domingo, 19 de abril de 2009

LGM - Compostos ativos

Vamos voltar a dezembro de 2008.

Era vespera de decisão na LGM, a minha vontade para com Mario subiu muito naquela semana indo ao máximo, sendo que o motivo já não lembro mais... O composto parecia atraente (e era), mas por trás dos jogos atraentes se escondia muito desapontamento.

Bem, a LGM nos disse que era a vez de Mario e nada podemos fazer contra a sua vontade. Na semana seguinte a vontade já não era aquela máxima, mas ainda muito boa. E com a realização da jogatina 2players, os resultados foram animadores. Então, passado um tempo com Mario Bros. e cia, o composto realmente começa.

Até então não havia reclamações, afinal eram jogos dos primórdios. Mas isso começa a mudar com a chegada de Super Mario Bros.. O primeiro jogo em si até que não causou reações negativas, mas com a chegada de suas versões alternativas All Night Nippon, Vs. e etc, culminando com Super Mario Bros. 2, a paciência começou a saturar. Eventualmente fomos desistindo deles e passando para o seguinte.

Super Mario USA (2 nos EUA) começou tranquilo, mas logo estava irritando, e o pior é que agora eu sabia que aquilo não era Mario... Mas nada mais importava! Era chegada a vez de Super Mario Bros. 3! Agora vai, pensei. Mas ai... de irritação foi para decepção. Sim os gráficos eram muito bons (para NES), o som era quase perfeito (tirando um bug ou outro) e a jogabilidade boa. Mas a falta de save num jogo desses derrubou toda minha expectativa. Passado algum tempo era hora de largar este jogo também e partir para os Lands.

Uau! Para um jogo que não se esperava nada, exceto talvez dor de cabeça, ele se mostrou muito bom. E o melhor, era possível de ser fechado! Claro que o jogo poderia ser melhor, mas para um jogo de NGB (tijolão) era excelente. Depois o caminho obvio era o Land 2, e deve ser tão bom quanto, certo?

Nem tanto, mas ainda assim legal. Diferente do seu perdecessor, ele começa a ficar chato, e quanto mais se joga, mais chato fica, a fase da bolha e a última fase realmente me irritaram.

Ha! Chegou a vez do SNES! Na minha memória Mario is Missing era um jogo legal, e se soubesse Inglês na época acreditava que teria gostado ainda mais. Mas a realidade não era essa, saber o que era "falado" e qual era o objetivo das fases fez com que o jogo perdesse o "brilho". E pior! O jogo foi ficando cada vez mais monotono.

Mario Time's Machine então, vamos fechar logo este e ver o tal do Mario&Wario que usa o mouse! Mas... ugh! É o pior jogo que já joguei! A irritação e monotonia que o jogo causou nunca vou esquecer. E quando pensei que estava livre dessa coisa, eis que descubro que meus esforços foram inuteis... jogo uma segunda vez, dessa vez completo corretamente e Aleluia! Livre afinal. Depois de um dia para se recuperar, Mario & Wario teve sua chance. realmente queria ver o jogo "de mouse". O jogo se mostrou bom, mas sofrendo do mesmo mal de Land2, só que pior! O jogo foi ficando monotono. E o número interminável de levels não ajudou em nada.

A vontade para com Mario finalmente chegou ao fundo! Olhando a lista quilométrica resolvi tomar uma atitude para sobreviver (a vontade xD). É hora de SMRPG! Mas novamente... decepção. Este jogo era a minha expectativa, mas o olho vesgo do Mario foi o sinal de que as coisas não iam acabar bem... cortando a enrolação curti jogar SMRPG a maior parte do tempo, mas esperava mais, só dois momentos foram marcantes, os Power Rangers (uma das pouquissimas piadas engraçadas do jogo) e o chefão secreto (derrepente tudo parecia perfeito, mas no fim tinha-se que voltar a realidade...).

O próximo passo? Plataforma não /*tom quase chorando*/...
Depois de cogitar os jogos de GBA resolvi ver qual é a de Paper Mario. Curiosamente este jogo me agradou mais que SMRPG, mas sempre tem aqueles detalhezinhos para atrapalhar. E o emulador não ajuda muito criando mais detalhezinhos... No meio do jogo comecei a cansar do "padrão" do jogo (objetivo>chefão>princesa), e as side-quests (talvez estaja forçando quando chamo de side-quests) são muito monotonas...

