sexta-feira, 13 de agosto de 2010

LGM II - Reformulação

Conforme mencionado anteriormente já algumas vezes, estou planejando uma reformulação, não mais apenas do código da LGM, mas agora geral. Abaixo irei, por partes, expor minhas idéias. Começarei do mais básico e irei avançando após as idéias irem sendo aprovadas ou rejeitadas.

Não se preocupe se eu vir a mencionar algo e não estiver posteriormente no texto maiores explicações, isso provavelmente significa que não quis adentrar no assunto antes de aprovar o que já foi escrito.

Não se assuste, algumas das idéias podem ser mais radicais, mas não é nada definitivo, pelo menos até serem aprovadas, e geralmente mesmo depois de aprovadas não quer dizer que sejam permanentes. A idéia é testarmos tudo quando começarmos com Castlevania, podendo algo já ser aplicado ainda antes. E depois disso decidirmos definitivamente pelo que fazer.

Conforme forem sendo aprovadas regras, sugestões e similares, irei fazendo um guia para posterior consulta e removendo o texto aprovado daqui, exceto seu resumo.


______________________________________________________________

Inicialmente estou propondo a oficialização do que já temos de opções para jogar, com algumas modificações. Inclusão oficial da LGM Potion (jogos escolhidos como alternativa ao composto), e melhor definição da LGM Bizarro. Também sugiro a oficialização como parte do composto, o material "não-jogo" de um composto.

Segue texto detalhado do que mencionei acima:

====== Regras ================================================

Objetivo:

+ Jogar um jogo do início ao fim, sempre em busca do melhor resultado possível.


Definições prévias:

* Grupo de séries: Grupo de séries é aquele grupo formado por jogos de séries diferentes, com diferente personagens e sem nenhuma ligação.


Sub-divisões atuais:

* LGM "The choosen one"
Composto escolhido pelo processo de sorteio.
* LGM ア-ケ-ド
Jogos arcade antigos, onde o objetivo principal é obter uma maior pontuação.
* LGM グ-ム ワ-チ
Semelhante a LGM ア-ケ-ド, porém com jogos Game & Watch.
* LGM Bizarro
Formada por compostos "underground", é usada como alternativa ao composto em
vigência e também na aplicação de punições.
* LGM Potion
Jogos selecionados antes do início de um composto.
* LGM Extra
Jogos jogados fora de hora. A LGM Extra não terá caráter validatório, apenas informativo.


01 LGM "The choosen one"

Composto escolhido pelo processo de sorteio da LGM. É o principal braço da LGM, devendo sempre existir somente um composto em vigência.

Juntamente com os jogos do composto, outros materiais relativos ao composto devem ser apreciados. Isso incluí filmes, shows, livros e revistas. Estes serão selecionados previamente, assim como ocorre com os jogos.

Tanto os jogos, quanto o material relacionado devem ser definidos antes do início do composto.


01.A Sobre os jogos

Após jogado, os jogos podem ter os seguintes status:

+ Desistido
+ Concluído
+ Concluído ☆
+ Concluído ★

Quando um jogador desiste de um jogo, ele recebe uma punição, mais detalhes na seção de punições.

Para um jogo ser considerado concluído, se o jogo não tem um fim, ambos os jogadores devem ter chego a um limite em comum, caso tenha um ou mais fins, o jogador deve alcançar este fim.

Para ser considerado concluído em 100%, em um jogo que entra em loop, deve-se alcançar o início do loop e num jogo com um ou mais finais, deve-se alcançar todos os objetivos estabelecidos em comum acordo.

O 100% combinado, representado pelo símbolo ☆, e o 100% real, representado pelo símbolo ★, são considerados a mesma coisa pela LGM. Sendo que a distinção feita com os símbolos serve apenas como informação aos participantes.

Para o 100% real, não é levado em conta a quantidade de itens (exemplo: 99 potions) e similares.


01.B Sobre o material relacionado

O material é considerado explorado quando:

- assistido na integra, se for filme.
- assistido parcialmente quando for uma série, onde o mínimo é de três episódios ou 50% do total.
- lido parcialmente se for um livro ou coleção de livros, onde o mínimo é três capítulos de um dos livros.
- lido parcialmente se forem revistas, onde o mínimo é terminar inteiramente uma das revistas.


