sábado, 20 de dezembro de 2008

Megaman X Collection

Ok, ok, não estamos jogando ainda o composto do Rockman, mas tinha que testar a coletânea do PS2.

Capa do jogo MegaManX Collection

Testando os jogos MegamanX e MegamanX2 do Collection do PS2, reparei que, embora o jogo pareça igual a versão SNES original, o som em determinados momentos está bugado, fazendo um barulho chato de escutar.

Encucado com isso (é tão dificil portar um jogo do SNES no PS2?), fui no wikipedia ver quais outras diferenças... vamos a elas:

01. The script for Mega Man X has been altered slightly in some places. For example, X yells “Damn” during the intro level. Sigma also doesn't say "have" anymore in a dialog. Also X no longer shouts “Hadouken” when performing the hidden fireball move of the same name.

O dialogo parece que apenas foi concertado, mas por que tirar o som do Hadouken? Nunca vou entender o que se passa na CAPCOM americana...

02. Mega Man X and Mega Man X2 have streaming sound-tracks, rather than directly ported/emulated sound-tracks. This results in a fade and restart after each music track has repeated a few times.

Não reparei nisso, mas já falei do outro problema no som.

03. Because of emulation problems with the special chip on Mega Man X2, sometimes the sound effects will cut if more than one plays.

Que eu saiba o jogo não tem opção 2 players... não consegui interpretar este item. Entendi agora, enfim, se fosse somente este erro ainda dava para deixar passar...

04. The version of Mega Man X3 used on the collection is the 32-bit CD-based version (which appeared on the Sega Saturn, PlayStation, and PC), with added FMV scenes and a remixed soundtrack, which received mixed reviews among fans. The SNES version (or its soundtrack) is not included.

Acho que não seria dificil por um modo SNES-X3 além da versão PC-PSX-SAT-X3, mas por comodidade esta idéia deve ter sido descartada.

05. In Mega Man X4, Slash Beast now roars several times at once, attacking less.

Ah, alguém deve ter achado que o jogo era muito díficil... porque não fazer como no caso Super Mario Bros. 2? É esses detalhes que vão irritando o cara...

06. Mega Man X5 and Mega Man X6 have their rumble support removed entirely.

PORQUE? Fuck! Só pode ser por comodidade de novo, pra que perder tempo e fazer algo perfeito...

07. Some very minor mistakes occur in Mega Man X5, where the word "it's" had somehow been revised to "8's". "B's" have shown up in odd places as well. This is rumored to be a side-effect of reinserting the script after initial retranslation.

Eles pelo menos testaram o jogo?

08. Mega Man X6 in both versions has had its Japanese voiceovers completely removed in cut-scenes (but the Japanese intro theme was kept). It also has Zero's "Up+Attack" move listed as "Down+Attack", but it's still coded to the original version (however, contrary to popular belief, the "Down+Attack" descriptor was a part of the original PS1 version of X6, even though the move is in gameplay Up+Attack).

As vozes foram tiradas porque "tocavam" junto com a Americana, ou simplesmente ficou mudo? Se foi a opção 1, beleza, agora se foi a opção 2...

09. The original three games also have a save function which allows the player to load files rather than necessitating a password (though essentially it will simply save and recall passwords, and can be skipped to input passwords directly). Furthermore, all six games now have a new "save screen" showing all the major items collected in that save file (up to three are available per game).

Ok, save é bom, mas é irritante quando voicê quer entrar com password ter que passar primeiro pela tela de save/load... ou sempre ao final de uma fase passar pela tela de save, principalmente quando não se está salvando o jogo! Fuck!

10. Mega Man Battle & Chase is a direct port of the European (PAL) version, so the running commentaries featured in the Japanese release are not included.

De novo, isso significa que só tem os comentários em Inglês ou ...
Algo me diz que é a opção 2... FUCK!


link: http://en.wikipedia.org/wiki/Mega_Man_X_Collection


Obviamente, não poderemos confiar neste collection pra jogar os jogos do composto, embora eu particularmente pretenda jogar a versão original e esta (e talvez a versão Japonesa também)! hehehehe

Para finalizar, achei que MegamanX2 não tem uma trilha sonora tão boa quanto X1, alguns chefões parecem mais díficeis e outros são muito demorados para matar. Achei as fases melhores projetadas no X1 também, mas isso pode ser porque eu joguei muito X1.

É meio idiota começar com o X com o corpo todo azul, afinal no X1 você consegue upgrades pra ele que o tornam azul e branco, não faz sentido voltar ao azul...

2 comentários:

  1. Comentários:
    01- Saiu o som do Hadouken ou não tem mais o Hadouken? Enfim, horrível qualquer mudança.

    03-Pelo que entendi, "play" seria "toca" então quando toca 2 efeitos sonoros dá um bug/erro da emulação do som.

    08- Pior é o erro do comando. o0

    Nossa, se o cara não procura na internet, pelo menos eu nunca saberia dessas tantas diferenças, é... impressionante!

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  2. 01. Saiu o som, o hadouken ainda tem.

    03. É, deve ser isso. :(
    Corrigi lá em cima.

    Não se pode confiar em Collections... hehehehe

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