quarta-feira, 6 de maio de 2009

Final Fantasy I - Review

Observações: Nível de spoiler baixo, talvez inexistente. Fiz comparações com DQI que é o único RPG que já fechei da época.


Alguns fatos sobre o jogo:

* Final Fantasy é inspirado / teve influências de Dragon Quest I, Ultima e The Legend of Zelda.
* Primeiro jogo onde, ambos heróis e monstros, são vistos no sistema de batalha simultaneamente.
* Possivelmente o primeiro RPG onde há mais de um monstro por batalha.





Apresentação:

- subseção manual:

A capa americana não faz muito sentido, mas vou pular este fato. O manual contém quase todas as informações que deveria ter para um bom entendimento do jogo, mas está muito mal organizado. Além disso contém um alto nível de spoiler que alguns jogadores não gostariam de ver. Se fosse mais organizado, com os spoilers separados numa seção mais no final prejudicaria bem menos.


- subseção telas e menus:

Tela inicial contando a história e música muito boa (Dragon Quest I não tinha uma tela com a história só a música muito boa), mas ficou devendo uma tela de título. Tela de opções simples (boa), mas o Respond Rate com default 1 é um ponto negativo. A tela de início de jornada foi muito legal também dando um clima bacana (e inesperado) ao jogo. Os menus do sistema de batalhas são bem montados, assim como o menu principal (dos personagens, não o de início de jogo).


Observo que em Dragon Quest I armas, magias, itens e status não têm esse limite de caracteres. Por exemplo, o equivalente de "ARMOR" é "Defense Power", em vez de SMALL tem-se "Erdrick Sword", etc.


Gráficos:

Muito bons, a maior parte facilmente se sabe o que representa. Alguns detalhes talvez pudessem ser melhores (a conferir as seqüências FFII e FFIII), entretanto os gráficos das cidades e castelos no mundo é muito superior ao de Dragon Quest I. Sistema de batalha tem menos detalhes de fundo que em Dragon Quest I, por outro lado inova com a presença dos heróis na tela e animação dos ataques.

O efeito após alcançar o altar de um dos elementos (fiends) é show! Muito bom e inesperado considerando que é o NES.


Som:

Músicas com bastante variedade, tendo uma música para: cidades, dungeons, batalhas, final das batalhas, abertura, início da jornada, barco, barco-voador, game-over, e provavelmente mais algumas que não me lembro no momento. Todas muito boas, embora a qualidade sonora talvez um pouco abaixo de outros jogos.

Já os efeitos sonoros são poucos e simples, o que não quer dizer que sejam ruins. Considerando as limitações da época eles me parecem muito bons. Uma coisa que me decepcionou é que tocar o alaúde (LUTE) não gera uma música nova ou pelo menos algum efeito sonoro, diferente de tocar a flauta de Dragon Quest I aonde se escuta a flauta tocando, assim como em Zelda.


Jogabilidade:

O sistema de batalha é muito bom, mas um pouco lento. Atacar o vazio prejudica um pouco e fica meio fora da realidade. Salvar é melhor que em Dragon Quest I, mas ainda assim as longas dungeons sem save são cansativas (morrer na saída de uma dungeon e ter que jogá-la toda de novo é um pé no saco). Falar com as pessoas é bom, principalmente se comparar com Dragon Quest I (tinha-se que acessar o menu de opções e selecionar 'falar').

Comprar os itens em grande número é chato (mas pra época aceitável), mas se comparado a Dragon Quest I pode-se carregar muito mais itens (por outro lado Dragon Quest I é bem mais realista, pois o cara só carregava o que uma pessoa provavelmente conseguiria). Um ponto negativo é a falta de um espaço extra para carregar o equipamento de defesa, pois considerando que os personagens estão equipados com armadura, escudo, elmo e luvas, não sobra espaço para novos itens então... como coletar os itens das dungeons? Isto pode não ser um problema de início mas da metade pro fim do jogo se torna uma dor de cabeça...



Enredo:

É bom (para época), e ainda hoje aceitável. Pequenas coisas como salvar a princesa raptada e conseguir uma chave para abrir portas deve ter sido tirado de Dragon Quest I, mas de resto é muito bom com a história tendo alguns acontecimentos inesperados.

