terça-feira, 7 de julho de 2015

[Discussão] Padrão nos Compostos

Ambos concordamos em deixar compostos mais curtos, às vezes foi discutido em versões bem enxutas com 10 ou 15, acho que podemos chegar lá, mas atualmente proponho 20.
Não obrigar a 20, mas tentar se aproximar. Há compostos muito extensos, já viu minha lista da Sega? xD

Nem todo composto precisa destruir, dá pra otimizar e voltar às origens.
Teve uma época de super empolgação que ficamos procurando tudo quanto é jogo e adicionando, porque a lógica da época era poucos compostos e muitos jogos, e era mais fácil de memorizar os grupos.

Com 20 jogos, e pensando no padrão de 1 jogos por semana, que deve ser a média, seriam 20 semanas por Composto, isso dá por cima 4 meses e meio, utopicamente teria 3 compostos em um ano, muito melhor do que foi até agora. Porém nem todo jogo dá para definir tempo de 1 semana, podendo ser 1 dia para um jogo muito simples e até 1 mês para um complexo.

Com isso também proponho nos compostos mais acima na LGM principalmente, fazer esse levantamento por jogo se eu ou você conhecer o jogo, se não conhecemos aí deixamos o padrão do estilo de jogo. Então um composto com 4 jogos rápidos daria mais espaço para outros jogos, como se o composto tivesse um peso (Quantidade/Semanas) que equivalha às 20 semanas.
Sempre pensando na pior época pessoal, se eu jogo é de 1 dia, melhor dar 3 para a pessoa não ter que jogar todo dia.

Exemplos: Só para reforçar, e acho que vc pensa igual baseado nos conformes do Muscle Bomber.
Um jogo como Final Fight de SNES e outros de SNES, é 1 semana como padrão, que é o tempo de jogar, descansar, e tentar várias vezes, e por ter 3 personagens*, ou em outra interpretação a pessoa só consegue jogar no fim de semana e aí tem mais tempo.

SF1 - Commodore64, é um jogo simples, ruim e não principal(Snes/Arcade/PSX), então uma dia de jogo é suficiente para tentar, morrer algumas vezes e conseguir ou desistir. Tempo total é 3 dias, para jogar bem pouco por dia ou descansar 2.

Final Fantasy - É muito mais tempo.

Dúvida, ok então quando um jogo vai ter realmente 1 só dia na LGM. Resposta: Nunca, já que na pior das hipoteses, não podemos ficar jogando todo dia, somente em épocas boas, como em Julho e Dezembro/Janeiro :). Mesmo trabalhando eram epocas boas, sem horas extras e folgas com feriados.
Oque vai ocorrer é colocarmos em um pacote de 3 jogos para 1 semana.

*Street Fghter e World Tour

Minha experiencia recente no Super Street Fighter II Turbo HD Remix, mostrou um pouco como é o replay comigo, acho o jogo fantastico, no primeiro dia, eu joguei lutas em versus e fechei com 3 personagens, a dificuldade é agradavel com lutadores classicos, a partir do segundo dia só conseguia fechar com 1, tanto pelo replay quanto pela dificuldade já que os outros personagens eu sou menos bom, e mesmo com o Akuma só fechei 1 por dia, pela repetição, e nem entrei nos que eu sou ruim, porque a LGM acelerou um pouco, mas quando chegar esse jogo na LGM ou na posição dele, ainda vou estar com esse jogo no Playing, e o que eu quero dizer é que isso vai acontecer com os outros SF, como o Alpha, o III e o EX.

Não estou dizendo que vai enjoar, muito pelo contrário, todo dia que eu ligava o play eu pensava, hum... vou dar uma jogada no Street, mas fechar uma vez era o suficiente para não encher o saco, assim como depois querer jogar algo mais tranquilo.

Dito isso, durante a reta final do Street Fighter Alpha ou após, e entre o inicio do Alpha 2, e provavelmente estaremos em um jogo de Ação moderno no PS3, e é o momento oportuno para um RPG clássico da LGM World Tour, essa é uma previsão, vai depender do momento.

*Commodore 64
Eu tive essa idéia/vontade de ter versões bizarras dos jogos em Commodores, ZX Spectrum, Atari ST e Amigas. Tive esse vontade baseado nas screens dos jogos, jogar realmente é outros 500, qualidade péssima, isso era esperado, mas em uma época em que o AVGN nos motivava a coisas trash também -Limbo Sujo que o diga-.
E agora o inédito aconteceu, o primeiro jogo da LGM abandonado em sequer usar todos os continues.

A primeira coisa é tirar o Commodore 64 do próximo jogo do plot, proponho revezar as versões trash já no plot, então o próximo é do ZX Scpectrum, o seguinte é Atari ST, depois Amiga, depois Sharp, etc, assim eu já fico satisfeito em ver versões alternativas, as versões desse nível em todos os outros compostos serão revistas, deve ficar só tiver vontade em alguma coisa mesmo, e se for Commodore64, ter que ser algo muito especial.

