segunda-feira, 23 de março de 2009

Versões de Resident Evil

Do primeiro jogo temos:

* Versão Japonesa
* Versão Ocidental (cenas censuradas)
* Versão Saturn (minigame, pequenas coisas exclusivas)
* Versão PC (Não censurado, gráficos melhores e pequenas coisas exclusivas)
* Director's Cut (ainda censurado, modo "Advance", novas armas, mosntros, cameras...)
* Director's Cut DualSchook (além do suporte ao controle, nova soundtracks no lugar da original)
* Director's Cut DualSchook - cd2 da versão JP (possui bonus e cópia jogavel de RE 1.5, versão do RE2 que foi cancelada)
* Versão GameCube/Wii (muita coisa diferente)
* Versão DS (ainda censurado, novo modo, gráficos melhores, pequenas mudanças)

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_(video_game)#Development

Observações:
- Tenho que falar que concordo com algumas cenas cortadas, são de alto impacto como Cris FUMANDO! Uau!
- As versões Director's Cut da Alemanhã e França não tem censuras.


Do segundo jogo temos:

* Versão Japonesa (mais fácil, menos violência)
* Versão Ocidental
* Versão DualShoock (controle, mini-game)
* Versão PC (tudo de DualShoock, modo galeria, modo hard)
* Versão DreamCast (tudo de PC, visualizar life no VMU)
* Versão DreamCast-JP (tudo da versão US, demo de Code-Veronica, músicas de OSTs vendidos no japão)
* Versão Nintendo 64 (EX Files [mais plot], outras mudanças e opções)
* Versão GameCube (nada além de gráficos melhores...)
* Versão PC-JP rerelease (suporte ao WindowsXP)

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_2#Development

Observações:
- Versão japonêsa mais fácil? O mundo está acabando, é o apocalispe!
- Essa versão GameCube me desapontou. : (
- Esses arquivos EX parecem muito interessantes.


Do terceiro jogo temos:

* Versão Original - PSX
* Versão PC (pequenas mudanças, mais alguns trajes)
* Versão DreamCast (mesmo do PC, life no VMU)
* Versão GameCube (nada além de gráficos melhores...)

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_3:_Nemesis#Development



Do RE: Survivor temos:

* Versão Original - PSX
* Versão PC-China

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil:_Survivor


Do Code Veronica temos:

* Versão Original - DCT
* Versão X - DCT-JP, PS2, NGC (mais cut-scenes)
* Versão RE Survivor 2 Code: Veronica - ARC, PS2-JP-EU (jogo adaptado para FPS, sem plot)

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_Code:_Veronica#Development


Do Resident Evil Dead Aim (Survivor 4) temos:

* Versão original - PS2

fonte : http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil:_Dead_Aim


Do Resident Evil 0 temos:

* Versão original - NGC

fonte : http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_Zero


Do Resident Evil 4 temos:

* Versão original - NGC
* Versão PS2 (mais coisas)
* Versão PC (igual a PS2, mas criticado pelos controles)
* Versão Mobile (adaptado pro celular)
* Versão Zeebo (???)
* Versão Wii (igual a PS2)

fonte : http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_4#Versions_and_legacy

Observações:
- UAU! Tem versão pro console da Tectoy, o Zeebo!


Do Resident Evil Gaiden temos:

* Versão original - GBC

fonte : http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_Gaiden


Do Resident Evil: Outbreack temos:

* Versão original - PS2

fonte : http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_Outbreak


Do Resident Evil: Outbreack File2 temos:

* Versão original - PS2

fonte : http://en.wikipedia.org/wiki/Resident_Evil_Outbreak_File_2

24 comentários:

  1. A bastante variedade, acho que deveriamos jogar de RE1 as versões PC, DC, DCDS e GameCube se possível. Bem, DC e DCDS poderiamos optar só por um também.

    Que você acha? Quais e onde por cada jogo?

    Além disso seria interessante jogar RE 1.5.

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  2. É interessante sim ver como é o 1.5

    Bom, é bem complicado isso aí. Mas temos que jogar o mais original primeiro, que infelizmente é o japones, e isso mataria muita coisa do plot e de textos que temos que ler no jogo, então seria o de PC. Se não der PC, vai o censurado mesmo. Apesar que só pelas cenas cortadas não vale jogar o jogo todo. Outra coisa é o PC, no vg sabemos que é só jogar, PC é mais complexo, é baixar, rodar, torcer e ver como é a jogabilidade.

    E depois já a Director's Cut Dual Shock, a não ser que a DC comum tenha algo que a DualShock não tenha.

    Acho que só essas versões mais o 1.5 já bastam pro composto RE.

