quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Não é psicológico!!

Ia ter falar essas coisas por MSN, que achei essa semana, mas esqueci.

-Agora é oficial o Famicom Disk System realmente dá um "boost" no som do NES!

-O próprio Famicom tinha 2 ou 3 pinos extras criado para melhorar o som em alguns jogos, e no NES (USA) eles foram retirados!! Isso explica jogos japoneses com melhor qualidade. Além disso alguns cartuchos de Famicom já vinham com chip integrado para melhor o som.

-Descobri agorinha que até o Sega Mark III possui um chip extra FM YM2413, que quando o jogo possui suporte ele o utiliza e deixar o normalzinho dormindo, o primeiro jogo que ativa esse chip no MarkIII é o OutRun, jogo muito apropriado para isso! :)
E em todas as versões do Master System, não tem esse chip, pelas iniciais YM eu chuto que é da Yamaha.
****
Agora sim, infos oficiais.
O Master System usa o Texas Instruments SN76489.
Ele tem 4 canais e gera 3 tons e 1 White Noise, lembra o som da porta no DD daquele review? hehe

Já o Yamaha YM2413... =]
Esse gerar 9 canais de tons ou então 6 canais com + 5 de percursão. uau!
Além disso esse chip consegue sistetizar FM, sei lá oque significa mas é bom.
Claro, apenas com alguns jogos do Mark III.
Sei lá se no Emu vai fazer diferença, mas será bom se acharmos quais jogos consegue usar o YM.
***
Agora o Nintendo,
Primeiro, o Disk System além de tudo tinha um hardware de som próprio, que tb conseguia sintetizar primitivamente FM (ainda não sei oque é, mas é bom ter).
Para "ajudar" o Famicom, 2 pinos dos cartuchos(e no Famicom) eram feitos pra esse hardware do Disk System. Talvez velocidade de dados, who knows..

Uma coisa diferente é que no Japão tinha o chamado Third-party cartridge manufacturing, eles podiam construir oficialmente os cartuchos de Famicom, eles eram: Nintendo, Konami, Capcom, Namco, Jaleco e... Bandai!!

Esses caras espertinhos, fizeram oquê? Aproveitaram esses 2 pinos extras (de som), e incluiram novos chips nos seus cartuchos, assim como já sabiamos do Snes. A Konami foi aperfeiçoando isso, e possui os chips e VRC 6 e o VRC 7 que aumentam a qualidade nos jogos (entenda-se Castlevania).

Oque os americanos fizeram? TROCARAM esses 2 pinos de lugar, por motivos americanianos..., e é óbvio que já era qualquer avanço sonoro mesmo no Disk System e mesmo se forçar o jogo japones no NES, oque não tem como...
"As a result, individual cartridges could not make use of this functionality, and many NES localizations suffered from technologically inferior sound compared to their equivalent Famicom versions. Castlevania III: Dracula's Curse is a notable example of this problem."


O NES conseguia com seu chip original gerar 5 canais, mais que os 3 do Master, mas menos que o poderoso Yamaha. Além disso eles conseguiam mais "facetas", humilhando de certo modo o Master, mas ainda sim sem FM (hahaha).

Não consegui info tecnicas do Disk System ou dos chip especiais de Konami e cia.

NEW Info
FM Sound Unit


E encaixado no MarkIII.
A versão japonesa do Sega Master System veio embutido, ou seja, primeiro veio o MarkIII, depois foi relançado também no Japão como Master System, mas só esse Master que funciona com jogos MarkIII e os antigos Mark, tornando esse console em O Master System assim como veio o nome dessa foto.


Jogo com e sem FM Unit.

Pena que o segundo vídeo é só som, mas dá pra ver a diferença, de acordo com o youtube, a versão MarkIII, ainda tem extra stage com uma composição com esse hardware.

Phantasy Star

13 comentários:

  1. Holy Shit! Já suspeitava, mas agora é oficial então.

    FM = Fucking [awesome] Music! xD

    "e mesmo se forçar o jogo japones no NES, oque não tem como..."

    Tem sim, vi um adaptador num video esses dias! Ele era usado para rodar jogos piratas que vinham no formato japonês!!! É um vídeo daquela guria do Double Dragon, mas não tá no GT ainda. Depois posto aqui no blog.

