Se preferir, visualize por aqui e aqui.
Não se choque com algumas notas até ler as explicações. Revi o conceito dos extras e acredito que mesmo antigo, um jogo que tem pouquissimos extras não pode ter 10, por isso noves e oitos. Fui mais rigoroso que estava sendo até então (acho).
Explicações
Super Mario Bros.
Apresentação não tem música, nem efeitos sonoros. É bem pequena, sem história, mas mostra o jogo.
Os gráficos no geral são bons, mas alguns detalhes deixam a desejar. O manual é bom.
O audio é bom, mas nas telas antes do jogo é inexistente. Dentro do jogo faltou mais uma ou duas músicas (tem a FaseNormal, FaseAgua, Caverna, Castelo, GameOver e Fim), pessoalmente uma música alternativa para fases já seria muito bom. Os efeitos sonoros "in-game" são ótimos.
Jogabilidade é boa, mas tem alguns problemas no sistema de detecção de "hits", onde o Mario tem que acertar o pixel exato dos inimigos, mas os inimigos podem acertar qualquer pixel do Mario.
Pela condução há caminhos alternativos disponíveis, como canos e pés-de-feijão, além dos outros canos que levão para outras fases.No caminho normal, não há obstaculos que causem confusão ou melhor, que faça o jogador se perder.
O enredo é simples e poderia ser interessante se trabalhado um pouco no jogo, mas o tipo de jogo não exige muito. Faltou explicar alguns detalhes da história, como porque o Koopa quer todo mundo transformado em pedra.
Diversão muito alta, exceto em um ou outro momento do jogo.
Desafio quase na medida, o tamanho do jogo é bom, já que não há sistema de save ou password e a dificuldade cresce concistentemente.
Keep Going é bom, com o tempo cai um pouco e volta a crescer quando as últimas fases são dominadas.
Replay é bom, depois de fechar ainda se tem vontade de jogar. Pode-se percorrer um caminho alternativo para fechar novamente o jogo.
Não tem muitos extras, pequenas coisas escondidas poderiam ser consideradas além do Minus World.
Pela originalidade teve seus antecessores, mas ainda assim foi muito inovador.
All Night Nippon Super Mario Bros.
A apresentação é a mesma do Super Mario Bros., por este fato, perde um pouquinho.
Gráficos um pouco melhores que Super Mario Bros..
O audio igual ao seu antecessor.
Jogabilidade um pouco melhor, e foi incluida diferenças entre Mario e Luigi.
Condução até onde fui é igual a de SMB.
Enredo, como é um jogo promocional, fica díficil avaliar. Considero algo próximo ao SMB.
Diversão exatamente a mesma de SMB.
Desafio caiu, no level 5 já fica bem complicado.
Keep Going também é identico ao de SMB.
Replay, levemente menor, devido a dificuldade desregulada.
Extras, mesmos de SMB., mas com a possibilidade de jogar com o Luigi (características diferentes) e personagens da rádio.
Originalidade, como é meio que uma paródia e ainda teve algumas diferenças, acho que ainda é boa.
Super Mario Bros. 2
Apresentação muito semelhante a SMB., mas pelo menos é útil, mostrando o perigo do poison mushroom. Fora isso nada de novo. A única coisa realmente ruim é a, ainda, falta de som.
Gráficos melhores ou iguais a All Night, mas as cores foram melhores selecionadas se comparado com SMB..
Novamente o mesmo audio. Aqui faltou pelo menos umas músicas diferentes exclusivas. Deve em algo novo!
Jogabilidade próxima a de All Night. Tive a impressão que escorregam um pouco mais aqui.
Condução pior, pois há diversas armadilhas no jogo e você não recebe nenhum aviso da existência delas.
Enredo... o mesmo. De novo?
A diversão é boa, sendo um pouco prejudicada pela dificuldade. Mas também é a dificuldade o charme do jogo.
Desafio, muito díficil. E, as vezes, não pelas razões corretas. Entretanto isso é um pouquinho amenizado já que foi feito para quem já fechou o SMB.. “Nobody fuck with this game”.
Keep Going similar aos anteriores, surpreendente bom.
