domingo, 14 de junho de 2009

Emuladores DreamCast

Segue meu relato com 4 emuladores de DreamCast.

* Chankast (Alpha 25)
* Demul (v0.4.8)
* Makaron (T11 v1.7)
* nullDC (Beta 1.6)

Depois de brigar com todos, baixar bios e tal, estava esperando bastante do Makaron, parecia o melhor (o motivo já não lembro mais), mas vamos aos resultados!

Chankast: Começa bem com os gráficos perfeitos, mas ai vem a tela de conf. o relógio e percebe-se o som bugado, sendo que não há opções para conf. o som. Ok, mas e o jogo? Descobri que só roda por cd... próximo!

Demul: Quando vou testar, dou um Run DC e ele responde com Unable to open''... próximo!

Makaron: Quando vou rodar o programa ele diz "Falha na inicialização do aplicativo devido a configuração lado a lado incorreta. Consulte o log de eventos do aplicativo para obter mais informações." Próximo!

nullDC: Todos os emuladores deviam ter "null" no nome! Esse aqui ainda precisou de uma dll (d3dx9_35.dll). Mas e funcionou? SIM! Os gráficos, fora o logo do DCT estão bons, o som a princípio estava bigado, mas mudei o plugin e deu tudo certo. O controle que foi uma luta, acabei descobrindo que o suporte a joystick não está bom ainda, e para configurar, sempre tem que ser ANTES de rodar o jogo. Mas depois disso tudo finalmente funciona, mas não por muito tempo:



Depois funciona um pouco:



E então a personagem sai da tela, e é isso, não da para prosseguir porque a personagem some, fiquei em dúvida aqui se isso era o jogo ou o emulador, mas aposto no emulador.

Resultado final. Todos REPROVADOS, nenhum está com tudo aceitável... Mas mesmo achando babaquice, ainda vou tentar o Chankast uma última vez usando cd (sei que da para fazer por meio de programa), pois segundo o cara do snesorama é possível jogar o Atelier com ele.

Infelizmente não gostei muito, a príncipio imaginei que pelo menos um rodaria fácil, e mesmo que não perfeito, daria para jogar sem problemas. Ainda mais considerando o que você tinha falado positivamente dos emuladores.

obs: Perdi um tempinho no google tentando fazer funcionar os que deu erro, mas não achei resposta satisfatória.

8 comentários:

  1. Ah sim! Pela segunda foto você percebe que ela também estava testando emuladores! huahuahuahuahuahuhaua

    ResponderExcluir
  2. Po, cara, inadmissível vc não usar o Daemon Tools, antes disse não pode reprovar os emuladores, a maioriados que usam CD precisa de uma programa como esse pra emular um drive virtual, eu uso ele quase todo dia, pra rodar filmes e jogos.
    O Chankast sempre foi o melhor, rodava Shen Mue sem bugs (mes meu Pc finalizava ele randomicamente), mas esse nullDC prometia, eu ouvi várias coisas boas dele.

    Eu só fiquei abismado de vc testar a versão ALpha 25 a mesmíssima versão que eu usava anos atrás, não lançaram nada novo.... =/ Que b-o-s-t-a-! Ainda está aqui nos meus backups.

    Não perde tempo gravando jogos em CD, baixa o DAEMON Tools Lite, é bem pequeno, é o que todo mundo usa, e serve pra qualquer simulação de CD/DVD/HD-DVD que precisar.

    ResponderExcluir
  3. Para mim é essêncial o emulador ter suporte aos arquivos, portanto reprovo sim. Obs: Eu tenho o Daemon aqui.

    O Chankast se não me engano morreu (o projeto). O nullDC está vivo, não faz muito tempo saiu essa versão que baixei. Alguns jogos devem funcionar perfeitamente.

    Acontece que o HD está ficando lotado (o do note, o do pc já está), para ganhar algum tempo é melhor gravar o jogo mesmo.

    ResponderExcluir
  4. "Para mim é essêncial o emulador ter suporte aos arquivos, portanto reprovo sim"
    Hahaha, cê que sabe, o pricinpal é funcionar.
    Há uma explicação pra isso, e a maioria começou com suporte só a mídias, quando são vg de CD/DVD, mas isso não importa.

    Eu cheguei a ter uma versão do Chankast que outros (?) a melhoraram era EX alguma coisa.
    Tudo bem que pode ter sido apenas uma incompatibilidade com o jogo que vc colocou mas tomara que continuem trabalhando nele, aliàs nem sei se precisa, meu PC que era ruim, o Chankast rodou tudo que coloquei nele.
    E falando em HD, to pensando em comprar outro, pois não tenho mais espaço, até dá pra liberar bastante coisa, mas to querendo baixar os DVD do DBZ em japones e é 20GB.

    ResponderExcluir
  5. Afinal que jogo é esse mesmo?
    Vc disse que queria testar com Atelier...
    seria o Atelier Iris ?

    ResponderExcluir
  6. Começando pelo fim, o nome do jogo é Marie & Elie no Atelier, ou Atelier Marie & Elie. É um remake de dois jogos anteriores, acho que tem para outras plataformas também.

    Segue abaixo dicas de configuração e a lista de compatibilidade do nullDC (o melhor até agora).

    http://forum.clubedohardware.com.br/emulando-dreamcast-nulldc/
    602319?s=ee12ace20204c4b5fd0f5f3f914a8ae7&
    http://forums.ngemu.com/nulldc-discussion/
    87869-nulldc-v1-0-0-beta-1-compatibility-list-3.html

    Testei o Chanckast com o Daemon e ele disse que o não havia cd inserido... (o drive está conf. corretamente e eu coloquei o cd no daemon).

    Estou pensando em comprar um hd também, parece que minha placa tem suporte a sata. então só preciso comprar um adaptador para fonte e ver se poderei usar com o W98 ou instalar outro SO no HD novo.

    ResponderExcluir
  7. Ah agora lembrei desse jogo (do nome).

    "...e ele disse que o não havia cd inserido..."
    bah que saco.

    Que bom que aceita Sata, não deve ser bom comprar HDs antigos com IDE, além do limite de conexões. Win98 no Sata, acho que não há problema.

    ResponderExcluir
  8. Mais um ponto contra pro Chankast, provavelmente ele não se entende com o Vista.

    Parece que depende mais da placa do que qualquer outra coisa, a modelos que reconhecem, outros precisam de uma gambiarra e outros que não tem como instalar o W98. Mas posso deixar o Windows98 no HD velho e no novo instalar outro SO.

    ResponderExcluir