sábado, 2 de maio de 2009

Definições das notas

Sempre considerando os recursos disponíveis do console:

Apresentação
Aspéctos das opções e menus como: organização, disposição e funcionalidades, e do manual do jogo como quantidade de informações e nível de spoiler. Ainda conta a apresentação feita in-game, como tela inicial, abertura, etc...

Gráficos
Aspectos gráficos do jogo.

Áudio
Qualidade sonora do jogo. Engloba efeitos sonoros e música.

Jogabilidade
Tempo de resposta do controle, qualidade da implementação dos comandos do jogo, velocidade adequada das ações e visão (ângulos, camêras, ...), forma com que o sistema de batalha foi feito (e se funciona). Tudo isso sempre considerando o estilo de jogo.

Enredo
História do jogo e seu desenvolvimento. Considera também a forma como é passada (incluíndo aqui diálogos) e o nível de atualização dos NPC conforme o jogo avança.

Condução
A forma com que o jogador é conduzido. Possibilidade de fazer seu caminho (como em Zelda I que pode-se começar no level 4) e de saber qual o próximo passo a tomar.
Puzzles a lá "mulher gorda" são o que a de pior neste quesito!

Diversão
Diversão proporcionada pelo jogo e o tempo que ela dura.

Desafio
Dificuldade de completar o jogo e a variação da dificuldade durante o jogo. É levado em conta também que o jogo deve desafiar, mas não irritar.

Keep Going
Vontade de jogar o jogo dia após dia, e como fica a vontade de joga-lo enquanto se joga.

Replay
Vontade de jogar o jogo após te-lo completado.

Extras
Modos extras, mini-games, coleções, cheats, demos (exceto propaganda). Varia conforme a data do jogo, sendo muito velho não ganha nota se não tiver extras.

Fichas (Somente para Arcade)
A relação custo benefício do jogo. Se o número de fichas é adequado ou não.

Originalidade:
No que o jogo inova. Impacto que causou na história e as mudanças que trouxe.

Observações: Todos os campos podem ser avaliados para praticamente todos os jogos. Embora (como citado em outro tópico) isso possa desvirtuar a nota real do jogo. Também a de se ficar atento as definições aqui presentes, pois as vezes esquecemos que determinado campo cobre alguns itens além daqueles que são mais óbvios.

Base para Notas:

10 - Perfeição (ou o mais perto que da)
09 - Ótimo
08 - Muito bom
07 - Bom
06 - Bonzinho
05 - Regular / passável
04 - Ruim
03 - Muito ruim / decepção
02 - Yack!
01 - Argh!
00 - Mario Time's Machine

Algumas alterações estão em estudos em podem ser discutidas aqui.

20 comentários:

  1. Pensei sobre o assunto e acho que é razoável levarmos em conta todos os campos sempre!

    Para tanto penso em levar a sua proposta de pesos adiante na hora de calcular a nota final. Entretanto preciso ainda pensar um pouco com isso vai funcionar e se realmente será adequado.

    Sobre algumas particularidades apresentadas por você anteriomente, gostaria de responder aqui...

    Campo "Diálogos": Realmente, é muito raro ocorrer algo ruim (mesmo entre jogos antigos), então desisti da idéia de ter este campo sozinho.

    Jogabilidade em RPGs: Tudo bem que é muito mais díficil estragar a jogabilidade num RPG do que num jogo de luta (exemplo), mas ainda assim tem que ser levado em conta. Acredito que devemos ser mais severos nos RPGs neste quesito (estou ciente de que boa parte ficará entre 7-10, mas não acho que isso deva deixar de ser avaliado).

    Apresentação: Concordo que o campo tem uma maior variação de notas com jogos antigos, mas ainda assim mesmo nos jogos atuais há um número considerável de casos onde a falhas neste quesito.

    Não sei o que as revistas fazem, mas todos os campos aqui presentes devem ser avaliados (mesmo que contando menos dependendo do gênero) para uma avaliação completa de um jogo, se não algo sempre vai estar sendo ignorado.

    ResponderExcluir
  2. A sua nova definição de Apresentação, acho que deu uma sobre-vida. Já que a antiga era com muita base no Manual, e definia os menus da tela e como o jogo de encaminhava no inicio do jogo, nesse quesito acho que 96% dos jogos aprenderam com o tempo e não há aqueles problemas do NES, o Manual mesmo muitas vezes é desnecessário e quando a spoiler então...
    Mas englobando esse novo caminho pra Apresentação acho que pode ficar legal para todos.