O composto é considerado encerrado quando ambos os jogadores terminam de jogar todos os seus jogos. Automáticamente, para termos de bonificações (mais detalhes na seção de bonificações), a apreciação do material relacionado também é dado como encerrado.


02 LGM Arcade

A LGM Arcade tem como propósito servir como alternativa ao composto em vigência, especialmente para os momentos em que se tem pouco tempo disponível. É formada por jogos arcade, tendo como objetivo a obtenção da maior pontuação possível.

Após o período inicial, a entrada de jogos ocorrerá mensalmente com a inclusão de um ou dois jogos. Isso permanecerá até ser alcançada a parte final da LGM Arcade, quando a entrada de jogos será ainda mais lenta.

Cada jogo recebe uma meta, que pode vir a ser alterada em caso de se constatar que é muito alta ou muito baixa.

Os jogos nunca são oficialmente encerrados, mas quando tem a meta atingida e o participante declara que jogou o jogo com empenho, sempre objetivando o maior placar, ele é marcado com ★ e incluso na lista de jogos jogados da LGM.


03 LGM Game & Watch

Semelhante a LGM Arcade, segue os mesmos princípios, porém tem uma meta padrão de 1000 pontos. A inclusão de novos jogos depende da conclusão dos jogos anteriores, isto é, metas alcançadas, ou a sua presença no composto em vigência.

Se encontrados, outros tipos de mini-games relacionados aos compostos podem entrar aqui também.


04 LGM Bizarro

É usada como alternativa ao composto em vigência e também na aplicação de punições por ser formada por jogos menos "nobres".

Os participantes devem seguir a mesma ordem de jogos e não podem pular ou deixar pendente nenhum jogo da LGM Bizarro.

Antes de desistir de um jogo deve se passar no mínimo 6 meses de jogo, ou ser combinado entre os participantes se e somente se ambos estiverem jogando o jogo simultaneamente.

Em caso de conclusão é possível iniciar o próximo jogo, mesmo que o outro participante não o tenha concluído, entretanto caso um jogador abra três jogos para outro, o jogador em desvantagem sofre automáticamente a punição bizarra e deve priorizar os jogos bizarros "atrasados" em vez dos jogos do composto em vigência. O único porém é que deve terminar primeiro algum jogo fora da LGM Bizarro já iniciado, se existir.

A LGM Bizarro deixa de ser uma alternativa quando o composto em vigência e formado por um grupo de séries, exceto no caráter de punições.

Exemplo: O jogador, cansado depois de jogar Mario Null Inside Story resolve jogar um jogo da Bizarro pra relaxar, pois na LGM Bizarro pode-se confiar que ele cumpre o que promete. Isso ou foi jogado um jogo da LGM Potion e automaticamente é recebida a punição de jogar um jogo Bizarro após acabar o jogo Potion.


05 LGM Potion

Última alternativa quando se quer dar um tempo ao composto em vigência. É formada por jogos selecionados pelos participantes, 1 jogo para cada 10 jogos do composto, com no mínimo dois jogos por composto e no máximo 6, sempre em números pares para permitir que ambos os jogadores escolham o mesmo número de jogos.

Logo num composto com 20 ou menos jogos, cada participante escolheria 1 jogo qualquer para preencher a LGM Potion, sendo que a única restrição é que o jogo seja de um gênero diferente do composto em vigência. Ambos os jogadores devem jogar o(s) jogo(s) escolhidos pelo outro, mas não necessariamente ao mesmo tempo.

Os jogos passam a ser obrigatórios para o encerramento do composto em vigência se iniciados. Se um jogo foi iniciado por um participante, o outro participante terá que jogar aquele jogo antes de iniciar o(s) outro(s).

A LGM Potion não existirá quando o composto em vigência for formado por um grupo de séries.

A duas maneiras de jogar a LGM Potion, uma aceitando paralelamente uma punição, conforme especificado na seção punições, e a outra usando da soma de moedas do jogador, definida também na respectiva seção.

