terça-feira, 24 de novembro de 2009

Super Mario Sunshine

Outro video pego no youtube randomicamente, só para ver um pouco do jogo. Sei que você já jogou, mas você pode dizer o que esta certo ou errado na review.



Hum, o jogo parece interessante, mas pelo que vi no vídeo, tem suas partes chatas e a camêra não parece perfeita. Ainda assim queria poder jogar... :(

17 comentários:

  1. Esse "Excuuuse me Princess!" do Link é um boost pra qualquer video, é só incluir que ele ganha uns pontinhos rsrs.

    O cara falou bem do Sunshine, ele cita e compara várias vezes o 64...e nisso não tenho como comparar, mas Mario64 foi super inovador e disso eu lembro o impacto dele foi forte, Ocarina foi feita com a engine dele, e é isso que esperavam do Mario do GameCube ou Mario 128. Mas não deu certo e eles adiaram o "Mario 128" pra mais tarde que acabou virando o Galaxy.

    Então esse jogo tem um quê de "Mario on Vacations", essa nota 7 é bem comum, eu tb daria uns 8,5, porque é um jogo 'simples', mas acho que é porque é Mario Main Series, pois se fosse um personagem desconhecido ia ganhar muito 10 e 9,5.

    A camera não é ruim não, é normal pra esse tipo de jogo, em algumas partes atrapalha, mas tá bem acima da média, mas em lugares in-door realmente fica bugada e a camera atravessa as paredes e coisas do tipo. É interessante notar que é de 2002 o jogo, mesmo não sendo o sucessor do Mario64, por pouco poderia ser.

    É o pior vendido, pois acompanha o numero de GameCubes vendido, que é bem baixo, esse tipo de citação é enganador, e uma coisa é verdade, é divertido de jogar, às vezes vc perde tempo só pulando ou acelerando com um dos aqueles propoulsores, e apesar de grande, não te dá aquela sensação de complexidade de Ocarina e talvez Mario 64?

    Esse jogo pode entrar na lista dos mais underrated também, pois ganhar nota 7 na minha opinião é só porque se esparava THE Game of Mario, e o cara só elogia o jogo do inicio ao fim.
    Assim como o Galaxy que se esperava THE Game, mas a gente ve o contraste de popularidade entre Wii e GameCube, com o Galaxy levando um monte de 10 e Nfans dizendo que é realmente THE Game, mas não é, o mais correto pra mim é Galaxy 9,5 e Sunshine 9.
    É verdade que Galaxy tem a tradição de ser inovador em algum sentido mesmo que pequeno.

    ResponderExcluir
  2. Mario 64 não é complexo não, bem, tem uns esquemas de teletransportes invisíveis que se necessário para pegar uma estrela, seria algo nível Lost Levels, mas fora isso o jogo é bem simples. Não é complexo, só meio chato mesmo.

    ResponderExcluir
  3. "Galaxy 9,5 e Sunshine 9" O_O

    Bem, tenho que esperar para ver qual sua nota no Mario 64, porque se for alta demais, esse 9,5 e 9,0 virá um 8,5 e 8,0. xD

    ResponderExcluir
  4. Quando a gente monta esses rankings e conta o impacto o SMB sempre aparece na frente, mas minhas notas costumam aparecer com o SMW com nota maior. Então eu acho dificil Mario64 ganhar nota maior que o Galaxy, e essa minha nota foi totalmente baseada no que as pessoas constumam dizer, elas sempre são 10 pro Galaxy e 7 ou 8 pro sunshine, apenas equilibrei as coisas como devem ser, não tem nada a ver com as nossas notas da LGM, hehe
    Mas uma coisa eu digo, ainda não é a era que vai fazer Galaxy receber menos de 9.0.

    A complexidade citada, é apenas uma sensação, uma sensação que vc está num mundo "grande" como Ocarina ou GTA, pelo menos no inicio, apenas comparei com o Sunshine que parece bem compacto. O 64 talvez por ser premissor dava a impressão de vasto pelo ambiente 3D.

    ResponderExcluir
  5. Claro, não pensei em momento nenhum que fosse as notas da LGM. Apenas quis dizer que se a nota do M64 fosse exagerada (para mim), essas outras notas ficariam sob suspeita.

    Hum... Talvez dê essa impressão no início do 64... mas acho que depois o jogo não da mais essa sensação. É díficil dizer, porque talvez na época desse. No Ocarina a sensação é mais forte, talvez porque seja um mundo só em vez de diversos pequenos mundos.

