Bem, como imagino estarmos em véspera de competição, resolvi mostrar minha nova visão desta 1a divisão. Estou bem mais motivado com o composto FF em curso. Faz bastante diferença o composto ser escolhido na hora certa. resolvi fazer alo mais simples que da vez anterior.
CATEGORIAS
Status: Alto status indica um composto que é uma vergonha falar que não jogou ainda. Não necessáriamente estes jogos são bons porque tem um alto status.
Tranquilidade: O quanto o composto será agrádavel e divertido (estimado).
Objetivos: Os meus objetivos para o composto.
Jogos: Jogos com vontade extrema que quero jogar.
Temores: O que atrapalha este composto.
Observações: Algo que é bom destacar.
EXPECTATIVAS
Fundadores
Demon Castle Dracula Status: A+ Tranquilidade: C Objetivos: Conhecer o plot, e quem sabe descobrir outros jogos no estilo SofT. Jogos: Symphony of the Night (PSX), Symphony of the Night (SAT), Symphony of the Night (PSP), Symphony of the Night (Tiger). Temores: Depois de ver os vídeos do AVGN, começo a compartilhar o seu receio dos jogos do velho estilo, mesmo que, em alguns casos, joguemos as versões não estragadas (aka japonesas).
The Rise of Rockman Status: A Tranquilidade: M+ Objetivos: Conhecer os olds e dash (3Ds), derrotar a série X, Zero e Battle Network. Jogos: Rockman II, Rockman X, Rockman X5. Temores: Não conseguir passar do Rockman I e jogos do Game Boy. Observações: Diferente de Mario, tem alguma variedade nos jogos, podendo ser jogado a série Network em paralelo com a principal.
Dos primeiros 10
Dragon Quest Status: A Tranquilidade: M+ Objetivos: Conhecer a série. Jogos: Dragon Quest V. Temores: Os jogos NES são ainda mais complicados que os de FF, complicados de ficar perdido sem saber aonde ir... :(
Classic RPGs Status: S Tranquilidade: A Objetivos: Conhecer os jogos, derrotar Chrono Cross. Jogos: Phantasy Star, Breath of Fire. Jogos: Radical Dreamers Temores: No momento não há temores.
Seiken Densetsu Status: A Tranquilidade: A+ Objetivos: Descobrir uma série espetacular. Jogos: SD II, SD III. Temores: No momento não há temores.
Pocket Monsters Status: M- Tranquilidade: S Objetivos: Derrotar Red (ou Blue) e Cristal. Jogar o TCardG2 (only JP). Jogos: Trading Card Game 2 Temores: Ocorrer muito do mesmo.
Outros compostos
Tokusatsu Club Status: C Tranquilidade: A Objetivos: Kamen Rider Freak Games e bizarrices da BANDAI. Jogos: Kamen Rider Freak Games. Temores: Ficar trancado em algum jogo.
Plot Fighters Status: M+ Tranquilidade: A Objetivos: Entender o plot! xD Jogos: Praticamente todos. Temores: No momento não há temores. Observações: "Ansatsuken" + EUA = "Shoryuken power". Yeah! Mal posso esperar!
Capcom Series Status: M+ Tranquilidade: M Objetivos: Passar pelos diversos clássicos e/ou jogos famosos da Capcom. Jogos: Captain Commando, Strider Hiryu 2 e os jogos de luta. Temores: Alguns jogos díficeis como Ghost & Goblins
Fighting Fight Status: M Tranquilidade: A+ Objetivos: Jogar uma ou mais séries. Jogos: devido a variedade, não vou escolher nenhum. Temores: No momento não há temores.
Para rir um pouco, como toda lista (furada), segue o padrão tendo Tetris em terceiro (já reparou que é sempre terceiro!) jogo de futebol americano muito bem qualificado, ausência dos jogos japoneses (claro que a lista é mericana xD)
Mas antes, achei essse link de um dos muitos participantes que formaram a lista. Se você está se perguntando, é de uma revista GameInformer. Não são os mesmo motivos, mas eu concordo com o cara. xD
A lista dos 200 da revista você pode conferir aqui. E prepare-se para umas boas risadas! xD
Preview Dead Fantasy IV Aqui até as Summons entram. Engraçado que o primeiro ele fez com medo de direitos autorais e agora esses previews são revelados em exposições e feiras de animes etc, mas só preview que eu achei.
Eu entendi direito? Da para coletar mais de uma estrela sem sair da fase? Pois uma das coisas que detesto no Mario 64 é ter que pegar uma estrela de cada vez...
Bem, embora eu tenha achado o reviewer empolgado demais, o jogo parece muito bom, talvez o melhor mario plat3D. O que você diz? Ainda assim não parece ser capaz de bater os da "velha guarda". Eu ainda acho esse negócio de Mario no espaço idiota, mas talvez jogando isso mude.
Outro video pego no youtube randomicamente, só para ver um pouco do jogo. Sei que você já jogou, mas você pode dizer o que esta certo ou errado na review.
Hum, o jogo parece interessante, mas pelo que vi no vídeo, tem suas partes chatas e a camêra não parece perfeita. Ainda assim queria poder jogar... :(
Este parece ser melhor que o anterior, já que o esquema de jogo foi alterado, talvez não tenha mais as falhas dos anteriores. Mas a review achei muito boa, mais imparcial do que o habitual para reviews de jogos Mario. Tanto que mostrou os defeitos do jogo, sobretudo o acesso constante ao menu. Ainda assim não parece ser o RPG definitivo de Mario.
Ou Paper Mario: The Thousand Year Door no ocidente, jogo do Game Cube.
