Jogos de celular não computados!
* indica versão original
v- indica outra versão
r- indica remake
Considerando que:
NES = Famicon e NES
FDS = Famicon Disk System
SNES = Super Famicon e Super Nintendo
GBA = Game Boy Advance
NDS = Nintendo DS
MSX2 = MSX2
WSC = WonderSwan Color
PSX = PlayStation
PS2 = PlayStation 2
PSP = Portable PlayStation
P$3 = PlayStation 3
Depois da sigla do console vem o país ou continente lançado originalmente:
JP = Japão
US = Estados Unidos
EU = Europa (levado em conta quando for relevante)
Depois dentro de colchetes o nome do país ou continente que teve o lançamento com uma versão igual ou muito próxima da original.
* Final Fantasy I (1987 / NES-JP)[US]
As versões original (JP) e americana são muito similares, as principais diferenças são:
- Cristais substituídos por "orbs";
- Símbolo da "clínica" modificado, na versão JP é uma igreja (claro que faz todo o sentido um médico ressucitar os mortos...)
- Censura na medusa e alterações de alguns mosntros.
r- Final Fantasy (1989 / MSX2-JP)
Algum "loading", pequenas atualizações gráficas e sonoras.
r- Final Fantasy I•II (1994 / NES-JP)
Coleção com FFII, pouquissimas atualizações gráficas. The first game basically borrows almost all of the graphical changes made to the English version (most notably the monsters "Beholder" and "Medusa", which use the altered sprite in subsequent remakes). A typographical error was corrected.
r- Final Fantasy (2000 / WSC-JP)
Gráficos e som refeitos, as batalhas agora ocupam toda tela, além disso houve mudanças no sistema de batalha. Alguns monstros ficaram mais fortes/fracos e se implantou um método de substituir magias na compra.
r- Final Fantasy (2002 / PSX-JP), Final Fantasy I & II Premium Package (2002 / PSX-JP)
Idem ao WSC mas com inclusão de FMVs, galeria de arte e bestiário, além de Modo Easy e Normal.
r- Final Fantasy Origins (2003 / PSX-US)
Idem à FF I&II PP, pesquisa sobre diferenças PENDENTE!
r- Final Fantasy I & II Advance (2004 / GBA-JP)
Atualizações gráficas e sonoras, 4 novas dungeons, pequenas alterações na jogabilidade e bestiário. Habilidade de salvar em qualquer lugar e substituição do esquema original de magias por MP. O jogo também ficou mais fácil.
r- Final Fantasy I & II: Dawn of Souls (2004 / GBA-US)
Idem à anterior, pesquisa sobre diferenças PENDENTE!
r- Final Fantasy Anniversary Edition (2007 / PSP-JP)
Semelhante a versão GBA (mas com melhores gráficos) e com a inclusão de FMVs e galeria de arte da versão PSX e mais uma dungeon nova.
r- Final Fantasy Anniversary Edition (2008 / PSP-US)
Idem à anterior, pesquisa sobre diferenças PENDENTE!
v- Final Fantasy II: Dark Shadow Over Palakia (PROTOTIPO / NES-US)
"We had so very limited memory capacity we could use for each game, and it was never really "translating" but chopping up the information and cramming them back in... [Additionally] our boss had no understanding in putting in extra work for the English version at that time."
Pesquisa sobre diferenças PENDENTE!
Pesquisa sobre diferenças PENDENTE!
r- Final Fantasy I•II (1994 / NES-JP)
Coleção com FFII, pouquissimas atualizações gráficas. Two monster designs were subtly altered.
r- Final Fantasy II (2001 / WSC-JP)
Gráficos e som refeitos. Incluído um botão para correr, mais uma música e botões de atalho no menu. (mais?)
r- Final Fantasy II (2002 / PSX-JP), Final Fantasy I+II Premium Collection (2002 / PSX-JP)
Idem ao falado em FFI e mais: inclusão de Kanjis, tamanho das "palavras" de 4 para 6 (nomes, etc), "item collection" (lista todos os itens conseguidos jogando).
r- Final Fantasy I & II Advance (2004-JP)
Idem ao FFI, mudanças no sistema de batalha e no sistema de desenvolvimento, incluindo eliminação de bug(?"action-cancel"?), remoção de redução de status, e implementação de aumento de HP regular (?).
