sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Formula da LGM

Estou terminando de atualizar a parte matemática da LGM. Fiz algumas modificações, a príncipio está assim:

Número de jogos

Vale de 1 a NroParticipantes pontos. No caso o limite máximo é 10 quando a 10 participantes.

Compostos Puros levam vantagem sobre os demais. Compostos 2 e 3 tem vantagem sobre os tipo 4 e 5. Fora isso é ordenado pelo maior número de jogos.

Exemplo: Seiken Densetsu (9 jogos / tipo 1), Rockman (60 jogos / tipo 1), Plot (32 jogos / tipo 2), RPG III (16 jogos / tipo III), Cinematic (100³ jogos / tipo 4).

Ficaria ordenado assim: Rockman, Seiken, Plot, RPG III, Cinematic.


Qualidade

Vai de 5 a -5 para cada um. Na soma das qualidades, vai de 10 (SS) a -10 (ZZ).


Vontades

Soma das nossas vontades multiplicados por 2. Para fazer valer a diferença entre vontades. Entretanto, em testes, essa multiplicação não parece ter diminuido em nada a "vontade da LGM"... Talvez um fator 3 seja melhor.


Editado: Alguns minutos depois...
Ah sim! Antes, para o cálculo do limite de pontos de um composto para o sorteio, eu arredondava os valores quando dava quebrado. Agora, para evitar bugs e para a inclusão de uma nova funcionalidade, eu estou descartando o valor quebrado!

7 comentários:

  1. É multiplicar por 3 parece uma boa, apesar da "odiada" sorte da LGM, a gente não pode perder o sorteio em si, realmente é uma roleta russa e nunca sabemos quem vai ganhar, se ficar sempre definido pelo que ganhou mais pontos perde a graça.

    Só acho que tem uma coisa, esse sistema de números jogos está super ultrapassado, ele era útil no inicio pois dava vantagem para grandes séries como os vários FF e os vários Megaman, na qual jogar daria grande 'lucro' pois fechamos a série famosa, mas hoje em dia.... com tanto composto, normalmente os menores acabam ficando mais "amigos" da gente.

    É uma coisa a se pensar.

    ResponderExcluir
  2. Claro, só estou tentando diminuir um pouco o fator sorte. Ainda vou testar e ver se com 3 fica bom ou demais.

    hehehehehehe
    Também pensei nisso, certo é que no mínimo já não teremos que nos preocupar em por zeros nos números de jogos. Mas podemos pensar em dar pontos pelos menores em vez dos maiores.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a gente pode deixar a vantagem que existe no sistema de pureza, mas quanto aos numeros de jogos mesmo, acho totalmente descartaveis, já usamos na vontade o fator tamanho subconcientemente, esses pontos talvez possamos aproveitar com outra coisa, acho que ficaria mais legal.

    ResponderExcluir
  4. Bem, se pensar por esse lado, também pensamos na qualidade subconscientemente quando montamos as vontades.

    No momento não consigo pensar em nada para substituir o numero de jogos, só se dessemos pontos para pureza em vez do número de jogos.

    ResponderExcluir
  5. Outra novidade, segundo o site oficial do PHP, "Many random number generators of older libcs have dubious or unknown characteristics and are slow".

    Pois bem, a função que a LGM utilizava era baseada nessas libcs, na época era a única disponível. Agora tem uma nova função melhor. Isso significa que o sorteio dos números ficará mais eficiente.

    ResponderExcluir
  6. =D
    Haha, que bom esse random não é só psicológico da nossa parte! HAhahahahaha

    Sim, também pensamos na qualidade, mas acho que ter esse esquema de qualidade ainda compensa, já dar mais pontos ao composto maior ou menor acho que já não faz mais sentido
    -Por quê o Composto de 5000 jogos vai ter pontos bônus?
    -Por quê o Composto de 8 jogos vai ganhar pontos bônus?
    -Por quê o Composto SS vai ganhar mais pontos bônus? Ah ele é SS, esse merece!

    Vc disse que classificou que o mais puro tem vantagem, então para desempatar os compostos poderíamos usar algo que nos ajude, eu penso em várias coisas, como ter os preferenciais.
    Eu não sei como vc tá implementando e qual o jeito que seria mais fácil. Você iria completar no BD o número de jogos de todos os compostos?
    Daria até pra fazer um ranking unificado para a LGM consultar nessa hora.

    ResponderExcluir
  7. Já completei alguns dias atrás, o BD tá completo, com exceção de campos não usados para calculos na LGM.

    Hum, compostos preferência exigiriam mudanças tanto no BD quanto no código... Pode até ser, mas só pra próxima versão, se não não acabo a versão II nunca. xD

    Mas concordo que o numero de jogos está ultrapassado.

    ResponderExcluir