sexta-feira, 26 de julho de 2024

Registro dos jogos (Backloggery)

Este post é sobre a forma como registramos os jogos, em especial, mas não limitado, aos jogos fora da LGM. Inclui detalhes sobre a utilização pessoal do site backloggery.com e possívelmente outras formas usadas. Criei duas seções separadas para fácil acesso as definições pessoais de cada jogador, se quiser fazer seu registro.

Rodrigo

Uso principalmente o Backloggery, mas conforme mencionei anteriormente, a forma como uso mudou bastante.

A principal "regra", que agora estou seguindo é a de cadastrar boa parte da coleção, jogados ou não. Como exceção são os jogos digitais que não penso em jogar, a maioria adquiridos gratuitamente ou via assinatura. Antes usava muito mais para registrar o que foi jogado.

Com a nova opção de marcar como "shelved", posso facilmente arquivar os jogos que completei ou que desisti "permanentemente". Um requisito meu é que, para arquivar um jogo, primeiro tenho que dar nota e fazer uma review, ou pelo menos um resuminho do que achei.

Estou usando também a opção de marcar um jogo como prioridade. Assim, é criado uma lista com os jogos marcados, que acho bom para lembrar o que quero dar atenção a seguir. E tem ainda um outro benefício, naquela opção de sortear um jogo da para limitar apenas com os jogos prioritários.

Além disso, também estou usando a opção de marcar um jogo como pausado. Este jogos também aparecem na lista de prioridades, acima dos demais. Achei muito útil isso e deixa mais limpo a lista de jogos sendo jogados.

Um outro detalhe. Em casos onde jogos "portados" são iguais ou praticamente iguais, possivelmente apenas usando de emulação, estou cadastrando com a plataforma original e sub-plataforma onde joguei. É o caso dos PS Classics no PS3. Nos demais casos, cadastro com a plataforma jogada e na sub-plataforma a versão original, que foi o caso do Crisis Core por exemplo.

No caso de DLCs de jogos, mantenho como tenho feito. Não gosto de cadastrar a DLC a parte, faço apenas anotações relacionadas no campo "notes".

Em resumo, quero não só registrar o que joguei, mas também o que tenho, para poder consultar facilmente se tenho certo jogo, e se joguei ou não. Quero ter organizado as prioridades e também quero poder consultar jogos jogados conforme suas avaliações.

Como auxílio penso em manter minha tabela no Google Drive, como forma de pré-filtragem de jogos que devo ou não cadastrar ou definir como prioridade.

Marcelo

8 comentários:

  1. Você comentou há algum tempo na necessidade de atualizar as informações do blog, em especial dos menus. Pensando nisso resolvi criar uma nova seção com posts onde definimos "regras", seja pessoais ou combinadas, pois de vez em quando preciso relembrar.

    Ainda vou criar a nova seção "Regras" na lateral e adicionar este e no futuro outros posts.

    Também quero dar uma ajeitada no visual deste post para usar de template para os outros da seção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho q era a parte do que está rolando agora. Acabou que a gente parou de atualizar, aquele menu era útil pra quando a gente tem essas pausas longas a gente volta no blog e vê o que q está/vá ativo, mas acabou que ficou lá coisas antigas completas e abandonadas e coisas ativas de verdade não entraram ali, mas são detalhes.

      Excluir
    2. Atualizei esse post com algumas melhorias visuais, e uma seção de "atalhos" depois da introdução.

      Também criei a nova seção "Regras" no menu lateral. A lateral vai piorar antes de começar a melhorar, com essas novas opções. hehe

      Excluir
    3. ah vc incluiu depois o visual, entao ignora o outro comentário hehe, ficou muito maneiro.

      Excluir
  2. Sobre o backloggery, ainda devo demorar alguns meses revisando o que já ta lá e adicionando o que não tá. Conforme avançar lá vou começar a arrumar algumas coisas aqui também, como os posts de status antigos do blog.

    Tenho alguns outros "projetos" relacionados aos status, talvez tenha mencionado no passado, mas por hora ta tudo pausado e o foco vai ser arrumar meu backloggery.

    ResponderExcluir
  3. A maior novidade da minha parte é usar também como backlog, isso eu não estava fazendo. Em parte porque com as novas opções acho mais tranquilo ter tudo num lugar só.

    E como você falou, eu não tinha registrado oficialmente antes, achei que era bom registrar.

    ResponderExcluir
  4. Caraca que legal ficou o layout dessa postagem visualizando pelo notebook, eu só tava acessando pelo celular e tava normal, mas aqui tá cheio de 'botoes' na cor marrom e tals.

    ResponderExcluir
  5. Agora vc vai buscar na memória 40 anos de jogo, igual eu fiz?
    haha, Mas até que o procecsso é divertido, eu fiquei vendo aqueles videos com todos os jogos de Snes, todos os jogos de PSX, assistindo a videos intressantes, e ao mesmo tempo vendo se eu lembrava de jogos que tinha alugado na epoca.

    ResponderExcluir