Embora comum nesse tempo, alguns NPCs não foram devidamente atualizados e isso complicou um pouco a história e também a condução do jogo (falo especificamente dos 12 sages de Crescent Lake).

O final é o mais longo que vi até agora do NES, e concluí bem o enredo.



Condução:

Na média a condução é muito boa, a liberdade de ir a vários lugares é excelente, mas em alguns momentos a falta de saber aonde ir acaba sendo chato. O pior momento, onde a falta de condução é crítica é a busca pelo 'barco-voador'.

Outro ponto negativo é como o mini-game secreto está escondido, devia ser acessado de maneira diferente (como indo a tal lugar onde se encontraria o mini-game) e não por apertar B enquanto segura A durante uma viagem de navio.



Diversão:

Ótima até a dungeon começar a parecer inacabável (quando você não pode parar de jogar porque primeiro precisa conseguir salvar). Outro ponto chato do jogo é a busca pelo 'barco-voador' (sim, sei que já falei, mas é realmente chato). Por fim as batalhas inúteis e as batalhas longas (e por vezes seguidas) prejudicam também, pois desacelera o progresso do jogo.



Desafio:

O desafio não é ruim, mas a mudança drástica do nível dos monstros em alguns pontos do jogo acaba deixando a dificuldade desregulada. Algumas dungeons (Marsh Cave por exemplo) são muito difíceis, mesmo com o habitual treinamento pré-dungeon. O ganho de experiência e dinheiro é justo sendo melhor para evoluir que em Dragon Quest I (as sessões de treino são menos cansativas). A "península do dedo" é muito útil, foi outra boa surpresa.



Keep Going:

A taxa de encontros de monstros até que é boa, o problema é o encontro com os monstros muito fracos são inúteis e só serve para perder tempo... As mortes em dungeon costumam ser muito chatas também, e algumas localidades com monstros que paralisam podem se tornar extremamente desafiadores (e chatas). As longas dungeons e ocasionalmente a dificuldade de achar o caminho certo, além dos detalhes mencionados anteriormente, acabam cansando e gerando um Keep Going não tão bom.


Replay:

A possibilidade de montar partys diferentes garante um bom replay ao jogo.



Extras:

Mini-game secreto, mas é tão secreto que só vi em vídeos... melhor que nem tivesse.


Originalidade:

Inovou principalmente com o sistema de batalha e evoluiu boa parte daquilo que foi baseado em outros jogos. Acarretou na criação de outros Final Fantasy's e contribuiu muito na evolução do gênero.


Bugs Encontrados:

* A mulher invísivel do primeiro castelo: Não prejudica o jogo, de fato acho que até acrescenta, como um "secret" não intencional. [FOTO 3, lá em cima]
* NPCs e morcegos nas paredes das Dungeons: Prejudica, pois perdi tempo procurando por passagens secretas que desse acesso a eles. [FOTO 4, lá em cima]
* Portas multiplicadas: Não prejudica, mas é esteticamente feio. [Devo ter foto, em breve]
* Magias que não funcionam: Esse é o pior, muito prejudicial, magias não funcionam e outras tem o efeito inverso, exemplo, em vez de deixar o inimigo mais fraco, deixa ele mais forte.
* Tile de monstros fixo: Pode não ser bug, mas prefiro imaginar que sim, prejudica, embora pode ser usado a favor.

Ok, o que isto implica nas notas: A maior parte pode afetar (levemente) a nota geral e diversão, magias afetará a jogabilidade e o problema da parede na condução.

28 comentários:

  1. Eu já tenho pronto um texto sobre o jogo (comentando os campos de nota). Mas ainda falta alguns detalhes, assim que der completo este post.

    Algumas coisas que ficou pendentes:

    * Não consegui jogar o mini-game, ninguém menciona ele... na verdade pelo que vi no video da GT tem que segurar A e ficar apertando B enquanto passeia com o návio.

    * Depois de ter avançado muito na última dungeon percebi que talvez seja possível usar uma tent ou similar nesta dungeon. Tem algumas salas que tem um chão com uma imagem diferente (um só tile do chão), fui em cima, apertei A tanto em cima como a frente, e nada ocorreu, então prossegui. Mas talvez estes quadrados sejam pontos "mágicos" que permitem usar aqueles itens. Não voltei para checar... é só uma hipótese.

    * Tenho certeza que não peguei a melhor arma do jogo, acho que até sei onde está, mas era muito arriscado (no momento) ir até lá!