Resolvi ir atrás de vídeos dos jogos que não podemos jogar (bem, pelo menos não facilmente). Confesso que estava esperando um pouco desse jogo já que gostei do anterior (N64). Mas depois de ver o vídeo abaixo, não acho que seja melhor.
O vídeo é uma review do jogo, que achei no youtube, não tem nada demais, só pra ver o jogo mesmo.
A história parece ser melhor, e muito mais original que do jogo anterior, de resto tudo parece muito similar ao jogo do N64. Agora, eu não gostei quando o Yoshi virou helicóptero/trem/etc em Yoshi's Island, e acho pior ainda o Mario se transformar em avião, barco, etc... Só este fato já é suficiente para eu ficar desconfiado neste jogo. Outro fato que achei ruim, é as batalhas terem plateia... WTF! O jogo é só uma peça de teatro ou o que? Por fim, fiquei com a impressão que o sistema de experiência não foi aprimorado, algo que estava esperando (mas teria que jogar para ter certeza sobre isso).
Eu tive que postar fora do tópico dos remakes, porque eu fiquei abismado... Para completar 100% no jogo, você precisa jogar de novo (com mesmo save) o jogo! Da para mudar classes e nomes, mas começa do zero, só os extras continuam da "1st Quest". Hum, acho que jogarei o Easy Mode agora, pois ficar procurando os "inimigos raros" é muito chato, e se pelo menos as batalhas forem mais fáceis, melhor.
Só para você saber, dentre os inimigos raros temos o WarMech, Tyranossaurus e Iron Golem, este último não achei na 1st Quest. Neste link, além de falar um pouco da 2nd Quest, eles falam destes monstros e sua localização.
Hack muito interessante, mas como você mesmo viu, tem alguns bugs. O pior deles, presente na fase 2 (e talvez em outras), quando o jogo congela no final da fase.
Outro bug ocorre na fase 4, ela ocorre de baixo para cima, e como esse sentido é anormal para o jogo original, acho que isto que causou os bugs desta fase. Eles não causaram a morte diretamente, mas facilitaram bastante.
Além disso a rom tem seus momentos "asshole", mas estes não são tantos a ponto de tornar a hack ruim. Realmente lamento não podermos ter continuado esta hack. De fato achei a hack um melhor Yoshi's Island que o jogo do SNES... pelo menos é mais "Mario".
Então, tava gostando bastante do jogo, finalmente passei do primeiro castelo, dai o mapa foi levemente modificado, o que foi bacana e comecei as fases seguintes, inicialmente tava legal com mais novidades, mas depois de passar da primeira percebi que o Beta do jogo é indevido! Não sei nem se Alpha dava para por, depois da primeira fase pós o castelo um, o jogo é todo igual ao original... Continuei jogando na esperança de algo novo, mas...
Bem parei depois do castelo 5, e dou a hack por encerrado. Que pena, tava tão legal e dai veio a decepção... =/
De acordo com o site aqui, há 2 (boas) teorias do fracasso do SMS, nos EUA.
1-One very plausible reason is Nintendo's monopolistic licensing contracts with 3rd parties. This left the SMS without popular 3rd party titles available on a large enough scale to compete with the NES library
Mas a 2ª que é interessante ficar sabendo.
2-Another contributing factor was that Sega didn't have a United States office at the time of the Master System's release, and sold the publishing and marketing rights to Tonka toys.
E não deu muito certo.
O SMS vendeu 13 milhões no mundo até 1998, nos EUA o suporte parou em 1992 e teve 114 jogos.
O NES vendeo 50 milhões e teve 761 jogos. uau.
Entretando pelas avaliações atuais, mais de 100(de 114.. o0) jogos de SMS foram avaliados como boa ou inovadora jogabilidade, e recomandados a jogar.
No NES em torno de 300 foram recomendados nesse quesito. (menos de 50%).
De 1985 a 1988, NES e SMS tinha quase a mesma quantidade de jogos que valiam a pena, só depois de 1989 que a grande maioria do NES e os principais jogos apareceram, quando não tinha mais concorrencia nos 8-bits e já tinha começado a era 16-bits, a Sega começava dominando com o Mega.
Isso de acordo com o site, tirando a ultima linha do Mega que eu inclui, pois são minhas lembranças.hehe
Você tem o acessório Game Boy Player??? Eu li sobre ele esses tempos, mas acho que não comentei... Você põe ele embaixo do GameCube e dai pode jogar GBA na tv!
Seria muito legal ter algo assim. Será que existe um emulador especial que faça algo semelhante?
Por sinal, sabias que o Lego Indiana Jones 2, divide a tela no modo 2P quando os jogadores se afastam muito! Ficou muito legal esse esquema. pena que pelo que vi, o jogo as vezes trava!!! : O
edit: O jogo trava, mas não é porque a tela divide ou porque esta em 2P, quis dizer que em qualquer modo o jogo as vezes trava.
Felizmente o jogo não é muito extenso, caso contrário a dificuldade que vai aumentando chegaria na SMW Lost Level. Não é uma hack fácil, mas também não é impossível, é só não ficar fazendo besteiras, ou correr como um doido para passar rápido das fases como costumo fazer. xD
Quick Review (spoiler-free):
ROM: Super Mario Yaji World (SMW1 Hack) Ano: 2003
Gráficos, Aúdio, Jogabilidade e Extras Iguais aos do jogo original, logo não serão comentados.
Apresentação 5,0 Igual a do original, faltou criatividade ou foi comodismo.
