sábado, 14 de fevereiro de 2009

Outro Mario concluído, SMRPG [Hulk]

Super Mario RPG

* 5 no top 10 SNES (do ScrewAttak)
* 8 no top 10 Mario (idem)
* Um monte de reviews dando 9 ou 10 (olhe no GameFAQs por exemplo)

Deve ser o jogo! Certo? Certo???

WARNING! Vou tentar evitar spoilers, mas mesmo assim talvez você prefira jogar o jogo primeiro antes de prosseguir.


Começo o jogo e enquanto vejo a abertura penso "gráficos muito bons para o SNES (embora prefira o tradicional 2D)" e WTF! O Mario é vesgo?! É um detalhe só, mas durante o jogo não conseguia parar de notar isto. A própria abertura do jogo já é meio que um spoiler... mas não dou muita bola pra isso e prossigo.

Na primeira tela lembrei de Zelda, pelo fato de ter que escolher um nome, mas aqui o nome é só para o save. Acabei pondo Link! hehehehehe

Começa o jogo, um pouco de história e logo temos algumas batalhas, e o sistema de batalha parece ser bom, mais tarde eu acabo pensando que é muito bom de fato. Mas essa sensação de estar jogando um jogo agrádavel logo muda quando WTF! Estou jogando Super Mario Brothers Super Show RPG!? Sim, por todo o jogo volta e meia aparece algum diálogo que te faz pensar isso e aqui começa meu medo... e o medo leva a raiva, raiva leva ao ódio, e o ódio leva ao lado negro dos jogos!

A essas alturas você deve estar imaginando que o jogo vai se igualar ao Mario's Time Machine, fique tranqüilo. hehehehehehe

Vamos prosseguir. Já um pouco decepcionado e temeroso continuo jogando e então numa virada de eventos o jogo parece que vai começar a mostrar porque tem RPG no título, a história começa a ficar interessante, e o jogo prossegue. Toad volta e meia aparece para explicar alguma coisa (será assim o jogo todo) e o jogo vai ficando mais interessante. Você começa a esquecer dos diálogos, mas quando quase não lembra mais acontece de novo, hora de It's Super Mario Bros. Super Show! ugh!

Por vezes entre uma hora interessante e uma hora Super Show, temos uma hora monótona, mas essa é bem mais rara! É numa dessas vezes que eu notei a minha segunda decepção, a jogabilidade, o sismtema de batalha é bom, e em grande parte do jogo você esquece da jogabilidade ruim, mas volta e meia ela volta para te assombrar, o pulo do Mario é meio que com um lag! WTF! Isso me da raiva! É muito frustrante ficar parado numa parte por causa disso...

Mas felizmente já cobri as principais partes ruins do jogo, deixa só eu citar mais algumas coisas: O jogo não tem músicas espetaculares; O meu keep going foi razoável; Replay bem baixo; Tem muitos extras. A maior parte é daqueles que se joga uma única vez (se possível), mas tem um que mata a pau! Foi a parte que mais gostei no jogo.

Fechando o jogo digo que a história é aceitável, nada de especial. E o jogo tem diversas falhas. Se pode carregar poucos itens, dinheiro só vai até 999, poucos especiais, etc.

É um jogo bom, talvez tenha dado a impressão errada pois foquei os pontos ruins aqui, mas isso apenas porque na internet só se fala que o jogo é excelente, e não é.

O jogo não é um dos melhores do SNES, mas um bom jogo. Diria que este jogo é um jogo 'A', e não 'S' como pensava antes de jogá-lo.


Só para citar, (provavelmente) SMRPG perde para:

Secret of Mana, FFs4-6, CT, LofZ, Romancing SaGa, etc.

18 comentários:

  1. Já fiz um rascunho das notas, e pelo menos no geral acho que já fechei com 8,0, no máximo 8,5.

    Repetindo, um bom jogo, mas não "o" jogo.

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  2. Eu vou seguir seu coselho e não ler por enquanto, hehe
    Pois eu também esperava um quase "o" jogo.
    Pois esse jogo mais o Mario 64, são os pilares desse composto pra mim, pois os outros são menos populares ou eu já joguei bastante (apesar de ser no AllStars.)

    Então, não quero nenhum spoiler acidental pra esse jogo, hehe

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  3. Ok, fechei o jogo, se comparar com RPG citados com certeza perde, ele teria ser comparado no modo geral, e fazendo isso com certeza não fica entre os 5 do SNES como vc achou na internet, sem chance mesmo.
    Esse era oque eu esperava de ser mais um "O JOGO" entre os que eu joguei na vida, mas acabou não entrando para o rol, agora é esperar por Paper Mario do Cube e Super Mario 64.

    Eu não notei que ele era vesgo, pra dizer a verdade tem pessoas com mais habilidade pra peceber isso, é muito dificil eu achar alguem vesgo só se for muito, hehe.
    As músicas são fracas, mas no TheEnd tocou a clássica, e o enredo foi fraco se considerar acontecimentos, tinha um objetivo, a galera foi lá e fez, sem nenhuma reviravolta ao decorrer, eu não percebi o lag do pulo também, sei lá achei normal, Emulador talvez? não sei.

