quarta-feira, 1 de julho de 2015

Formulação do novo RPG

Está seleção dos jogos para o novo RPG (inserido na terceira divisão) vai fazer 3 anos! Para tentar fazer a bola rolar, estou criando este post.

Há uma lista de todos (ou quase) os RPGs que já cogitamos jogar na LGM neste link.

A idéia é que o composto tenha até 10 jogos (se for apenas RPG tradicional) ou até 15 se for bem diversificado (com Action RPGs e Tactical RPGs). Os números não são imutáveis, apenas a meta.

20 comentários:

  1. Meus favoritos para conseguirem uma vaga neste composto hoje seriam:

    Breath of Fire - Fazia parte do Classic e é um dos mais fortes comigo desde o início.

    Persona - Joguei parte do 3 e posso atestar a qualidade e estilo único que o jogo tem.

    Mother - Nos últimos tempos muita gente tem falado bem da série. Minha vontade tem se mantido boa a um bom tempo.

    Tactics Ogre - Até eu achar uma casa pra ele eu vou ficar sugerindo-o. xD

    Diablo - Outro que tenho muita curiosidade para conferir.

    Fatal Labyrinth - Desde que vi um vídeo do jogo que quero jogá-lo.

    Wild Arms - Também vendo vídeos e do que você me faluo da série gostaria de jogar. Este tem a vantagem de ter boa parte dos jogos na PSN.

    Atelier - Não sei se é o ideal colocar num mix, mas quero jogar a série. Talvez para evitar um cansaço com esta série que é mais ou menos desconhecida poderiamos incluir apenas uma pequena seleção nesse composto. (Estou pensando na trilogia do PS2, os primeiros jogos da série a serem lançados no ocidente. Infelizmente não estão na PSN ainda).

    Ivalice Alliance - Acho que seria mais interessante mantê-lo sozinho, mas não sei qual é a força dele para se manter.

    ResponderExcluir
  2. Vixe, não sei minha participação na criação mas tenho que ser sincero que essa não lista não caiu bem comigo. Vou exemplificar.

    Breath of Fire - minha vontade está média, diminuiu com o tempo, eu gostava do Classic RPG, lá ele ficava mais forte.

    Persona - ultimamente li um pouco sobre SMT, então fico em dúvida quanto a jogar direto Persona, com tantos jogos antes dele na série, mesmo sendo spin-off. Não sei o quanto de SMT tem no Persona.

    Mother - Nesse eu concordo.

    Tactics Ogre - eu conheço esse jogo, como Tactics, prefiro jogar o FF Tactics que nunca joguei para valer que esse, em um composto Mix como esse, esse jogo perde força aqui.

    Diablo - Joguei bastante, o forte dele para mim é co-op, atualmente não o considero um bom replay para mim, questão de aproveitar tempo mesmo.

    Fatal Labyirinth - Atualmente não lembro dele, apenas do nome, mas conhecer novo RPG me interessam!

    Wild Arms - Poisé como postei no outro tópico, caiu minha vontade, tá falando do primeiro jogo? Eu já o fechei, e rejogar hoje em dia não me parece interessante, hoje eu validaria esse jogo, mesmo PSN (Classic), talvez o remake Alter F me interessaria.

    Ivalie Alliance - Esse é o que tem relação com FFXII? Eu esqueci sobre este, dei uma procurada... eu achei que era um jogo mas parece que não é =p.

    Entretanto... isso 3ª divisão?? Esquece, mais chance no Tour, até chegar a ser sorteado a vontade já mudou e já jogamos todos os jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para podermos continuar a reestruturação o composto tem que estar formado. Se não como indicar outros RPGs e compostos para as próximas divisões?

      Não conheço de SMT, mas sei que tem muito mais jogos que Persona e também que quem gosta de SMT não necessariamente gosta de Persona e vice-versa. De acordo com a wikipedia, SMT é dividido em três grupos, série principal (8), persona (5) e outros (+15).

      Ivalice se não me engano é formado pelos jogos das séries Final Fantasy Tactics, Vagrant Story e Final Fantasy XII e XII-2. Prefiro mantê-lo sozinho, mas estou aberto a sugestões. hehehehe

      Para Wild Arms se o seu problema é apenas um jogo, não há problema em validar aquele que já jogou e jogar a partir do segundo. Na minha opinião só ficaria inviável se você já tivesse jogado boa parte da série.

      Minha sugestão é que este composto tenha como base Persona. Incluiria Fatal Labyrinth por ser um jogo apenas e pelo que li do passado, não há objeções.

      Dai incluiria Mother ou Breath of Fire (quem não entrasse eu colocaria no próximo composto formado). De acordo com seu comentário Mother seria o indicado.

      E deixaria para você sugerir mais uma ou duas séries. Se me lembro no passado você estava com mais vontade em Alundra e Valkyrie Profiles.

      Excluir
    2. Além disso, pode ter mais chance no Tour, mas ainda assim as chances de um jogo específico na LGM ser jogado ainda são abaixo do que gostaríamos.

      Excluir
  3. Eu estou confuso quanto aos seus comentários, oq vc postou são jogos ou sugestões de séries? Afinal é para o composto ter 10 ou 15.

    "Ivalice se não me engano é formado pelos jogos das séries Final Fantasy Tactics, Vagrant Story e Final Fantasy XII e XII-2. Prefiro mantê-lo sozinho, mas estou aberto a sugestões. hehehehe"
    Como assim? Não entendi na parte mantê-lo sozinho??? De quem vc tá falando?
    Final Fantasy XII-2 ? What? Existe esse jogo?