    ResponderExcluir
  2. Algumas correções ameu comentário anterior:

    "Não consegui jogar o mini-game, ninguém menciona ele..."
    O "ninguém" se refire aos NPCs do jogo.

    "... mas era muito arriscado (no momento) ir até lá!"
    Em vez de "No momento" o correto seria Naquele momento".

    ResponderExcluir
  3. Tai o review! Falta só dar as notas.

    Não creio ter spoilers no texto, mas se tiver é por sua conta e risco a leitura! hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh parei de ler na metade porque saquei oque que é fiends no status, são as Orbs ou Cristais no japa.
    Já que Fiends significa apenas monstro/inimigo/ser, não entendia oque seria, agora saquei tudo, tem um chefe que vai me dar uma Orb.

    ResponderExcluir
  5. Não é bem isso, mas tudo bem. Você ainda não chegou a nenhum deles? Estas na Marsh's Cave ou já passou dali?

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma certa dificuldade de decorar os nomes, mas cheguei na cidade do Link, ou melhor Erdrick ou algo parecido, achei a ponta de monstros fortes e morri, também achei uma dungeon q é um buraco, já tinha passado disso no PSP, mas agora to zanzando pra juntar grana, é muito caro as armas e magias.

    ResponderExcluir
  7. Garanto que no PSP era facinho né? hehehehehe

    Península do dedo! xD
    Esse é o nome "correto", ou ponto do dedo também! hehehehehe

    Esse buraco deve ser a March's Cave. Pow! Usa a imaginação! huahuahuahuhuahua

    As cidades também não decoro muito, só sei a dungeon da March porque é mais famosinha e se perder bastante tempo ali. Nem imaginas o sufoco em FFII quando alguém diz "volte em tal cidade para falar com alguém"... Passo por todas as cidades denovo é as vezes ainda não acho o alguém! hehehehehehe

    ResponderExcluir
  8. É não sei se tinha esse 'bug' de monstros fortes no PSP, mas na parte da Cave tinha te falado que quase morri lá dentro e fui me arrastando até a cidade mais próxima, sem itens sem nada, isso foi no PSP, mas a dificuldade do jogo é a mesma, aliás, eu acho que no PSP eu tava jogando a versão japonesa e não a USA, já que a japonesa tem opção 100% em inglês...
    Se não for isso a diferença de dificuldade que você leu deve ser muito leve.

    ResponderExcluir
  9. MSX, WSC, PSX e GBA tem essa área, por isso, acreditasse que não é um bug. Particularmente eu adoro esse lugar! Todo RPG que joguei sempre procurei por algo assim.

    PSP tem Phoenix Down, os mais diversos itens, novas armas, bugs corrigidos, a tradução não é problema, pode-se usar certos itens na batalha (assim como phoenix down) você não ataca o vazio... com certeza a dificuldade não é a mesma. E não é leve! hehehehehehe

    ResponderExcluir
  10. Ah sim, esses detalhes a mais ajudam bastante, hehehe

    Ah também acho bacana um lugar assim, se bem que uma plaquinha avisando perigo seria bom, hahahaha Quando os encontrei nem fugi consegui, porque "nada nesse FF funciona", até pra fugir às vezes é impossivel.

    ResponderExcluir
  11. Agora que fechei o FFI, vou fazer apenas comentários mais em cima do que vc escreveu e adicionar pontos que eu acho importante, eu não estou com tanto conteúdo para escrever, além de que vc já falou bastante coisa.

    Eu ia escrever aqui, mas vou incluir se vc não se importar invisivelmente nos seus comentários, é mais fácil pra analisar, é só apertar o botão M.

    ResponderExcluir
  12. Ok! Muito bom ver que nossas opiniões no geral foram parecidas. Mas lembre-se que joguei com um Thief! Foi muito mais difícil para mim, o Thief é como um Black mage sem magias!

    Agora que você fechou posso falar dos Spoilers!
    Show a primeira aparição do Bahamut hein? Melhor momento no jogo quando o Thief virou Ninja! De completo inútil a quase um Knight (e com a vantagem de usar magias "black")! As vezes era até mais útil! O Blak Wizard e o Flare (tem outro nome na tradução) também ajudaram bastante na batalha final.