r- Final Fantasy I & II: Dawn of Souls (2004 / GBA-US)
Idem à anterior, pesquisa sobre diferenças PENDENTE!
r- Final Fantasy Anniversary Edition (2007 / PSP-JP)
Semelhante a versão GBA (mas com melhores gráficos) e com a inclusão de FMVs e galeria de arte da versão PSX e mais duas dungeons, além de mais um chefão e duas novas magias.
r- Final Fantasy Anniversary Edition (2008 / PSP-US)
Idem à anterior, pesquisa sobre diferenças PENDENTE!
r- Final Fantasy III (PROTOTIPO / WSC-JP)
Jogo que foi cancelado no meio de seu desenvolvimento pelo código do jogo original (Famicon) ser muito díficil de recriar para o WSC, seguia o mesmo esquema dos outros FFs feitos para o WonderSwan Color.
r- Final Fantasy III (2006 / NDS-JP)
Atualização dos gráficos (3D) e sons. Inclusão de "alma" aos personagens com a o acréscimo de personalidades e sub-plot próprio para cada um.
r- Final Fantasy III (2006 / NDS-US)
Não há informações... como a Square que pública agora os jogos nos EUA, talvez seja uma versão fiel a japonêsa (antigamente era a Nintendo que publicava).
v- Final Fantasy IV (1991 / SNES-US)
SubPlots, habilidades, itens especiais entre outros foram removidos dos jogo. Plot drasticamente alterado. Diálogo censurado e tradução porca. O jogo ainda foi facilitado.
v- Final Fantasy IV Easytype (1991 / SNES-JP)
Feito com base na versão americana (antes de ser traduzida), teve o plot alterado e o jogo é ainda mais fácil. (Ainda acho que foi uma piada sobre os americanos)
r- Final Fantasy IV (2002 / WSC-JP)
Gráficos e sons melhorados. (mais?)
r- Final Fantasy IV (1997 / PSX-JP), Final Fantasy Collection (1999 / PSX-JP)
Gráficos e sons atualizados levemente, inclusão de FMVs.
r- Final Fantasy IV (2001 / PSX-US)
Além do citado na versão JP, temos algumas inovações para o público americano como a retradução do jogo, mas mantendo algumas características da versão americana do NES, como nomes de pessoas, monstros e locais, além de algumas frases aclamadas pelo público americano. Loads mais rápidos que a versão JP e pequenos bugs corrigidos. Não consegui definir qual a dificuldade do jogo, a americana ou a japonêsa...
r- Final Fantasy IV Advance (2005 / GBA-JP)[US]
Finalmente as coisas parecem entrar no lugar, magias chamadas como no original (nada de Ice1, Ice2 etc) parte (ou toda) censura retirada, 2 novas dungeons, possibilidade de mudar a party, inclusão do chefão do EasyType e mais! Modo "Music Player". Talvez a versão mais parecida entre US/JP. Tradução revisada.
r- Final Fantasy IV (2007 / NDS)
Gráficos (3D) e sons refeitos, diálogos com voz, minigames, algumas alterações na jogabilidade.
r- Final Fantasy V (1998 / PSX-JP), Final Fantasy Collection (1999 / PSX-JP)
FMVs
r- Final Fantasy Anthology (1999 / PSX-US)
Mudança nos nomes, sotaque, e sabe-se lá o que mais...
r- Final Fantasy V Advance (2006 / GBA-JP)
Gráficos levemente melhorados, 4 novos jobs (classes), nova dungeon, novo "super"chefe, bestiário, "Music Player", novos equipamentos.
r- Final Fantasy V Advance (2006 / GBA-US)
Além do mencionado na versão JP, nova tradução com a inclusão de referências a cultura pop americana! Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao... x (
Lá se foi à esperança de um remake com boa tradução...
Lá se foi à esperança de um remake com boa tradução...
