quarta-feira, 1 de julho de 2015

Impressões nos Final Fights

Acho que da para agrupar todas as impressões das múltiplas versões do jogo aqui já que não devem ser tão extensas assim já que já conhecemos mais ou menos eles.


Depois de talvez 2 horas, fico nisso, obrigado Commodore 64!

Edit 09/2018 - Cara passando do Abigail no SNES:

Edit 10/2018 - Tela de "tente o outro modo" do FF Guy:

124 comentários:

  1. Comecei a jogar com o Guy o Arcade. A gente vai fazer como fechar com todos em 1P ou vamos deixar um personagem exclusivo para quando jogarmos 2P?

    Como no outro final de semana vou estar mais ocupado, vou tentar dar um gás nesse e pelo menos concluir o arcade. Se possível mais ainda. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, não sei cara, estou aberto a sugestões.

      Ainda não joguei, mas devo jogar durante a semana ainda.

      Excluir
  2. Baixei o Mame Plus com kailera, vai querer tentar?
    http://www.kaillera.com/download.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma opção, mas acho que por enquanto prefiro esperar para ver se conseguimos jogar fisicamente juntos. Seria mais divertido. Se até ali pro final do ano não der para marcar uma reunião, dai considero online.

      Excluir
  3. Da Fuk? No SNES o continua coloca você no início da fase! Ai to lá eu no chefão e volta tudo. Vai ser muito phoda fechar esse. E eu tava achando o port tão bom (apesar de ter menos fases e sem Guy).

    Existe um menu secreto no entanto que da para aumentar vidas e trocar a dificuldade. Talvez eu vasculhe minhas revistas antigas para ver se tem algumas dicas. hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre joguei co-op no Snes, e que eu me lembre fica bem mais fácil, mas o primeiro acho que nunca consegui fechar.
      Porém achei algumas partes do Arcade muito apelativo, no que chamo de comedor de fichas.

      Excluir
    2. Não tem opção de co-op no 1. xD

      Excluir
    3. Um dos motivos que é mais dificil, hehe.

      Excluir
  4. Conseguiste a ROM do Mega CD (Final Fight CD (J))? Não consegui encontrar em lugar algum, só a versão americana... =/ Eu achei pra comprar, mas não tenho 70 doláres a disposição. xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahha, peraí que vou procurar. não compra ainda não, rsrsrsrs

      Excluir
    2. http://www.emucation.com/dl-rom-52224-group-26458.htm

      Não testei ainda, só baixei.

      Excluir
    3. Uau, nunca ouvi falar desse site. xD

      Você já tá no level 99 da busca por roms. hauhuahuahuahuahu

      Excluir
    4. ah tenho meus atalhos, achava roms antes de existir o google, hehehe

      Excluir
    5. ahuahuahuaua

      A rom funcionou, baixei a americana tb pra comparar. valew! To usando o Kega, se usar esse vai ter que baixar as bios também. Pra esse jogo tem que ser a bios japonesa pal.

      Tem aqui: http://www.emuparadise.me/biosfiles/bios.html
      tem um zip com a us e a jp pal e ntsc.

      Excluir
    6. massa, essa kega é bom, acho que tinha no pc antigo.

      Como assim bios jap PAL, isso n faz sentido.. ><

      Excluir
    7. Pois é, tem as bios JP normal em ntsc e uma em pal. xD

      Excluir
    8. Não achei sua bios maluca, hehehe, só JAP tradicional mesmo.

      Excluir
    9. No link que passei, baixa a "Sega CD BIOS", ali vem várias bios US e JP, uma das JPs tem um 'p' no nome, essa é a BIOS maluca. xD

      Excluir
    10. Não, tanto a "p" como a "s", e tem outras como "l" e "o" do japão são todas NTSC.

      Excluir
    11. Foi a única BIOS que funcionou para rodar o FFCD, antes de eu por essa dava um aviso de só funcionar em PAL-JP.

      Excluir
    12. hum.. no emulador? no meu só deu crash no jogo, mas eu to usando a Bios Jap, nem o p e nem o s, mas vou testar as outras bios, porque disseram q tem musicas diferentes, vc fez o Boot do MegaCD? Esses boots eu acho maneiro.

      Excluir
    13. a pergunta: "No emulador?" Eu quis dizer se é o programa que mostra a mensagem ou o próprio Mega CD que mostra na tela.

      Excluir
    14. Eu acho que a mensagem é do video-game, mas pode ter sido do emulador, ela aparece na tela dentro da emulação.

      Excluir
    15. no link qe vc passou para a bios jap eu baixei o que estava escrito bios_jap, esse pacotão eles misturaram tudo, só a 1.0 p e s são japonesas, as outras são europeias, na Europa também se chama Mega-CD, isso deve ter te confundido.
      Quando eu coloco a bios Mega-CD M1 1.00 (que não diz que é Japão ou EUR), a mensagem no vg diz que esse é um PAL/SECAM MegaCD compatível, ou seja a Bios é MegaCD/PAL e continua com "não funciona com região NTSC" pois eu coloquei a "chave" Japão no emulador.

      Puzzle solved! (Layton-style), kkkkkk

      Excluir
  5. Nossa que desgastante a versão do C64, muito repetitivo e demorou bastante para eu fechar, criar coragem para tentar com os outros 2 ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fechou? hauhauuauahuaa

      Excluir
    2. E pelo menos nesse tem uma cena ao derrotar o chefe, já que o jogo é todo capado, e melhor que o SF que não tem final. ~nem The End.

      Excluir
    3. Eu desisti quando tive que usar o primeiro continue, achei melhor não perder tempo, já que mal tenho para jogar os bons.