    A versão do Cube é show de bola, não deu tempo de eu fechar, pois era emprestado, mas muito legal se conseguirmos jogar. Mas não sei se precisa ser nesse composto.

    E talvez Saturn e DS possam fazer parte do Horror.

    Isso considerando que vão rodar por emulação esses ultimos e o do Gamecube hoje não daria pra colocar, e o do PC funciona legal, hehehe
    Apesar que acho que preferiria jogar no PSX.

    Se a versão da Alemanha e França não estiverem em inglês, seria o mesmo que a japonesa.

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  3. Improvável as versões AL e FR estarem em Inglês.

    Considerei a versão Director's Cut porque já tenho ela! xD A mudança mais significativa entre ela e a Dual Shoock é as músicas.

    Eu não gosto de jogar no PC, mas fui forçado a escolher ela devido a maior proximidade com a versão original.

    O de GameCube deveria entrar como no Zelda consideramos a possibilidade de jogarmos os de NGC, Não está na lista final, mas se as coisas mudarem o jogo está no banco esperando ser chamado.

    Eu tava imaginando com os compostos que sugeri, já os compostos de RE e Horror.

    Assim você deixa o Remix sem RE! hehehehehe

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  4. Opa, mas não foi minha intenção deixar o remix sem nada, ele pode ganhar um sim.

    O GameCube claro que sempre da, mas o meu Cube eh original, então soh tendo o jogo original, q eu nao tenho. A nao ser que seja no Wii.

    Realmente eh estranho jogar um jogo no Pc que jah joguei muito no psx. Teoricamente deveriamos jogar no PC, ou fazemos um acordo pra jogar o PSX mesmo.

    Considerando que podemos jogar tudo, e excluindo o acordo por ora, poderia ser:
    RE > PC, DC ou DCDS, 1.5 e Rebirth(Cube)
    Horror > PSX e NDS
    Remix > DC ou DCDS e Saturn
    ou 1 desses do Remix no Mistão.

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  5. Primeiro o 1.5 fica no composto RE como um jogo a parte, não acho que devemos misturar ele com o RE1.

    Sua divisão ficou muito boa, vou refina-lá!

    RE -----> PC + DCDS. (Cube no banco)
    Horror -> PSX e NDS
    Remix --> DC + Saturn + PSX-JP

    Se já tivermos jogado RE ou Horror da pra jogar o PSX-JP no remix (teremos boa base no plot para saber o que ocorre) e quem sabe de pra ler alguma coisa.

    Quanto ao mistão, devemos "matutar" afinal só entra um por gênero (no momento xD) e talvez queiramos por outro RE em vez do RE1.

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  6. Eh verdade.
    Coloquei DC ou DCDS pq vc tinha dito que jah tinha o DC, por mim pode ser no RE.

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  7. Pois é, mudei por pensar que a DCDS é mais diferente da PC do que DC... qual combinação você acha melhor?

    Adicionei os RE2 lá em cima!

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  8. OK, esqueça RE2 e RE3 de GameCube. Eh soh um port do PSX, por isso o RE1 do GameCube eh chamado de Resident Evil Rebirth, eh tao bom que tem um subtitulo escondido mas o 2 e o 3 nada a ver.

    Sinceramente a melhor combinaçao seria jogar PSX e depois DCDS, assim faria sentido jogar uma Director's Cut, vai ser bizarro o contrario, e o do PC vai pro Horror. A Director's eu joguei varias vezes sem derrotar, a Dual Shock nunca joguei.

    No RE2 poderia ser Dual Shock e N64 no RE.
    Ateh porque o RE2 normal foi o que eu fechei jah. xD
    Acho que sobre o de PC e RE comum ou Dream pro Horror e Remix. Mas nao sei se tem algo pra ver no RE comum no Dream nessas versoes(alem do grafico no DC).

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  9. Na verdade imagino assim:

    RE - jogo mais próximo do original e jogos que completem o plot.
    Horror - jogo(s) mais interessante que ficou de fora.
    Remix - versões não tão importantes que podemos viver sem.

    Sendo que o ideal é não lotar de versões tanto o RE quanto o Horror.

    Optei pelo PC no RE por se encaixar com "próximo do original". Mas pode ser a PSX no lugar.

    Como disse a única diferença entre DC e DCDS é a trilha sonora.

    Revisando acho que fica melhor assim então:

    RE -----> PSX + DCDS + CUBE no banco
    Horror -> PC
    Remix --> PSX-JP + SAT + DC + NDS

    Já em RE2:

    RE -----> PSX + N64
    Horror -> DS + DCT ou PC (o que func. melhor)
    Remix --> PSX-JP + CUBE

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  10. Na real, talvez RE2DS não seja tão relevante co tãi poucas diferenças...