Gráficos 9 A montegem do mapa e o uso dos "tiles" foram muito bons, tem um momento ou outro meio bugado, mas é umas duas vezes em todo jogo.
Enredo 2,5 Igual ao original, faltou criatividade.
Condução 9,5 Na prática não há (e realmente não tem) necessidade de condução no mapa já que é um caminho linear, dentro das fases em uma ou duas tem que adivinhar algumas coisas para um melhor aproveitamento das fases.
Diversão 9,0 Quase como em SMW.
Desafio 8,5 Algumas fases são bem complicadas, outras tranquilas. O design de uma ou outra poderia ser um pouquinho melhor.
Keep Going 9,0 Ótimo, fica um pouco abalado quando se tem que jogar a mesma fase mais de 10 vezes, mas ainda assim bom.
Replay 2 Entre jogar este de novo ou o original, fico com o original, fora que a outras hacks a serem jogadas. Entretanto é uma hack bem feita (comparado com outras) e 0 seria exagero.
Originalidade 6,0 Ok, obviamente que tem que se pensar diferente para uma hack aqui, tem suas originalidades, como ser um jogo curto, sem caminhos alternativos e as fases são todas novas, exceto um pedaço de uma fase. Mas não há nenhum elemento novo, mesmo que podre como plataformas invisíveis.
Total 6,7 Geral 8,0* Em vista de outras Hacks, essa é uma boa Hack.
*Nota para Hacks, não deve-se pensar em comparar com jogos originais.Re
Tava com dúvida se postava em outro tópico, bom mas terminou com Double Dragon, pra aproveitar o recente review. E é um video mais longo. Dessa vez é um video de um americano um pouco frustado.
É engraçado como no OutRun, vc vê o som um pouco melhor e de repente vem o som de mais um canal e chega a te assustar, daonde veio isso?, rsrs
Ia ter falar essas coisas por MSN, que achei essa semana, mas esqueci.
-Agora é oficial o Famicom Disk System realmente dá um "boost" no som do NES!
-O próprio Famicom tinha 2 ou 3 pinos extras criado para melhorar o som em alguns jogos, e no NES (USA) eles foram retirados!! Isso explica jogos japoneses com melhor qualidade. Além disso alguns cartuchos de Famicom já vinham com chip integrado para melhor o som.
-Descobri agorinha que até o Sega Mark III possui um chip extra FM YM2413, que quando o jogo possui suporte ele o utiliza e deixar o normalzinho dormindo, o primeiro jogo que ativa esse chip no MarkIII é o OutRun, jogo muito apropriado para isso! :) E em todas as versões do Master System, não tem esse chip, pelas iniciais YM eu chuto que é da Yamaha. **** Agora sim, infos oficiais. O Master System usa o Texas Instruments SN76489. Ele tem 4 canais e gera 3 tons e 1 White Noise, lembra o som da porta no DD daquele review? hehe
Já o Yamaha YM2413... =] Esse gerar 9 canais de tons ou então 6 canais com + 5 de percursão. uau! Além disso esse chip consegue sistetizar FM, sei lá oque significa mas é bom. Claro, apenas com alguns jogos do Mark III. Sei lá se no Emu vai fazer diferença, mas será bom se acharmos quais jogos consegue usar o YM. *** Agora o Nintendo, Primeiro, o Disk System além de tudo tinha um hardware de som próprio, que tb conseguia sintetizar primitivamente FM (ainda não sei oque é, mas é bom ter). Para "ajudar" o Famicom, 2 pinos dos cartuchos(e no Famicom) eram feitos pra esse hardware do Disk System. Talvez velocidade de dados, who knows..
Uma coisa diferente é que no Japão tinha o chamado Third-party cartridge manufacturing, eles podiam construir oficialmente os cartuchos de Famicom, eles eram: Nintendo, Konami, Capcom, Namco, Jaleco e... Bandai!!
Esses caras espertinhos, fizeram oquê? Aproveitaram esses 2 pinos extras (de som), e incluiram novos chips nos seus cartuchos, assim como já sabiamos do Snes. A Konami foi aperfeiçoando isso, e possui os chips e VRC 6 e o VRC 7 que aumentam a qualidade nos jogos (entenda-se Castlevania).
Oque os americanos fizeram? TROCARAM esses 2 pinos de lugar, por motivos americanianos..., e é óbvio que já era qualquer avanço sonoro mesmo no Disk System e mesmo se forçar o jogo japones no NES, oque não tem como... "As a result, individual cartridges could not make use of this functionality, and many NES localizations suffered from technologically inferior sound compared to their equivalent Famicom versions. Castlevania III: Dracula's Curse is a notable example of this problem."
O NES conseguia com seu chip original gerar 5 canais, mais que os 3 do Master, mas menos que o poderoso Yamaha. Além disso eles conseguiam mais "facetas", humilhando de certo modo o Master, mas ainda sim sem FM (hahaha).
Não consegui info tecnicas do Disk System ou dos chip especiais de Konami e cia.
NEW Info FM Sound Unit E encaixado no MarkIII. A versão japonesa do Sega Master System veio embutido, ou seja, primeiro veio o MarkIII, depois foi relançado também no Japão como Master System, mas só esse Master que funciona com jogos MarkIII e os antigos Mark, tornando esse console em O Master System assim como veio o nome dessa foto.
Jogo com e sem FM Unit.
Pena que o segundo vídeo é só som, mas dá pra ver a diferença, de acordo com o youtube, a versão MarkIII, ainda tem extra stage com uma composição com esse hardware.