      Excluir
    4. E prefiro o SF US, pelo menos é curto e um pouco divertido, o que não da pra dizer desse.

      Excluir
    5. Vc não precisava apressar todas as versões para só um FDS.

      Hoje, agora há pouco tava jogando com o Guy, para amanhã fechar com o Haggar, e depois de matar o Abigail a porcaria do jogo deu bug, e não avançou para a ultima fase, e eu fui caminhando sem mais inigmigos até a tela em que coloco lá emcima, e fica nisso, que legal, tinha perdido uma vida só e nenhum continue, com o Haggar foi o primeiro que joguei ainda não tinha os macetes e morri no Abigail, esse C64 não tá co-operando.

      O legal dessa versão, é que é bem fiel, no sentido que todas as fases, todos os chefes, até todos os bonus, o jogo mau-acabado do SF pode até ser mais divertido, mas esse é mais jogo. Um pena que a emulação não favorece, deviamos jogar em um monitor da epoca.

      Excluir
    6. Eu não estava apressando, mas não vou insistir num jogo que é 0 diversão. Se tem uma coisa que a LGM me ensinou é que não vale a pena. Meu tempo é muito escasso e tem inúmeros jogos phoda para jogar ainda. Se ainda fosse um jogo principal, eu encarava, mas não é o caso.

      No caso do SNES eu não acho que eu va conseguir ir muito melhor, por isso desisti, mas como falei em outro comentário, estou considerando voltar.

      A emulação não favorece? Você gostaria de ter os loadings de 3 minutos entre cada fase? xD obs: Eu entendi o que você quis dizer.

      Excluir
    7. Eu concordo com seu pensamento, foi apenas uma constatação, da série de jogos da SF1 para FF1.

      No quesito gráfico apenas, hehehe, esperar os loadings seria fatal, hehe

      Excluir
    8. Cara, vi uns videos de outras versões do Final Fight para computadores, e não são trash, inclusive a versão do Sharp é melhor que a do Snes, trabalho porco dessa US Gold.

      Excluir
    9. Das duas uma, ou eles não tavam nem ai, ou tiveram que fazer as pressas e deu no que deu.

      Excluir
    10. C64? acho que a primeira opção, rrsrsrsrsrs

      Excluir
  6. Uau! Como você conseguiu fechar o Arcade com tão poucas fichas? Eu fui com calma, bolei estratégias e ainda assim gastei um monte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você provavelmente vai voar na versão do Sega CD então, é a que eu acho mais fácil até agora.

      Excluir
    2. Final Fight eu joguei muito no SNES, qualquer jogatina de Snes com amigos era Contra, Final Fight e Bomberman, entre outros hehehe.
      Se a gente for jogar em co-op, eu te mostro, pois a técnica na verdade é em controlar os inimigos, mesmo assim no Arcade eu precisava usar muito o especial coisa que no Snes não era tão necessário, no Arcade vc começa a apanhar e fica dificil sair.
      Eu já tinha derrotado todos os chefes com exceção do ultimo, lembrei ao vê-los.
      Também tem combos importantes, com o Guy voadeira segurando pra baixo, um soco, caminha agarra, e rapidamente dois golpes e arremesso, morte na hora.

      Achei que vc desistiu do Snes muito rapido, demorou tanto para chegar o FF na LGM, mas eu tb não sei se vou conseguir.

      Excluir
    3. Mesmo assim com o Cody eu vacilei em alguns pontos e as fichas voam, chegue perder uma ficha sem fazer nada, só levando combo do inimigo pois fiquei preso em um canto.

      Excluir
    4. Eu acabei descobrindo que o Guy tem um "movimento especial" quando pula em uma parede. Basicamente uma voadora mais forte.

      É, estou considerando voltar no SNES, mas fiquei muito puto com o esquema de voltar ao início da fase quando usa o continue, é a única versão que faz isso.

      Excluir
    5. É típico do Snes, vai acostumando.

      Excluir
    6. É típico do Snes, vai acostumando.

      Excluir
    7. Não faz diferença se é normal ou não, é um port do arcade e eles mudaram isso só para piorar o jogo.

      Excluir
    8. 16-bits não é o lugar de comparações com Arcades, nunca foi o ponto forte, na época era sensacional pode jogar o jogos em forma parecida, até acho que a versão Arcade deveria ser jogada depois em jogos já conhecidos de SNes, acho que já comentei isso.

      Excluir
    9. Existem limitações para fazer o port, isso eu entendo e aceito de boa, agora usar continue fazer voltar pro início da fase não é uma delas. Isso eles fizeram porque quiseram.

      Anyway, resolvi que vou jogar mais do Final Fight Guy, já que prefiro o Guy ao Cody. Caso eu consiga algum resultado extraordinário eu volto a tentar a outra versão também.

      Excluir
    10. Acho que fizeram isso pois o jogo é mais curto que o Arcade, mas eu senti sua frustação quando morri para os 2 Andres no elevador, e voltei pro inicio.

      Mas pior que isso é que aconteceu oque eu não queria, que é aquela reação pós jogar o Arcade e jogar um port inferior, eu esqueci disso antes de começar o Final Fight, eu senti a diferença também, a visão da infância foi destruída.
      Eu também achei estranho a música e o braço do cody não se mexer quando vc da muitos socos rápidos, estou desconfiado da emulação, vou procurar uns videos do Snes original, como eu to replicando para a TV, eu percebo muitas coisas, na tela do notebook que é bem menor não aparece.

      Excluir
    11. A minha reação ao jogar o SNES foi o contrário, eu fiquei surpreendido com a qualidade do Port (pelo menos antes de usar o continue). Talvez tenha sido porque eu vim do C64 para o SNES, mas acho que você também veio, não?

