domingo, 14 de junho de 2009

Yoshi's Island Review

Super Mario: Yoshi's Island

obs: Fechei o jogo, mas não peguei todos os secrets (pontuação 100 em todas as fases). Ainda não desisti de conseguir, mas fazer isso é um porre!




Apresentação: 9,5+7,0 (8,25)

- subseção manual:
Bom e bem organizado, tem todas as informações necessárias.

- subseção telas e menu:
A apresentação in game é legal, explica o enredo e tem uma música boa. Já o menu de pausa é meio confuso, demorei a descobrir os itens e que a quantidade não era só 3. A tela de seleção de fase também é meia confusa.


Gráficos: 8,5
Muito bons e bonitos, mas podia ser mais semelhante ao universo Mario. Na neve os gráficos foram um pouco confusos.


Áudio: 6,0+7,5 (6,75)
Efeitos sonoros bons, mas notei ao menos um erro grave, usar um mesmo som para diversas coisas (derrapar e ratos). Músicas são boas, se fosse só pela qualidade, talvez um 8,0... mas há variedade deixa a desejar, principalmente considerando que o jogo já é mais atual. Em especial gostei da música de abertura que combina muito com o enredo e da parte inicial da final, de fato achei que ia ser a música! Épica, mas dai começa a outra parte da música e é só uma música qualquer.


Jogabilidade: 7,25
O controle do Yoshi é bom, mas as variações (helicoptero, submarino, "escavadeira", trem e carro) não tem o melhor dos controles, por vezes é muito sensível. E a pouca visão disponível é um obstaculo constante, principalmente quando o Mario resolve ficar fora da tela, ou quando se tem que adivinhar que tem algo fora do alcance de visão que é fundamental.


Condução: 4,25
Talvez o pior defeito do jogo. Primeiro porque você espera algumas coisas que foram estabelecidas nos jogos anteriores, por exemplo o Yoshi pega um casco vermelho vai soltar chamas, você pode ir e voltar para qualquer lugar da fase, etc. Mas o jogo decidiu que você deve esquecer tudo que sabia e começar de novo.
Depois cada fase oferece algumas opções de caminhos, mas por vezes você tem que adivinhar qual caminho tomar, se pegar o errado, ou na ordem errada, não poderá voltar e assim provavelmente terá que jogar de novo se quiser pegar os "secrets".


Enredo: 7,75
O enredo não é a expetacular, mas tem uma história nova para variar, e é até interessante.


Diversão: 5,0
O jogo te prende, isso é verdade, mas os momentos divertidos mesmo são raros...


Desafio: 6,0
Para passar das fases o desafio até que está equilibrado, mas passar das fases pegando os "secrets" ai é totalmente desregulado. Pelo menos nos primeiros mundos deveria ser razoavelmente tranqüilo. Fora que há fases mais díficeis e depois fases mais fáceis.


Keep Going: 5,75
É ruim, joguei em média 4 fases e continuava no dia seguinte. Um pouco compensado pela vontade de jogar no dia seguinte.


Replay: 3,0
Bem, alguma vontade em passar pegando os "secrets", mas o esforço necessário desanima. Fora isso não tenho vontade de jogar de novo. Seria uma péssima coisa ter este jogo, ele é do tipo para alugar uma vez e deu.


Extras: 9,0
Vários mini-games e locais secretos.


Originalidade: 9,0
Tem um enredo novo, o jogo é diferente de qualquer jogo Mario até então, em todos os aspectos, mas deixa a desejar se comparado aos outros.


16 comentários:

  1. Joguei só um pouquinho, fui até o mundo 2, e achei um pouco desgastante várias fases, mas é a primeira vez que jogo pra valer, achei bem interessante e tudo bem explicado pra começar a jogar, e realmente o caso dos transportes yoshi, wtf, é um pouco frustante, pois é coisa legal que vc não pode usufruir direito.
    Caramba, fechou rápido o jogo. 00

    ResponderExcluir
  2. Cara se você jogou um pouquinho e foi até o mundo 2 já foi longe. Um pouco desgastante? Eu achei muito! Pior ainda tentando pegar todos os secrets! Mas eu parecia hipnotizado pelo jogo... era como um pesadelo.