No Excel aqui o nome estava LGMFoot_08, imagino que se referia a 8ª Etapa, então a próxima deve ser a 9ª, corriga-me se necessário.
O esquema atual/original dá pontos (FP), pela soma das vontades e qualidades (fixas) mais um número de bônus.
Vc comentou que queria aumentar a distância entre alguns compostos, eu acho impossível isso no Elifoot infelizmente, mas repita oque vc deseja para ter uma ideia de como a gente pode fazer.
Os compostos ganhavam mais pontos bonus dependendo de suas divisões, com exceção dos que estavam no Meikai e tinham alta vontade, esses também ganharam bonus. (Nossa vontade de subir com compostos novos.)
Lembrando que as vontades são de 0 a 7, soma máxima de 14, e qualidade S com 4 pontos é o máximo também, e raro. Com isso o Top 5 era: (Foot Points, excluindo 1ª divisão) 5º RPG Suri (D2) - 20,5p 2º Sonic Wings (D3) - 21p 2º Suikoden (D2) - 21p 2º All Atari (Estadual) - 21p 1º Guilty Gear (Meikai) - 22p
Nas quais eles ganharam 20 pontos de força no Elifoot, e jogadores extras por ultrapassarem os 20 pontos.
Infelizmente pela quantidada absurda e pouca limitação do elifoot, praticamente 90% dos que viram distrital ganham força 1, e apenas se diferenciarão pelo numeros de jogadores e jogadores estrangeiros que eu separei.
Como número máximo foi 22, apenas 2 a mais que o limite, e pretendemos deixar os times com mais jogadores, não é recomendável aumentar essa soma. Então aqui vai algumas possibilidades:
OPÇÃO 1 Aumentar o peso das vontades, os pontos de qualidades podem ser reduzidos enquanto que as soma das vontades recebe um multiplicador na qual a soma total fique aproximado com a atual. Atualmente o valor máximo são: QM + QR = 8 VM + VR = 14 (Lembrando que a única ocorrência dessas somas unidas foi com The Legend of Zelda) Proposta A:Mudança Leve Os valores das propostas são números aproximados, será aplicado o fator multiplicador nos números fixos para atingir os resultados. QM + QR = 7 VM + VR = 15
Proposta B:Mudança Moderada QM + QR = 6 VM + VR = 16
Proposta C:Mudança Grande QM + QR = 4 VM + VR = 18
Proposta D:Mudança Radical QM + QR = 3 VM + VR = 20
OPÇÃO 2 Quanto à vantagem das divisões, no momento integrantes da 2ª Divisão ganham 1,5 de bônus, ex-integrantes da 1ª ganham 2, e o mínimo é 0,5 ponto para atuais ou ex dos estaduais. A opção 2 é EXCLUIR a vantagem por divisões. Apenas deixando Vontade e Qualidade e sua própria sorte na competição. Propostas para a Opção 2:
Proposta A:Ignora-se bonus perdidos QM + QR = 8 VM + VR = 14
Proposta B:Distribui os bonus perdidos QM + QR = 9 VM + VR = 15
Proposta C:Implementa nas Vontades QM + QR = 8 VM + VR = 16
Proposta D:Mudança Extrema QM + QR = 4 VM + VR = 20
Proposta E:Aproveitar Combinação da Opção 1 QM + QR = ? VM + VR = ?
OPÇÃO 3 A Opção é 3 é valorizar as divisões, retornando os bônus originais por divisão. (Atual » Original) (0,5 » 0,5)Participou do Estadual (0,5 » 1,0)Está no Estadual (1,0 » 0,5)Esteve na 3ª (1,5 » 2,0)Está na 3ª (1,0 » 0,5)Esteve na 2ª (1,5 » 3,0)Está na 2ª (2,0 » 1,0)Esteve na 1ª No sistema original os pontos são também acumulativos, fazendo com que um Composto da D3 que esteve na primeira ganha (2+1) pontos. Propostas para a Opção 3:
Proposta A:Desconta da qualidade QM + QR = 6 VM + VR = 14
Proposta B:Desconta Abrupamente QM + QR = 4 VM + VR = 14
Proposta C:Mudança Extrema QM + QR = 3 VM + VR = 17
Proposta D:Novos Valores Nesse caso mantém-se as proporções, com o bonus chegando +4 a nova soma muda para 44, com o resultado final sendo a divisão por 2. (44/2)=22. QM + QR = 15 VM + VR = 21 Max Bonus = +8
Proposta E:Novos Valores II QM + QR = 14 VM + VR = 25 Max Bonus = +6
OPÇÃO 4 Não há mudança nas regras, e apenas se atualiza os pontos de compostos que trocaram de divisão.
OPÇÃO ?-X -Cheat Mode? Escolher N favoritos e dar +5 pontos? -Curse Mode? Escolher 1 ou 3 e amaldiçoá-lo com -3 pontos?
Cara... Eu achava que já tinha visto esse vídeo, pois tem a hack, tem a série newgrounds, até essa histórinha que um japa montou as fases para um amigo jogar já tinha ouvido falar, mas a real é que não tinha viso esse vídeo, traduzido genericamente como Asshole Mario, nome real: 自作の改造マリオ(スーパーマリオワールド)を友人にプレイさせる or "Making my friend play through my own Mario(Super Mario World) hack, hence Kaizo(hack) Mario to the USA"
Eu assisti uma parte do episodio 5, e corri para ver o 1, chega a ser engraçado e humilha o hack SMW Lost Levels, talvez vc já tenha visto, eu perdi de ver antes por causa do nome repetido. Tem até a Rom pra baixar, e tinha que ser um hack japones mesmo, de tantos super easy american versions.
