* 5 no top 10 SNES (do ScrewAttak)
* 8 no top 10 Mario (idem)
* Um monte de reviews dando 9 ou 10 (olhe no GameFAQs por exemplo)
Deve ser o jogo! Certo? Certo???
WARNING! Vou tentar evitar spoilers, mas mesmo assim talvez você prefira jogar o jogo primeiro antes de prosseguir.
Começo o jogo e enquanto vejo a abertura penso "gráficos muito bons para o SNES (embora prefira o tradicional 2D)" e WTF! O Mario é vesgo?! É um detalhe só, mas durante o jogo não conseguia parar de notar isto. A própria abertura do jogo já é meio que um spoiler... mas não dou muita bola pra isso e prossigo.
Na primeira tela lembrei de Zelda, pelo fato de ter que escolher um nome, mas aqui o nome é só para o save. Acabei pondo Link! hehehehehe
Começa o jogo, um pouco de história e logo temos algumas batalhas, e o sistema de batalha parece ser bom, mais tarde eu acabo pensando que é muito bom de fato. Mas essa sensação de estar jogando um jogo agrádavel logo muda quando WTF! Estou jogando Super Mario Brothers Super Show RPG!? Sim, por todo o jogo volta e meia aparece algum diálogo que te faz pensar isso e aqui começa meu medo... e o medo leva a raiva, raiva leva ao ódio, e o ódio leva ao lado negro dos jogos!
A essas alturas você deve estar imaginando que o jogo vai se igualar ao Mario's Time Machine, fique tranqüilo. hehehehehehe
Vamos prosseguir. Já um pouco decepcionado e temeroso continuo jogando e então numa virada de eventos o jogo parece que vai começar a mostrar porque tem RPG no título, a história começa a ficar interessante, e o jogo prossegue. Toad volta e meia aparece para explicar alguma coisa (será assim o jogo todo) e o jogo vai ficando mais interessante. Você começa a esquecer dos diálogos, mas quando quase não lembra mais acontece de novo, hora de It's Super Mario Bros. Super Show! ugh!
Por vezes entre uma hora interessante e uma hora Super Show, temos uma hora monótona, mas essa é bem mais rara! É numa dessas vezes que eu notei a minha segunda decepção, a jogabilidade, o sismtema de batalha é bom, e em grande parte do jogo você esquece da jogabilidade ruim, mas volta e meia ela volta para te assombrar, o pulo do Mario é meio que com um lag! WTF! Isso me da raiva! É muito frustrante ficar parado numa parte por causa disso...
Mas felizmente já cobri as principais partes ruins do jogo, deixa só eu citar mais algumas coisas: O jogo não tem músicas espetaculares; O meu keep going foi razoável; Replay bem baixo; Tem muitos extras. A maior parte é daqueles que se joga uma única vez (se possível), mas tem um que mata a pau! Foi a parte que mais gostei no jogo.
Fechando o jogo digo que a história é aceitável, nada de especial. E o jogo tem diversas falhas. Se pode carregar poucos itens, dinheiro só vai até 999, poucos especiais, etc.
É um jogo bom, talvez tenha dado a impressão errada pois foquei os pontos ruins aqui, mas isso apenas porque na internet só se fala que o jogo é excelente, e não é.
O jogo não é um dos melhores do SNES, mas um bom jogo. Diria que este jogo é um jogo 'A', e não 'S' como pensava antes de jogá-lo.
Só para citar, (provavelmente) SMRPG perde para:
Secret of Mana, FFs4-6, CT, LofZ, Romancing SaGa, etc.