunion. Você pode encontrar pelo ano, 1995, feito por Sega-AM3 e Sega-AM4.

Resumo
Nome: Manx TT Superbike [Twin]
Ano: 1995
Gênero: Simulador/Corrida/Moto
Developer: Sega-AM3 e Sega-AM4
Publisher: Sega

Por quê esse jogo?
Ele está na área de fliperama do Shopping Floripa, que eventualmente vou ao cinema, e eventualmente dou uma jogada por lá mesmo sendo pífio, mas me toquei que é antro da Sega, afinal também está presente Daytona USA, Virtua Tennis, Sega GT e Crazy Taxi 3, pelo menos. Outra coisa curiosa é que nessa Sexta (13/11)(que assisti 2012 e achei fraco com cenas interessantes) houve uma festa de criança e joguei de graça, pricipalmente esse jogo de Moto, é a quarta vez que jogo sem pagar pois sempre tem um crédito abandonado, devido a dificuldade que vou comentar desse jogo.
É raro poder avaliar um jogo no próprio Arcade, nem NES/SNES a gente não consegue avaliar a experiência real. De acordo com um site o status do MAME é not working, mas vi no youtube rodando em emuladores específicos do Sega Model 2.

Versões

Apesar da máquina ser exatamente igual à essa da foto, no jogo em si o nome aparece como Manx TT Superbike Twins, a versão Twins seria a versão que linka as maquinas para multiplayer, fontes indicariam que deveria ter 2 motos, talvez se perderam na viagem. A foto em si é relacionada a versão Deluxe, e a Rom do MAME é chamada Revision C, complicado? Com certeza!
O Arcade está estipulado por US$ 2.314,76 com frete grátis (^^) de acordo com o site Monkeys Arcade, mas no ebay por volta de 800 dólares.
//Juro que só to escrevendo essas coisas porque achei na coincidencia e é para fins de curiosidade.//
A versão Twin pode se conectar com até 8 motos ou pares de motos para até 8 jogadores, a versão comum vem com 2 motos ligadas fisicamente mas de acordo com algumas fontes não pode ser jogada em multiplayer, além disso vem com monitores pequenos, aparentemente 20", essa versão (Floripa e foto) de ter mais de 30".
Novas informações indicam que a versão que joguei é realmente a de cabine Deluxe, apenas 1 moto e 50", apesar de estar rodando o jogo versão Twin, que vem com 2 motos e monitores de 29". :)

In-game
A moto é grande, e muito pesada, isso é bom pois torna bem "real", o que eu quero dizer é, uma criança sofre nessa máquina precisa de muita força para jogar. Abaixo a visão do "controle".

O botão amarelo é o Start, óbvio, do lado direito você acelera como numa moto, é a parte boa do simulador, e o freio que é muito difícil de usar por motivos de equilíbrio. Para minha infelicidade e pelo peso da moto, acabei jogando com marcha manual, aqueles 2 pequenos botões quadrados na esquerda faz aumentar e diminuir a marcha, que quando você começa a perder o controle sempre erra o botão que quer apertar.
O principal problema aqui dessa moto é o jeito de fazer as curvas, talvez você já tenha jogado esse Arcade, mas a moto não se inclina apenas, você vira o guidón(?) para um lado e a moto cai para o outro, e você tem que puxar ela de volta, quanto mais virar mais díficil trazer de volta, em curvas fechadas em que virei toda ela, é um trabalhão de voltar, controlar a marcha, a pista e freiar ao mesmo tempo que segura a moto é muito difícil.

Não há muito o que se dizer, os comandos respondem bem, a dificuldade é fazê-los com a moto, mesma coisa com a dificuldade, controlando a moto o jogo é normal, os gráficos são da época PSX, mas parece melhores, talvez por ficar sempre olhando para qual botão diminui a marcha, talvez por ficar procurando o freio ou talvez por perder a concentração quando fazia extrema força para trazer a moto para cima, eu não achei ruim os gráficos e estamos falando de 50", apesar de projeção em super baixa-definição.
E apesar da foto, só consegui jogar em "primeira-pessoa".

Esse vídeo é da versão japonesa, e não é da versão Twin, mas mostra exatamente como a moto se comporta na demonstração.

Notas
Base para Notas

Apresentação
Muito fraco, não há muita explicação ou apresentação, rapidamente você já tem que acelerar.
Nota: 4.0

Gráficos
1995 e numa TV de 50", defino como bonzinho com pouca criatividade.
Nota: 6,5

Áudio
Confesso que nem lembro se tem música, nota provisória.
Nota: 3,0

Jogabilidade
Não gostei do sistema de curvas e inclinação, mas o jogo responde muito bem às suas ações, e falha novamente na falta de escolha de motos e pistas.
Nota: 5,0

Enredo
Tema não computável.

Condução
Tema não conputável.

Diversão
Dura pouco tempo. Muitos créditos abandonados também indicam isso.
Nota: 4,0

Desafio
O defasio de controlar a moto é bom, não completei a primeira corrida, mas me pareceu tranquilo se controlar a moto.
Nota: 8,0

Keep Going
Não tenho como avaliar.
Sem Nota.

Replay
Não tenho como avaliar.
Sem Nota.

Extras
Não tenho como avaliar.
Sem Nota.

Originalidade:
Para 1995 e o primeiro jogo de motos na placa Sega Model 2, com certeza teve seu impacto.
Nota: 8,5

Geral
Alguns ajustes deixariam o jogo muito melhor, inclinação da moto diferente ou até mesmo uma moto mais leve, outra opção de câmera, mais opções de escolha e principalmente um modo "Rumble" dariam outra cara ao jogo. Dou um desconto pois dá uma experiência de tentar pilotar uma moto, mas eu diria que o jogo "está quase lá".
Nota: 7,0

Créditos (Coins)
(Um avaliação que criei agora para medir o quão justo é o sistema de fichas no Arcade, se compensa o gasto pelo tempo de jogo)
Pela minha incapacidade de controlar a moto bem e usar a marcha manual, que complicou minha vida, não tive muito tempo de jogo e não completei o curso, mas me parece que é possível jogar por mais tempo sem dificuldades.
Nota: 6,5

Sumário Completo
Versão 1
Nome: Manx TT Superbike
País/Ano: Japão/1995
Nome Original: メンクスTT
Cabine: Normal e Deluxe(50")

Versão 2
Nome: Manx TT Superbike Twin
País/Ano: Japão/1995
Nome Original: メンクスTTスーパーバイク ツイン
Cabine: Twin(29"), 2 motos com link para até 8.

Developer: Sega-AM3 e Sega-AM4
Publisher: Sega
Hardware: Sega MODEL 2A CRX
Ports:
Sega Saturn (1997-JP/US) by Psygnosis e Tantalus Interctive
PC (1997-US) by Perfect Entertainment

Nem todos os dados são confiáveis.
Presented by:

2 comentários:

  1. huauhauahuahuua

    Massa. Mas por $2000 prefiro comprar uma maquina de SFII, The Simpsons, etc. xD

    ResponderExcluir
  2. Com 2.000 prefiro comprar várias da década de 80, hehe
    Ou um Cruis'n USA que vale bem mais a pena. É só pra quem gosta muito de moto mesmo, pois pode ficar em cima da moto, o jogo em si não tem nada demais.

    ResponderExcluir