sábado, 1 de maio de 2010

LGM アーケード

Estava eu pensando, e resolvi criar algo novo pra LGM, algo que fosse interessante e incremente a variedade (e número) de jogos na LGM, mas também não prejudicasse o andamento dos compostos. Então resolvi criar a LGM アーケード!

JOGOS

Período de 19XX-1977

T001. Gun Fight [1975/EUA] 2Px *
Marcelo: NaN.
Rodrigo: NaN.

T002. Blockade [1976/EUA] 2Px
Marcelo: NaN.
Rodrigo: NaN.

T003. Orbit [1978/EUA] 2Px
Marcelo: NaN.
Rodrigo: NaN.

0001. Sea Wolf [1976/EUA]
Meta: 4000 pontos
Marcelo: 4300. ★
Rodrigo: 5500.

0002. Boot Hill [1977/EUA] 1P, 2Px *
Meta: Vitória por 10 5 pontos de diferença.
Marcelo: 5 x 2.
Rodrigo: 7 x 2. ★

0003. Canyon Bomber [1977/EUA]
Meta: 300 pontos.
Marcelo: 313.
Rodrigo: 350.

0004. Circus / Acrobat TV [1977/EUA]
Meta: 500.
Marcelo: 1050 (segunda ficha/sem bug).
Rodrigo: 570.
OBS: A primeira ficha geralmente é bugada e te da muitos pontos de bandeja, vale apenas da segunda ficha em diante, ou sempre que não ocorrer o bug.

0005. Hustle [1977/EUA]
Meta: 15000.
Marcelo: 16200.
Rodrigo: 17800.

0006. Meadows Lanes [1977/EUA]
Meta: 150.
Marcelo: 178.
Rodrigo: 211.

0007. Missile X / Guided Missile [1977/EUA]
Meta: 600.
Marcelo: 2050.
Rodrigo: 1580.

0008. Depthcharge / Sub Hunter [1977/JP] (Sub Hunter)
Meta: 1000.
Marcelo: 2340.
Rodrigo: 2200.

Período de 1978

0009. Avalanche [1978/EUA]
Meta: 250 pontos.
Marcelo: 300.
Rodrigo: 264.

0010. Fire Truck [1978/EUA]
Meta: 120 pontos.
Marcelo: 70.
Rodrigo: 100.

0011. Frogs [1978/EUA] *
Meta: 2500 pontos.
Marcelo: 4400.
Rodrigo: 2700.
OBS: Emulação meio bugada (sem fundo), mas da pra jogar.

0012. GeeBee [1978/JP] *
Meta: 15000 pontos.
Marcelo: 24680.
Rodrigo: 16080.

0013. Sky Raider [1978/EUA]
Meta: 20000 pontos.
Marcelo: 20250.
Rodrigo: 26450.

0014. Sea Wolf II [1978/EUA]
Meta: 6000 pontos.
Marcelo: 5100.
Rodrigo: 7800.

0015. Space Invaders [1978/JP] (SV Version)
Meta: 2000 pontos.
Marcelo: 1020.
Rodrigo: 2450.

0016. Super Breakout [1978/EUA] (rev 4) *
Meta: 200
Marcelo: 202.
Rodrigo: 201.

Período de 1979

0017. Asteroids [1979/EUA] (rev 4)
Meta: 15000 pontos.
Marcelo: NaN.
Rodrigo: 17320.

0018. Astro Fighter [1979/JP] (set 1)
Meta: Destruir um montro que vale 300 pontos.
Marcelo: NaN.
Rodrigo: NaN.

0019. Basketball [1979/EUA]
Meta: 21 pontos ganhando a partida (com uma ficha de tempo).
Marcelo: NaN.
Rodrigo: NaN.

0030. Cosmic Guerrila [1979/EUA]
Meta: 2200
Marcelo: 3320.
Rodrigo: 2430.

0031. Cosmo [1979/JP]
Meta: 10000 pontos.
Marcelo: 5180.
Rodrigo: 12000.

0032. Cutie Q [1979/JP]
Meta: 25000 pontos.
Marcelo: 23150.
Rodrigo: 29080.

0033. Galaxian [1979/JP] (Namco set 1)
Meta: 10000 pontos.
Marcelo: NaN.
Rodrigo: 10320.

0034. Lunar Lander [1979/EUA] (rev 2)
Meta: 750 pontos.
Marcelo: NaN.
Rodrigo: 835.

0035. Lunar Recue [1979/JP]
Meta: 7000 pontos.
Marcelo: NaN.
Rodrigo: 7500.

0036. Ozma Wars 1979/JP *
Meta: 12500 pontos.
Marcelo: NaN.
Rodrigo: 12750.

0037. Tail Gunner [1979/EUA]
Meta: 250 pontos.
Marcelo: NaN.
Rodrigo: 397.

つづく


RANKING

Atualizado a cada mês.