      Eu lembro quando você reclamava de alguns vídeos do AVGN achando que ele tava emulando devido a uns bugs nas imagens e no final o console que já era assim. hehehehe

      Excluir
    12. Não era não, ainda acho que ele usou emulação, intressante vc ter lembrado isso e tenho novidades quanto a isso :)
      Mas primeiro, sim vim do C64, mas não foi só isso, é que quando jogar no MAME, era basicamente oque eu lembrava do SNES, e quando fui jogar o SNES comparando com o Arcade não estava bom, e principalmente não estava como no original do SNES que eu lembrava.

      Mas vamos lá, procurei varios videos o youtube, e eles mostram coisas como flickering, e inimigos sumindo quando morrem, e o braço parado como falei, tinha certeza que não era assim, ok, pode não ser uso de emulador, mas é alguma problema da captura de video entao, o AVGN comentou em um episodio recente, um problema que ele tinha quando usava tão tipo de cabo de video para gravar os jogos.

      Fuçei um monte aqui, e achei o problema, é um mix de emulação com a propria performance do notebook, tentei mudar vários configurações no emu, até que vi uma versão pior aí desconfiei, e em apenas uma opção consegui o resultado esperado, que é a Super HQ, não é um daqueles filtros que arredondam, ele fez a tela ficar bem pequena, ficou bizarro na tv, apenas um quadradinho, como se fosse 10 polegadas, mas a musica ficou acelerada, o braço do cody ficou correto, consegui ver aquele frame faltando, e aí sim, o jogo estava como era no SNES, e aí sim eu gostei e consegui jogar melhor.

      É como se tivesse faltando alguns frames, e isso estava me atrapalhando nos combos, e apanhando dos inimigos de foma ridicula. Mais pra frente, o jogo tem seus slowdowns mas fica claro que é do jogo, eu lembro disso também no snes. Porem na maioria o jogo é rapido.
      Eu preciso arrumar meu PC, é incrivel a diferença que um bom harware pode fazer na emulação. =/ Mas pelo menos sei como jogar fielmente agora, mesmo numa tela pequena.

      Excluir
    13. Do NES é sim, já vi vários gamers falando dos bugs do Nes, especialmente nos primeiros jogos, onde era comum os "flashes".

      Quanto ao SNES, você usa o ZNES né? Tentou com o SNES9x? Eu uso esse e não notei as coisas que você fala. Mas pode ser porque eu configurei ele certinho a um bom tempo, ou porque não to na tv, mas num monitor de 22.

      Excluir
    14. Então, é que tem os flashes normais, que tem no Snes mas é proposital é o flickering e o ghost, eu joguei só um pouquinho de NES original, não confio tanto quando eu vejo comentários, precisava ver uma fonte mais séria, mas não posso falar muito, - diferente do SNES.

      Então, eu já tava considerando experimentar o Snes9x, o Z era perfeito no meu PC, mas talvez ele use mais hardware que o 9x, n sei.

      Um monitor de 22 já é grandinho, mas se vc configurou antes deve estar certo, acho que vou fazer um vídeo.

      Não me espanta que vc foi até o Abigail com os 2 chars, depois de arrumar a configuração, eu cheguei bem no abigal, tipo com 3 vidas, e tomei um coro, praticamente não acertei ele, que bizarro. E depois dele é a ultima fase nessa versão =/.

      Excluir
    15. Pois é, ele é super bombado nessa versão. Se não tivesse os continues zoados pelo menos...

      Voltei a jogar o FFGuy (com o Guy xD) e consegui melhorar meu desempenho nas fases iniciais, mas to cansado e desisti no caminho. hehehehe

      Essa semana ta corrida e FDS também vai ser, mas se der eu vou tentar jogar.

      Excluir
    16. Descobri.
      O problema é o notebook ou o Windows 8 ou a combinação mortal dos 2. Note comprado no Big, acho que em preciso dizer mais nada.

      O problema na verdade é com o Fullscreen, joguei no modo Windows e funcionou perfeitamente.
      Eu tive esse problema com o Commodore 64 e com o Kega que dava erro, e descobri na internet outra pessoa com o mesmo problema, note+win8 e erro nos emuladores em full, porém no kega dava erro, e "corrigi" usando compatibilidade XP, porém não se está emulando corretamente.
      Com o Z, como "funcionava", e joguei o Slam Master sem perceber, achei q era especifico do kega, mas não!
      Isso é um grande alívio, já tava achando que o SNES não era tudo isso, e que a LGM tava comprometida, minha vontade ia despencar, pois como vc jogou 'quase nada' da versão do Snes, já tava achado que era por isso tb, o jogo não era bom, era lento e tal. Mas logo que coloquei no modo Win e fui testar, fiquei jogando até morrer, pois o jogo me prendeu, típico de Snes.

      Ai testei o 9x, para minha grande surpresa funcionou de primeira, aí fui ver as opções e o malandrinho tem uma opção "Emular Fulscreen", na verdade ele não entra em fullscreen, e aí funciona sem problema no meu caso, muito espertinho, ele tira a barra de menu da tela, e completa com preto no resto da tela.
      O emu vem com filtro ligado em default, então tirei, mas aí ele fica quadriculado real, então para simular a imagem real de TV, ainda tenho que aprender como fazer, porém nem tudo maravilhas, ele não está 100%, está um pouquiiiiiiiiiiiiiiinho mais lento, talvez configurando corretamente resolva, mas atualmente o Zsnes em Win está perfeito aqui, mas poha em Win não dá....Espero achar a config ideal do 9x, essa leve lentidão ou perda de frame, não chega a atrapalhar e dá pra jogar legal, só percebi porque fiquei testando muito.