    Não tive muitas mortes também, mas eu queria manter a sincronia entre os personagens (não sei porque, só queria) e ai sim tive mais algumas (não muitas) visitas a mesma dungeon.

    Pra quem não teve sorte, achar a "nave" é um saco, pense nisso! Você nã jogou com a velocidade um, jogou? Ninguém jogaria com aquela velocidade, nem uma criança de 6 anos!

    Não consegui jogar o mini-game também, só sei que existe por causa daquela retrospectiva!

    Você tentou salvar dentro da Dungeon final (conforme tinha comentado)?

    ResponderExcluir
  13. Salvar dentro da dugeon final? Não sei aonde aparece a opção.
    Joguei a velocidade 1 sim na primeira vez, foi um tempo considerável para se avaliar, e discordo de você, eu imagino 1988 e as pessoas praticamente jogando um RPG pela primeira vez, nos USA o estilo nem era famoso ainda, dava uma boa base pra entender oque acontecia no jogo, durante boa parte joguei na velocidade 4, e algumas mensagens novas de magias às vezes era pouco tempo pra ler, depois que já tinha me acostumado com tudo, joguei a parte final sempre na velocidade 6.
    Show é uma palavra forte por um dragão-anão, hehehe, achei que ia enfrentá-lo pelo menos, ou que ele fosse maior. ^^
    Poisé, Black Mage..., mesmo se não precisasse eu iria querar jogar de novo pra pegar o Black Mage, e ver as magias, tem um White Mage e um Red Mage, também ajuda pois vc pode ter 2 magos de cura, o Red Wizard ficou um tnato inútil na parte final, no inicio era o mais foda, forte e com ambas magias, mas no final eu peguei e equipei nele a Masamune deixando o ataque dele próximo aos outros 2.
    A primeira vez que cheguei naquele labirinto saca?
    A última parte da dungeon final, eu andei, andei, andei, andei... e vinha muita batalha e acabei usando a magia EXIT. Na seunda tentativa, eu acabei tendo a sorte de escolher o caminho certo, decidir ir na diagonal nordeste, e achei o chefe, fiz um Sava State de segurança, e é meu unico caminho pra lá, pois depois de fechar não salvou mais e perdi tudo, mas então não sei oque mais pode ter naquele enorme labirinto.
    E apesar de algumas discordânciase de alguns fatos que vc citou como eu não tive o azar de ficar rodando pra achar a nave, ou não ter o fraco Thief, ter o forte Monk, e ter mais um Mage para cura. Esses elementos quando eu os descarto, não são muito nas minhas notas, vou considerá-los. Mas oque vc usou muito, às vezes assusta pois eu não achei, como as palavras "é um saco", "muito chato", "irritante", a palavra chata foi usada muitas vezes, hehe eu imagino que será decimos, olhando assim parece que vc vai dar um 4.5 xD

    ResponderExcluir
  14. OK, esse trecho abaixo, não deu pra entender, esqueci de completar.

    "Poisé, Black Mage..., mesmo se não precisasse eu iria querar jogar de novo pra pegar o Black Mage, e ver as magias, tem um White Mage e um Red Mage, também ajuda pois vc pode ter 2 magos de cura"

    Pois pensando numa boa party fica dificil escolher, pois pra incluir o Black Mage, teria que tirar algum da minha party, tirar a White é phods, o Warrior no inicio do jogo é fundamental, e o Black Belt é muuuuuito bom, que dureza!

    ResponderExcluir
  15. Tem certeza que sub-concientemente você não está tentando proteger o jogo? hehehehehe

    Quanto a velocidade, mesmo pensando em alguém que não conhece nada de RPG, acho que 1 é uma velocidade ainda baixa. Não joguei, mas acho que 2 ou 3 seria a velocidade para estes casos.

    Além da minha opinião, tenho algumas opiniões de conhecidos meus e todos acham que o sistema de batalha é lento. Pra mim é um fato. Não é algo que faça o jogo ficar inviável, mas não é uma virtude do jogo.

    Eu acho que você não entrou ainda no espirito 8bits! hehehehehe. O fato de ter o bahamut e ele fazer algo já achei muito legal.

