quarta-feira, 3 de junho de 2009

Emulação de Super Nintendo

Eu resolvi baixar uma versão mais nova pra meu ZSNES, antes dee encarar SMW e SMAS.
E então comecei a ler e querer achar info sobre a emulação, ou melhor, sobre jogar no emulador o mais fiel possível do original, acho interessante pra gente.
É difícil achar coisas sobre isso, mas tinha achado uma página mostrando comparações do Atari2600 com o emulador, onde é o caso mais notável em que a emulação não representa toda a qua... hã... obscuridade da época. rsrs Mas mostrando que emuladores de Atari implementaram filtros para resolver isso, uma opção dessa é o famoso Scaline, que sempre achei inútil, feio e bobo. Mas as coisas mudaram.

Parecece que em certas resoluções e monitores o scanline fica muito bem e deixa o jogo bem parecido com o que jogavámos. Acho que devíamos tentar jogar o mais próximo do real possível, então eu consegui achar algumas informações e fiz testes. As configurações que vou citar é para monitores LCD que é o nosso caso, e são os menos fiéis pois fica mais bonito que o real.

Como eu acho que vc joga no note e seu PC tb usa LCD, não há problema, há e isso se vc estiver usando o ZSNES, se for o SNES9X, tem que ver se tem essas configs.

*Resolução do PC: Não importa, seria muito trabalhoso ficar o PC todo pra isso, o ZSnes faz a transição de resoluções normalente sem causar danos.
*Resolução Emu: 640x480 D R F
É a menor que dê pra usar filtros, se usar a original do SNES não há filtros, e o LCD deixa 3 ou 4 vezes mais definido.
D é que pode usar filtros; R é porquê mantém o esquema 8:7, essencial numa tela Wide, não deixa esticar e fica bom; F é Fullscreen.
*Scanline, 25% ou 50%.
Full ou 100% achei que fica demais, é incrivel como se vc usar outras resoluções esse scanline fica ruim, mas sem o scanline não é um Super Nintendo. Eu inclusive li na internet que é fundamental para jogos 2D e vários jogos usam o scanline para fazer efeitos no jogo, quem sem ele, se perde, achei exemplos de vários jogos como Mario, Megaman e Choro Trigger, além do próprio Atari e Fliperamas antigos que fazem muita diferença, vou achar a imagem.
Essa é a imagem do Atari, é o cenário do Enduro, num emulador ficam barras de cores diferentes perdendo o efeito de pôr do sol, no original à direita, no final tem a foto inteira.

Eu vou usar 25% que combina com todos os jogos que testei.
*VSync ON.
Essa opção é ótima, principalmente pra mim que usa HDTV, ela tirou os problemas que tava tendo no NES, que droga que só agora descobri isso.
*Interpolated ON.
Essa é a mais importante, nota-se a diferença na hora, alguns na internet indagaram, porquê vou querer o jogo com imagem pior? Bom, simplesmente é o jogo como ele é!
*Outros filtros de vídeo OFF
Obs: Se a gente não usasse LCD, tem uma opção própria pra simular uma TV comum, que pe o NTSC Mode, que fica medonho numa LCD.

-Som
Stereo ON
Rate: 32000HZ
Volume: 100%
Interpolation = Gaussian, é o real do SNES.
Surround OFF, pois os jogos Surround do SNES rodam normalmente, essa opção é pra criar Surround em jogos que não são.

É isso que eu descobri, e achei bem parecido, o problema é o tamanho da minha TV que faz perceptível ser um Emulador, mas se a gente usar essas configs vai dar pra ter análises mais reais, e uma coisa que percebi é que dá pra diferenciar os gráficos dos jogos, que antes pareciam "iguais".

Filtros:
2xSAI, bonitinho não-real do Snes.


Interpolation, mas sem scanlines, ainda não fica como no original.


NTSC filter, o jogo na "TV real". Só para monitores CRT.



Enduro - Atari2600
Aqui a diferença de muita definição e falta do scanline, a parte toda verde não faz júz a versão do Atari, e o efeito que eu lembro do carro brilhando, também se perdeu.


Pac-Man
No PAC, mais uma vez scalines fazem diferença, o jogo parece muito tosquinho com barras ao estilo DOS, e veja o efeito do fantasma que acontece em alguns jogos, isso some numa imagem limpa. Veja o efeito na barra verde embaixo da tela, isso é o Atari2600.


Outros sintomas são o de movimento, que pode ser feito com o efeito do fantasminha do pac-man, usados no NES também, acaba sendo invisivel, no Megaman 7 efeitos de sombra, e na maioria são, brilho, reflexos, textura e "noise" que não entendi oque é.

"Noise. A television transmission is sent via RF, so a natural amount of noise is introduced into the image... this is hard to see in a normal TV broadcast, but the large, flat areas of color in a videogame will exhibit slight vibration."

16 comentários:

  1. Legal, mas eu uso o SNES9X sim. x D

    Mas verei se ele tem opções parecidas.