MarceloRodrigo
Jogado 1925
Metas 1324
Recorde0817
Total 1596


Campeão do mês:
Maio: Rodrigo. =D
Junho: Rodrigo. \o/
Julho: Rodrigo. ★


obs: Para evitar deixar esta página ainda mais longa do que já vai ser, regras, configurações, comentários referentes aos jogos, informações sobre jogos descartados e testes, andamento, etc, fazer aqui.

Nesta página apenas os comentários referentes a regras e de importância maior.

27 comentários:

  1. Os jogos iniciais já estão definidos ai. São 16 no total. Em seguida (daqui a um mês ou dois) iniciamos o ano de 1980. Tenho pelo menos 21 jogos desse ano para testar.

    Inicialmente pensei em incluir 1 jogo por mês, mas por ter que procurar e testar as roms, acho que fica melhor definir 1 mês como prazo mínimo e sem um número específico de jogos, pois testo vários jogos de uma só vez.

    Fique a vontade para sugerir nomes, só fique atento sempre ao período limite (no momento até 1979).

    ResponderExcluir
  2. Calma, calma, calma, hehehe
    Você deixou bem explicado regras e afins, mas empaquei logo no sentido do LGM A-Ke-Do, (É assim mesmo que eles escrevem o Arcade?, bizarro)

    Tipo, vários desses jogos estão nas nossas listas da LGM, você está sugerindo tirá-las, esperá-las, apenas atualizá-las, como fica isso?
    E será jogado em paralelo com os compostos atuais? Por exemplo agora, junto com Mario e FF?

    ResponderExcluir
  3. Segundo minha pesquisa, é assim que escreve sim. hehehehe

    Bem, boa parte dos jogos que estão em outro composto são de collections, então eles só saem de lá se jogarmos também a versão do collection. Deixei em aberto essa possibilidade, mas podemos optar por não jogar os collections aqui.

    Depois, com exceção de um ou outro, os compostos desses jogos só terão chance daqui à uns 5 anos (sendo otimista).

    Caso joguemos algum jogo de outro composto, sim ele é considerado jogado no seu composto, desde que a versão lá seja a arcade.

    Sim, a idéia é correr em paralelo aos demais compostos, pois todos os jogos aqui são rápidos de se jogar. Normalmente um jogo de composto não da pra jogar só 10 minutos. Os daqui são assim.

    Também a inclusão de jogos aqui é controlada para evitar que passemos tempo excessivo aqui e deixemos de lado os compostos.

    ResponderExcluir
  4. Entendi.

    E agora que vc citou sobre a maioria ser de collections, eu realmente fiquei na dúvida se os Compostos Collections (Midway, Namco, Nintendo, Capcom) eram pra jogar no Arcade oque tinha no collection ou no próprio collection, realmente não lembro qual era a idéia deles. Se era no Collections mesmo, então realmente sobra pouco originalmente do Arcade mesmo...

    Mas blz.

    Oloco! cê já tem pontuação e quase todos.

    ResponderExcluir
  5. Bem, pelo que lembro, os collections são as "versões" collections mesmo e opcionalmente jogariamos alguma sequência que ficou de fora na versão arcade.

    Eu só tenho pontuação em todos porque tive que testá-los. Não ia colocar jogo que não funciona-se, fosse clone descarado, ou muito chato. Mas pra valer mesmo eu ainda não joguei.

    ResponderExcluir
  6. No PlanetEmu tem SuperBreakout revision 3 e revision 4. Esse tipo de detalhe da versão vai aparecer na lista? Ou tanto faz...

    ResponderExcluir
  7. Aparece sim, se olhar outras vais ver que pus na lista (asteroids por exemplo). Devo ter esquecido desse sem querer. Provavelmente é a rom que não precisa de outra. Logo eu verifico e acrescento lá em cima.

    ResponderExcluir
  8. Poisé, aconteceu algo bizarro, eu descobri que a revision 4 é a Rom principal, e a revision 3 nem aparece na minha lista de jogos do Mame...