*Resumindo
Assim como um exercício no Fight Racer, dá pra fazer em vários compostos, uma retro-análise e enxutar os compostos tirando alguns jogos ao invés de tirar as séries e separar o composto em 2 sendo que um vai ser esquecido ou órfão.

Outro quesito que estou considerando é em compostos que terão os jogos melhores e não todos os jogos ou em formato de sequencia, isso é muito importante em Seiken e FF, mas talvez não no Anime que vc propos, pode ter só os melhorzinhos, estou considerando isso.

Porém um Composto como Anime e Sports pode ter uma boa ou uma mal vontade, dependendo de quais jogos foram selecionados e de qual plataforma.
Então nos próximos dias vou criar uma planilha com acesso mútuo no google docs, ainda não sei como deixá-la de fácil manuseio, pois são muitos compostos, não é só ir preenchendo.
Essa será uma boa base, dali dá pra jogar pra websites e blogs.

Vamos padronizar o marcador ReformaLista para novos tópicos sobre essas reformulações.

17 comentários:

  1. Número de jogos: Eu concordo com seu número, porém eu sempre considero os gêneros do composto para definir o número, rpgs, estratégia e simulação por exemplo, geralmente são jogos mais longos, então o número fica mais próximo do 10.

    Tempo: Concordo, já tentamos fazer isso no passado e acho que é uma boa idéia. Só lembrando que entre os jogos nós temos a LGM PS3 e possivelmente a Tour também.

    SF: É cedo para dizer, é uma possibilidade forte (a world tour), mas só vamos saber na hora.

    C64: Eu acho válido conhecer o jogo, não sei se tirar a versão é a melhor idéia, mas sim tirar da cabeça a idéia de fechar o jogo essas versões de nível muito baixo. É claro que temos que tomar cuidado também para não exagerar, talvez não incluir todas as versões, mas um ou outra trash para conhecer eu acho válido.

    Enxutar: Cada caso é um caso, o próprio Fight Racer, Driver caiu fora por falta de motivação de ambos, já Wipeout ficou nesse esquema. E destruction derby não chegamos a um acordo de qual seria o jogo escolhido.

    Jogos melhores: Acho válido, para os casos que você falou que não é tão importante jogar em série, especialmente para aqueles que geralmente tem menos preferência na LGM.

    ResponderExcluir
  2. Claro, 10 é o ideal nos tipos citados, mas estou sendo mais realistas, visto que não é fácil transformar antigos em 10, por isso tentar 20 primeiro, se der para 10 melhor ainda.
    Como por exemplo SMT, ele deve ter ficado grandinho, vamos imaginar que ele tenha ficado com 23~25, talvez podemos dar uma forçada para ficar nos 20, evitar um remake, pegar uma versão DX em invés da original, coisas do tipo, sempre analisando.

    Tempo: Quis usar não só o exemplo de jogar, mas para calculo na montagem também.

    O Derby eu acho vc não entendei, ou comi algumas palavras quando escrevi, eu já to jogando no "PS3" achei que vc ia ver o jogo tb, que ganhamos da home, então poderia ter o 1 e mais outro, tipo o 2 ou o 64, de qualquer forma eu devo validar o 1º, se for colocar só o primeiro é como se não existisse no composto provavelmente. A bola está contigo.

    C64, temos conceitos diferentes, vou manter minha opinião, jogar para conhecer é adicionar mais um jogo na lista dos abandonados que não conheci o hoje até onde eu quis, com a LGM eu quero conhecer o jogo do inicio ao fim ou ter a conciência tranquila de que fui até onde deu, pelo menos no Plot estou com esse pensamento e C64 no more, se é para conhecer vou conhecer os outros. Mesmo já tendo baixado todos os jogos do C64 e ser chato configurar os emuladores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SMT completo teria uns 37 jogos, tirando os only-jp baixa para uns 25~30 eu acho, e tirando os não RPGs daria uns 20~25 eu acredito. Porém hoje, aproximadamente 13 (série principal + persona) já estão alocados em outro composto, então o restante poderia formar um composto SMT-Gaiden com 12~17 jogos.

      Não, eu raramente jogo jogos fora das convenções da LGM, o Derby não é diferente. A exceção foi quando chegou o PS3 em casa, hehehehe. Mas nem foi tanta coisa assim também.

      Quanto ao C64, na época que formamos o composto lembro de acharmos que esta seria a melhor versão dos "pc-consoles". hehehe Também não vou mudar minha mentalidade, se eu encontrar outro jogo desse nível de 0 de diversão (algo inédito até então), vou fazer o mesmo que fiz com o do C64. Eu só jogo na LGM, então é a única chance de que eu tenho de conhecer os jogos.

      Excluir
    2. SMT foi só uma simulação, se fosse para fazer remoções precisaria analisar mais a fundo para saber se vale a pena tirar, talvez aquele only-jp possa ser um jogo chave.