    Eu to com muito boa vontade em conhecer SMT e com isso acho que é melhor jogar antes de Persona. Tá rolando promoção na PSN, vários jogos SMT, pena que tá caro. não vou pegar nada.

    Alundra eu queria jogar mesmo, vou esperar a respostas da minhas dúvidas, e vasculhar os posts antigos para não duplicar jogos, aí posso sugerir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal seria próximo de 10. Se os jogos forem bem distintos podemos ficar mais próximos de 15.

      Foi mal, Ivalice é um composto. Ele ainda não está alocado na nova LGM. O que eu quis dizer é que não sei se ele vai ser mais forte como está ou agrupado de outro jeito.

      Persona é minha prioridade. Eu não sei como é SMT, mas sei que são diferentes e como já conheço Persona e gostei bastante, e ainda o fato de o 4 ser considerado por algumas das pessoas que sigo na internet como o melhor RPG de todos faz eu querer jogar eles primeiro. Além disso é uma série menor.

      Excluir
    2. Oque eu gosto da LGM é partir do principio mesmo.

      Excluir
  4. Eu tava lendo o tópico original da discussão, e lá eu já tinha dito que as vontades estavam fracas comigo nesses jogos, então não sei se vc quer criar o composto assim mesmo ou se quer que eu sugira algo. Não sei se vc destruiu o RPG Suri e RPG IV mas eles parecem perfeitos para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha idéia é tentar criar algo que tenha apelo a ambos.

      RPG Suri e IV podem continuar se você fizer questão, mas eles não vão ter chance comigo, estariam lá pela 8 divisão ou pior.

      Excluir
    2. É curioso o RPG que era da 2ª ir para 8ª, isso é uma surpresa.

      Lembrando que RPG IV é:
      -Xenogear/Xenosaga
      -Mother
      -Golden Sun
      -Ar Tonelico
      -Alundra
      -The Adventure of Puppet Princess

      Mas enfim, como vc quer fazer esse composto em volta do Persona, acho que deveria meio que combinar, tipo Persona + Star Ocean e algum outro no estilo, caso não queria, hoje eu escolheria assim:

      Mother,
      Alundra,
      Azure Dreams,
      Lunar,
      Secret of Evermore,
      Bahamut Lagoon.
      Sendo que o Persona é possível, mas acho que vou querer jogar SMT antes, então teria esse empecilho, mas parece que não tem SMT na LGM, aí eu devo jogar por fora mesmo.

      Excluir
    3. Quando criamos esses compostos RPGs, eu não conhecia ou não lembrava de um monte de outros jogos. Graças as inúmeras listas e pesquisas hoje fica mais fácil de dizer quais são minhas prioridades.

      O outro detalhe é o tamanho dos compostos, especialmente de RPGs.

      TODOS os jogos estão na LGM, alguns talvez não tenham sido sugeridos ainda, mas como eu já disse inúmeras vezes, até a reestruturação acabar, todos os jogos estão na LGM. No caso de SMT foi uma falha minha ao criar aquela lista de RPGs no blog, já que a série foi proposta na LGM já a alguns anos.

      Excluir
  5. Nova sugestão então: Criamos um composto com SMT (série principal, 4 jogos + 2 opcionais), Persona (5 jogos + 2 opcionais) e FL (1 jogo).

    Fui confirmar e apenas 4 jogos fazem parte da série principal mais 2 opcionais (alguns consideram como parte da principal outros não), o resto são sub-séries fora do escopo.

    Lembrando que os dois primeiros SMT são only JP, e ai dependemos de traduções não oficiais. 1 dos opcionais também é.

    Já persona tem 2 jogos de luta (cannon) como opcionais.

    Assim temos 10 jogos (dentro da meta) com possibilidade de ampliação de mais 4 jogos (sendo 2 não RPGs). E caso seja lançado mais uma seqüência de SMT ou Persona, da para incluir sem causar danos ao tamanho do composto.

    Se aceito a proposta acima sugiro criar um outro composto com Mother (4) e Alundra (2) e o resto a definir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo, mas não esquece do Megami Tensei, antes do Shin Megami Tensei.

      Tomara que seja bom o SMT. º_º rsrs

      Excluir
    2. Ah, verdade, tem esse também, então é MT (2), SMT (4+2), Persona (5+2), FL (1). Wikipedia troll, tem dois artigos, um que inclui os MTs e outro que não... >:-(

      Excluir
    3. Lembrando que esses dois MTs também teremos que achar uma tradução.

      Excluir
    4. Saiu remake no SNES com os 2 MT, talvez essa versão tenha tradução e seja melhor de jogar.

      Excluir
  6. Já que é tapetão, sugiro deixar na tericeira divisão os dois compostos por ora, tipo SMT/New RPG, até que a gente decida melhor, pois acho injusto agora ter que rebaixar um dos dois, e com o tempo as vontades vão mudando.

    Oque vc acha de Mother+Alundra+Breath of Fire+Secret of Evermore ?

    Secret of Evermore é aquele único jogo da square no SNES, que eu sabia não tem ligação com nenhuma série, e eu nunca joguei, hoje esse composto ficaria forte comigo nas minhas prioridades Snes e PSX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito boa sua sugestão de fazer o M+A+B+S, fica bem forte comigo também.

      Só há uma vaga na terceira, então teremos que decidir eventualmente. A menos que o RPG Origins perca sua vaga na terceira. Não ta fácil. xD

      Excluir
    2. Então, vamos deixar para o eventualmente acontecer , hehehehe
      No momento prefiro fantasiar que é só um composto, afinal é 3ª divisão.

      Excluir
    3. Hehehehe, sem problemas, para a quarta divisão consideramos apenas 9 vagas para não haver problemas.

      Excluir