    Salvar na dungeon foi uma hipotese que levantei, não sei se é possível, mas justificaria dois lugares por onde passei. Mas o jogo não vai avisa-lo obviamente, não vai ter um sinal ou coisa do genero, tem que adivinhar que tem que empurrar a mulher gorda. xD

    Não, não vou dar um 4,5 (provavelmente), não fiz as notas, mas por mais que deteste a parte de adivinhar onde está o barco, não vou desconsiderar todo o resto né. Se usei estas palavras é porque foi assim para mim, mas gosto do jogo numa maneira geral.

    Pois é, embora deteste o Thief, o Ninja é muito massa! E no remake tem que ver que acho que algumas caracteristicas das classes mudaram. Eu acho que talvez vá mais hardcore sem o Warrior. huahuahuahuaua. Pra falar a verdade, pelo que você fala, eu usei pouquissimo as magias de cura comparado com você. Peguei a White somente por um motivo. EXIT e HOLY, e foi muito bom descobrir os HARMs. Acho que é por isso que eu não considero muito o Red e você sim, pela sua maneira de jogar, os white spells são essenciais, para mim nem tanto.

    Felizmente tem tempo para decidir, vai que vou com um Monk, um white e dois blacks! > ) E como tem 6 caracteres no PSX para os nomes, Saga e Kanon! xD

    ResponderExcluir
  16. Hahahaha, não sei se te falei mas eu tive a idéia de colocar Kanon, já que vc teve o Saga, mas aí lembrei que não dava.
    Eu não to tentando proteger não, é que realmente eu não me encomodei com o jogo, eu respeito sua opinião mas não tive muitos momentos chatos somente os que eu citei, como comprar 99 itens e NPCs avoados, na parte de dugeons eu achei que seria mais chato e dificil mas não foi, no inicio até em encomodei em lutar a toa com monstros fracos, mas passou quando eles sempre fugiam rapidamente.
    E é uma opinião, eu acho que a velocidade 1 falando em hoje, concordaria com você, mas não no NES, mas isso tambem vem do meu estilo de jogar RPG, eu jogo num estilo lento mesmo, talvez seja isso, é uma questão de estilo mesmo, pois eu joguei na velocidade 1e não achei tão ruim assim, depois só aumentei porque já sabia oq aparecia escrito nas mensagens in-battle e queria acelerar, sei lá a única coisa que senti falta é de ter mais coisas e de ser mais complexo, mas aí lembro que é do NES, então é um jogão.

    ResponderExcluir
  17. Falou sim. hehehehehe

    Beleza, pelo que você faou, acho que sei do porque das nossas divergências. Você jogou o jogo esperando o pior, eu joguei o jogo já esperando o que o jogo é. Então você não se chateou muito porque esperava coisa pior, eu me chateei as vezes porque via coisas que sabia que podiam ser muito melhores.

    Claro, também respeito sua opinião, só queria entender melhor os seus motivos.

    Esqueci de falar, ficou muito bom o seu esquema para escrever junto o review, até nem precisava estar escondido, só com a outra cor fica separado.

    Em breve estarei revisando o review, percebi alguns erros de pontuação e também que esqueci de falar de alguns poucos detalhes e bugs que tem que ser levado em conta. No caso de informação nova escreverei em outra cor provisóriamente para você poder ler rapidamente, ou talvez faça uma seção bugs no final já que um bug por vezes pode se encaixar em várias categorias. Depois disso devo formular finalmente as notas.

    E se você achou a atualização dos diálogos dos NPCs ruins, espere até ver em FFII, seria muito mais importante atualizar certos NPCs e nada acontece! Muito, mas muito pior. : (

    ResponderExcluir
  18. Mais uma vez acho que não seria certo dizer que eu esperava pior, eu joguei na verdade sem esperar nada, e depois de ver algumas coisas é que eu compreendia por ser NES, só isso que eu quis dizer, mas eu joguei super tranquilo e ver oque acontecia. E isso se deve muito a vc já ter jogado DQ e eu não, afinal agora oficialmente FFI é o RPG estilo clássico mais antigo que joguei, a partir do FFII agora terei uma base pra comparar.

    É um pouco complicado avaliar bugs, por exemplo eu acho que o ataque Innefective não é bug, ele quiseram assim, apenas acho. Sim a magia que não funciona, pois sempre dá Innefective, mais que um bug é um erro feio e grave.