No HALL: Lá tem um clone de DDR, depois descubro qual.
Jogo de Star Wars que vc fica dentro de uma nave, é uma corrida que se passa no Episode I.
Se não me engano um jogo de Jet Ski, aquele antigo que sobe num Jet.
Agora sim internamente: *Daytona USA, 4 máquinas linkadas aparentemente. *Sega GT, dual link. *Cruis'n USA, dual, eram linkadas mas só funciona solo agora. :( *Crazy Taxi 3, há bom tempo sem funcionar. *Manx TT Superbike Twin rodando no gabinete Deluxe, 1 moto. *Top Skater. *3 máquinas de pinball. *Virtua Tennis, não qual. *Tekken 4. *Um de futebol que vc chuta uma bola presa no chão. *Pac-Man/Galaga, na mesma máquina.
Encostado na parte da esquerda, há se não me engano 4 Arcades de Tiro, todos eles são diferentes. *1 é de Sniper, bem interessante, você olha pela Sniper mesmo. *Outro vc usa um capacete à-lá Virtual Boy, e pode olhar 360º procurando barcos inimigos e atirando no mar. *Tem uma estilo clássico de tiro com 2 armas grandes presas ao Arcade, eles costumavam balançar bastante como num filme de Rambo, quando estranho o Rumble ficou bem sem graça. *E mais um diferente, onde vc deve ficar numa àrea amarela no chão, no jogo vc pode se movimentar e se abaixar para desviar dos tiros. literalmente.
O dinossauro parece impossível... Na falta de um composto melhor, colocamos ele no mistão. Embora tenho minhas dúvidas se o limbo sujo não seja o local mais adequado. xD
Vai demorar muito tempo até este composto alcançar o topo, e isso com muita "ajuda" da LGM. Mas isso não significa que o composto não tem direito a ter sua lista!
Abaixo, jogos flash selecionados para este composto:
01. Dragon Ball Z Tournament
02. Burguer Restaurant
03. Burguer Shop
04. Papa's Pizza
05. Gold Miner
06. Super Mario Bros. Crossover
07. Abobo's Big Adventure
Tive algumas idéias, sobre conferir se os melhores jogos, mais vendidos,premiados, populares estão aqui na LGM, tive várias idéias todas bem trabalhosas e bem dificeis de fazer, 2 se destacaram fazer lentamente postando por ano, e outra com 5 mais vendidos e premiados dos consoles, mas é muito trabalho, decidi apenas pegar o mais vendido e premiado mas de todos os consoles e em vez de ver se os mais vendidos estão aqui, na verdade veremos se todos os consoles estarão aqui, pois a LGM não é só glamour. rsrs
➟1972 Arcade EGM The Greatest 200 #010: Pong - Revolution of Collections
➟1976 Arcade EGM The Greatest 200 #063: Breakout - Revolution of Collections
Fairchild Channel F
➟1977 Atari 2600 Top Selling: Pac-Man - não tem na LGM EGM The Greatest 200 #013: Adventure - All Atari
Bally Astrocade
Color TV Game
➟1978 Arcade EGM The Greatest 200 #007: Space Invaders - Taito Legends,Invaders&Friends
Odyssey² Top Selling: EGM The Greastest 200 #200: The Quest for the Rings - Mistão
➟1979 Arcade EGM The Greatest 200 #038: Asteroids - Revolution of Collections
➟1980 Arcade EGM The Greatest 200 #002: Pac-Man - Namco Museum
Intellivision Top Selling: Las Vegas Poker & Blackjack Top No Bundled: Astrosmash EGM The Greatest 200 #068: NFL Football - há chances em USports EGM The Greatest 200 #090: Advanced Dungeons & Dragons - D&D
➟1981 Arcade EGM The Greastest 200 #015: Donkey Kong - Donkey Kong
BBC Microcomputer System EDGE Nota 10/10: Exile EDGE Nota 10/10: Elite
➟1982 Arcade EGM The Greatest 200 #032: Robotron: 2084 - Midway, Rev. of Coll.