    ResponderExcluir
  6. Hum...na época com certeza dava essa sensação sim, pois FF7 que foi lançado depois de uma sensação maior ainda, mas com a diferença que não tinha muita coisa no mapa, só quando entrava nas cidades que dava uma dimensão de ter coisas e etc. No 64 já tinha muitas coisas na tela, e um lugar amplo, mas talvez seja uma coisa da época.
    Pois isso é a mesma coisa que o Sunshine, é aquela cidade do video e vc entra em varias passagens pra outras fases, mas pra época do Sunshine da não dá impressão de ser grande.
    Eu não gosto de comparar com o Ocarina, primeiro porque o Ocarina usa a engine do Mario 64, oficialmente, não é eu q to falando. Então é tudo mais que o Mario64, é um mod oficial, é como o SMB3, nossa é um jogão realmente, mas comparar o 3 com o SMB é sacanagem já te disse 500 vezes sobre isso.

    Sobre nota de Mario64, eu posso supor como vai ser, mesmo na época era uma novidade, a gente percebia uma certa precariedade nos gráficos, e os problemas tipicos de um Plat3D, jogabilidade, camera, fisica, etc. Essa questão técnica vai sempre melhorando, com o Ocarina, Sunshine, Twilight e Galaxy, mas vai perdendo na novidade/originalidade, pois vai aproiventando dos antigos, na nota final não dá pra comprar tipo, ah Galaxy 9,5 e o 64 levou 9,4, a diferença vai ficar é nos quesitos individuais, o total não tenho ideia de como vai ficar.
    Mas na Nota Geral, vai depender muito do resto do jogo do Mario64, eu lembro muito bem oque a gente podia jogar na época do Mario64, e ele vai ganhar muitos pontos por isso, mas não pense que só isso vai mantê-lo com 9,5 pra mim, todos aqueles outros quesitos também importa, como música, arte gráfica, o gameplay das fases, um poko da historia, o Keep Going, o Replay e todas as outras coisas que a série costuma ter em destaque, vc nunca ve eu comentando sobre isso porque não tenho como, o meu máximo nesse jogo deve ter sido pegar 3 estrelas. Mas me deu uma previsão de que seria muito bom o resto do jogo, na época era dificil manter o Keep Going com emuladores. E começou a sair tanto jogo bom de PSX, depois comprei o Dream, em seguida PS2.. o Nintendo 64 ficou pra trás.

    Pelos seus comentários parece que o jogo é só um Plat3D simples, e o jogo vai se repetir até o fim, se for esse o caso vai ser uma decepção, pois até o Sunshine tem coisas interessantes, apesar do plot ser "Mario On Vacations", além desse esquema original um jato de agua, esse equipamento tem 3 modelos que deixa mais divertido, além de diversas side-quests interessantes, fases bem elaboradas apesar de curtas, e sim bons gráficos e algumas cenas que chamam atenção com chefes enormes. Além de mini-games que lembram os jogos clássicos com as músicas do clássicos, são fases tipo puzzles que todo mundo gostava.
    Talvez o Mario64 seja um jogo super overrated pois foi uma surpresa e uma sensação, e o Sunshine seja super underrated porque o pessoal esperava sei lá oque.

    ResponderExcluir
  7. Repetitivo até que nem tanto, achei mais cansativo. Hum, acho que te dei a impressão que a jogabilidade é horrível, mas não é assim, em boa parte do jogo não atrapalha, mas em boa parte atrapalha um pouco, e as vezes muito. Minha maior reclamação nesse aspécto é que você supostamente tem controle total da camêra, mas na verdade não tem.

    O fato de ter que ficar entrando e saindo de uma fase, sendo que na maior parte do tempo não muda nada da fase foi o que fez eu não curtir tanto o jogo.

    Achei ruim o power up de voar, pode ser que eu não tenha pegado a manhã, mas se for o caso a curva de aprendizado não é boa. O sistema de continue é meio mal pensado, epraticamente não há extras. O prêmio por pegar todas as estrelas é desanimador, pensei que iria me motivar para pegar as estrelas e matei a vontade de vez...

    Super Overrated? Talvez... mas pelo menos um pouco é.

    Mas veja que spi abordei aqui os pontos negativos. Tem muita coisa boa, como os novos movimentos do Mario, o incrível Keep Going (pois mesmo achando o jogo cansativo e pouco divertido, não conseguia parar de jogar), a luta com o Koopa, etc.

    "o meu máximo nesse jogo deve ter sido pegar 3 estrelas"
    Hum, acho que foram 8, eu estava com uma cópia do seu save aqui. xD

    ResponderExcluir
  8. Tava escrito meu nome? Tinha um save meu e o outro era do meu primo...

    Eu lembrei ontem de uma das coisas novas do 64 que é o controle analógico com o Mario até se inclinando, foi uma coisa muito legal. O PSX ainda não tinha o DualShock. Espero que vc tenha jogado o Mario64 com analógico.
    A proposta de controle das cameras eu lembro, logo no inicio já se percebe que vc não tem todo o controle indicado.

    ResponderExcluir
  9. Vixi, ai não sei dizer... e já apaguei o save.