      PS3 eu não escondo que não vou me segurar, visto a vários opiniões que eu já dei a longo dos posts do blog, não vale a pena dexar o jogo envelhecer ou comprar um jogo para não jogar. Outras plataformas eu tento, apesar de vc ter jogado Dragon Quest....... >< Pq tiha que ser DQ? E olha quanto tempo faz, kkkkk

      Eu achei estranho quando vc sugeriu isso, vc tudo bem, minha ideia era revezar, mas tudo bem, eu aceitei, mas não era idéia da LGM de fazer isso com essas versõe, isso é totalmente sem graça, então não concordo em ficar só jogando C64 pra isso, e continuar com essas versões para não jogar ao estilo C64, se a diversão é 0 para que continuar no C64?, mas enfim oque vc esperava das versões ruins que colocamos na LGM e o Limbo sujo? Perdeu o espiritio AVGN?
      Já que a versão de PC, não tem impressão, não tem status de progresso e é só para conhecer, não há necessidade de estar na LGM, vc pode apenas conhecer.
      "Só jogo na LGM", também é exagero, eu ainda to esperando o Phoenix Wright.

      Excluir
    3. Eu tava com a pior gripe dos últimos 15 anos, não podia me mexer que doia tudo, foi por isso que joguei e fechei Dragon Quest, um rpg de turno era a única coisa que dava para jogar. xD

      Eu não to "só jogando" o C64, estou tentando fechar como todos os outros, porém eu tenho um limite, que no caso Final Fight atingiu. Jogaria o Limbo Sujo de boa, jogos ruins não significa diversão 0, eu joguei Faces of Evil e Mario Time's Machine, e jogaria novamente, mas não Final Fight C64. Eu nunca disse que a diversão é 0 para todo o C64, SF1 US por exemplo eu gostei.

      Verdade, quando eu tenho um console novo ou quando uma série está com vontade "10 divisões" diferentes da minha eu tendo a abrir exceções ou quando ocorrem situações especificas como foi o caso da gripe. Mas isso são jogos mais conhecidos, os desconhecidos de verdade eu conheço aqui. ^^

      Excluir
    4. Se isso for uma coisa super rara e aceito numa boa, mas eu quando montava as listas achava que seria parte do charme da lgm também jogar coisa trash, do tipo diversão -1, eu tive diversão 0 com Muscle Bomber, eu odeio aquele o jogo, pelo menos no Arcade tem um pouco, como uma plataforma trash do C64, eu entendo que FF é cansativo, muito cansativo.

      Excluir
  3. Uma coisa que eu esqueci de comentar no post principal, é que existem várias origens dos compostos.
    Existem oque eu tive a idéia de montar, existe os que vc montou, existe os que colaboramos junto, e além disso os originais, Mario, Zelda, Megaman, Metal Gear e FF, esses todos compostos foram formados pois jogamos alguns jogamos e queriamos conhecer os antigos.
    Um jogo como Driver, eu tinha jogado 1 e não tive tempo de jogar os outros, então a ideia na época era, o primeiro se vc nao conhece, é um jogo bom e eu jogaria de novo.

    Oque eu quero dizer com isso, é que os compostos podem ficar menores analisando esses fatores, 10 depois, relembrar um jogo já não vale mais, pois já foi relembrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "relembrar um jogo já não vale mais, pois já foi relembrado". Mas como que ele foi relembrado se não foi jogado? Fiquei confuso... xD

      Excluir
    2. fora da LGM, tipo jogos da PSN, ou collections do PS3, ou porque em 10 anos acabou jogando aquele jogo.

      Excluir
    3. E isso muda em alguns compostos, por exemplo tem um composto antigo lá com 40 jogos e tem o Daytona USA, eu sugeri e ele tá lá, mas para vc na real, nem fede e nem cheira, então re-analisando o composto eu posso tirar esse jogo, para vc fica melhor pois diminui o composto, basicamente é isso.

      Excluir
  4. Sobre sua resposta ao C64, não falei em tirar a versão, mas usar as outras plataformas equivalente, não ficar só no C64.
    E nos outros compostos avaliar se eles vão entrar, foi isso que eu falei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, na época por ter muitos versões para "pc-consoles" nós decidimos incluir uma versão por composto, no caso do plot foi C64, para outro composto seria outro "pc-console".

      Excluir
    2. Eu sei, essa foi sua sugestão, mas essa sua nova forma de vc ver esses jogos me faz mudar de opinião, pra jogar dessa forma, acho que prefiro nem jogar.

      Excluir
    3. Tranquilo, se for o caso eu anoto essas versões dos pc-consoles e jogo sozinho junto com o composto se for o caso, embora eu acho que de um modo geral tem bem poucos desses na LGM.

      Excluir
  5. Pelo cálculo de 20 semanas, um composto de RPG ou simulação deveria ter oque? 4 jogos? kkkkk

    ResponderExcluir