Atari 5200
ColecoVision
Emerson Arcadia
➟1983 Arcade EGM The Greatest 200 #031: Star Wars - Star Wars
Nintendo Entertainment System Top Selling: Super Mario Bros. - History of Mario Top No-Bundled: Super Mario Bros. 3 - History of Mario EGM The Greatest 200 #001: Super Mario Bros. EGM The Greatest 200 #005: The Legend of Zelda - Legend of Zelda FAMITSU fans Top100 #03: Dragon Quest III FAMITSU fans Top100 #08: Final Fantasy III FAMITSU fans Top100 #14: Dragon Quest IV FAMITSU fans Top100 #17: Dragon Quest II
Atari ST Top Selling: Dungeon Master - RPG V/VI Premiações
Special Award for Artistic Achievement awarded in 1988 by Computer Gaming World Adventure Game of the Year, 1988 — UK Software Industry Awards Best Selling Atari ST Title, 1988 — UK Software Industry Awards Best Role Playing Game, 1988 — PowerPlay Magazine (German) Best Role Playing Game, 1988 — Tilt Magazine Best Sound Effects, 1988 — Tilt Magazine Game of the Year, 1988 — Computer Play Magazine Best Atari ST Game, 1988 — Computer Play Magazine Game of the Year, 1988 — 4th Generation Magazine (French) "Golden Sword" Award ,1988 — The Adventurer's Club of the UK Best Role Playing Game, 1988 — The Adventurer's Club of the UK "Beastie Award", 1988 — Dragon Magazine Best Atari ST Title, 1988 — Dragon Magazine Best Game, 1989 — Amiga World Magazine Best Role Playing Game, 1989 — Amiga World Magazine Best Amiga Game, 1989 — Game Player's Magazine Best Amiga Game, 1989 — Datormagazin (Swedish) "Beastie Award" Best Apple //GS Title, 1989 — Dragon Magazine Best Game, 1989 — Info Magazine Best of the Amiga, 1989 — Compute magazine Inducted as an original member in the Computer Gaming World Hall of Fame in 1989 Designated as one of the 100 Best Games by PowerPlay Magazine (German, date uncertain)
Sega Master System Top Selling Brasil: Castle of Illusion EGM The Greatest 200 #026: Phantasy Star - Phantasy Star
➟1986 Arcade EGM The Greatest 200 #081: Ikari Warriors
Atari 7800
Famicom Disk System Top Selling: Super Mario Bros. 2 - Mario
➟1987 Arcade EGM The Greatest 200 #041: Double Dragon - grande chance no Beat
Atari XE Game System Top Selling:
TurboGrafx-16 Top Selling: EGM The Greatest 200 #156: Legendary Axe - não encontrado
➟1988 Sega Mega Drive Top Selling: Sonic the Hedgehog 2 - Sonic EGM Game of the Year '89: Ghouls n Ghosts EGM Game of the Year '90: Strider EGM Game of the Year '91: Sonic the Hedgehog EGM The Greatest 200 #045: John Madden Football - talvez USports EGM The Greatest 200 #049: NHLPA Hockey '93 - talvez My Sports EGM The Greatest 200 #056: Sonic the Hedgehog - Sonic
TurboGrafx-16 CD Top Selling: EGM The Greatest 200 #153: Ys Book I & II FAMITSU fans Top100 #12: Tengai Makyō II: Manjimaru
➟1989 Arcade EGM The Greatest 200 #089: Golden Axe - Sega Classics
Atari Lynx
Game Boy Top Selling: Tetris Top No Bundled: Pokemon Red, Blue and Green Top Sell Puzzle: Tetris EGM The Greatest 200 #061: Pokemon Red/Blue EGM The Greatest 200 #173: The Legend of Zelda: Link's Awakening
➟1990 Neo Geo Top Selling: EGM Game of the Year '93: Samurai Shodown EGM The Greatest 200 #128: Samurai Shodown II - não tem
Sega Game Gear Top Selling:
Super Nintendo Top Selling: Super Mario World - History of Mario Top No Bundled: Donkey Kong Country - Donkey Kong EGM Game of the Year '92: Street Fighter II EGM Game of the Year '94: Donkey Kong Country EGM The Greatest 200 #019: Super Mario Kart - Mario Sports FAMITSU Score 39: The Legend of Zelda: A Link to the Past FAMITSU fans Top100 #06: Final Fantasy IV FAMITSU fans Top100 #07: Tactics Ogre FAMITSU fans Top100 #11: Dragon Quest V FAMITSU fans Top100 #15: Final Fantasy V
➟1991 Arcade EGM The Greatest 200 #003: Street Fighter II - Plot Fighters
Sega Mega-CD Top Selling: EGM The Greatest 200 #113: Lunar: The Silver Star - não tem na LGM, talvez Remix
➟1992 Arcade EGM The Greatest 200 #057: Virtua Racing - Another Racer
➟1993 3DO Interactive Multiplayer Top Selling: Return Fire - não tem na LGM EGM The Greatest 200 #145: Road Rash - não tem, talvez Remix
Arcade EGM The Greatest 200 #020: Virtua Fighter - Fighting ou Remix
Atari Jaguar Top Selling: ? EGM Best Jaguar Game '94: Tempest 2000
➟1994 Arcade EGM The Greatest 200 #078: Daytona USA - Another Racer
Neo Geo CD Top Selling:
Sega 32X Top Selling:
Sega Saturn Top Selling: Virtua Fighter 2 - Fighting ou Remix EGM The Greatest 200 #080: Panzer Dragoon Saga - RPG V/VI FAMITSU Score 39: Virtua Fighter 2 FAMITSU fans Top100 #05: Machi FAMITSU fans Top100 #13: Sakura Taisen
Sony PlayStation Top Selling: Gran Turismo Top Sell Survivor: Resident Evil 2 - Resident Evil EGM Game of the Year '95: Twisted Metal EGM Game of the Year 2000: Tony Hawk's Pro Skater 2 EGM The Greatest 200 #012: Metal Gear Solid - Metal Gear FAMITSU Score 40: Vagrant Story FAMITSU Score 39: Ridge Racer Revolution FAMITSU Score 39: Tekken 3 FAMITSU fans Top100 #02: Final Fantasy VII FAMITSU fans Top100 #05: Machi FAMITSU fans Top100 #09: Dragon Quest VII FAMITSU fans Top100 #16: Xenogears