    ResponderExcluir
  2. Putz não saiu um numero, e faz toda a diferença.
    "Esse gerar 9 canais de tons ou então 6 canais com + de percursão."
    Faltou o "...6 canais com + 5 de percursão!!!!"

    Hum, fizeram um adap pro NES também então... mas infelizmente os pinihos de som fica em outra parte do NES que não entendi onde, imagino que até de para ativar, fazendo umas ligações ali, hehehe
    Mas fácil comprar o Famicom.

    ResponderExcluir
  3. "FM = Fucking [awesome] Music! xD"

    ahahahahahahahhaha

    É o mesmo FM do tipo de ondas de rádio, mas essa definição é melhor ainda! kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Novas infos, da imagem do Fuckin.. quer dizer FM Sound Unit, o wiki pisou na bola e disse que o MarkIII tinha embutido, mas no MarkIII tinha que usar o acessório, só na outra versão MK-2000 que já vinha embutido.

    Na esquerda é SEM o FM, e na direita é com FM.

    ResponderExcluir
  5. Novo vídeo adicionado, agora sim, num vídeo só, não sei com oquê, ele roda Phantasy Star sem e depois com FM, meus deus parece que vira Stereo o jogo, mas é só os vários canais a mais de som e o efeito percursão.

    Outra curiosidade é o MyCard que postei muito na lista Sega, é como os cartões do PC Engine, e o MSX também fez um FM Unit para o próprio.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, Fucking [awesome] Music!!! =D
    E que emulador era aquele? Nunca usei.

    MyCard seria os cartões jogos do Master System? Eu cheguei a falar deles pra você né? Segundo a review daquele Retrogamer3, poucos cartões foram lançados no ocidente, e a qualidade do jogo era bem inferior. Já o PC Engine pelo que entendi, só tinha esses cartões e não cartuchos, mas a qualidade era equivalente.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade o MyCard são jogos especiais do SG-1000, foi antes de existir o PC Engine, no caso do SG-1000 a qualidade era igual ou até melhor que o cartucho, mas... é o SG-1000 né?

    Eu não cheguei a ler sobre os jogos Mark III, mas o Mark III aceita jogos do SG-1000, talvez por isso seja "pior" os MyCards, mas é porque não são jogos do Master realmente.

    Tb achei muito estranho o programa do cara, no inicio achei que ele tava usando o SC-3000, que é um computador compatível da SEGA.

    ResponderExcluir
  8. Pode ser, o retrogamer3 é bem americano e não vai atrás de informações... xD

    Então pode ser que a entrada fosse voltado para jogar os jogos do SG-1000. Mas Nos EUA foi lançado jogos (poucos) desenvolvidos por lá nesses cards. Por isso pensei que era algo do Master System mesmo, mas talvez seja apenas os jogos do SG-1000.

    ResponderExcluir
  9. O retrogamer disse que o Master System foi o primeiro console da SEGA, e ele ainda disse bem enfático, "The first Ever of all time", inclusive nas descrições de videos. rsrsrs
    Poxa hoje em dia, só dar uma lida rapida na internet... lamentável.
    O pior é que ele sofre da doença comum lá que pensam que USA é o mundo, eles acham que só os americanos acassam a internet.

    ResponderExcluir
  10. hauhuahuahuauauhua

    Pois é, o pior é que ele realmente não vai atrás de nada, ele simplismente fala o que acha. Nem na wikipedia ele passa! xD

    Acabo de lembrar de uma boa dos americanos, deu na tv esses tempos uma reportagem de obesidade nos EUA e falaram que, na década de 80 (acho, pode ser 90), Batata Frita e Catchup eram incluidas nas refeiçoes das crianças nas escolas como vegetais! huahauhauhauuahuahuahuaua

    ResponderExcluir
  11. uau, hahahhhaa
    Que eles faziam isso e muitos ainda fazem, e adultos comem como se fossem crianças eu já sabia, mas nas escolas é o fim da picada.

    Grande país desenvolvido.

    ResponderExcluir
  12. hehehehehehe

    Talvez a má alimentação seja o motivo que causa as "americanisses". xD

    ResponderExcluir
  13. Somado com a lavagem cerebral da TV e do governo, rs

    ResponderExcluir