Exemplo: Vamos jogar Castlevania que tem 30 jogos (estimado), pela LGM Potion temos direito de jogar dois jogos fora do composto. Um escolhido por cada jogador. Estes jogos são opcionais, mas se um de nós optar por joga-los, eles passam a ser obrigatórios pro outro. Podem ser jogados a qualquer momento durante o composto só não pode parar um jogo no meio para ir jogar o jogo da Potion.


06 LGM Extra

Não é uma opção da LGM, mas sim uma lista informativa. É composta por jogos jogados fora de hora e passível de punições, conforme citado na seção de punições. Jogos concluídos aqui não recebem validação automática, podendo recebe-lá posteriormente quando do início de um composto com o mesmo. Jogos de um composto já jogado não serão validados (para saber como validar um jogo nesta situação, consulte a seção de bonificações) e um jogo já concluído não pode ser invocado posteriormente na LGM Potion para uma validação.


07 Notas

A avaliação de um jogo é opcional, porém será levada em conta no sistema de pontuação (ranking) do composto e geral, além de gerar outras bonificações. A avaliação deve ser feita ao final de cada jogo sempre que possível. As reviews de qualquer tipo são inteiramente opcionais e não influênciam na pontuação geral.


08 Moedas LGM

Para cada ponto em um ranking na LGM ganhariamos moedas da LGM, a idéia é que com elas possamos comprar benefícios (aka tapetões).


09 Rankings

Cada composto, e similares, terá seu próprio ranking. No seu encerramento ele será contabilizado no ranking geral da LGM.

Os rankings funcionam da seguinte maneira:

Pontos por jogo jogado:
* 05 pontos por jogar o jogo;
* 10 pontos por concluir o jogo;
* 02 pontos por avaliar o jogo até duas semanas após sua conclusão;
* 05 pontos por atingir o 100% (combinado);
* 03 pontos pelo melhor desempenho;

Pontos pelo material relacionado:
* 01 pontos por apreciar um material relacionado parcialmente, exceto filmes;
* 02 pontos por apreciar 100% um material relacionado, se filme;
* 03 pontos por apreciar 100% um material relacionado, se série de vídeos (animação, programa de tv, etc);
* 03 pontos por apreciar 100% um material relacionado, se série de revistas;
* 05 pontos por apreciar 100% um material relacionado, se livro;

Pontos extras por metas:
* 257 pontos por completar o composto em até meio, ou um ano*¹, em 100%;
* 100 pontos por completar o composto em 100% em até dois anos;
* 100 pontos por completar o composto em até meio, ou um ano*¹, sendo 40% em 100%;
* 020 pontos por completar o material relacionado;
* +257 pontos por alcançar tudo (jogos, material e notas) em 100% em até um ano e meio;

*¹ O tempo limite varia entre meio ano e um ano dependendo do tamanho do composto.


10 Punições

A idéia das punições é estimular o bom desempenho dos jogadores.

O participante sofrerá punições conforme abaixo:

* Jogar um jogo da LGM Potion.
1 jogo Bizarro.
* Não jogar e atualizar o status em um período superior a um mês, exceto por motivo de viagens ou isolamento.
1 jogos Bizarro + perda de 50 pontos no ranking geral.
* Não publicar as notas de um jogo após um mês de seu encerramento.
Perda de 10 pontos no ranking geral.
* Não publicar as notas de jogos após o encerramento do composto.
1 jogo Bizarro + perda de 20 pontos no ranking geral.
* Deixar o outro participante abrir três jogos de vantagem na LGM Bizarro.
3 jogos Bizarro (os respectivos abertos em vantagem) e prioridade na LGM Bizarro.
* Desistir de um jogo
-50 pontos, pode não ser aplicado em caso de apesar da desistência o jogador ter feito um grande esforço (pelo menos um mês jogando e progresso próximo ao outro jogador).
* Jogar um jogo fora de hora
-100 pontos no ranking geral e -20 no do composto em vigência.


A punição não são aplicadas quando em um caso de se usufruir das opções de compra da LGM.


11 Bonificações Extras

LGM Bizarro
* 100 moedas por conclusão de jogo.
* A cada 10 jogos fechados -> 100 moedas vezes (o nº de jogos fechados - o nº de jogos desistidos).
* A cada 20 jogos fechados soma-se aos benefícios anteriores +500 moedas.
* A cada 50 jogos fechados ganha-se test-drive.
* A conclusão de um composto bizarro ganha-se 257 pontos bônus para distribuir a quaisquer compostos, mais os benefícios anteriores.