      Excluir
    17. Opa, respondendo seu comentário acima.

      Final Fight é realmente estrategia e perfeição em alguns pontos do jogo, eu to chegando no Sodom com 5 vidas, mas to perdendo 3 vidas para ele sempre, isso é um erro mesmo, pois dessa forma sempre perco um continue no chefe seguinte, como vc está indo?

      Fica tranquilo, que até o FDS vou ainda estar nos Final Fight e tentando o ultimo trofeu do CounterSpy.

      Excluir
    18. Eu acho que cheguei a comentar no blog, eu tava achando o port do SNES excelente, até descobrir a parada do continue. Por isso que fiquei surpreso quando você mencionou essas paradas.

      Eu cheguei com 1 vida no Sodom e passei dele com 0. Eu sei, WTF?! huauhahuahuahua Eu tava vendo uns let's plays, tem uma estratégia que permite fazer combos infinitos, mas com o meu controle é muito dificil fazer, tinha que ser o do SNES mesmo, ou talvez um com analógico.

      Eu só falei para você ter noção do que eu to planejando e que não to abandonando a LGM novamente ou algo do tipo. Tive que dar uma segurada por causa do trabalho. Em termos de desempenho você tem uma ou duas semanas de vantagem já por causa da LGM PS3. hehehehe

      Para simular a tv, sei que tem um filtro, mas não sei te dizer de cabeça. Se eu lembrar eu olho quando chegar em casa. A gente não tinha um post com configurações de emuladores aqui?

      Excluir
    19. Eu lembro que vc postou sim eu vou dar uma olhada, mas eu nem preciso simular TV pois eu jogo para TV, porem precisa de algumas coisas como scanlines e achar a resolução correta.

      Eu entendi que vc estaria mais ocupado, tá de boa.

      Eu to ligado, porém não é tão fácil não, eu to jogando com o analógico e não ajuda muito pois vc tem que virar para o outro lado no momento certo senão ele não vira, e tem que voltar rápido senão vc apanha, eu consigo fazer as vezes, e já ajuda um pouco, mas com o D-pad do SNES deve ser melhor de fazer.
      No youtube eu vejo os caras usando controle turbo oque fica muuuito mais fácil de fazer.

      Com o cody tem uma coisa que eu faço, e se quiser faça com o Guy, que durante o combo tem um soco que o inimigo leva na barriga, nessa hora vc coloca o direcional para o outro lado, e o Cody arremessa o inimigo, oque ajuda quando aparece alguém atrás, não percebi isso no Arcade, na época do SNES só fazia sem querer nunca pensei muito sobre isso antes. Mas aperfeiçoar isso também ajuda.

      Meu objetivo agora é chegar no Abigail com mais vidas, eu nem cheguei a tentar com o Haggar ainda, apesar do Cody ser rápido e bom de jogar é o pior char comigo.

      Quando penso em port para 16 bit nunca penso nisso primeiro, é sempre em qualidade técnica, o normal seria vc reclamar que tiraram uma fase inteira do jogo incluindo o Rolento.
      Mas tb me senti frustado ao voltar para o inicio, agora vamos ver a coisa por outro angulo. Qual a diferença entre o Life e Continue?
      No Arcade vc pagar uma ficha e volta, mas no Snes, acho que tem que ser assim mesmo, vc perdeu suas vidas, e morreu. Quer continuar? ok, temos 3 continues, mas não pode voltar no chefe que vc estava, senão não faz sentido ter continues, seria o mesmo que 15 vidas.

      Mas não se preocupe não faremos esse caminho de novo, ok? Primeiro jogamos 16 bits, depois vamos para o Arcade, e aí vamos começar a elogiar o Arcade e não criticar o Snes.
      Para o PSX acho que não tem problema começar com Arcade.

      Excluir
    20. O esquema do agarrão to ligado, embora ainda não seja um mestre nele. hehehehe

      A diferença de vida e continue é a pontuação, um zera ela e o outro não. Posso estar enganado, mas não me lembro de Streets of Rage ser nesse esquema do FFSNES, ou Turles in Time.

      Sei que você tem carinho pelo jogo, mas para mim essa decisão foi um erro. Eu já sabia que tinham tirado uma fase inteira, mas pelo menos isso não prejudica a experiência com o jogo.

      Ao menos o jeito que fizemos tivemos a experiência real da época (a americana pelo menos), pois o arcade foi jogado pela maioria antes dos ports.

      Excluir
    21. Acho que todos são assim, a pontuação é só mais uma consegue do continue, se vc parar pra pensar quase todos os jogos de todos os tipos são assim, a única diferença é que o Final Fight não tem checkpoint.
      Eu não cheg a ter tanto carinho, hehehe, o FF1 é o meu menos preferido, eu lembro que o 2 e 3 do Snes eram melhores porém ele é o mais nostalgico.

      Então, voltando ao jogo, fui com o Haggar, como ele é "mais fácil", muito mais forte/muito mais lento, matei o Sodom muito rápido, consegui chegar no Abigal com 2 continues, mas infelizmente no Snes9x a fase do Abigail fica muito lenta, partes como barril girando, carinha do fogo, gordos correndo, nossa isso começou a atrapalhar bastante parto do abigail, eu jah tava brigando com o controle, morri pro abigail, e no ultimo continue morri antes de chegar nele, pois fui ficando impaciente, chegou a ter falhas de flickering devido ao extremo slowdown. ;( N sei se foi pq liguei aquelas opções de Triple Buffer, ou se é assim mesmo no 9x.

