domingo, 17 de outubro de 2010

Plot Fighters (e outros) - esquema de jogo

Nós já tinhamos pensado mais ou menos como funcionaria, mas quero escrever aqui para não cair no esquecimento. Vou escrever o que tinhamos imaginado, mas alterando algumas coisas, seja porque não lembro que era diferente ou seja porque acho que ficará mais adequado assim.

Estou pensando especificamente do Plot, mas a idéia vale para outros compostos semelhantes.


Para considerarmos completado um jogo, combinamos que ele seria jogado com todos os personagens do início ao fim e que jogariamos todos os níveis de dificuldade. Acho que deveria funcionar assim:

Para jogos ARCADE não deveriamos mexer na dificuldade, afinal o jogador não tem acesso a esta opção. Penso que deveriamos jogar apenas com as opções possíveis de alterar como jogador. Então Street Fighter II por exemplo seria jogado com todos os personagens na dificuldade padrão.

Para termos de objetivos, acho que devemos considerar fichas, pontos e número de perfects, o último só para jogos de luta, claro.

Para jogos de console usariamos o esquema de dividir os personagens por grupo e cada grupo em uma dificuldade. Além disso teremos que jogar os outros modos, se houver, e para considerar 100%, liberar o material extra, se existir.

Para o caso de jogos que forem jogados duas ou mais versões (pensando em localidades, JP, EUA, EUR, W) na segunda versão (e posteriores) não precisariamos passar por todas as dificuldades de novo. Combinariamos previamente se jogariamos no mesmo esquema da primeira versão ou jogariamos com todos os jogadores em uma dificuldade fixa. Também não seria necessário jogar todos os modos de novo, nem desbloquear material extra, DESDE que seja os mesmos modos e conteúdo da versão original.

Exemplificando com Street Fighter II - Turbo (apenas uma simulação, versões, ordem e etc não é final):

1. Arcade - JP
Todos os personagens na dificuldade padrão. (não há outros modos e extras)

2. Arcade - EUA
Todos os personagens na dificuldade padrão. (não há outros modos e extras)

3. Super Famicom - JP
Ryu, Ken - level 8, velocidade 10
Chunli, Sagat - level 7, velocidade 8
...
Dalshin - level 3, velocidade 3

4. SNES - EUA
Mesmod a anterior, ou combinamos outro método, como todos level 5, etc.

6 comentários:

  1. Sinceramente, não tenho nenhum interesse em Perfects, a não ser que tenha alguma missão nisso, como desbloquear ou conquistar algo no jogo.
    Velocidade, daquela opção do SNES para mim é algo bem opcional, acho que nessa época eu devo ter comentado, mas hj não dou muita bola para essa opção, já nos Versus, que tem apenas 2 opções Normal e Turbo, talvez seja mais significativo.

    De resto concordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço idéia do que eu tava pensando para considerar perfects....xD

      Quanto a velocidade eu sempre preferi ogar na velocidade normal,concordo que não é algo que devemos nos preocupar muito, mas acho que devemos conferir ela pelo menos.

      Excluir
    2. É, pode ser, acho que talvez seja melhor escolher os persnagens mais rápidos para velocidade maior e os mais lentos para menor velocidade, na minha cabeça será mais fácil, não?

      Excluir
    3. Em algum momento eu devo ter me confundido quanto à velocidade, vc até colocou velocidade 8 e 10, mas parece que somente o SF II Turbo possui o Turbo mode podendo escolher entre 4 velocidade, ou 6 habilitando via código.
      Considerando isso, eu classificaria os lutares assim:
      Lutador: base 4 / 6 estrleas.
      Chun-li * / *
      Balrog * / *
      Blanka * / **
      Guile ** / **
      Ken ** / ***
      Ryu ** / ***
      Vega *** / ****
      Sagat *** / ****
      Mike *** / *****
      Honda **** / *****
      Dhalsim **** / ******
      Zangief **** / ******

      Prefiro usar as 6 estrelas.
      Droga acabei motando de forma invertida! Mas enfim, oque vc acha? usar os lentos ou os rápidos na sequencia?

      Excluir
    4. Ali em cima foi só um exemplo.

      Sua tabela parece boa, o Super do SNES tinha três velocidades, o resto não sei.

      Mas essa questão da dificuldade (e velocidade) acho que da para ver quando estivermos para jogar, porque são vários jogos e vamos ter que analisar um por um né.

      Excluir
    5. Vou procurar de novo, mas eu fiquei vendo gameplays no youtube e não vi a opção, comentei porque em algum momento eu me confundi com as estrelas de dificuldade.

      Excluir