12 Compras

Como as moedas estão ligadas ao bom rendimento na LGM, as compras seriam a recompensa pelo esforço.

Não vou definir tudo agora, mas a idéia seria trocar as moedas LGM adquiridas por coisas como jogar LGM Potion sem sofrer a punição de 1 bizarro. Pensei também em uma opção de compra que faria com que os jogadores voltem há algum jogo que ficou pendente (ex. Zelda), opção de pontos extras para uma etapa LGM, opção de comprar um test-drive, etc. Claro que os valores seriam altos para não se tornarem o foco da LGM. Por coincidência acho que a ordem que escrevi seria semelhante a ordem de preços, potion sem punição, depois jogo pendente, depois pontos extras, depois test-drive.


つづく?

10 comentários:

  1. Fique a vontade para sugerir algo, e se possível aprove, altere ou reprove o que for sendo escrito. A idéia é planejarmos bem agora e não precisarmos mais alterar nada depois.

    Tenho muito mais idéias para expor, mas não adianta por tudo de uma vez senão vira bagunça...

    ResponderExcluir
  2. Eu estou começando a ler o tópico, mas quero postar uma coisa para não esquecer, depois de ver os aparecimentos das LGM Arcade, GW, etc. E agora oficiais. Acho que abre uma brecha para outra oficialização.
    A LGM Extra. Que criei para os jogos que não estavam na lista oficial. E os exemplos claros são por exemplo Legend of Zelda Twilight Princess, que não pôde entrar no composto pois só eu tenho acesso. Etb quando mesmo não recomendado acontece de jogar-mos algo fora da hora, como ocorre com Dragon Quest I(acho que vc fechou).
    Porque não entrarem nessa lista para oficializar (E forçaria também posts aqui para registro e conhecimento), claro só jogados durante a LGM, oque jogamos antes é passado.(salvo exceções).

    Agora vou ler o tópico com calma, para poder postar algo depois.

    ResponderExcluir
  3. Os materiais, coisa que fizemos e tentamos fazer, é legal. No inicio tinha até ideias de ver tudo, mas no Mario ficou complicado pelo "nível", isso me faz pensar no futuro, ter que ver coisas bizarras...
    E já digo de antemão que ler livros...tipo livro mesmo, só texto, que eu sei que existe de alguns jogos, só se for muito bom e de um jogo interessante.

    LGM Bizarro e Potion eu vou ter que re-ler, me gerou algumas dúvidas, se vc puder fazer um exemplo com elas em prática seria bacana.
    Seção Bonificação? Ela vai ser feita ou esta em outro tópico?
    Composto formado por grupo de séries, seria FF? Ou grupo de séries é oque contém séries diferentes? Tipo Graild Warms que tem a série Wild Arms e Grandia?
    Mario é Composto de Grupo de Séries? -Porque contém a série RPG (SMRPG,Paper,PMTY*,Super Paper), as série Bros. (SMB,SMB2,SMB3,SMB4), a série 3D (SM64,Sunshine,Galaxy,Galaxy 2), etc...

    Hehe e vc ainda tem mais a postar? Acho melhor fazermos uma Reunião em Conferência! hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. § LGM Extra

    A LGM Extra seria para testar jogos, ou para validar jogos fechados fora de hora?

    Se for para a primeira opção, marcar jogos que jogamos um pouco, ai acho bacana, até porque não da pra lembrar de tudo. Se for a segunda, acho que é válido, desde que a LGM Extra só seja acionada quando o jogador X estiver a frente do Y, assim evitando abrir grande vantagem.

    De outra forma penso que a idéia da LGM estará sendo deixada de lado, pois seu objetivo é focar numa série e terminá-la.

    Todas as novas opções da LGM, pensei como catalisadores para o nosso objetivo, fornecendo saídas de escape para o cansaço que um composto pode causar. A LGM Potion, último recurso, pode-se perfeitamente pegar um jogo destes que não estão (teóricamente) na LGM, com a vantagem que ambos iremos jogar.