      Excluir
    22. Não, não tenho slowdown nessa parte no SNES9x aqui, ou é alguma configuração ou é o seu hardware. =/

      Excluir
    23. Poisé a config eu copiei da sua, mas cada hardware trabalha como pode, eu acho que passaria o abigail sem o slow-down.

      Excluir
    24. Ok, nos barris notei um slowdown, mas apenas ali.

      Excluir
    25. o jogo original no snes tem esses slow downs, mas comigo da parte do barril continuou, aí os comandos começar a ter lag de resposta, eu agarra e não conseguia bater ou pular para o pilão, aí comecei a apertar os botões de forma mais desesperada, até que eu tava agitado e cansado jogando o jogo. =/

      Excluir
    26. Bom, o Zsnes também gerou os slowdowns no mesmo trecho, então não posso culpar o snes9x ou só o 9x, depois vou ver mais videos dessa fase especificamente, esse é um ponto ruim do port, eu me lembro que me irritava nesse jogo no snes por causa disso também.

      Estou oficialmente terminando o FF1 do Snes, eu fui tentando e melhorando meu desempenho, mas o Abigail é muita sacanagem, agora a pouco eu cheguei muito bem nele, enfrentei duas vezes, mas é muito robado, 2 golpes para perder a vida é sacanagem, e ás vezes só 1 golpe.
      Mas jogar o Guy agora não dá, tenho que dar um tempinho, vou ficar tentando o trofeu do countert spy que não consigo nunca,...

      Excluir
    27. Pois é, ou faz menos roubado ou faz a porra do continue começar da onde parou! Todas as vezes que lutei com o Abigail não cheguei perto de ganhar. =/

      O pior é que colocando no easy não torna ele menos roubado.

      Excluir
    28. Joguei o FF Guy, ele possui menos slowdown, bem menos aliás, o jogo está levemente mais fácil, tendo vidas e invencibilidade que não tinha.
      Sobre o slowdown, eles mudaram alguma coisa, antes do trecho, vinha dois André's agora só vem um, e antes dos barris rolantes tinha uma arma, eles tiraram a arma, e o slowdown acaba diminuindo, interessante.
      O Guy é um saco de pancada, ele apanha durante o agarrão, coisa muito dificil acontecer com o Haggar e Cody, o combo do Guy é mais longo e com 2 espaços, oque fica fácil fazer aquele combo infinito porém fica mais dificil acertar o timing do agarrão, ou seja, chega um cara por trás e eu sempre erro o arremesso, mesmo apanhando mais, cheguei bem no Abigail, com o Haggar mesmo cheguei com todos os 3 continues e 4 vidas, mas não adiantou nada, até tirei mais dano acho do Abigail, mas ele é muito robado, e para usar o ultimo continue já tava cansado.
      Mas o pior é que não achei a estrategia do chefe, é isso que se resume, se vc apanha mas tem uma noção do que fazer é uma coisa, mas chegar lá e tentar tudo é só apanhar. não tem graça.

      Excluir
    29. Pois é, se fosse o chefão final eu entenderia, mas não precisava disso no Abigail... =/

      Excluir
    30. Ressucitando o tópico de slowdown, senti rejogando o Final Fight com o RetroArch. Tava até ignorando os controles de vez em quando... Mas depois que setei uma opção lá para usar "hardware gpu sync" ou algo assim resolveu o problema.

      Excluir
    31. Olha, realmente o Snes9x tem uns lags que resolve com essa opção entre outros bugs, porém o jogo em si tem slowdown, eu digo isso pela experiência no vg de verdade, o mesmo ocorre com o Captain Commando e vários outros beats e jogos do SNES, é normal, porém tem que ver o nível do slowdown, normalmente nos barrils rolando acontece de leve, e durante um combo em vários inimigos. Se vc não está vendo mais nenhum lag então já é um melhoramento do hardware/emulação.

      Mas já q v ressuscitou e eu acabei lendo uns post lá de cima, eu já falei antes mas só pra deixar a resposta no mesmo tópico:

      O AVGN não estava usando emulação de fato, o que ocorria era na conversão da filmagem dele para dar upload no youtube ocorria aquele desync, ele mesmo falou naquele vídeo longo de como ele faz um episodio. E eu já tinha percebido naquele Monday Gameplays q eles fazem, quando o personagem tava invisível e o Mike continuo jogando de boa, ou seja era só no vídeo q tava invisível, para eles tava normal a tela.

      Excluir
    32. Que tem slowdown eu sabia, mas não tinha acontecido de o controle não responder até eu usar o retroarch e não habilitar essa opção. =/

      Excluir
    33. Ah do controle, não isso é coisa do emulador mesmo. Quando rola slowdown no jogo aí tudo fica em slowdown, porém regularmente o controle responde bem.

      Excluir
  7. Mega-CD rox!!!
    Consegui entender na abertura do Haggar, "Street Fighter de" e "Pile Driver" acho que ele tava lendo aquela descrição do Arcade, mas muito melhor pqp, aqueles gritos do Arcade é irritante, joguei uma vez só, e fui até a Industrial Area, mas foi só pra conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham, é muito bom essa versão! =D

      Também joguei só uma vez, e vi a tela do "megacd" sim. ^^

      Chegasse a ver como é a abertura US? Parece um robo dublando, sem emoção nenhuma. =/

      Excluir
    2. Não, não cheguei a baixar a americana..

      Excluir
    3. Acabei vendo no youtube a versão em inglês, é horrível mesmo.

      Excluir
    4. Morri no final boss, foi quase, o problema é que a essa altura estou cansado do Final Fight.