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  11. RE -----> PSX + DCDS + CUBE no banco
    Horror -> PC
    Remix --> PSX-JP + SAT + DC + NDS

    wow, relegou o DS e deixou o Horror com 1 e o Remix com 4, bizarro.

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  12. Porque não? Mario Bros. tem uns 10. xD

    A versão NDS não tem mudanças significantes, por isso o Remix é mais sua casa.

    Atualizado o post com RE3 e Code Veronica.

    RE3:

    RE -----> PSX
    Horror -> null
    Remix --> PC + DCT + NGC

    Code Veronica:

    RE -----> PS2 + GunSurvivor?
    Horror -> null
    Remix --> DCT + resto

    Note que colocando aqui no Remix, ainda vai ser analisado lá, porque se houver versões identicas ai acho que não vale a pena jogar, ou pelo menos fechar ambas.

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  13. Confirmando RE Survivor2 no RE.

    Adicionado RE: Survivor.

    Entra em RE, a versão PC chinesa é arriscada, mas pode entrar no Remix.

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  14. Adicionado RE 0, RE 4 e Dead Aim.

    Sem mistérios aqui:

    RE -----> RE4-PS2, RE0-NGC(banco), Dead Aim-PS2
    Horror -> null
    Remix --> resto

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  15. Eu acho interessante a sua classificação pro RE, Horror e Remix, mas acho que acaba não valendo a pena quando vai um monte pro Remix e nada ou 1 pro Horror, o principal do Horror é jogar Survival Horror, esses composto já sofreu bastante redução, você deveria pensar em quebrar a regra criada ontem nesses casos de Null por exemplo.
    E lembre-se que o Remix é um dos maiores compostos, tenho certeza que ele vai chegar na estratosfera recebendo versões de jogos de todos os compostos, haha

    * Versão Zeebo (???)
    WTF ???????????????
    * Versão DreamCast (mesmo do PC, life no VMU)
    * Versão GameCube (nada além de gráficos melhores...)
    Só um comentário quanto as versoes de Cube e Dream, no Dream tem graficos melhores, RE2 e RE3, no Cube só foi passado um filtro pra suavizar os graficos, ou seja pensar em graficos melhores nessas versões como uma possivel caracteristica vai ser um tombo do cavalo.

    * Versão Wii (igual a PS2)
    Nessa versão sim, gráficos muito melhores, além da jogabilidade que acaba mudando o jeito de jogar.

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  16. Eu pensei que tinhamos uns vinte mil jogos nos compostos para jogar... xD huahuahuahuhuahua

    Calma, a função do Remix é jogarmos jogos que já jogamos de novo. Não vamos delegar isto ao Horror também. Infelizmente (ou felizmente?) depois de RE1 e RE2 há poucas versões que valem a pena serem jogadas além da jogada em RE (entenda com algo diferente).

    Até por isso, estou cogitando colocar RE1 do NDS no Horror também.

    Não penso em gráficos como possível característica. Leia "nada além de gráficos melhores..." como 'Que merda! Nada além de gráficos melhores...'

    "Gráfico" pode ser um fator que se some ao resto, mas sozinho é igual a nada.

    Sim, no Wii sempre vai ser diferente! : )
    Mas por se tratar deum console inviável, pode ficar no máximo no banco do Horror.

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  17. Leia "nada além de gráficos melhores..."

    Oque eu quis dizer é mais especifico sobre a versão do GameCube, que na verdade a frase deveria ser assim:

    "nada além de gráficos quase melhores..."
    Só quis dizer que é discutivel se tem gráficos melhores essa versão.

    Sim o Remix é isso mesmo, oque defendo é que o Horror tinha jogos como Resident Evil e Silent Hill como principais, não custa nada deixar algumas versões quando sobrar.
    O mesmo pra outros compostos que foram dizimados com a enxurrada de novos compostos, se eles puderem receber essas versões que estão vazando pro Remix, ajudaria.

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  18. Colocar por colocar não estaremos de acordo com a regra 1, item a, que diz:

    O jogo possui versões com diferenças significativas entre eles e todas essas versões não estão presentes em um composto dito puro.

    Além disso, eu não tenho certeza se 1.b será valido pra mim se colocarmos "cópias" dos jogos em RE no Horror.

    E lembre-se da regra 2 (das proibições), item a:

    Pretende-se mover todo (ou versões de) um composto para dentro de outro.

    --//--

    Silent Hill por um rápido levantamento que fiz talvez tenha uma versão do 2 que possa entrar no Horror, fora isso não tem mais nada.

    Vou dar uma olhada no Horror para ter uma visão melhor da situação. Dependendo como for entramos com RE3-DCT também... vamos ver.


    Atualizado lá em cima com Outbreacks e Gaiden!

