domingo, 14 de junho de 2009

SMB.4: Super Mario World Review

Super Mario Bros. 4: Super Mario World

Fatos:

* Primeiro Mario plataforma com save.
* Primeiro Mario com áudio nas telas iniciais.


Apresentação: 8,5+9,0 (8,75)

- subseção manual:
O manual é ótimo, com muitas informações e organizado. Mas há pelo menos uma informação errada (pois é possível revisitar castelos e fortalezas pressionando L e R, se não me engano). Também, um pouco mais de informação sobre o Mario seria legal, já que pode haver jogadores novos.

- subseção telas e menus:
Tela inicial boa, demostrando o jogo e mantendo o "esquema" das telas de Mario, e a inclusão de áudio pela primeira vez. No início do jogo finalmente algo do enredo é comentado.


Gráficos: 9,0

Os gráfico são muito bons, independente de console ou sua capacidade. Entretanto alguns detalhes, como o Luigi, ficaram devendo. Na verdade se considerar o plot de Yoshi's Island, como são gemêos, o Luigi fica mais aceitável.


Som: 9,0~9,3

Trilha sonora excelente, mas não a melhor do SNES. Efeitos sonóros muito bons, mas percebi falhas (quando muitos sons simultâneos são requisitados (emulador? ainda irei conferir no SNES).


Jogabilidade: 9,5

Ótima, ainda mais se comparar com os antecessores.


Enredo: 6,0

Fraco, há menção a diversos "acontecimentos", mas não da para saber do que se trata. Além disso segue a mesma história padrão de Mario (princesa capturada).


Condução: 10

Ótima, apesar desse tipo de jogo não necessitar normalmente de condução, em SMW você é conduzido a prosseguir por diversos caminhos e recebe dicas que o ajudam. Além disso há a liberdade de escolher o caminho até a última fase.


Diversão: 9,75

Há pelo menos 15 anos jogo SMW e ainda é divertido! Exceto a "Tubular". x D


Desafio: 9,5

Muito bom mesmo, a dificuldade vai aumentando progressivamente assim como a habilidade do jogador.


Keep Going: 9,0

A morte em algumas fases (como a Tubular) prejudica um pouquinho, mas de resto é muito bom.


Replay: 9,5

Há pelo menos 15 anos eu jogo SMW... será que o Replay é bom? A muita coisa a se liberar e mesmo depois disso pode-se jogar fechando por rotas diferentes.


Extras: 8,0

Música tema de SMB. escondida. Luas escondidas. Moedas Koopas. Mas fora isso foi meio que um retrocesso já que SMB.3 tinha mini-games variados.


Originalidade: 8,5

Apesar de ser uma evolução da série, isto é, tem o esqueleto formado por SMB. e os orgãos de SMB.3, também inovou o gênero.

4 comentários:

  1. Quanto ao Enredo, lendo o Manual eu achei aceitável pro Mario, quanto ao L e R é mais um 'truque', o manual não estava errado, é uma palavra forte essa, eu só li isso depois de fechar o jogo, não lembrava mais.

    ResponderExcluir
  2. É, tem gente que acha aceitável o SMRPG, eu não. : P huahuahuahuaua

    Além da repetição da história (terceira vez que a princesa é capturada), minha maior bronca é com os eventos mencionados não explicados, como que diabos quer dizer, "as sinfonias de Lud Wig Von Koopa acabaram", que sinfonias? Não tinha fases com músicas especiais no "mundo" dele. Se foi só uma piada, foi idiota e 9 em 10 jogadores não iriam entender.

    Concordo que para Mario era o suficiente, mas não posso dar melhor nota considerando que tem muitos jogos do mesmo gênero com um enredo muito superior. Mas posso ter sido muito duro mesmo, vou promove-lo para 6 então.

    O manual não pode dizer que não da para fazer algo que da. A menos que o código fosse de game genie.

    ResponderExcluir
  3. É como se o manual do Rock'n Roll Racing estivesse errado pois disse que tinha apenas 5 corredores, mas ele não contou o Olaf, sei lá, a minha interpretação pra esses truques muito comuns no Snes é diferente.
    Eu acho que se o manual disesse que se apertar LR pra entrar no castelo não faria sentido, e teoricamente ele está certo pois se vc tentar entrar na fase, não dá. Bom, não alimentar essa discução, tanto faz isso pra mim.

    Quanto ao enredo, quando vc disse que não entendeu eu estranhei pois no manual está tudo certinho quanto à bizarra história do jogo. Agora quanto essas frases, é mais comédia mesmo, o enredo in-game ainda é muito pobre no Mario até agora. Pra mim era uma piada atrás da outra mesmo nesses textos, hehehe, que aliás é a primeira vez que eu leio, hehehe

    ResponderExcluir
  4. Não estou dizendo que era para dizer que era possível acessar os castelos por meio de LR, estou dizendo que ele não deveria dizer que não dava para acessar os castelos. Poderia estar escrito assim: "Com o botão B você pode acessar todas fases e castelos e re-acessar as fases normais."

    É como eu falei, se era piada, achei mal feitas.

    ResponderExcluir