    O ponto mais grave pra mim é um pouquissimo espaço pra itens, a não ser que houvesse uma explicação como em outros jogos, outrs pontos que não gosto é o limite pra armas, ter que decorar oque cada item faz, e comprar armas sem saber se é melhor do que a equipada.

    Extras: Tive dificuldade pra identificar, diz a lenda que existe um cassino, tem uma parte que o cara fala em pulos seguidos (???), não sei como faço isso, na corrida de Yoshi sou ruim pacas, ele não para de pular, e tem o esquema de achar baús.
    O chato é que faço Load no meu jogo e tenho que sair de toda aquela fase final, já que o save point é perto do chefe final... que ótimo!

    Eu acho que daria um A- pra ele, pois apesar de técnicamente ser diferente/muito bom pro SNES e 16-bits, acaba devendo em diversão, enredo e outros fatores. Já que esse jogo é um Plat RPG, ele fica devendo para os 2 estilos.

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  4. Ok, pra mim o nome correto do jogo é Super Mario Bros. Super Show RPG como falei anteriormente. hehehehe

    O enredo é do mesmo nível de um episódio de SM Super Show! hehehehe
    Pior que o enredo é o diálogo.

    As músicas são fracas, e a música de fim de jogo não conta muito porque já acabou... se fosse o caso tem outra música muuuuuuuuuuito mais empolgante e você nem escutou ela... perdeu o melhor do jogo...

    Não achei o cassino como falei pessoalmente para você, e achei sim a "pista", que me lembrou das pistas do velinho de Zelda... huahuahuahuahua

    Não descarto o emulador, mas acho que não foi isso.

    Pelo que lembro, o lag não era freqüente, só fui notar no meio do jogo, são poucos pontos onde precisa de um pulo perfeito, era nesses momentos que eu notava o lag. Derrepente você que teve a manhã ou sorte e conseguiu passar pelos obstaculos sem perceber o lag.

    Me certifiquei de fazer tudo que queria, e de desistir de qualquer outra coisa antes de ir para a fase final.

    Como ir para o melhor extra do jogo, o chefe secreto:

    - Compre fogos de artifício na cidade das "Topeiras" por 500,00 contos.
    - De os fogos para uma menininha topeira nesta mesma cidade, ela lhe dará um cristal
    - Vá para cidade dos mosntros, a uma porta que não abre a menos que você tenha um cristal

    O resto você verá! ... se quiser.

    Nem lembro se já dei nota para ele, acho que fiquei tão decepcionado com o jogo que esqueci de fazer as notas, ou elas estão em algum lugar e não lembro...

    Vejamos, de bom mesmo, tem os gráficos, e... o chefe secreto e a piada dos Super Sentais.
    O resto é mediano ou ruim mesmo.

    No meu blog está como A, mas acho que o correto mesmo é um M+.

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  5. Para dar a nota temos que revisar os quesitos, não pode ser como as do Zelda, já que é outro estilo, em RPG é fundamental ter Enredo pra dar nota, oque é pior pra esse jogo, hahahha.
    Acho que agora eu lembrei oque vc disse sobre "lag", não é oque costumo enterpretar como lag, teva uma parte chata antes de enfrentar os Power Rangers que tem baús, se não me engano lá eu peguei um Acessório que dá Defesa, e o Mario sampre caía e não pulava, já que tinha que ser bem do cantinho pois o outro treco era longe.
    Achei engraçadinha a musica no final, mas claro que isso não ganha pontos extras.

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  6. Hum... eu sempre uso o campo Apresentação quando quero bonificar ou penalizar o enredo de um jogo.

    É uma opção, mas aviso que não terei piedade, o plot de FF1 e DQ1 é mais forte do que este de Super Show RPG na minha opinião. E olha que eles tem plots super simples!

    Ah é, se quiser veja: http://thatguywiththeglasses.com/videolinks/thatguywiththeglasses/
    nostalgia-critic/3061-super-mario-brothers-super-show

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  7. O quesito apresentação também servia na epoca NES e no maximo SNES, dali pra frente esse quesito morre, colocar o enredo nele pra jogos antigos ou zelda... na verdade acho que foi um erro ter ignorado o enredo de Zelda, a gente considerou é bem simples e tudo igual, e desconsiderou isso praticamente.
    Cada estilo de jogo, RPG, PLataforma, Luta, tem que ter seus campos de nota pensados pra essses tipos de jogo, a gente abandonou o desenvolvimento disso pois a gente não fechou nada de Mario por um tempo, se eu for dar nota pro Mario RPG agora vou colocar quesitos que me veem a cabeça no hora.

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  8. Poxa, tudo bem que mal da para chamar de jogo, mas eu fechei Mario is Missing! Duas vezes!

    E eu já dei notas para ele. : )

    Pra mim os campos deviam ser universais, causa menos confusão.

    No caso dos Zeldas o enredo é bom, o desenrolar dele é que é fraco, é como ter um ótimo script para um filme, mas as cenas não serem filmadas.

    A apresentação ainda existe em jogos pós SNES, a diferença é avaliarmos esse quesito direito, já que é composta por Manual, Intro, informações passadas pelo jogo e a disposição das coisas na tela.