    Usei o analógico sim, mas eu acho que a emulação do analógico é bem ruinzinha, isso ou o analógico do 64 era muito ruim. Bem, ainda pode ser o meu controle, possível também. Lembro que nos Zeldas, alguns mini-games sofri por causa disso.

    Mas para estes aspectos como andar devagar, prefiro a abordagem de Tomb Raider, só segurar o um botão e pronto, mais prático.

    ResponderExcluir
  10. As possibilidades com analogico são várias, andar devagar é só uma, é pratico um botão de correr, mas analógico 100000000x melhor que digital, Tomb Raider e Resident Evil, séries clássicas da era digital eram bons de jogar, mas a movimentação em si com o analogico é tudo de bom, mesma coisa com o Winning Eleven, e precisa de um tempinho pra ir se acostumando.

    Mas assim, tb sofri um pouco no Zelda, uma coisa é certa o analógico do N64 não era dos melhores, o do PSX evoluiu e muito, mas isso não reflete no emulador já que minha impressão é que os jogos eram bem programados, mas se acostumar com o controle do N64 não era fácil. Eu tive a impressão no Zelda que o emulador não tava conseguindo ser fiel na questão do analogico no meu controle.

    A questão de controlar a força como por exemplo andar devagar, não era tão bom no N64, melhor dizendo, era muito dificil equilibrar o analogico assim, ou como no Gran Turismo de acelerar pouco, mas a questão, é que o personagem fica muito mais solto e responde livremente ao analógico, além de um alivio tremendo de não segurar as setas por "horas". É claro que nem todo jogo é vantagem, mas num 3D livre é ótimo.

    ResponderExcluir
  11. Então, desconfio que o emulador que não consiga emular bem o analógico... Se fosse perfeito, ai ia poupar muito tempo.

    ResponderExcluir
  12. Ou então ele emula perfeitamente a dificuldade do analogico do N64, hehe vc já jogou alguma vez?

    Logo que era novidade eu e o Daniel que erámos viciados em ISSS Deluxe, a gente ia pro locadora jogar a versão do N64, com analogico pra esse jogo era até fácil de jogar, mas jogos em 3ª e 1ª pessoa o analogico respondia bem também, mas era muito dificil vc deixar o bendito nas posições intermediárias, como acontece hoje, só pela foto do controle já da pra ter essa noção, e além disso ele tinha aquela borda em formato de hexagono que nem o Cube.
    Apesar disso, foi engraçado que jogando Zelda parecia que eu tava com a mesma dificuldade que no próprio N64, mas meu analógico é muito bom como o do PS2, então não sei se o emulador é super fiel, ahahahahah, o realmente não era tão bom o mapeamento, mesmo assim se Mario64 fosse programado para as setas digitais, teria menos graça, ou nada de novo.

    ResponderExcluir
  13. Entenda que não estou defendendo a utilização das setas em vez do analógico, o que falei é que seria melhor um botão para caminhar devagar, caso o analógico realmente seja ruim como é no emulador. Ou seja continuaria usando o analógico, mas para caminhar devagar teria um botão auxiliar.

    Eu joguei um pouco de N64, mas foi bem pouco, nem lembro o que joguei, exceto um pouco do "ISSS64".

    ResponderExcluir
  14. Eu lembro que o primeiro jogo em que vc pode fazer o personagem caminhar legal só com o analógico foi o Ape Escape, ums dos poucos Plataformas 3D que recomendo, ele foi inovador no PSX pois só pode ser jogado se o PSX estiver com um DualShock, vc joguou um poquinho aqui do Ape Escape 3 no PS2, mas depois daquele dia nunca mais o coloquei. Nessa jogo vc não sente falta de um botão para andar devagar, além de ser mais um desafio do jogo, já que está bem configurado.

    Mas em muitos outros jogos seria muito bom ainda ter, no Tomb Raider era uma ótima função, pois que eu me lembre ela não podia cair se estivesse segurando esse botão.

    ResponderExcluir
  15. É, acho que a Lara não caia não.

    ResponderExcluir
  16. Só voltando ao assunto agora que joguei o 64, tem o botão de engatinhar, quase mesma coisa que o da Lara.
    A Camera é muito pior que eu imaginava, é realmente uma briga constante contra ela. E a movimentação do Mario às vezes atrapalha mesmo, a resposta é muito boa, mas varias vezes ele vai pro lado contrario que a gente manda. A minha visão realmente era a da época, esses detalhes não eram percebidos pois o impacto foi grande e era tudo novo.

    ResponderExcluir
  17. "Bem, tenho que esperar para ver qual sua nota no Mario 64, porque se for alta demais, esse 9,5 e 9,0 virá um 8,5 e 8,0. xD"

    A minha previsão, agora que joguei uns 30% do Mario 64, é que ele vai ficar entre o Galaxy e o Sunshine. Mas é só previsão por enquanto.

    ResponderExcluir