    § Material

    O material é definido antes de começar o composto, então se um livro não parece interessante nem incluímos, ou ao menos temos uma lista prioritária. As restrições acima são apenas para validar o material como visto. Pensei em fazer uma tela de status extra para o material, e ligarmos esta ao status principal do composto.

    § Bizarro e Potion

    Exemplo: Vamos jogar Castlevania, são 30 jogos (chute), pela LGM Potion temos direito de jogar dois* jogos fora do composto. Você escolhe um e eu outro.
    Estes jogos são opcionais, mas se um de nós optar por joga-los, eles passam a ser obrigatórios pro outro. Podem ser jogados a qualquer*² momento durante o composto Castlevania, só não pode parar um jogo no meio para ir jogar o jogo da Potion.

    A LGM Potion tem um custo, podendo ser "pago" de duas maneiras, a "que não penaliza" será explicada no futuro, e a "que penaliza" seria jogar um Bizarro para cada jogo da Potion jogado. (conforme a idéia mencionada no tópico original da Bizarro)

    A Bizarro, embora possa ser jogada livremente*², tem caráter mais de punição. Caso se comece um jogo Bizarro, deve-se ir até o fim do jogo, ou ficar o tempo previsto antes de desistir dele (conforme acima).

    Exemplo2: To puto com o Mario Null Inside Story e após fechar "Mario N.I.S.", resolvo jogar um jogo da Bizarro pra relaxar, pelo menos nesse eu sei que posso confiar que ele cumpre o que promete. Isso ou eu joguei um jogo da Potion e automáticamente recebo a punição de jogar um jogo Bizarro após acabar o jogo Potion.

    Não sei se melhorou, caso negativo escreve ai que eu tento de novo.

    * Seriam três pelo escrito acima, mas a idéia é sempre ser números pares (vou corrigir o texto mais tarde).

    *² Exceto se isso acarretar parar um jogo no meio para jogar a [Potion ou Bizarro].

    § Seção Bonificação

    Sim, será discutida no futuro, a idéia é, entre outras coisas, ela fornecer os prêmios mencionados no tópico original da LGM Bizarro.

    § Grupo de séries

    Grupo de séries seria como nos casos dos compostos Nintendo Series, Adventure, Graild Arms.

    FF seria o caso de grupo de sub-séries. Pelo menos é nesse sentido que será aplicado estas palavras aqui.

    § resto

    Huahuahuahuahuauhua
    O problema é o tempo. Embora uma reunião on-line pelo msn talvez de pra agendar. hehehehe

    Não quero sair do foco agora por isso não postei tudo de uma vez, mas entrando em acordo sobre o que já ta aqui, passo para as seções de notas, bonificação e punições. Após isso vou propor a nova estrutura da LGM.

    ResponderExcluir
  5. Atualizei o texto com as modificações que citei aqui e incluí uma seção para a LGM Extra, com a minha idéia de como ela deve ser. Aguardo suas opiniões a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. § Material
    -Blz, no Mario a gente falou sobre isso verbalmente, e quando chegou a hora passamos batido (ufa, hehe)~fadiga_mario-detected.

    § Bizarro e Potion
    -O exemplo 2 deu pra entender bem, massa.
    Mario Null Inside Story... haahahhahahahaahahhaahahha

    ResponderExcluir
  8. Então, o item que vc colocou da LGM Extra, na verdade já existia desde que eu postei sobre ela e inicei no post do Manx TT, é exatamente isso, oque propus aqui é ver se consigo oficializar na lgm como jogado pra LGM.
    Itens como regras para validar, isso são coisas que podem ser discutidas se for aprovado a possibilidade de oficializar. Acho que vou deixar meus comentarios naquele outro post, pra n poluir aqui.

    ResponderExcluir
  9. Coloquei mais tópicos lá em cima, talvez não esteja bem explicado mas já da uma idéia. E calro, é tudo discutível.

    A LGM Extra discutimos no seu tópico então e depois atualizamos aqui.

    ResponderExcluir
  10. Então quando citei a LGM Extra, era com carater de validação, o seu topico agora está com uma outra cara, na que define partes da LGM com regras.
    A LGM Extra não era uma parte,um composto e nem uma regra, era só uma classificação(mais ou menos), e como não vai ser validada, fica mais fora de contexto ainda acho que podes retirar dos itens.

    ResponderExcluir