    Uma coisa que pensei sobre novos quesitos pra RPG, e acho que o mais vantajogos paras nossas ambas vontades nesse aspecto, é o aperfeicoamento coerente desses quesitos, e seguindo seu primeiro passo, nos RPGs a Jogabilidade poderia englobar o sistema de batalha ou como os antigos analisavam os RPG de NES, a nossa experiencia no jogo (Jogabilidade).

    Resolvendo esses detalhes para todos os estilos ganharem quesitos e notas justas não há nem necessidade de pesos, a Nota Geral implantada já daria conta de qualquer desiquilibrio. Talvez esteja faltando um quesito "originalidade". (Penso isso caso estivessemos fechado Mario, e seria importante pra jogo plataforma, e pra todos na real.)

    Na revistas hoje o pessoal e todo mundo já é meio que treinado no que a gente espera num RPG, num Guitar Hero, e num Megaman, então eles dão um nota geral contando tudo isso, e normalmente faz uma média de 3 ou 4 jornalistas, agora é assim aqui, nos Usa e Japão. Claro que depende muito de quem está julgando mas funciona.

    Até ia sugerir cada um colocar até 2 quesitos a vontade se tivesse vontade, em cada jogo, composto ou genero. Mas desisti dessa idéia, acho que a gente pode seguir esse caminho que já citei.

    Talvez em casos específicos devessemos interferir em algo, no mesmo pensamento nunca definimos oque significa os números, tipo 5 é Média/Regular(EGM), ou 7 é Regular (Revistas Antigas) ou até 8(Nintendo World, rsrsrs), e assim como fizemos com o campo Extra em alguns casos teria uma sugestão. Majora's Mask que nossas notas acho que são maiores que Ocarina, mas em todos os lugares por aí é ao contrário, motivo: A base é do Ocarina, é o mesmo motivo de Super Mario Bros. ser mais aclamado que todas as sequencias 2D, e eu concordo são como remakes, melhoras de um original, portanto o original tem prevalência¹...
    Grande parte já resolveria com Originalidade, não sei como não tinhamos esse quesito até agora.

    ¹Não sei se existe essa palavra, ahahahhaha

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, o sistema de batalha é uma parte fundamental na jogabilidade de um RPG, claro que conta.

    Essas revistas... as vezes parecem escolas de samba! huahuahuahuhauhua

    Talvez originalidade possa entrar, mas é um campo complexo. É verdade que o Ocarina trouxe toda a estrutura do Majora, mas ele tem lá sua originalidade com seu sistema de volta ao tempo.

    Super Mario Bros. II por exemplo como ficaria neste quesito? 2,0? E Super Mario "USA" sendo um clone de Doki Doki no Panic? 0,5? Street Fighter II' (note o "dash" ali! x D) 0,1?

    Talvez seja melhor fazer o "selo LGM de originalidade" para estes jogos que são "originais". hehehehe

    Sobre as notas 5/7/8...
    Hum... vejamos... acho que seria algo como:

    10 - Perfeição (ou o mais perto que da)
    08 - bom ou muito bom
    05 - regular / passável
    03 - muito ruim / decepção
    01 - argh!
    00 - Mario Time's Machine

    Acho que é mais ou menos assim que vejo, mas da para debatermos se assim tá bom ou deve ser "ajeitado".

    ResponderExcluir
  4. Esse seria o esquema EGM então.... LGM, EGM... ah sabia que tinha algo aí, ahahahahhaha
    Só ali entre eles que tinha que definir melhor depois.

    Quanto ao Majora, com certeza, ele tem a base pronta de Ocarina, mas ganha muita originalidade com o estilo novo do jogo.
    Quando aos SMB e SFII, foi por isso que disse uma intervenção, tipo se o original era nota 10, como esses são claramente baseados nele eles teriam uma faixa ali de 5 a 7, pois não se pode pensar somente no que é o jogo se já tinha o original e também não se pode pensar só no original e dar 1,0 por que a cópia de jogo muito continua bom né? Nesse casos pode ser mesmo um problema, mas pense no ganho dos outros jogos que serão a maioria, além de que esses jogos que foram clones são realmente poucos criativos e jogadas de marketing merecendo um castigo com notas mais baixas. xD

    ResponderExcluir
  5. O pensamento atropelou a escrita:
    "Só ali entre eles que tinha que definir melhor depois."
    Entre o 5 e o 10. Talvez 6 e 7 - Bom,
    8 - Muito Bom,
    9 - Ótimo.

    ResponderExcluir
  6. Sim batalhas faz parte só citei para constar dentro da jogabilidade, pois antes eu não estava pensando nessa caracteristica como incluida no quesito jogabilidade.

    Correção 2:
    "por que a cópia de jogo muito bom continua bom né? "

    ResponderExcluir
  7. Dei uma lida rápida e acho que concordo agora. Mas estou com sono e baixei uns KamenRiders. hehehehe

    Amanhã leio direitinho e comento!