    Pô e esse Breakout! dificil paca aqui no meu analógico mas não cheguei a ir naquelas configurações analógicas do Arcade que tem % sensibilidade etc...
    Pode configurar ali?

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu nem sabia que tinha essa opção. A idéia é ser o mais fiel aos controles originais, se isso vai deixar mais fiel então pode sim. Eu até esqueci de comentar que no Breackout tive que usar as setas porque com o analógico não tava dando.

    Explicação sobre bizarrice no tópico extra.

    ResponderExcluir
  10. Tentei configurar ali, mas não melhorou muito...

    ResponderExcluir
  11. Cutie Q é outro jogo que não da para usar o analógico... :(

    Já fica combinado que em caso de não poder usar adequadamente o analógico usar as setas mesmo...

    ResponderExcluir
  12. Po, sacanagem eu me matei ali no alaógico e agora vc fala isso, ahahahahha

    Faz o seguinte (breakout), na configuração pro analógico tem 3 campos:
    Paddle Analog, Analog Inc e Analog Dec.
    (To falando de cabeça, é algo tipo isso aí.)
    No primeiro ele marca o Eixo, tipo Eixo X, e os outros dois vai marcar Left e Right por exemplo.Depende oque vc aperta.

    Se vc colocar esses 3 no mesmo Stick, tipo o analógico esquerdo, não vai rolar.
    Eu coloquei o analógico direito no primeiro campo(Eixo "Z"), e os outros dois como Left e Right do analógico esquerdo e joguei numa boa.

    Agora quanto a fidelidade, fica imposível a gente saber, o próprio Arcade tem a configuração de sensibilidade como falei antes, joguei no default mas dá pra tentar deixar mais jogável, também sabemos que o intuito dos Arcades eram fazer dinheiro então eles não queriam a jogabilidade perfeita, hehe.

    ResponderExcluir
  13. Aqui não funcionou, fiz o mesmo que você, mas ai o analógico esquerdo não fez nada e o direito ficou mexendo, mas daquele jeito horrível.

    ResponderExcluir
  14. Eu tava dando uma olhada nos compostos e só para esclarecer os compostos como Midway, Namco, e Capcom (e etc) a principio foram escolhidos de jogos que foram incluídos em Collections mas para serem jogados no Arcade.

    Digo Arcade por ser a maioria, mas também há jogos de DreamCast por exemplo e foi pro Collection do Ps2 ou PC. Mas confirmo que são versões do Arcade, no caso do MAME, então se você quiser aproveitar a LGM A-ka-do para colocar novos jogos melhor, ou então já vamos eliminando jogos desses compostos que infelizmente vai demorar uma eternidade para chegar. E tem alguns legais que a gente jogou no Taito.
    Tipo pelo menos os que eu "idealizei" era pra ser jogado no MAME mesmo, Namco e Midway. Acho que os outros como Taito, Capcom e Trash meio que veio na onda e confesso nem sequer pensei como seria. A principio os classic da Atari/Activision e Nintendo seriam jogado em sua versão original quaisquer que seja ela.

    Mas Midway e Namco eu tenho certeza, até porque na época que fiz a lista, você não tinha o PS2.

    ResponderExcluir
  15. Prefiro ir adicionando aqui. Como você falou, vai demorar muito tempo até esses collections terem chance.

    ResponderExcluir
  16. Que diga o Midway que foi pro Limbo.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que sei porque aí não funcionou o Analog, deve ser porque aqui eu sempre joguei com analógico, então quando eu deixo Left e Right no analógico na verdade é a mesma coisa que o Digital...

    Enquanto que nas configurações default o Analog Paddle é injogável, no CutieQ já dá pra jogar, tem como colocar pouca força e fazer a barra se movimentar, mas extremamente difícil, pois um analógico de qualquer controle tem muito pouca precisão nesse sentido. Precisaria de um volante.

    Talvez calibrando fique melhor, outra coisa é saber como é o Arcade original, acho que não adianta a gente jogar no analógico sem saber como é a máquina, já que intenção é tentar ser fiel.

    --
    Olhando tanta versão de Space Invaders para baixar, eu lembrei porque foi criado o Space & Friends, que basicamente é Space Invaders e Clones Oficiais e não-oficiais. :)

    ResponderExcluir
  18. É o negócio é usar o analógico quando der, e quando der problemas paciência.