Então antes de largar tudo tentei mais um plataforma, a vontade até melhorou quando constatei o fator save, fechando o jogo e destravando extras também ajudaram. A vontade está baixa, mas pelo menos existe. A limpa feita nos últimos dias na lista também ajuda um pouquinho, mas o composto está morrendo.

Não existe solução perfeita. Temos que conviver com isso. Acho que exagerei "um pouquinho" no texto mas enfim chegamos ao objetivo deste tópico. Eu particularmente já encerrei Zelda, o que ficou pendente ficará para o CronoZelda. E seu tempo na LGM também já acabou. Você tambpem não tem jogado...

Logo é hora de prosseguirmos com esta etapa da LGM e solicitarmos a LGM qual o próximo composto a ser jogado. Zelda se aposenta e Mario fica sendo o segundo composto (como Zelda é atualmente). É possível que jogando outro composto, eventualmente vamos jogando/fechando algum de Mario.

Se isso for aceito, acho que devemos estabelecer um limite. Tipo, depois de fechado (ou encerrado, desistido, etc) tais jogos de Mario pode-se começar o próximo composto.

4 comentários:

  1. Olha o tamanho do post... O_o

    Dos jogos que penso ser pré-requisitos para começar o próximo seria:

    A fase NES (praticamente completada);
    E da fase SNES,
    18. Super Mario Land 2
    19. Mario Clash
    20. Mario is Missing
    21. Mario's Time Machine
    22. Mario & Wario
    26. BS Super Mario Bros. 3
    27. Wrecking Crew '98
    28. Super Mario Bros. Deluxe
    32. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
    (parcialmente completada)

    O restante é mais "forte" e tem condições de ser jogado com outro composto.

    ResponderExcluir
  2. É, acrescentando ao seu texto que é pura verdade, oque sinto agora é um super saturamento do estilo clássico plataforma do Mario. E pensar que tudo corria para um Megaman, quando na semana da LGM surpreendentemente sua vontade com o Mario foi as alturas, ahahahahahha.

    Bom eu acho que como exceção a situação poderia e precisa de um novo composto em andamento, eu não preocupo muito com datas, eu estava esperando conseguir uma certa vantagem no Mario para poder voltar no Zelda, mas a real é que só tem o final do Majora pra mim de verdade e depois eu iria jogar o Cube o outro faltante dá pra considerar como 'preso' no chefe. Mas pode finálizá-lo.

    Eu não entendi os critérios pra escolher os pré-requisitos, mas depois da saturação de Mario eu só consigo pensar em 3 jogos, e por isso não me jogo da ponte, Mario RPG, Paper Mario e Mario 64.
    Mario RPG não é aquela coisa, mas é bom jogar um estilo diferente, e Paper Mario eu quero jogar mais pela fama que ganhou no Cube. Se a lista é de jogos importantes ou destaques, Mario 64 precisa estar presente.

    Hum.. acho que entendi, vc pensou em passar por alguns maçantes senão a gente não joga mais, e os bons são bons. Bom, eu tenho dificuldade com esses maçantes, quando chegar no RPG, Paper e 64 é tranquilo, nessas horas não precisa de outro composto, e ah! o composto não morreu pra mim ainda, eu sempre que dá to avançando no Mario RPG.

    Dessa lista faltaria 2 jogos pra vc, já pra ir pensando ou oraganizando a próxima etapa da 1ª divisão então, só sabendo que terá uma nova 1ªdivisão pode dar uma animada, ehehehe

    ResponderExcluir
  3. Pois é, a ista seria dos maçantes. hehehehe

    Eu não quero falar spoiler, mas em Seasons se você está no chefe que vira dragão então não está no fim do jogo...

    Bem, alista pré-requisito a gente define depois de ter terminado a "limpa" e etc.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a gente precisa ir pensando em fazer a 1ª, não sei se precisa mesmo uma lista, a gente só tem que se compremeter a não abandonar o Mario, com outro composto junto ajudaria a passar pelos maçantes.

    Nossa... tem mais depois do dragão....tá vou ver se passo dessa bagaça.

    ResponderExcluir