quarta-feira, 20 de maio de 2009

PC em 220V

Finalmente tomei coragem e removi o parasita do meu PC, aquele que cada vez que eu usava o computador, o envenenava mais um pouquinho... Isso ocorreu neste Domingo (17/05).

Mas como algo sempre tem que dar errado... depois de olhar monitor, impressora, modem, e mudar a chave do PC para 220V, esqueço de verificar as caixas de som, o item de maior probabilidade de dar problema e eu sabia disso. Já imaginas o que ocorreu não é? hehehehehehe

Tirando esta lamentável baixa, o PC está bem, e o parasita foi guardado para ser usado como transformador. Alias, o boot do PC ficou até um pouco mais rápido! Não foi muito, mas isso é visivel, já que sempre pude cancelar a verificação de boot do AVG, mas agora ele já carrega tudo tão rápido que antes de aparecer a tela de cancelar ele já carregou o bixo. : )

O que motivou a remoção do meu estabilizador esta aqui:
http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3337480&postcount=11

É um post com uma relação de links "quentes", mostrando todas as opiniões e verdades sobre os estabilizadores... e sim eu li tudo! Durante um mês, no final de 2008, estudei esses links.

Eu até tentei procurar por alguma proteção para o PC, mas o que se tem de fácil acesso aqui no Brasil para 220V é tudo fraquinho... Acabei comprando uma régua de proteção mais pelo número de tomadas do que pela proteção que ela daria.

3 comentários:

  1. Nossa, eu cliquei no primeiro link do link que vc colocou, e de lá há vários links possui um enorme conteúdo, eu li toda a explicação do Feller pensando que era o conteúdo, mas era só o começo, mas muito legal, é muito interessante deixar de ser ignorante nos assuntos que nos rodeia, assim como foi quando pesquisei pra comprar meu PC, já to escrevendo aqui agora pois vi que vai demorar alguns dias e muitas horas para "ler" os links.
    Já gostei de ver que logo de cara ele cita a minha fonte Zalman, ao mesmo tempo ele cita todos os sintomas do meu velho estabilizador, logo depois vão falar das TVs num estabilizador que tb é meu caso.
    Tem 2 problemas na retirada do bendito, um é o número de tomadas que usamos em exceção, eu que o diga, e outra é a falta de aterramento.

    ResponderExcluir
  2. Putz não queria perder a aula hoje de manhã, terça não teve onibus, semana passada machuquei o pé, e agora perdi essa.
    Enfim, ontem eu vim pro Lab pra ver se estudava um pouco de Teoria, mas acabei lendo essa parada dos estabilizadores, acho que fiquei umas 4 horas lendo, e só o primeiro link do link, pois tem 50 página naquele tópico, hahaha e nas páginas seguintes continua interessante, acada dúvida que postam é mais uma resposta longa com vários links, eu li até a página 15, mas parei além de estar de noite, eles começaram a falar mais sobre aterramento e isso não me interessa.
    Eles tem colocações fortes mas ainda tenho dúvidas, eu ainda vou ler mais antes de tirar a minha tartaruga, oque mais me preocupa é que ainda tenho a sensação de o estabilizador estar sofrendo no lugar da minha fonte, ou seja a vida útil parece se preservar já que os estabilizadores ficam no pelotão de frente trabalhando com as diferenças e irregularidades da ondas, é só isso que ainda procuro nessa teoria. Outra coisa é identificar bem que tipo de estabilizador temos em casa. Pro PC já me convenci que minha Zalman aguenta tranquilo qualquer coisa, só me preocupo com a TV e os videogames, tirar o estabilizador pra botar um transformador de 220V ainda não me parece ser mais seguro.

    ResponderExcluir
  3. Por isso falei que fiquei lendo um mês! xD

    Sobre os dois problemas:

    1 - O número de tomadas é facilmente reolvido com o uso de uma regua de proteção, se reparar nos vídeos do avgn é o que ele usa (e as de lá realmente protegem). É o que estou usando no PC.

    2 - a falta de aterramento é um problema com ou sem estabilizador. Esse negócio que estabilizador protege contra raios é mito.

    O estabilizador sofrendo no lugar da fonte? Na verdade ele esta torturando sua fonte. Se você ainda não leu sobre isso acredito que em breve lerá.

    A TV é (deve ser, 99%) bivolt, então não tem problemas, ela pode sair do estabilizador sem problemas (quanto antes melhor). O meu PS2 também é, não sei se o seu modelo por ser mais antigo não é. Os outros video-games teria que ver mas provavelmente vão estar melhor sem o estabilizador, principalmente os mais novos (fontes melhores). Mas se tiver muitos 110V pode ser chato um monte de transformadores...

    Outra questão é se for atrás de transformadores, procure por tranformadores 220-110 e não 220-127! Os normalmente vendidos são 127V pois no Brasil a maioria dos lugares que se fala que é 110 na verdade é 127.

    Hehehehe. Não tem pressa, eu fiquei uns 6 meses até tomar coragem e retirar o meu.

    [/offtopic]
    Sobre TC, não fui sexta e terça também, mas a prova é logo, então tem que começar a estudar mesmo. Estou combinando com um pessoal de estudar segunda na BU, ali por 16~17h. Se quiser, aparece lá (vou mandar a prova que o Rodney conseguiu! pra você por e-mail). E você tem que cuidar com essas faltas já que não fez a primeira prova, se não vai reprovar por FI antes da terceira prova...
    [offtopic]

    ResponderExcluir