    Se fosse para ter campos separados por gênero, RPG precisaria de Diálogos também, e seria 0 para Mario RPG. Só faltou o "The pasta be with you!". ugh!

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  9. Pra fazer quesitos universais, teriam que ser mais genéricos, é só pensar em avaliar um Final Fantasy e um Street Fighter.
    Vc deu nota pro Mario is Missing? Aí está outro exemplo, ele foi feito com ituito educativo, isso não pode ser desconsiderado.
    Os quesitos que vc inventou pra mim só fazem sentido no Zelda mesmo, vc fez pénsando neles e não em um genérico para todos.

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  10. Pensei a maior parte das notas como genéricas, as últimas foi pensando mais em Zelda.

    Não é desculpa de um jogo ser ruim porque é educativo! Mas eu considerei o gênero, claro.

    Bem, vou estudar isto com mais calma depois, derrepente o item Apresentação morre e vira Enredo nos RPGs, ou simplesmente adicionamos o Enredo como novo item, ou sei lá, vou pensar um pouco nisso. Novamente, se RPGs ganhar um "Enredo" vai ganhar também um "Diálogos".

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  11. ahahhahaa diálogos seria bizarro, isso é sempre considerado como enredo ou outro fator.
    Mas apresentação funciona nos 8-bits. Se tivesse quesitos genéricos daria também pra avaliar pesos, já que enredo e sistema de batalhas tem peso alto em RPG, e jogabilidade tem peso alto em Luta e Action, diferente de RPG.
    É por isso q as revistas não usam mais esses quesitos genérico, Grafico, Jogabilidade, Som e Replay, a não ser que sempre mudasse a definição deles sempre que mudasse de jogo.
    O mesmo motivo da morte de Apresentação para todos os jogos superiores de 16 bits seria a morte de "diálogos" para todos os RPGs depois Super Mario, vc tem que pensar no geral, vai dar 10 pra todos os RPG? é isso que eu penso de Apresentação, acaba não sendo justo mais uma nota alta, o peso disso no jogo seria minimo. Outra possibilidade é isso, dá pra colocar todos os quesitos possíveis, se houvesse pesos, só que cada gênero tem quesitos fundamentais, se tivesse um peso bem maior daria pra colocar.

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  12. Continuo a discussão das notas em http://lgmnodensetsu.blogspot.com/2009/05/definicoes-das-notas.html

    Sobre Mario RPG, tenho um txt com todos os prós e contras, alguns contras que nem lembrava. Fiz isso para ter tempo para definir as notas.

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  13. De uma coisa eu tenho certeza, você odiou o jogo mais que eu.

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  14. hehehehehehe

    Odiar é uma palavra muito forte! Não sei nem se odeio o Mario Time's Machine... o que dirá do Mario RPG.

    A palavra correta é desapontamento! Até é uma boa lembrança para eu não deixar isso influenciar (muito) as nota do jogo.

    Não só pelo que eu esperava, mas também por ser um dos últimos jogos do SNES, quando já se tinha um bom números de exemplos para seguir...

    E eles tinham o cara de FF, como puderam errar?! Eu acho que a resposta é americanos! Eles se infiltraram na equipe de desenvolvimento do jogo! Provavelmente os mesmos caras de Super Show! x D

    Na verdade Super Mario RPG me lembra do Mortal Kombat Anihilation, na capa do dvd vem escrito "Destroy all expectations!". huahauhuahuahuahuahuahua

    obs: Não estou dizendo que Mario RPG é tão ruim quanto MKA, só que a frase serve também aqui! hehehehehe

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  15. É esse jogo causa um impacto no minimo estranho, pra mim tudo fez sentido, é um jogo tanto que inovador, mas realmente tudo que engloba ele deveria ser um jogão, Nintendo no ápice, Squaresoft, Mario e Action + RPG de turnos, ápice do SNES... mas o jogo é meia-boca, tudo se encaixou por isso nesses 10 anos que espero pra jogar quase ninguém comenta, não há badalação nenhum em cima desse jogo. Mas parece que o pessoal tem vergonha de falar mal.

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  16. Pois é, eu segui essa lógica da "englobação". hehehehe

    Mas agora tudo faz sentido! Por isso que a Square rompeu com a Nintendo! A Nintendo conseguiu estragar um RPG da Square! E é preciso muito esforço para isso!

    Agora, pior ainda, como que alguém em sã conciência consegue por este jogo numa lista de 10 melhores?!

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  17. "Mas agora tudo faz sentido! Por isso que a Square rompeu com a Nintendo! "
    Hahahaha

    "Agora, pior ainda, como que alguém em sã conciência consegue por este jogo numa lista de 10 melhores?!"
    Ótima pergunta, acho que na minha opinião só há 1 Top possível de ficar entre os 10, que é Top 10 dos jogos 3D do Snes, ou seja só avaliando os gráficos. E talvez um Top10 de jogos Nintendo+Square, mas ficar entre os 10 melhores do SNES é um absurdo terrível.

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  18. huahauahuahua

    Pois é... "wjat were they thinking!"

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