Porque essa imagem em alta resolução do SNES transformava praticamente o jogo num porno! ¬¬
Quer mais? Na versão do SNES Holy vitou Pearl! WTF!
v- Final Fantasy III (1994 / SNES-US)
Censura a lá NintendoUS e tradução a lá EUA... só falta o "Shoryuken Power"! Além de tudo há tradução foi feita em 30 dias, então espere muita coisa sem nexo! Nomes totalmente alterados como Sabotenders vira Cactrots. Estupidez do tipo "Rest in peace, my friend..." vira "The World Is Square". As classes ou jobs dos personagens foram removidas. Alguma coisa teve que ser alterada devido ao limite de caracteres (6) Stragus teve que virar Strago por esse motivo.
r- Final Fantasy VI (1999 / PSX-JP), Final Fantasy Collection (1999 / PSX-JP)
FMVs, pequenos acréscimos na intro e ending das batalhas. Correção de bugs e criação de novos. Bestiário e galeria de arte (coll only?)
r- Final Fantasy Anthology (1999 / PSX-US)
Além do citado na versão JP, a tradução continua praticamente igual a SNES-US... com pequenas melhorias como "Vicks" corrigido para "Biggs", "Fenix Down" para "PhoenixDown", Falas de AtmaWeapon descensurado (será?), etc.).
r- Final Fantasy VI Advance (2006 / GBA-JP)
Gráficos atualizados, duas novas dungeons, inclusão de monstro programado anteriomente mas não usado, bestiário e "Music Player", 4 novos espers (summons), 3 novas magias e correção de bugs. Remoção de cena onde personagem morre...
r- Final Fantasy VI Advance (2007 / GBA-US)
Além do citado na versão GBA-JP, alguma melhoria na tradução, mas nada muito profundo...
v- Final Fantasy VII (1997 / PSX-US)
Nomes levemente modificados, 4 novos itens (Desert Rose, Earth Harp, Rising Sun, e Guide Book). Remoção (da possibilidade de uso) da matéria 'Underwater'. Inclusão dos Weapons Emerald e Ruby além da luta com Diamond. Remoção de monstro Test Zero (não comprovado). Mudança na estética do menu e inclusão da opção 'Exchange'. Número de caracteres para nomes aumentado (de 6 para 9). Menos "random battles", dicas em algumas lutas, isto é, jogo facilitado... Indicações de saídas e "pontos de escalada".
v- Final Fantasy VII (1998 / PC-US)
"Smoother graphics and fixed translation and spelling errors, as well as gameplay-related glitches. However, the PC version also suffered from its own bugs, including errors in the display of some full motion videos when rendering in hardware mode on certain graphics chipsets."
v- Final Fantasy VII International (1997 / PSX-JP)
Igual a versão EUA, mas em japonês e com a inclusão de um disco bônus (informação, mapas, etc)
v- Final Fantasy VII - Dirge of Cerberus (2006 / PS2-US)
- Vincent's running speed is 1.2 times faster, and he can perform a double-jump and do ranged and melee attacks in midair. Also, his dive-roll dodge move is supplanted with a dash move.
- Vincent's weapon can be customized to make it lighter, so there is no sluggishness when drawing his weapon.
- Limit Breaks no longer detract from the magic bar; instead, a single-use item can be used to perform the attack.
- "Easy Mode" has been removed, replaced with an "Extra Hard" mode. This new mode includes unlockables such as 40 special missions, a character-model viewer, and artwork and sound galleries.
- Online Multiplayer support was removed due to the poor popularity of PlayOnline in America, and lack of PS2 HDD support in the U.S. Missions from the Multiplayer Mode were reworked into some of the missions that can be unlocked in "Extra Hard" mode, however, this contains none of the additional storyline presented in the Japanese Multiplayer Mode.
- The game retains support for mouse and keyboard peripherals for PC First-person shooter-style gameplay.
v- Final Fantasy VII - Dirge of Cerberus (2008 / PS2-W)
Retains all of the new features incorporated into the North American and European releases, and also includes the cutscenes that were originally only available in the Japanese online Multiplayer Mode.
v- Final Fantasy VIII (1999 / PSX-US)
- Selphie's trademark line was changed from "Ma-mi-mu-me-mo!" to
"Booyaka!"
- The food served at Balamb Garden's cafeteria was changed to hot dogs.
- A few of the monsters, GFs, and battle techniques had minor name
changes between localizations. For example, "Sabotender" became
"Cactaur," Squall's "End of Heart" limit break became "Lion Heart," etc.