    ResponderExcluir
  8. HAhahahahah

    Quando postei acho que tb tava com sono, tive que fazer 2 correções seguidas.

    ResponderExcluir
  9. "além de que esses jogos que foram clones são realmente poucos criativos e jogadas de marketing merecendo um castigo com notas mais baixas."

    Essa frase me convenceu! hehehehehe

    "por que a cópia de jogo muito bom continua bom né? "
    Sim, mas gera uma nota bem baixa no quesito originalidade. hehehehehehehe

    Agora penso nos educativos de Mario, eles tem alguma originalidade, mas são puro marketing, no time's machine claramente eles fizeram de qualquer jeito para vender logo!

    Algumas dúvidas...

    O que seria um 0 em originalidade?
    E um 5?

    "Só ali entre eles que tinha que definir melhor depois."
    Entre o 5 e o 10. Talvez 6 e 7 - Bom,
    8 - Muito Bom,
    9 - Ótimo.

    6 é bonzinho. hehehehe
    De resto acho que tá bom, já é uma base para hora de dar notas.

    ResponderExcluir
  10. É, 6 é bonzinho, hehehe ou.. até que não é ruim, hahaha

    Time's Machine, bom o jogo peca por repetitividade, mas não '0' em originalidade, afinal você meio que estuda e procura por informações históricas viajando (eca) no tempo, tem coisas parecida em outras jogos educativos, mas acho daria entre 4 e 6 em Originalidade até onde joguei. E a gente pensa com época em console também né, realmente eles pegaram a imagem do Mario e jogaram num jogo educativo bem meia boca/ruim, mas a gente avalia o jogo meia-boca/ruim, e esquece o Mario, o marketing não tem influencia na gente, digo não engana a gente, não é porque é Mario que a gente vai ficar com pena e dar um 7, ahahahhahaha.

    ResponderExcluir
  11. Ahahahahahaha

    Alguns Nintendistas fariam isso! hehehehehe

    Mas eu to pensando em 3-5.

    ResponderExcluir
  12. Sim a nota é no que a gente acha, avaliação própria, 3-5 e 4-6 acho que está bem próximo do absoluto que seria uma pessoa sem precoceito ou ismo e jogou o jogo no dia do seu lançamento já tendo jogado todos os jogos lançados para todas as plataformas até aquela data. (orra pqp hahahaha.)

    ResponderExcluir
  13. huahuahuahua

    Tamo "quase" lá! huahahuahuahua

    ResponderExcluir
  14. Acho importante escrever ali na Jogabilidade, que também define, "Sistema de Batalha" e "Estilo de Jogo", esse último é quando há estilos diferentes, como o próprio Mario RPG, Four Swords, Majora's, etc.

    ResponderExcluir
  15. Tá feito! Atualizei as notas também (de exemplo).

    ResponderExcluir
  16. Blz, eu olhei ali 00 - Time Machine, aí fiquei pensando... que nota vou dar no SMB Special no NEC... hahhahaa -5 ? Acabei dando entre 0,01~0,05 em alguns quesitos.

    ResponderExcluir
  17. hahahahahaha

    Apesar e tudo, o do NEC é do NEC e de 198x. O Time's Machine é do SNES. Tipo o NEC não tem algo muito melhor, o SNES tem.

    ResponderExcluir
  18. Olha o NEC, tem algo melhor sim, hehehe, mas sim o SNES a diferença é de um "Another Dimenion", e o "Galope do Unicórnio"
    ahahahahah

    AUhAUhaHAHahahah Galope do Unicórnio, por esse vc não esperava! kkkkkk

    ResponderExcluir
  19. huahuauahuahuauahauahuahuahuahua

    Não esperava não! hauhauhuahuauahuauahuhauhauhua

    ResponderExcluir
  20. huahuahuahuauhaua
    Tive que rir de novo do Galope... huahuahuahua

    Bem, para escalrecer como eu avalio os jogos atualmente. Considerando o jogo fechado ou abandonado, avalio o jogo separadamente. Escrevendo os motivos que me levaram a essa nota, as vezes fico com preguiça de escrever e sempre me arrependo depois.

    Feito isso, faço comparações. Primeiro (e mais importante) com jogos do mesmo console. Depois com jogos da época e por fim com todos os jogos.

    Quando demoro muito para fazer as notas eu dou uma jogada novamente para relembrar. É freqüente, devido ao pouco número de jogos jogados, que percebo algum erro em uma nota anterior e a atualizo (sempre avisando).

    Lanço alguma notas hoje no blog! ; )

    ResponderExcluir