quinta-feira, 28 de maio de 2009

Final Fantasy II - Impressões

Você não fez, acabei fazendo, deve ser porque vc já tá no fim, mas eu só comecei e agora e já senti necessidade de comentar.

Logo de cara percebo a melhora na parte sonora, apesar da mesma música, ela parece menos doída no ouvido, a qualidade sonora fica no nível de Mario e Zelda pelo menos, só estou avaliando a qualidade do som e não das composições.

Sem entender bem oque colocar nos nomes, na hora eu fui criando, então pela primeira vez num jogo estão Cobra e Duzz, a menina é Athena, e logo que começa o jogo aparece uma Hilda (haha), o 4º char, parecia uma cara forte, pensei em Banner, mas eu ia ficar lembrando de 'banners' e isso seria chato, então virou Hulk mesmo! haha Cobra, Duzz e Hulk no mesmo jogo. xD

E de repente vem uma batalha da morte, =o. Percebi que o default em speed é 6, mas nessa batalha já percebo que tenho que diminuir, reforçando meu estilo de jogar como citei sobre o FFI, achei muito rápido, é díficil acompanhar as mensagens escritas, claro que depois que vc está acostumado com o jogo o aumento da velocidade é normal, mas eu gosto de começar um RPG devagar, analizando cada detalhe, isso é normal, não é por causa da LGM não. Normalmente quando pego um jogo e jogo de qualquer jeito, e vou jogaado no embalo, costumo não simpatizar com o jogo, isso acontece muito quando vc joga na casa dos outros e não tem tempo pra jogar com calma e aprender, aconteceu comigo na era PSX, com jogos de luta como os VS., Red Alert e Syphon Filter por exemplo.

Fora das batalhas, o texto dos personagens faz a "rolagem" de um jeito ruim, o estilo simples do I era simples e tava bom pro NES. Aquele texto vindo debaixo pra cima não ficou visualmente bom, foi isso que eu quis dizer. Os gráficos das paredes dentro dos castelos não mudou, uma coisa que não tinha gostado no I, mas agora há mais detalhes.

Lembra que eu disse no I que achei sensivel o controle, nesse está muito mais, ok grandes chances de ser o joystick aqui, mas há uma diferença entre os 2, nesse eu tenho que apertar de leve senão a mensagem sai, muitas vezes isso é muito útil, de modo geral está mais sensível e deixa tudo mais rápido, também tem uns chars correndo ou em modo turbo, tudo isso pensei ser a speed, salvei sai e voltei, mas não, não mudou nada na speed 1, é questão de acostumar agora.

As coisas boas, adorei a música do mapa, o INN ficou muito maneiro, as cidades ficaram muito maneiras, bastante detalhes, 4 slots de save com opção de escolha, legal, e uma coisa que não quis reclamar no FFI mas tinha notado, o oceano não se mexia, agora colocaram um efeito mesmo que simples, tá valendo. Como citei antes, comecei no FFI sem qualquer expectativa, apenas querendo o entretenimento do jogo e vendo como o jogo me conduziria, vale o mesmo pra esse, mas eu tendo a base do FFI e onde couber uma comparação com os outros jogados do NES.
Nos menus, espaço de itens, forma de equipar, são avanços maiores que imaginava pra segunda versão, X-Potion, YEAHHH!!!!!, há várias coisas conhecidas da série, em questão de itens, vc jah tinha falado isso. Como é uma tradução, vemos os nomes das coisas corretamente na maioria, então é como no original(FFI) japones, é só tentar descobrir oque são, mas é melhor do que não saber nem oque tá escrito, ainda assim, não li o Manual, pois ainda não dá pra saber quem pode oque nas armas, ou oque os caros itens e magias fazem. Nossa, tudo isso logo no inicio do jogo.

7 comentários:

  1. "salvei sai e voltei, mas não, não mudou nada na speed 1,"
    Primeira correção, quando eu saí e voltei pensei que tivesse mudado a velocidade, mas percebi que ficou gravado velocidade 6 para sempre no meu Save, péssimoooo, por que não deixar livre como era antes?

    Testei a velocidade 1 de verdade em outro save, e só na batalha tem efeito, ok normal, mas aqui sim é extremamente irritante a Speed 1, primeiro porquê as mensagens mostrando Ineffective, o dano, etc, chegam a ficar 3 segundos na tela e vc não pode acelerar, essa é a grande diferença para o I, em que segurando qualquer botão ou o direcional as telas pulavam rapidamente, e mesmo se não pulassem não ficavam 3 segundos, vou continuar no 6, apesar de passar um pouco rápido, se vc piscar pode não ver quanto ganhou de grana na luta.
    Achei legal que eles se curam rapidamente do Poison. E não gostei da arte dos monstrinhos na batalha.
    Se for pra fazer um resumo, gostei de muitas melhorias dessa versão e não gostei de algumas outras coisas também.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha
    Tá! Dá pra mudar a Speed no save, xD
    É a inexperiência no NES cada vez se mostrando. Então o tribunal retirou o cartão amarelo.
    Mas com aquela constatação que fiz, em que não dá pra acelerar as mensagens quando se está afim, acaba sendo um risco escolher uma speed baixa, eu vou testar a 5, hehehe

    ResponderExcluir
  3. Você viu o bonequinho Azul que depois da batalha de morte some? Esse é meu Ikki! huahuahuahuahuaua

    Começando pelos seus coments...
    Estou jogando na speed 5 desde o início, como não vi motivos para trocar fiquei só nessa. Para mim a velocidade 1 no FFI era demora de 3 segundos, e pelo menos a 5 me parece ser a mesma velocidade do 5 de FFI.