- Square added the ability to draw out some GFs from the monsters in
Ultimecia Castle if the player missed certain GFs earlier in the game.
- The game's first timed encounter in the Fire Cave was made easier.
- The USA version also received a much more extensive online helpsystem.
v- Final Fantasy VIII (1999 / PC-US)
Smoother graphics, enhanced audio, and the inclusion of Chocobo World, a minigame starring Boko, a Chocobo featured in one of Final Fantasy VIII's side-quests (disponível anteriormente apenas com o uso do pocket station).
v- Final Fantasy IX (2000 / PSX-US)
Aparentemente as diferenças ficam apenas por conta da tradução.
* Final Fantasy X-2 (2003 / PS2-JP)
* Final Fantasy XI (2002 / PS2-JP)
* Final Fantasy XII (2006 / PS2-JP)
* Final Fantasy XII Revenant Wings (2007 / NDS-JP)
Cansei... é muita coisa!
ResponderExcluirFalta ainda completar e formatar o post, além de resumir algumas coisas.
Podes notar que comecei a usar ctrl-c e ctrl-v depois de um tempo.
A intenção é mostrar que os remakes valem a pena ser jogados, e mesmo jogado em seqüência não haverá problema (embora não ache que vamos jogar em seqüência, como exposto anteriomente no tópico de Alt-FF).
Tenho certeza que vale apena a ser jogado, mas um remake só é legal pois faz tempo que a pessoa jogou, também depende do remake, mas como não vai ser na ordem que eu tava temendo, já vai ser bem melhor.
ResponderExcluirPequenos detalhes que vc colocou aqui sobre os FF que conheço, FF7 e 8, eu nem sabia, bem interessante.
Atualizado lá em cima.
ResponderExcluirAinda falta os jogos mais recentes, mas quanto mais descubro mais chateado fico...
Como você tinha comentado, FFVII tem algumas diferenças, sendo um pouco mais díficil na versão JP.
FFVIII também parece ter sido facilitado um pouco.
Realmente FF7 e FF8 são jogos fáceis, mas sabes que isso os tornou os jogos bem agradáveis de jogar, vc pode focar na história do jogo, nas habilidades, e eu acho super relaxante jogar o FF7 e FF8, bem diferente dos antecessores. Poucas vezes vc precisa treinar pra passar de uma área, oque prejudica na minha opinião são os chefes, nesse caso acabaram ficando fáceis demais, principalmente no final mesmo.
ResponderExcluirHoly shit!! Sexo explicito no FF!! ahahahahaha
Pintar de roxo fez toda a diferença, kkkkk
Por isso que eu digo que a ignorancia é uma bençâo, lembra como eramos felizes quando não sabiamos dessas coisas, é a conspiração.
O easy que coloquei é para indicar que a versão US parece ser mais fácil! hehehehe
ResponderExcluirE nem posso concordar ou discordar com você porque não joguei muitos FFs para dizer a diferença... : (
É que se é em roxo ai tá liberado! huahuahuahuahua
Pois é, por outro lado é bom saber como no caso de Mario USA. Se não você acaba odiando um jogo que na verdade é outro...
Opa, new info sobre FF1.
ResponderExcluirAparentemente a medusa era "topless" na versão JP e obviamente isso foi alterado na versão US.
Vou atualizar lá em cima!
O FAQ de FFIV mostra uma outra realidade, onde o sons do PSX são piorados (downsampled), os do Wonderswan até as musicas bem pioradas por falta de hardware mesmo, os gráficos são mais coloridos mas sofreu cortes, e o SNES sempre com algum truque usa o "Mode7" para voar pelo mapa, esse Mode7 não existe no WSC e nem no PSX, então foi feito um improviso/remendo, que de acordo com o autor ficou ruim e esquisito.
ResponderExcluirNão li todo o FAQ ainda, o do FFIV é bem maior que o do FFI, mas é bem esclarecedor.
PSX já era a alternativa, então GBA fica mais forte ainda no Alt-FF.
ResponderExcluirMas eu joguei primeiro FFIV no PSX então se fosse o caso não teria problemas com esta versão.
Adicionarei depois estas diferenças!