    "o caso dos transportes yoshi, wtf, é um pouco frustante, pois é coisa legal que vc não pode usufruir direito."
    Sempre que via um power up era "putz... mais um local saco para ir, tentar coletar tudo e, com certeza, vai faltar algo..."

    Não foi rápido que fechei não, teve dias que passei de 4 fases e dias que passei de 8, no total deu mais de uma semana (acho).

    ResponderExcluir
  3. Nos seus comments vc diz muito sobre as mudanças em relação ao World 1, mas não é a toa que esse jogo não é "World 2".
    Eu montei minhas notas, tenho poucas diferenças sobre o jogo, e achei mais agradavel hoje enquanto jogava, tem umas musicas que gostei bastante, os gráficos além de bonitos possuem efeitos bem legais, mas o estilo realmente "não colou".
    Eu achei legal que tem bastante coisa pra fazer no jogo, como extras e pegar tudo, fazendo disso um bom replay, mas o gameplay não empolga pra tanto.
    No final minhas notas ficaram mais altas do que imaginava, fazendo com que o total ficasse maior que o Geral, coisa rara. Ainda não fechei, mas resolvi montar notas e comentar pra não esquecer depois.

    ResponderExcluir
  4. Lembrando que replay não é o número de coisas a fazer após fechar o jogo, mas a vontade de joga-lo de novo.

    Hum, fazer as notas, vai precisar ver a parte final para avaliar todas as músicas, já que tem a música do chefe final. Replay e KG podem ser alterados com a conclusão do jogo também.

    ResponderExcluir
  5. Claro, se eu achar nevessário eu complemento minhas notas.
    Há mais coisas a fazer, como fechar de novo tentando conseguir tudo, esse tipo de coisa sempre implemente o fator replay, ou seja aumenta minha vontade de jogar de novo, isso pra mim é claro.
    Oque tentei passar, é que se o jogo fosse mais empolgante pra mim, o replay teria uma nota bem alta, talvez até um 10. Mas como não é, o replay acaba recebendo uma nota maior, justamente porque mesmo com objetivos a fazer, não tenho tanta vontade em jogar de novo.
    Mas eu fui até o mundo 6, parece ser o ultimo. Ainda não sei.

    ResponderExcluir
  6. Não necessáriamente, as fases extras do Mario & Wario diminui ainda mais a vontade de jogar de novo. Em alguns casos, as exceções, descobrir que ainda tem coisa a fazer é negativo. hehehehe

    ResponderExcluir
  7. Se bem que Mario&Wario é mais e mais Extra que Replay, não precisa jogar de novo, já começa nas fases EX, chega a ser estranho mas não tenho mais acesso as fases normais.

    ResponderExcluir
  8. WTF!?! Mas então o jogo salvou? Ou se você da um reset no emulador volta ao início? Se salva beleza, se não...

    Como tenho mania de querer fechar 100%, saber que tem mais fases, mesmo extras, é um pesadelo! Logo replay fica pior ainda.

    ResponderExcluir
  9. Review adicionado com notas no spoiler, jogo completado e finalizado, 100% nesse jogo dá um belo trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Ah, se resetar o jogo perde-se as fases extras...e começa tudo de novo.

    ResponderExcluir
  11. Hum, volto a falar que certas coisas, mesmo não sendo o World 2, não deveriam ter sido alteradas, pois é o que se espera, como o fogo com casco vermelho.

    "Tendo o jogo ele daria muito replay, há muitos secrets e uma boa dificuldade pra conseguí-los, infelizmente não achei o jogo cativante a ponto de aproveitar todo esse replay."

    De novo, a definição de replay não é o que o jogo oferece, mas a vontade de jogá-lo de novo.

    Ah sim, não notei defeito algum nos gráficos... mas você usa o ZSNES né, talvez por isso.

    ResponderExcluir
  12. Ah sim, isso significa que você vai começar o Mario 64?