➟1995 Arcade EGM The Greatest 200 #037: Virtua Fighter 2 - Fighting ou Remix
➟1996 Arcade EGM The Greatest 200 #110: Street Fighter Alpha 2 - Plot
Nintendo 64 Top Selling: Super Mario 64 EGM Game of the Year '96: Super Mario 64 EGM Game of the Year '97: GoldenEye 007 EGM Game of the Year '98: The Legend of Zelda: Ocarina of Time EGM The Greatest 200 #006: Super Mario 64 EGM The Greatest 200 #008: The Legend of Zelda: Ocarina of Time FAMITSU Score 40: The Legend of Zelda: Ocarina of Time FAMITSU Score 39: Super Mario 64 FAMITSU fans Top100 #10: The Legend of Zelda: Ocarina of Time
PC Top Selling: The Sims Top PC Adventure: Myst - Adventure Top PC RPG: Diablo II - RPG V/VI Top PC FPS: Half-Life Top PC Strategy: StarCraft EGM Game of the Year 2007: Bioshock EGM The Greatest 200 #035: Tomb Raider - Não tem, talvez Remix
Sega Dreamcast Top Selling: Sonic Adventure - Sonic ou Remix EGM Game of the Year '99: Soulcalibur EGM Game of the Year 2000: Tony Hawk's Pro Skater 2 EGM The Greatest 200 #021: Phantasy Star Online EGM The Greatest 200 #022: Soul Calibur - Dream2P FAMITSU Score 40: Soulcalibur FAMITSU Score 39: Cyber Troopers Virtual-On Oratorio Tangram FAMITSU fans Top100 #18: Sakura Taisen III
➟1999 Arcade EGM The Greatest 200 #169: Crazy Taxi
Neo Geo Pocket Color Top Selling: EGM The Greatest 200 #114: Card Fighters' Clash
➟2000 Sony PlayStation 2 Top Selling: Grand Theft Auto: San Andreas - G.T.A. Top Sell Music: Guitar Hero II Top Sell Stealth: Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty EGM Game of the Year 2003: Prince of Persia: Sands of Time EGM Game of the Year 2005: Resident Evil 4 EGM The Greatest 200 #009: Grand Theft Auto III - G.T.A. FAMITSU Score 40: Final Fantasy XII FAMITSU Score 39: Final Fantasy X FAMITSU Score 39: Gran Turismo 3 FAMITSU Score 39: Dragon Quest VIII FAMITSU Score 39: Gran Turismo 4 FAMITSU Score 39: Kingdom Hearts II FAMITSU Score 39: Metal Gear Solid 3: Subsistance FAMITSU Score 39: Okami FAMITSU fans TopTen #01: Final Fantasy X FAMITSU fans TopTen #04: Dragon Quest VIII FAMITSU fans Top100 #19: Kingdom Hearts
➟2001 Game Boy Advance Top Selling: Pokemon Ruby and Sapphire EGM The Greatest 200 #085: Advance Wars
Nintendo GameCube - acesso parcial, emulação inicial Top Selling: Super Smash Bros. Melee EGM Game of the Year 2002: Metroid Prime EGM Game of the Year 2005: Resident Evil 4 EGM Game of the Year 2006: The Legend of Zelda: Twilight Princess EGM The Greatest 200 #046: Resident Evil 4 FAMITSU Score 40: The Legend of Zelda: The Wind Waker FAMITSU Score 39: Resident Evil
Xbox - sem acesso, sem emulação Top Selling: Halo 2 EGM Game of the Year 2001: Halo: Combat Evolved EGM Game of the Year 2004: Halo 2 EGM The Greatest 200 #017: Halo: Combat Evolved
➟2004 Nintendo DS Top Selling: Nintendogs - All versions FAMITSU Score 40: Nintendogs FAMITSU Score 40: Dragon Quest IX FAMITSU Score 39: The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
Sony PlayStation Portable - acesso parcial, sem emulação Top Selling: Monster Hunter Freedom Unite
The Greatest 200 Videogames of Their Time é um ranking interessante da edição número 200 da EGM americana, começa bem com a proposta dos melhores jogos com um peso grande no impacto que eles causaram na sua época, mas quando você nota os melhores colocados por plataforma você percebe a idiotice ameticana, fazer oquê isso jé era esperado. Eu quis colocar apenas o melhor colocar por plataforma aqui, com exceção do Arcade, mas fui obrigado a ignorar alguns, como o online do Dream pois acho que deve estar off, e por causa de jogos NFL ou NHL, será mesmo que um jogo de futebol americano foi o melhor que o Mega Drive teve? Fala sério.
Pré-Intro Eu achava que os primeiros jogos da LGM Extra seriam os de PC que andei jogando mas não, Manx TT Superbike é um jogo Arcade presente na lista Sega, protótipo da possível nova versão de Sega Reunion. Você pode encontrar pelo ano, 1995, feito por Sega-AM3 e Sega-AM4.
Resumo Nome: Manx TT Superbike [Twin] Ano: 1995 Gênero: Simulador/Corrida/Moto Developer: Sega-AM3 e Sega-AM4 Publisher: Sega
Por quê esse jogo? Ele está na área de fliperama do Shopping Floripa, que eventualmente vou ao cinema, e eventualmente dou uma jogada por lá mesmo sendo pífio, mas me toquei que é antro da Sega, afinal também está presente Daytona USA, Virtua Tennis, Sega GT e Crazy Taxi 3, pelo menos. Outra coisa curiosa é que nessa Sexta (13/11)(que assisti 2012 e achei fraco com cenas interessantes) houve uma festa de criança e joguei de graça, pricipalmente esse jogo de Moto, é a quarta vez que jogo sem pagar pois sempre tem um crédito abandonado, devido a dificuldade que vou comentar desse jogo. É raro poder avaliar um jogo no próprio Arcade, nem NES/SNES a gente não consegue avaliar a experiência real. De acordo com um site o status do MAME é not working, mas vi no youtube rodando em emuladores específicos do Sega Model 2.