      Excluir
  8. Joguei ontem o do GBA... PQP! Sério? Tinha que imitar a pior bosta da versão SNES? Além disso tem o Billy em vez da Poison como no SNES e as músicas me parecem piores. Eu achava que o GBA tinha poder igual ao do SNES, mas parece que eu estava enganado.

    E custava arrumar a tradução, são quinhentas versões e ninguém pensou em corrigir o "former Street Fighter" por "former wrestler"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa do seu novo post aqui, acabei vendo esse seu acima sobre GBA vs SNES.

      É interessante como o GBA consegue algumas proezas, como mesmo em versões tosquinhas roda jogos 3D do Playstation como Kingdom Hearts e Tony Hawk's Pro Skater, porém comparando Donkey Kong Country é nítido que a versão do Snes é melhor. Entre outros jogos de Snes portados para o GBA.

      Excluir
    2. Cara, esses dias vi um vídeo comparativo do DKC! xD

      Uma coisa que descobri vendo o vídeo é que um dos motivos que faz alguns dos jogos de GBA serem mais feios é que a primeira versão do GBA não tinha luz no monitor, dai os devs usavam cores mais fortes para o jogador poder enxergar tudo, e enquanto no GBA original fica muito parecido com o original, num GBA mais moderno ou no emulador deixa o jogo claramente mais feio.

      Já que estamos no assunto, você sabia que a versão do GBA tem "cutscenes" contando a história (que está no manual do jogo do SNES)? Ele também tem uns secrets extras parece, fotos ou algo assim, não me recordo direito.

      Excluir
    3. O GBA original eu tenho, o gráfico pode ser igual o do Ps4, mas com aquela tela não dá pra ver nada, muito ruim mesmo.

      Não sabia não ou não lembrava, eu acho que joguei o DKC no emulador lá nos primórdios, mas talvez eu não tenha ido muito longe para ver, agora fiquei intrigado, eu nunca dei bola pros ports de Snes no GBA, mas agora acho que vou incluí-los nos meus objetivos.

      Excluir
    4. As músicas também são diferentes, não sei se porque a Rare tem algum direito a elas ou se foi mudado para trabalhar melhor com o hardware de áudio mais limitado do GBA.

      Excluir
    5. Mais intrigado ainda. Cadê o composto DK?

      Excluir
    6. Hahahaha, por mim to pronto pra jogar ele. :-P

      Umas semanas atrás fechei o DKC do SNES, nunca tinha fechado 100% jogando sozinho. ^^

      Excluir
    7. 101%?

      Massa a gente pode ir analisando o composto e fazer dele o primeiro transformado para o novo modelo, compacto e mais direto.

      Excluir
    8. Sim, 101%! Consegui boa parte dos bônus de primeira, inclusive o bônus dentro do bônus! Os que complicou mais foram aqueles que precisa dar um salto no escuro...

      De início eu não me toquei no ! no final do nome da fase, mas depois que descobri ficou mais fácil ir completando os que faltavam.

      Ah é, outro detalhe dessa versão GBA que eu li em algum lugar, nessa versão, em algumas fases, tem aqueles barris que vai direto pro final da fase.

      Excluir
    9. No Snes tb tem barril q vai pro final, tem vários secrets.

      Excluir
    10. No primeiro DKC? Eu peguei alguns que pulavam boa parte da fase, mas a fase toda não me recordo.

      Excluir
    11. Acho tem uma naquela fase dos trilhos.

      Excluir
  9. Eu te falei que era igual no snes e que a musica era horrivel.

    Porém o emulador ajuda a piorar, eu posso estar enganado mas acho que o Snes é mais forte, a diferença é que a fita do GBA cabe mais coisa, ou se consegue mais, pois o jogo está com todas as fases, mais personagens, mais inimigos simultaneos e sem slow-down.

    Como falei no GBA é melhor de se jogar, e com as versões Alpha conseguir ir bem.
    Eu derrotei o Abigail tanto com o Alpha Guy como o Alpha Cody, e foi ridiculamente fácil, mas pode ser pelo fato da jogabilidade ser melhor, no GBA eu consegui o metodo, não sei se funcionaria no Snes, portanto fui até a ultima fase com o Alpha Guy, e fechei o jogo com o Alpha Cody. :D

    Tentei com os outros normais, e apanhei como sempre. =/
    Nem vou tentar usar as coisas que liberei como mais vidas e rapid punch para fechar com os outros, estou encerrando essa versão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regular Guy, Regular Cody e Haggar que eu costumo ser melhor, eu nem consigo chegar no Abigail.

      Excluir
    2. Fechei com o Hagar (very easy), alpha Guy (easy 9 vidas), perdi com Guy (normal) e Cody (easy). Vou tentar ainda alpha Guy com 9 vidas no normal e talvez com o regular Guy novamente (desisti no meio do caminho da primeira vez). Uma novidade nessa versão é que a dificuldade realmente muda, diferente das outras versões.

      Excluir
    3. 3 anos depois... xD

      Surpreendentemente consegui fechar com todos no normal quando estava validando o jogo no novo backloggery. Sem o cansaço da série, sem as frustrações de estar descobrindo os problemas do jogo e sem pressão de fechar o jogo acabei conseguindo prosseguir.

      Os não alpha não foi fácil, mesmo setando para 9 vidas, já com os alpha deu para fechar de boa no normal, mesmo sem 9 vidas. Fechei até no very hard com o alpha Cody! Foi com 9 vidas, mas acho que conseguiria até sem, porém acho que usaria quase todos os continues dai.