    ResponderExcluir
  13. "De novo, a definição de replay não é o que o jogo oferece, mas a vontade de jogá-lo de novo."
    E de novo eu digo que uma coisa leva a outra, se eu tivesse gostado mais do jogo, eu daria 10 de Replay, ter mais coisas a fazer sempre aumenta minha vontade de jogá-lo de novo, em vez de jogar por jogar pra fazer a mesma coisa, se não tivesse coisas secretas a conseguir, o replay cairia drasticamente, e os jogos que tem grande replay sem ter nada novo é porque são aqueles bons mesmo.
    Diferente de vc, não há nenhum caso em que o replay se prejudicaria por ter mais coisas a fazer.
    Ter coisas extras, te dá mais motivos a jogar de novo, essa é minha interpretação. Vc vai me ver escrevendo várias vezes sobre coisas extras/secretas, objetivos novos como fechar 100%, fechar em menos tempo, finais secretos, etc. nos comentários do replay. Não vou estar avaliando as coisas extras e sim que estarão aumentando o replay do jogo.
    Jogos conhecidos como SFII, SMW, os beats como Contra, Final Fight, são jogos viciantes e tem replays altos sem nada extra, pois sempre dá vontade de jogar de novo é uma qualidade dsses jogos.
    Mas um jogo bem chatinho totalmente linear sem nada pra coletar no jogo, tem menos replay que um joguinho tb chatinho que vc pode jogar de novo e tentar pegar 10 moedas secretas. Pra mim é claro. A interpretação do replay cada um tem a sua, como no seu caso que se tiver muitas coisas num jogo chatinho vc talvez daria menos replay ainda.

    Casco vermelho, é sua opinião e eu respeito, mas pra mim isso é não ruim, achei até melhor o fato de ele cuspir fogo quando ingere um monstrinho que é feito de fogo, fez mais sentido. Mas o jogo é totalmente diferente, no caso de se chamar World 2 tb concordaria com vc, mas como não é... apenas penalizo a versão americana mesmo.

    Não vou começar o 64 agora, eu ainda vou dar uma passada no All Stars, mas é a ultima parada, vou tentar fechar o SMB e jogar o SMB3, talvez uma tentativa rápida no SMB-USA, mas aí então eu começo o Mario 64.

    E sim o Zsnes apresentou falhas em várias fases que usavam recursos 3D, normalmente recursos do chip especial, acho que é SuperFX ou algo parecido.
    A tela ficava tremendo ou piscando, bem agoniante. Deve ter acontecido em 4 ou 5 fases, e em alguns pedaços mais.

    ResponderExcluir
  14. Apenas me repeti porque achei estranha sua frase sobre o replay "não achei o jogo cativante a ponto de aproveitar todo esse replay".

    O Yoshi é o mesmo independente do jogo, assim como o Ryu em um jogo "Ryu Mythologis" que não solte hadouken seria incoerente. É por isso que não vejo essa ligação com o nome do jogo, mas com o personagem em si.

    Engraçado, eu não esperava que os emuladores fossem ter diferenças significativas, mas no SNES9X o jogo rodou bem sempre!

    ResponderExcluir
  15. Acho que é pelo chip, eu li, que há outros chips especiais do SNes que o ZSnes simplesmente não roda, e tem que baixar um pacote gráfico lançados por terceiros, como se fosse os plugins.

    Sobre o replay cativante eu quis dizer justamente que se o jogo fosse mais legal(+KG, +Replay,+Diversão) eu daria 10 em replay, só não consegui me expressar direito. Eu acho que na época seria um cartucho que duraria bastante, mas como vc disse na concorrencia de hoje não temos paciencia de jogar mais, mas eu considero se fosse na epoca sem a concorrencia da LGM.

    O Ryu sem hadouken não seria incoerente se fosse antes de ele aprender ou depois de ele desaprender, acho que esse Yoshi não deve ser nem o mesmo, afinal há vários modelos, e nos outros jogos há vários também, não temos aí a certeza, talvez nessa época ele não sabia soltar fogo com cascos vermelhos, mesmo sendo o mesmo. Eu acho mais incoerente os tranformers que o fogo. Eu considerei essas coisas, mas não coloquei muito peso nisso.

    ResponderExcluir
  16. Hum... tendo eu jogado na época, concordo que poderia render por um tempo, mas a sensação é a mesma de hoje, joguinho meia boca.

    ResponderExcluir