Extras iguais aos de All Night
Pela originalidade, basicamente pega SMB. + All Night + VsSMB. e adiciona dificuldade e temos SMB.2. Por outro lado segue uma fórmula que deu certo, não da para reclamar disso.
SMB2-USA
Na apresentação, título e telas boas, e com música! Mas a história não é abordada, e não tem o tradicional demo. Manual bom.
Gráficos bons, mas as vezes as cores ficam meio confusas (muito verde por exemplo, quando se joga com o Luigi).
Músicas boas, mas pouco variado (FaseNormal, Caverna, Seleção de personagem, chefe, Game Over e provavelmente final), e efeitos sonoros bons, mas baseados no SMB. anterior. Enjoa depois de muito tempo.
Para um Mario ela é estranha, mas não chega a ser ruim. Podia ser melhor.
A condução podia ser melhor. As vezes o jogo fica confuso para onde ir, em que direção seguir.
Enredo no estilo WTF.
Diversão é boa, mas longe dos outros marios.
Desafio é mais díficil do que necessário, especialmente nas fases "quase inicias".
Keep Going ruim, cada morte nesse jogo parece ter um impacto pior do que nos anteriores. A motivação fica em baixa também.
Replay baixíssimo não da vontade de jogar de novo a curto prazo, mas pode-se tentar fechar com outros personagens.
Extras, são 4 personagens, itens escondidos, tem o mini-game caça niquel.
Sobre a originalidade, o jogo é um hack do Doki doki... tem algumas coisas novas mas ainda assim...
Kaettekita Mario Bros.
Apresentação surpreendente, muito diferente do que vimos até então. É os CGs da época!
Gráficos muito bons, exceto os do Mario e Luigi que ainda são bem inferiores ao de MB. e SMB.3, mas ainda assim são bons.
No audio, os efeitos sonoros clássicos, músicas boas com qualidade excepcional, mas ficou faltando mais alguma música e derrepente algo mais mario.
A jogabilidade é ótima, mas quando se pula na borda de uma plataforma, Mario passa como se fosse fantasma (e é um espaço considerável de plataforma), um erro considerável.
Condução, normalmente se sabe o que fazer, caracterizando uma boa condução, mas o jogo do jeito que é não exige muito da categoria.
Não posso avaliar o enredo...
Diversão muito boa, em especial no modo 2P, mesmo sendo um jogo simples.
Desafio tem bom equilibrio, mas ainda podia ser um pouquinho melhor.
Keep Going muito alto, ainda melhor que o original devido a melhor jogabilidade.
Replay também alto. É um jogo que volta e meia se tem uma vontade de jogar.
Extras com cenas animadas, ranking personalizado, caça-niquel. Muito bom.
Pela originalidade, não é só mais um port, tendo melhorias e consideráveis novidades.
Super Mario Bros. 3
Manual com imagens repetidas. Apresentação ainda sem som e sem história.
Tá certo, eu lembro que a gente definiou os extras desse jeito mesmo, no NES basta possuir que já pode levar uma nota boa.
ResponderExcluirExplicações adicionadas. Se notar algo que pareça fora do que foi definido para cada categoria, avise.
ResponderExcluirNa real, o esquema do Replay seria, tendo qualquer coisa já seria dado uma nota "muito boa" em jogos antigos, o que fiz foi dar uma nota "boa".
Extra vc quis dizer.
ResponderExcluirSim sim, também concordo que 10 pra aquele "joguinho" super simples do Zelda é um pouco demais.
SMB
"Pela originalidade teve seus antecessores, mas ainda assim foi muito inovador."
Como assim?
Pensando bem, 9,4 ainda é muito alto. Agora ele tem a vantagem de você acessa-lo (o joguinho) quando quer, diferente da maior parte dos extras dos outros jogos.
ResponderExcluirExistiram jogos plataforma antes de SMB. e eu não sei ao certo quão bons eles eram, mas existiram. Mas ainda assim, SMB. inovou bastante, sendo que não existia (ou pelo menos não era conhecido) um jogo como SMB.
Inclui uma tabela com as suas notas, mas só achei três... Dei permissão para você poder editar se quiser, podes adicionar comentarios no post também se sentir necessidade.
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