Versões Apesar da máquina ser exatamente igual à essa da foto, no jogo em si o nome aparece como Manx TT Superbike Twins, a versão Twins seria a versão que linka as maquinas para multiplayer, fontes indicariam que deveria ter 2 motos, talvez se perderam na viagem. A foto em si é relacionada a versão Deluxe, e a Rom do MAME é chamada Revision C, complicado? Com certeza! O Arcade está estipulado por US$ 2.314,76 com frete grátis (^^) de acordo com o site Monkeys Arcade, mas no ebay por volta de 800 dólares. //Juro que só to escrevendo essas coisas porque achei na coincidencia e é para fins de curiosidade.// A versão Twin pode se conectar com até 8 motos ou pares de motos para até 8 jogadores, a versão comum vem com 2 motos ligadas fisicamente mas de acordo com algumas fontes não pode ser jogada em multiplayer, além disso vem com monitores pequenos, aparentemente 20", essa versão (Floripa e foto) de ter mais de 30". Novas informações indicam que a versão que joguei é realmente a de cabine Deluxe, apenas 1 moto e 50", apesar de estar rodando o jogo versão Twin, que vem com 2 motos e monitores de 29". :)
In-game A moto é grande, e muito pesada, isso é bom pois torna bem "real", o que eu quero dizer é, uma criança sofre nessa máquina precisa de muita força para jogar. Abaixo a visão do "controle". O botão amarelo é o Start, óbvio, do lado direito você acelera como numa moto, é a parte boa do simulador, e o freio que é muito difícil de usar por motivos de equilíbrio. Para minha infelicidade e pelo peso da moto, acabei jogando com marcha manual, aqueles 2 pequenos botões quadrados na esquerda faz aumentar e diminuir a marcha, que quando você começa a perder o controle sempre erra o botão que quer apertar. O principal problema aqui dessa moto é o jeito de fazer as curvas, talvez você já tenha jogado esse Arcade, mas a moto não se inclina apenas, você vira o guidón(?) para um lado e a moto cai para o outro, e você tem que puxar ela de volta, quanto mais virar mais díficil trazer de volta, em curvas fechadas em que virei toda ela, é um trabalhão de voltar, controlar a marcha, a pista e freiar ao mesmo tempo que segura a moto é muito difícil. Não há muito o que se dizer, os comandos respondem bem, a dificuldade é fazê-los com a moto, mesma coisa com a dificuldade, controlando a moto o jogo é normal, os gráficos são da época PSX, mas parece melhores, talvez por ficar sempre olhando para qual botão diminui a marcha, talvez por ficar procurando o freio ou talvez por perder a concentração quando fazia extrema força para trazer a moto para cima, eu não achei ruim os gráficos e estamos falando de 50", apesar de projeção em super baixa-definição. E apesar da foto, só consegui jogar em "primeira-pessoa".
Esse vídeo é da versão japonesa, e não é da versão Twin, mas mostra exatamente como a moto se comporta na demonstração.
Notas Base para Notas
10 - Perfeição (ou o mais perto que da) 09 - Ótimo 08 - Muito bom 07 - Bom 06 - Bonzinho 05 - Regular / passável 04 - Ruim 03 - Muito ruim / decepção 02 - Yack! 01 - Argh! 00 - Mario Time's Machine
Apresentação Muito fraco, não há muita explicação ou apresentação, rapidamente você já tem que acelerar. Nota: 4.0
Gráficos 1995 e numa TV de 50", defino como bonzinho com pouca criatividade. Nota: 6,5
Áudio Confesso que nem lembro se tem música, nota provisória. Nota: 3,0
Jogabilidade Não gostei do sistema de curvas e inclinação, mas o jogo responde muito bem às suas ações, e falha novamente na falta de escolha de motos e pistas. Nota: 5,0
Enredo Tema não computável.
Condução Tema não conputável.
Diversão Dura pouco tempo. Muitos créditos abandonados também indicam isso. Nota: 4,0
Desafio O defasio de controlar a moto é bom, não completei a primeira corrida, mas me pareceu tranquilo se controlar a moto. Nota: 8,0
Keep Going Não tenho como avaliar. Sem Nota.
Replay Não tenho como avaliar. Sem Nota.
Extras Não tenho como avaliar. Sem Nota.
Originalidade: Para 1995 e o primeiro jogo de motos na placa Sega Model 2, com certeza teve seu impacto. Nota: 8,5
Geral Alguns ajustes deixariam o jogo muito melhor, inclinação da moto diferente ou até mesmo uma moto mais leve, outra opção de câmera, mais opções de escolha e principalmente um modo "Rumble" dariam outra cara ao jogo. Dou um desconto pois dá uma experiência de tentar pilotar uma moto, mas eu diria que o jogo "está quase lá". Nota: 7,0
Créditos (Coins) (Um avaliação que criei agora para medir o quão justo é o sistema de fichas no Arcade, se compensa o gasto pelo tempo de jogo) Pela minha incapacidade de controlar a moto bem e usar a marcha manual, que complicou minha vida, não tive muito tempo de jogo e não completei o curso, mas me parece que é possível jogar por mais tempo sem dificuldades. Nota: 6,5
Sumário Completo Versão 1 Nome: Manx TT Superbike País/Ano: Japão/1995 Nome Original: メンクスTT Cabine: Normal e Deluxe(50")
Versão 2 Nome: Manx TT Superbike Twin País/Ano: Japão/1995 Nome Original: メンクスTTスーパーバイク ツイン Cabine: Twin(29"), 2 motos com link para até 8.
Developer: Sega-AM3 e Sega-AM4 Publisher: Sega Hardware: Sega MODEL 2A CRX Ports: Sega Saturn (1997-JP/US) by Psygnosis e Tantalus Interctive PC (1997-US) by Perfect Entertainment