quinta-feira, 5 de março de 2009

Emulação de Mario Story

Como talvez você saiba, estou jogando Mario Story, o jogo é superior ao Super Mario RPG, mas ainda peca em algumas coisas.

Agora não vou falar do jogo aqui, mesmo porque ainda não fechei ele, e sim da emulação dele. Testei em dois emuladores, 1964 e Project64 nas versões 0.99 e 1.6.

O primeiro da a impressão de rodar melhor o jogo, mas por algum motivo que não lembro agora (faz tempo que testei) não dava para jogar.

No Project64 há um pequeno defeito na abertura e no jogo parecia perfeito por algum tempo. Até que avancei e percebi que em certas partes do jogo infelizmente o fundo fica meio bugado e a tela fica piscando, não inviabiliza o jogo mas é chato. Isso acontece acho que em 20% ou 30% das telas.

No mais o jogo roda muito bem!

8 comentários:

  1. "Seria uma boa tentar outros plugins, eu desisti de testar outros emuladores, o PJ64 é muito superior, então que oq eu faço como no Zelda é
    mudar os plugins quando há algum erro.

    Aliás eu deixei tudo pronto pra jogar o Zelda, como por exemplo o PJ64 1.7 que eu tinha achado por torrent, talvez resolva esses problemas."

    Entrei no fórum do PJ64, lá eles sugeriram para um cara dois plugins, GLIDE e RICE.

    O GLIDE tá fazendo o emulador travar então baixei o RICE, não testei ainda, apenas vi a tela de abertura e parece que melhorou.

    Esse PJ64 1.7 é uma versão ainda não liberada, só para doadores. Parece que estão reescrevendo todo o código. Previsão de conclusão está para 2010... ou será que era 2012... esqueci!

    ResponderExcluir
  2. É, eles tão lançando esses betas, por isso por torrent pra baixar mesmo.
    tem 1.7.1, 1.7.2, etc... Eu baixei ano passado, e agora já tem uma versão um pouquinho mais nova.

    ResponderExcluir
  3. Testei o plugin agora a pouco, o RICE.

    Primeiro precisei baixar um .dll que estava faltando, e depois da instalação do plugin tive duas novas opções para escolher.

    A opção 9X só tem som, com a tela preta. Já a outra opção estava indo muito bem, perfeita, mas quando falei com certa pessoa e solicitei uma ação o fps foi pra 5! Bem, depois voltou ao normal, então fui para um lugar e quando cheguei o jogo parou, o emulador ainda estava rodando mas nada de som ou imagem...

    Resultado, estou jogando ainda com o plugin padrão e com o defeito de video...

    ResponderExcluir
  4. Nossa que droga. As vezes não tem jeito mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Desenterrando...

    To jogando no 1.7 alguma coisa, parece ser a melhor opção. E virou lenda essa versão 1.7, até agora não saiu.

    Tem alguns pequenos bugs como vc citou de ficar piscando a tela, e às vezes só aparece o fundo do jogo em momentos aleatórios como salvar o jogo, mas volta ao normal depois de 3 segundos.

    Oque mais encomoda, além dessas raras partes de só background, é no ataque especial do peixe, que joga agua em todo mundo, deve ser uma onda, não sei, pois fica tudo azul e não vejo nada...

    Mas o resto do jogo não bugs, eu diria que na minha versão, como vc citou 20 a 30%, fica em 3% a 5%.
    Mas eu tente usarum outro plugin, da versão 1.6 acho e como vc disse, fica piscando bastante.

    ResponderExcluir
  6. É, esta(va) previsto para lançar o emulador agora no meio de 2010, mas vai saber se será mesmo ou não. Eu achei na internet o 1.7, mas nem baixei já que não estou mais jogando. Enquanto der vou esperar a nova versão. O que espero ser antes dos Castlevanias do N64.

    ResponderExcluir
  7. Achei que vc jah tinha, eu baixei ano passado, por torrent, e valeu a pena, é um pouco mais atualizado e roda um pouco melhor.
    Eu até descobri como ver as partes bugadas mudando uma configuração do emulador.
    No final do Paper, dava defeitos nos fogos de artificios, mas trocando uma opção, a imagem piorava ou pouco mas eu fica claramente, em outra opção, fica travando mas a imagem perfeita, e ainda a opção Wireframe, que só se vê as linhas gráficas, até que ficou engraçada a imagem do the End assim.

    Mas esa versão, eu andei lendo nas paginas oficiais, e tá meio abandonado para sair a versão oficial, e já estão saindo versões customizadas em cima da 1.6, então quando fores ao N64 novamente já baixe a 1.7.

    ResponderExcluir
  8. Vou baixar, até lá já terá a versão 1.7 oficial, espero. hehehehe

    Eu acho que baixei uma versão 1.7, mas alguma coisas não deu certo e eu continuei na 1.6.

    ResponderExcluir