      Duas estratégias foram fundamentais para eu conseguir, primeiro é que se eu estava começando uma nova fase e estivesse com uma ou duas vidas eu morria de propósito para evitar ter que recomeçar mais pra frente. A outra foi parar quando necessário e usar o auto-save do jogo para prosseguir depois ou no dia seguinte de onde parei. Assim ficou bem menos cansativo.

      Excluir
  10. Rejoguei hoje o FF do MegaCD, fui muito, mas muito mau, eu que tinha ido até o final boss nas configurações padrões, agora morri no Rolento, depois do Alpha esse jogo ficou pior ainda em diversão 1-Player, estou desistindo de ver o final do MegaCD, fica para um revival no futuro.
    Achei legal o Time Attack que tem cenários novos, e é bem mais legal em 2-players.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, também joguei um pouco do GBA hoje, mas parei quando perdi pro Abigail (felizmente salva no GBA onde para). Não desisti ainda só por causa disso.

      Excluir
    2. Eu reparei nisso também, quando acabou a bateria do meu PSP, a bateria pirata desliga direto quando diz que está 60% por exemplo, é bem aleatório, mas felizmente o emulador tinha feito algum save automatico da sram, e quando voltei pro GBA ele disse que tinha um game em andamento. :)

      Cara como falei antes, esse Abigail é fácil, vc pode matá-lo facilmente dando voadeira nele de longe, sempre chutando antes de chegar perto, foi mau se revelei o truque, não sei se queria saber.

      Excluir
    3. Tranquilo. Desisti, cansei muito de final fight. =/

      Excluir
  11. Considerações finais:

    Joguei o Mighty Final Fight e isso me mostrou como cansei de beat'em up no momento, pois o jogo é bem legal por sinal.

    Eu espero que demore um pouquinho para chegar o Final Fight 2. A idéia dos beat'em ups sempre foi em co-op, pena.
    No futuro quando recuperar minha vontade em beats, irei tentar Mighty de novo, o CD no easy ou com mais vidas, e talvez até o One, mas isso é para um futuro não tão próximo.

    ResponderExcluir
  12. Como vou validar os final fights no meu novo backloggery, estou cogitando dar mais uma jogada nos Final Fights (um) do SNES (nada muito sério). Eu dei uma pesquisada na internet, e de acordo com o pouco de info que achei, o Sodom é o boss mais randômico, ou seja, mais difícil de uma estratégia funcionar.

    Já o Abigail Super Sayajin a estratégia é: sempre ficar longe dele, quando ele fica vermelho acertar voadora nele, se ele correr na sua direção sem ficar vermelho usar o especial e enquanto faz isso rezar para que consiga matar os capangas rapidamente. Vou adicionar no post um vídeo do cara que detém o recorde de pontuação no jogo em um site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz todo o sentido, na época do Snes eu sabia vencer o Sodom, mas eu achava que tinha desaprendido de jogar.
      E a estratégia do Abigal é a mesma q sempre usei em toda as versões, porém não deu certo da ultima vez. Na vdd acho que só o especial é q n usava na estratégia.

      Excluir
    2. No FF Guy consegui passar do Abigail! Eu cheguei a por 9 vidas nas opções, mas não mexi na dificuldade (até porque nunca vejo diferença ali). Usei a estratégia e funcionou! Mas tem outro detalhe, você sabia que aqueles cachorros no fundo do cenário dão "coisas"? Olha só: http://streetfighter.wikia.com/wiki/Dogs

      Usando os cachorros consegui estocar as vidas e chegar no Abigail um pouco mais tranqüilo. Eu não sei você, mas acho o FF Guy mais fácil que a outra versão, e pelo que a wiki diz os dogs são mais generosos também, mas se eu tiver saco tento na versão normal.

      Cheguei na fase final e quase cheguei no final duas vezes, perdi ambas e com o continue no início da fase perdi a paciência.

      Excluir
    3. Consegui também na versão normal (Cody). Talvez até seja possível (eu) fechar o jogo, mas toda vez que preciso usar um continue perco a paciência e, ou desisto, ou continuo mas perco o foco. :(

      Não sei se vou tentar mais ainda ou dar por encerrado (de novo xD).

      Excluir
    4. Dogs Waaaaaaatttt??? Não sabia não =O
      Caraca isso ajudaria em muito ^^

      Eu não lembro q vi diferença na dificuldade do Guy, na verdade no Snes joguei muito mais a versão normal.

      Explicando melhor meu status no FF, porque acho q ficou confuso, vários jogos clássicos da LGM, Final Fantasy, Plot
      e Mario, eu iniciei o backloggery como eu não tivesse jogado, lá está no FF como U preso no Abigail, mas eu já fechei mais de uma vez o jogo no Snes, porém lá por volta de 95/96. Por isso dá essa incongruência, vários joguei eu melhorei meu status antigo, mas alguns como FF eu não consegui nem igualar, e o meu backloggery ficou com esse status(da LGM), deve ter mais alguns nessa situação tb.

      Excluir
    5. Contra 3 apesar de não ter aparecido na LGM, eu joguei varias vezes ao longo dos anos, sendo a ultima vez ano passado, e eu nunca mais consegui fechar, feito q fiz lá 199X.
      Dá pra fazer uma lista de jogos que eu acho que não vou conseguir de novo(Demon Crest, Bubsy, Aladdin, Nosferatu, Asterix, ...) de uma época que eu tava embalado.

      Excluir
    6. Entendi. Não sabia / lembrava disso.

      Cheguei no Belger... que saudades do Abigail. xD

      Não me recordo se era assim no arcade, mas quando bato nele ele atira pra cima e as balas caem de volta e me acertam... nem lembro qual estratégia usei, em retrospectiva devia ter pausado o jogo e olhado na internet por alguma estratégia, pois não sei se vou ter paciência para chegar de novo.