    ResponderExcluir
  2. Eu tentei pesquisar, se o Snes9X conseguia deixar mais fiel que o ZSNES, mas não achei nada, só se discutem esse assuntos no fóruns de ZSNES, mas achei um Emulador exclusivo de Macintosh lançado esse ano, feito somente para deixar o mais real possível do SNES verdadeiro.

    ResponderExcluir
  3. Inlcui fotos e infos.
    Como eu estou na UFSC é engraçado como aqui é dificil perceber as diferenças nessas fotos pequenas, aumentando dá pra ver bem, mas se estiver vendo numa LCD não muito pequena, a diferença é facilmente percebida.

    ResponderExcluir
  4. Estou no trabalho (monitor CRT), então não deu pra ver muito bem as diferenças, exceto no Atari. Mas é muito interessante tudo isso. Em casa verei melhor e dai comento novamente.

    ResponderExcluir
  5. Pra ver num CRT, tem que clicar na foto pra ver no tamanho "grande", aí dá pra ter noção.
    Principalmente nas fotos do Chrono.

    ResponderExcluir
  6. Hum, no SNES9X tem a opção scanlines, mas não tem opção de porcentagem. Ficou semelhante ao 25% do ZSNES, pelo menos no rápido teste que fiz em SM - Yoshi's Island.

    ResponderExcluir
  7. Joguei um pouco ontem com o scanline no SNES9x e confesso que foi bem agradável, exceto o fato de não conseguir passsar de um chefe... como eu consegui a 10 anos atrás e hoje não? : S

    Bem, de qualquer maneira manterei este filtro ativo.

    ResponderExcluir
  8. Oque mais fez diferença foi o Interpolation, é uma pena se não tiver.

    Eu comecei o World, a opção Interpolation até traz a tona os defeitos do hardware ou jogo do Snes, quando pego a estrela dá um slow-down com muitos inimigos, eu lembro disso na fita.
    Mas oque me encomoda é o meu direcional, é a única parte ruim do meu joystick.

    ResponderExcluir
  9. Terei que rever lá, mas acho que só tinha o scanline. Ah sim, tinha um tv mode também, mas não lembro como era. As outras opções eram bem diferentes (eu acho).

    Lembro desse slow também.
    Eu queria ter um daqueles controle de SNES adaptados para USB. : )

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que é essa opção mesmo, eu lique essa não é o filtro NTSC, e pelo código de ativação, para que tem o interpolate.

    -y, -interpolate
    Enables 'TV mode', hires support, 16-bit internal rendering and transparency effects. TV mode scales the SNES image by x2 by inserting an extra blended pixel between each SNES pixel and 80% brightness 'scan-lines' between each horizontal line. The result looks very nice but needs a fast machine. Use with the full-screen X mode and a 15 or 16 depth X server, or the SVGA port for fastest operation.

    ResponderExcluir
  11. No mesmo site que achei o exemplo dos Chrono Trigger, também tem sobre o Snes9X, com as imagens, ali parece que o scaline fica os 100% do ZSnes, é acho bastente.

    http://www.fantasyanime.com/emuhelp/emuhelp_snes9x.htm

    ResponderExcluir
  12. Realmente ficou bem scanlineado... eu ainda vou testar, mas pela foto fico com o scan. Ah sim, o som (alguns efeitos sonoros) em SMW é levemente melhor, mas ainda assim não é o SNES. : (

    ResponderExcluir
  13. Não entendi oque vc quis dizer quanto ao som.

    Se vc tá falando que esperava mais do som do jogo, é porque foi o primeiro jogo do SNES, ainda sem nenhum chip especial de som que os seguintes jogos possuem, por isso ficaram tão marcados.

    ResponderExcluir
  14. Não, para mim, o som do SMW do SNES está perfeito!

    Estou falando do som dos emuladores, as músicas não notei diferença dos emus vs SNES, mas nos efeitos sonoros sim. Sendo que o ZSNES é um pouco melhor, mas ainda assim não é a mesma coisa que o SNES. Isso vendo só SMW.

    Eu fui olhar o SNES9x e eu testei o Tv Mode e não o Scanline! Então te digo que pelo menos rodando um e depois outro, SMW2 ficou igual no scan25% do ZSnes e no Tv Mode do SNES9x. Imagino agora qual o scanline do SNES9x terá de equivalência com o ZSNES...

    ResponderExcluir
  15. Parece que o TV Mode do Snes9X tem Scanline embutido.

    Será q esses efeitos não é do Snes9X, ou de seu PC? Tipo aqui é igualzinho, mas às vezes dá umas falhas de emulação, só que eu jogo no Mini-System então o efeito de Stereo e Surround é muito bom por causa das caixas de som.
    Mas pode ser que vc tenha lembrança de detalhes melhores que eu.

    ResponderExcluir
  16. Não, já falei que no ZSNES também não fica igual. Não faz muito tempo que joguei o jogo no SNES.

    ResponderExcluir