    Esse negócio da Poison é só no começo, não sei se é bug ou o nível da poison, mas conforme você prosseguir eles não vão mais se auto-curar.

    Hahahahahahha
    Cobra, Duzz e Hulk? Peraí tá faltando alguém... ah sim, IBRAIMOVICH! x D

    Quanto as armas, você pode usar qualquer uma em qualquer personagem, a Saori por exemplo é atualmente especialista na lança e espada, mas também tem level 2 em arco, soco, e mais alguma. Pode-se equipar duas ao mesmo tempo, mas não parece ter nenhum efeito positivo a não ser ganhar exp. em ambas. O status que a arma podia causar parece não funcionar quando se usa duas armas (bug?).

    Magias? Funciona assim, é um saco pra evoluir elas, e quanto mais você tem, mais complicado. Algumas demoram para funcionar, por exemplo FOG, tive uma e mesmo no level 2 ela nunca funcionou. Eu como em FFI, já desisti da maior parte de magias de status.

    As que valem a pena são: BLINK, BERSERK, BARRIER. E embora nunca tenha comprovado sua eficacia, talvez AURA, SHELL, WALL e HASTE.

    STONE não transforma em pedra, só paraliza... A que transforma em pedra é a BRAKE. WTF!?

    Sugestão: Tenha CURE em todos os carinhas! Essa magia aqui é bem mais útil que FFI.

    Aqui a potion ocupa um espaço separado em vez de ir a 99... Ela é bem inútil depois de um tempo assim como a X-Potion foi útil apenas durante o período de duas dungeons.

    Também percebi que o controle está um pouco mais sensível que FFI. Minha música preferida neste jogo é a da "base" da cidade... ALTEA certo?

    Não achei o manual deste jogo... nem mesmo o em japonês.

    ResponderExcluir
  4. Sugestão, invista (eleve o level) da magia CURSE, se você conseguir deixa-la num level bem alto acho que será bem útil.

    ResponderExcluir
  5. Legal, não sabia que tinha escrito esses comments todo, vai me ajudar na hora de dar nota e review final.

    Cara, eu deixei durante o jogo inteirinho a espada Ancient Sword equipada, ele deixa o Curse nos inimigos e de forma super eficaz, tipo 99.99% nos inimigos normais e 90% nos chefes, mas em 0.5% dos inimigos do jogos, o Curse não tem efeito. Então nem precisei da magia em si.

    O meu principal (Cobra) ficou basicamente a metade final jogo, sempre com 2 espadas fracas e uma forte, na parte final foram:
    -Ancient Sword : Deixava os inimigos fracos.
    -Blood Sword : Pra recuperar meu HP a cada golpe.
    -Xcalibur(e depois Masamune) : Forte

    Com 2 Bloods esquipadas, só precisava de Cure para os outros 2 persnagens, sendo que a Athena dificilmente era atacada, exceto magias.
    Com a Ancient o jogo ficava mais tranquilo de jogar.
    Mas os monstros que afetavam os status, me quebrava, me causando tudo que encomoda, Mini, Toad, Confuse, Stone, etc...

    Cheguei ao final tentando evoluir as magias, como Heal, Barrier, Safe e Shell que seriam de grande ajuda, mas não consegui, Heal chegou ao level 4 e ajudava em poucas coisas, a minha Cure foi ao level 8, quase 9.
    E no final valia mais a pena manter armas que invocavam aquelas magias level 16, que perder muito tempo treinando magia.

    Aura: ??? WTF, não sei pra que serve até agora.

    Fato 1: Sem a Ancient Sword, eu teria que jogar mais 2 meses pra derrotar o jogo. 2 meses jogando bastante, e não como agora.

    Fato 2: A Blood Swords que tem um poder ataque mais fraco mas tranfere o dano tirado do inimigo para o meu HP, curiosamente afetou um sub-chefe da parte final do jogo, em que tirava bastante HP e usando armas normais o dano era consideravelmente menor que o padrão.
    O mesmo ocorre com o chefe final, e nesse momento a Ancient não fez efeito, o Rune Axe de meu outro personagem tirou menos de 100HP, a Yochi Bow tirou cerca de 200HP, mas a Blood tirou ~4200, e matei-o em 2 rodadas.

    O Final foi bem do tipo Hollywoodiano, eu devia citar esse parafrago no review, mas deixa. Uma coisa que concluí é que queria ter jogado esse jogo na época dele, ok eu teria que se um japones e ter nascido um pouco antes para poder aproveitá-lo, mas agora me dá uma impressão que li um livro de aventura medieval, quero dizer que o jogo foi tipo simples mas gostei bastante, olhando por cima mais pelo seu ambiente que pelos detalhes técnicos.

    ResponderExcluir
  6. No remake as magias parecem serem um pouquinho mais eficientes, mas mesmo assim, metade são inúteis ou só funcionão num level alto, acima de 6. Estou tentando elevar elas ao máximo, mas magias como AURA ainda não mostrou utilidade no level 5. Talvez ela diminua a ocorrência de status negativos, mas bem pouquinho. hehehehehe

    Heal é boa, mas a partir do level 6, ou antes, mas fora da luta.

    No momento eu congelei o origins, mas acabei de ter a idéia de fazermos um ranking de level quando você for jogar o remake. Com alguma sorte eu terei esperado até lá.

    ResponderExcluir
  7. Hehe Beleza.

    Tb estive supondo oque seria a Aura, e pensei no mesmo, coisas como status.

    ResponderExcluir