      Usei apenas um continue para chegar nele (9 vidas), sendo que deixei me matarem de propósito no início da última fase. Agora que sei a estratégia, consigo passar do Abigail com 3 a 4 vidas. Acho que até duas conseguiria, mas sempre cometo um erro bobo.

      Excluir
    7. lol a dica que vc descobriu do Abigail, eu já tinha escrito logo ali em cima em 2015.

      "
      Duzznake2 de agosto de 2015 19:06
      Cara como falei antes, esse Abigail é fácil, vc pode matá-lo facilmente dando voadeira nele de longe, sempre chutando antes de chegar perto, foi mau se revelei o truque, não sei se queria saber."

      Excluir
    8. Essa parte eu já estava fazendo, o que fez a diferença entre ganhar e perder é ficar usando o especial quando ele não fica vermelho!

      Excluir
  13. Olha só que interessante: https://tcrf.net/Final_Fight_(SNES)

    E complementando: https://tcrf.net/Talk:Final_Fight_(SNES)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "There's a 1-in-16 chance the game will set the easiest setting"
      LOL
      Aí o amigo fecha de boa e vc não entende porque vc só se ferra no jogo. kkkkkk

      Excluir
  14. Eu não acredito... consegui fechar o port do SNES! Verdade que usei a opção de 9 vidas, mas ainda assim, não usei nenhum continue! =D

    Venci o Belger na última vida, tava com o coração na boca já.

    Eu depois de fechar o jogo: https://www.youtube.com/watch?v=H47ow4_Cmk0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "There's a 1-in-16 chance the game will set the easiest setting"
      Isso não sai mais da minha mente, nunca vou saber se vc teve sorte ou não. kkk xD

      Excluir
    2. huahuahuahuhua Pois é, nunca saberei também. xD

      Excluir
    3. Quando eu voltei a jogar o jogo para validar no backloggery kluHyarG eu nem tava com esperanças, mas dai fui pesquisar a estratégia do Abigail e resolvi fazer uma nova tentativa, com isso fui progredindo e nesse meio tempo validando a versão do GBA também.

      Acabei aprendendo e melhorando minhas estratégias, eu uso bem mais o especial agora e acho que consigo manter os inimigos de um lado mais eficientemente do que a 3 anos atrás.

      Mesmo com 9 vidas eu usava muitos continues. Estou curioso para ver como me saio no Arcade agora.

      Excluir
    4. Em tempo, ainda acho que o jogo precisava de um polida melhor na dificuldade.

      Excluir
    5. Fechei com o Haggar e com o Guy também (SNES), e foram em instâncias diferentes, então a chance de ter sido agraciado com a dificuldade fácil nas 3 vezes é bem improvável.

      Cheguei a conclusão que o Haggar é o melhor contra o chefe final, pelo menos na versão do SNES e do GBA me pareceu (sem contar as versões Alpha).

      Excluir
    6. Fechei com o Haggar no FF Guy também, dessa vez sem usar continue, alias, perdi tão pouca vida que poderia ter fechado sem mudar para 9 vidas. É pouca diferença, mas realmente acho mais fácil essa versão.

      Outra coisa que esqueci de comentar antes, se você fecha essa versão sem usar continue, aparece uma telinha com um mini Guy e dizendo "tente o outro modo". Imagino que seja para tentar o hard, mas não sei se aparece algo diferente se fechar no hard. Vou adicionar a screenshot no post.

      Excluir
    7. Correção: Acabei de ver aqui, a tela extra aparece em todos os finais e não tem ligação com continue. O jogo tem "finais diferentes".

      Easy - Shows Haggar and Jessica, then shows a blank screen with the credits scroll on the right side of the screen, then a "try a higher difficulty" message (shown above) with a Haggar sprite running across the screen
      Normal - Shows Haggar and Jessica, then Guy walking away (but no dialogue with Jessica), then a "try a higher difficulty" message with a Guy sprite running across the screen
      Hard - Shows Haggar and Jessica, then Guy walking away, a conversation with Jessica follows, then a "try a higher difficulty" message with Guy, Cody, and Haggar sprites running across the screen
      Expert - Same as above, except the difficulty message is replaced with the Thanks For Playing screen and shows an animation with Guy, Cody, Haggar, and Jessica

      Excluir
  15. Poisé, mas aí a gente volta para aquele tema, de deixar o jogo mais difícil de propósito pra fazer a gente alugar o jogo várias vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu não sei como era os costumes dos gamers japoneses na época para saber se "alugar" era um fator a ser considerado, mas eu acho que é seguro dizer que qualquer problema com o jogo se deve ao jogo ter sido portado em um espaço de tempo curto e que não deu tempo de fazer tudo que eles planejavam.

      Naquele site que mostra as coisas dentro da rom do jogo da pra ver que indícios disso.

      Excluir
  16. Consegui melhorar meu desempenho no Arcade, com o Haggar de 25 para 15 fichas! Conseguiria até melhorar mais, mas fiquei impaciente no final e acabei ativando muitos inimigos ao mesmo tempo na fase final... xD

    Ao mesmo tempo, aumentei minha melhor pontuação de 2.235.364 para 2.381.184.

    Eu ia melhorar com os outros também, até esperei uns dias, mas acabei cansando novamente da série, então acho que vai ficar assim mesmo.

    Em retrospecto, tirando a parte final a partir do Abigail, me parece mais divertido jogar as versões SNES/GBA do que a Arcade, isso para 1 jogador claro.

    ResponderExcluir