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  19. Acho que tendo RE1 e RE2, acho que jah tah bom pro Horror, Silent Hill realmente não há versões diferentes a se jogar, mas como há vários finais, e talvez a gente se canse, talvez a gente faça alguns finais e deixe outros pra depois aí ele poderia entrar.

    Mas eu defendo essas coisas mais preocupado com esses compostos, Horror, Plataforma, Beat'em up, Fighting... Eles foram prejudicados sem ter nenhuma regra pra proteje-los e agora tem regras contra eles, por isso disse tempos atrás sobre deixar jogos repetidos em vários compostos mesmo. Mas se o composto estiver bem, beleza, mas se tiver seu representantes clássicos melhor, e não precisaria ser todas as versões, no Beat'em up, espera-se jogos Tartarua, Captain Commando e Final Fight, pelo menos 2 ou 3 desses, no Fighting: SF, MK, TK.
    MAs sei lá, se os compostos estiverem bem, beleza, só saberemos quando fizermos.

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  20. É um mau momento para sugerir criar compostos MK e TK?

    Segundo deu pra ver aqui, alguns jogos tem muitas versões, e algumas acabam sendo diferentes. Nesse caso acho que podems acrescentar alguns jogos destes no composto mais genérico. Por exemplo Final Fight Guy não faz parte do Plot pode entrar no Beat.

    A repetição parece não ser necessária desse jeito.


    Voltando ao RE x Horror...

    Então, olhando o Horror atual temos bons jogos, a maioria desconhecidos é verdade, mas que prometem bastante. Além disso a uma variedade, cada jogo tem suas características próprias.

    O acréscimo de RE1-PC, RE2-DCTouPC e talvez RE3-DCT é mais do que suficiente para fechar com chave de ouro!

    Até porque o número de 22 jogos já é mais do que aguentaremos, visto que vários jogos serão jogados diversas vezes para a conclusão total do jogo.

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  21. Sim, o horrror não está nada mal, olhando o post que vc fez.

    Vc estava pensando em fazer um de MK e outro de TK? hahahahha

    Olha MK tem tanto jogo hoje, que até concordaria, e tem tantas versões que se ficasse algumas no Fighting seria bacana.
    Agora Tekken, tem menos jogos e talvez por eu já ter debulhado quase todos não acho que seria tão interessante.

    Mas oque eu temo é a morte dos compostos ou o abandono, já que nossas vontades caem drásticamente quando os melhores saem.

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  22. Eu acho que já tinha comentado com você isso a muito tempo, mas quando RE, SH e Alone saíram do Horror minha vontade com o composto aumentou.

    O Fighting perdeu um pouquinho, o Beat se mantem igual.

    Já o R-Wings ganhou mais jogos e diminui a vontade.

    Talvez o ideal mesmo fosse deixar os compostos de gênero só com jogos mais desconhecidos e de poucas seqüências e separar todos os com um número maior de jogos.

    Assim esses compostos passam a ter uma idéia de compostos mais "exóticos", algo como o Limbo Sujo mas com jogos bons.

    Independete do caso, o Horror está pronto!


    Estive pensando, você disse que queria jogar a versão RE2DS, acho que podemos joga-lá em vez da versão normal, elas são praticamente idênticas então não haveria problemas.

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  23. Ha!, DS=Dual Shock, bom por ser identica ou parecer eu vou jogar essa mesmo, mesmo que vc jogue a normal, hehehehe
    É a chance de eu ver como é já que já fechei e joguei bastante a comum, e como é "igual" não teria problema se vc fosse jogar a normal.

    Não sabia que sua vontade tinha aumentado no Horror não, mas comigo é o inverso pois eu imaginava esses compostos de genero, como jogar os principais jogos do tipo, na época em que a LGM era só jogos que queriamos jogar. É claro que desconheciamos o tamanho de cada série, é isso mesmo que está acontecendo esses compostos estão tendo jogos mais desconhecidos, e dá pra dizer que minha vontade cai a cada retirada em todos, mas talvez seja o fluxo inevitável dos compostos, talvez eles passem a se chamar "Outros Plataformas", "Outros Horrors", "Outros de Tiro".

    Você me convenceu de que não há mais como salvá-los.

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  24. Pacientes terminais? O_o
    hehehehehe

    Achei que tinha comentado alguma vez, mas sim, de todos os compostos que perderam jogos, Horror foi o que cresceu muito em vontade quando isto ocorreu.

    RE2DS parece o melhor caminho, porque é idêntica a versão RE2 (segundo as fontes, nem sempre confiáveis) e só incorpora o suporte ao controle e um mini-game a mais.

    Outros de Tiro? Quais são os primeiros? hehehehehehe

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