    ResponderExcluir
  19. Nunca disse que isso é bug!, Bug é a mulher invísivel do primeiro castelo (o que! Não falou com ela?!) NPCs e morcegos nas paredes das Dungeons (duas dungeons encontrei morcegos dentro das paredes, e tem uma fada também (essa não vi, mas li sobre)). Portas multiplicadas (não sabia como acontecia as vezes, mas depois li sobre e entendi que tem a ver com acessar o menu) e as magias que não funcionam, são esse que lembro.

    O tile de monstros fixo (Na Marsh Cave enfrentei duas vezes os magos e quase me ferrei!) são inadequados, mas não sei se considero bug ou não.

    ResponderExcluir
  20. Os monstros fixos são os que eu disse quando fiquei treinando pra ganhar experiencia, não é bug não, pelo menos interpretei que não, mas é discutível.

    Eu também não disse que você disse, hehehe
    Eu fiquei sabendo da mulher invísivel, mas não a encontrei, e nossa, hahha não aconteceu nenhuma dessas coisas comigo, hehehe.
    Eu não acho justo eu avaliar isso se não ocorreu comigo naturalmente. Mas se aconteceu contigo você tem o direito.

    ResponderExcluir
  21. Na minha cabeça, o objetivo era pisar em determinado lugar, lutar com um chefe e deu! O chefe não voltaria. Se isso é verdade então é um bug, se não for, não é. Neste caso eu consideraria um ponto negativo do jogo... Ah? Acho que sendo bug ou não, será negativo de qualquer jeito na minha avaliação. huahuauhuahua

    Lugar para treinar? Pode ser, mas não faz sentido para mim, por se tratar na maior parte das vezes de chefes.

    ResponderExcluir
  22. Então, por isso que chamei de 'sub-chefes' em alguns lugares, pois há esses fixos em salinhas simples com baús, pensando em desafios do jogo, pra mim faz sentido eles colocarem um monstro numa porta, e sempre que vc querer entrar lá ou sair vc enfrenta um "sub-chefe", meio que uma fórmula pra vc não passar batido por lá ileso.

    Por outro lado..., isso parece sim um esquecimento, tipo, vamos colocar um chefe ou sub-chefe ali, mas parece que esqueceram ou não conseguiram desfixar depois de derrotá-lo.

    Se não gostou estás certos de contar como negativo, no meu caso, não acho negativo, a não ser se fossem chefes únicos tipo um Bahamut, mas fico em dúvida quando a um vacilo por não desfixar. Pois falando em conceito mais real, seria um buraco negro num piso de concreto onde infinitos monstros saem dali quando uma força benigna aparece. (haha)

    ResponderExcluir
  23. hahahahahaha

    Pois é, eu acho que foi um vacilo, por isso considero negativo.

    Hoje acho que vou postar as notas, ia colocar aqui, mas vou por em outro post, acho que fica melhor...

    Se você ainda não viu, adicionei mais algumas linhas no review.

    ResponderExcluir
  24. Aquele morceguinho q vc fala, nas paredes, ah nem deu bola, nas dungeons, eu interpretei aquilo como normal, tipo um morceguinho perdido, hahahaha, é uma qustão de ponto de vista mesmo, nunca iria pensar em procurar uma porta.

    Quanto o erro da magia influenciar na jogabilidade, acho que mais que isso, um bug desse nivel atrapalha vários quesitos, incluindo diversão. Mesmo sendo poucos centésimos.

    ResponderExcluir
  25. Hum, voltaremos nessa questão no futuro, diz o velhinho de Zelda.

    E você está certo, o bug da magia atrapalha muita coisa. Depois corrijo lá.

    ResponderExcluir
  26. Voltando aos extras, além do mini-game (negativo), as outras classes (positivo), tem também o upgrade das classes, que é meio que uma side-quest. Pode ser considerado como extra. Além disso o túmulo com "Aqui jaz xxx" também.

    ResponderExcluir
  27. Vc vai considerar side-quest como extras no próximos jogos também?

    ResponderExcluir
  28. Não, não. Eu quis dizer que o fato "upgrade de classe" poderia ser encarado como um extra, não a side-quest em si. Eu escrevi meio rápido porque estava fazendo outra coisas e ficou meio confuso mesmo.

    Amanhã ou Sábado mais tardar eu devo disponibilizar as notas dos jogos NES/FDS, exceto SMB.3 eu acho.

    ResponderExcluir