sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tabelas do novo sistema

Então, ia mandar por email, mas decidi por aqui mesmo, mais prático. Quando estiver com o diagrama do banco, ai sim mando por email pra você ver (para não expor tanto nosso BD na net).

Quero saber sua opinião sobre as tabelas, como mencionei anteriormente quero preparar o banco de dados com todas as possibilidades, mesmo que não usemos tudo depois. Vou ir perguntando por partes, na sequência que eu for implementando para não bagunçar tudo. Em regra geral vou omitir as chaves primárias pois elas sempre estão nas tabelas.

Pensei em começar pela parte mais simples, mas que ao mesmo tempo tenha todos os tipos e ligações que as outras tabelas terão, assim tendo completado esta parte, as outras irão mais rápido.

1. Tabela para cadastro de video-game.

A idéia é cadastrar os consoles, inicialmente para usar em estatísticas do tipo quantos jogos daquele console já jogamos. No futuro pretendo automatizar aquela lista de jogos jogados então esta tabela também será utilizada. Também poderemos usar como referência para os filtros da LGM Random e outras possibilidades que imaginarmos. Em maiúsculo a(s) colunas fundamentais da tabela, ??? indica estou pensando se vale a pena. Lembre-se que muitos campos são de preenchimento opcionais na hora do cadastro.

Para esta tabela pensei em:
"NOME", "data de lançamento", "???resumo da história/descrição", "empresa", "região", "foto"

Para "empresa" precisaremos de uma tabela Empresas, onde:
"NOME", "data de fundação", "???resumo da história/descrição", "logo", "filiado"

Acho que o único que talvez não seja óbvio é o "filiado", este campo é para os casos de como a Bandai e a Namco, onde Namco seria filiada a BandaiNamco. Então "filiado" é um campo para guardar o id de outra empresa.

Para "região" precisaremos de uma tabela auxiliar, a tabela Região contém o nome da região e uma sigla, poderá ser utilizada também para o cadastro de jogos futuramente. Ex de região: Japão - JP. Usado em Super Famicom.

Para foto precisaremos da tabela "FotosVG" que guardará a foto. Na tabela VG só guardaremos uma foto (foto principal). Mas um console poderá ter mais de uma foto, com o id do vg guardado nessa tabela.
"nome", "foto", "descrição", "vgame"


Se tiver idéias para novos campos, ou um melhor nome para aquele campo "filiado", avise! Também gostaria de saber sua opinião nos campos marcados com ???.

Essas tabelas é só o começo! ^_^

Um comentário:

  1. A listagem de dados e a exclusão de um campo cadastrado já estão prontos, falta o cadastro em si e a possibilidade de alteração do mesmo, mas já tenho o protótipo das telas então é só adaptar para cada página e fazer a parte "funcional".

    ResponderExcluir