    Para você ter uma idéia, já "exclui" daqui clones quase 100% idênticos de Space Invader da Nintendo, Sega e Konami.

    ResponderExcluir
  19. Então, cara, não vou poder dar muita atenção aqui, para poder te alcançar.
    Eu acho que a regra de 1 jogo incluído por mês era boa, mas acabou entrando vários, já tem 25...o0 Como tá funcionando isso?

    ResponderExcluir
  20. Acho que podemos ir com mais calma, para aproveitar melhor os jogos. E pra mim tá concorrendo com os outros 2 compostos.

    ResponderExcluir
  21. Eu já expliquei no tópico EXTRA, mas só para resumir, mais alguns meses será assim, ai começa a vir os jogos melhorzinhos e passa a ser menos jogos (um ou dois) e talvez bimestral. Desses 25, pelo menos metade é jogar uma vez e aposentar por serem monótonos. Isso porque já fiz uma seleção excluindo coisa pior. hehehehe

    Só lembrando que esses jogos podem ser jogados a qualquer hora, e não só os do mês.

    ResponderExcluir
  22. Digo, porque jogar uma vez aposentar, não parece merecer um lugar na lista de Plataformas Jogadas.
    Também não parece ser justo já marcar como jogado quando ele tb está em outro composto.

    Talvez seja interessante você marcar alguns como mais importante para poder entrar como oficial. Ou deixá-los no anonimato, não sei, oque vc acha?

    ResponderExcluir
  23. "Aposentar" é modo de escrever (xD), eu não joguei nenhum só uma vez, apenas quis dizer que serão menos jogados. Saber quais são os mais importantes é a idéia do Hall da LGM. Não é um top 10 se você está pensando assim.

    ResponderExcluir
  24. Bom, pode-se utilizar o Hall. Minha idéia seria então os que forem pro Hall, seriam mais prioritários para jogar, ou seja, que eles tivessem mais tempo de jogo que os outros.

    Eu não sei o quanto você jogou, mas eu joguei "todos" (que joguei, claro) numa proporção parecida e ainda insuficiente para memorizar o nome de cada um, por exemplo. E, sinceramente não queria em 2 meses, deixar o Arcade com 100 jogos lá no 'ranking'. Aí marcava o nome aqui de outra cor, e eu com pouco tempo pro Arcade, iria dar preferencia neles.
    Acho que vc já entendeu minha idéia, só não quero que a gente jogue algumas vezes e já fique contabilizado, claro que alguns jogos ali é isso mesmo que acontece o jogo é super simples e não dá pra fazer mais. Pode sugerir outras idéias.

    ResponderExcluir
  25. Hum... bem, eu criei a meta para ser algo que diz que um mínimo do jogo foi jogado e, no geral, a meta tende a ser mais difícil de ser alcançada quando o jogo é melhor e mais fácil quando o jogo não é tão bom. Resumindo, o mínimo para contabilizar seria alcançar a meta.

    ResponderExcluir
  26. Eu pensei na meta como uma opção também. Mesmo assim conseguimos rapidamente passá-las. Acho que esses jogos são bastante variados e que talvez precise de um lugar para discúti-los, acho que pode ser no Extra (apesar do dificil uso de ver num topico e comentar em outro), mas assim não poluimos esse como ocorreu no Mario.
    Continuando, acho que depois que passamos a meta, (ele não deve ser fixa, e realmente não é, como já mudados antes), devemos analisar a diferença de pontuação entre a gente. Eu vou pegar o exemplo Canyon Bomber:

    Meta: 300 pontos.
    Marcelo: 313.
    Rodrigo: 350.

    Mesmo já passando a meta, acho que nesse caso "eu" deveria tentar se aproximar mais da sua pontuação, ou pelo menos tentar bastante, pois se eu não consegui pelo menos perdi um bom tempo.
    E então ele é contabilizado, e somente é contabilidado quando houver esse esforço mútuo, diferente dos jogos padrões que se só um joga já entra. O Canyon foi só como exemplo. O Breakout por exemplo, ficamos raspando após a meta, mas foi apresentado dificuldades técnicas e não acho ser necessário jogá-lo mais, ele já poderia ser contabilizado. Por isso digo que podemos discutir cada caso. Se quiser já nem responde mais nesse tópico, só no Extra, acho que era sua idéia de ter os dois.

    ResponderExcluir
  27. Tenho que vir aqui de novo pra atualizar no backloggery.

    ResponderExcluir