terça-feira, 18 de junho de 2019

[Switch Review] #002 - Picross S

Picross eu conheci e 'jogava' em revistas de palavras cruzadas, com ajuda de números vc preenche pequenos quadrados que formam uma imagem ao final. A dificuldade de puzzle pode chegar em níveis bastante altos, quase ao ponto de ter que chutar uma opção.
Para se ter uma idéia, às vezes já fiquei mais de 1 hora em um puzzle 15x15.

Os primeiros videogames nesse tema que joguei foram a série Picross NP no Super Famicom, e também o muito bom Mario no Picross, nenhum desses foram lançados no ocidental Snes que eu saiba.
Esse Picross S é muito bom, eu diria que aceitável para que gosta do tema, mas não está no nível dos antigos do Super Famicom. Mais detalhes nas seções.

Como esse jogo não existe muito de gráficos e gameplay, esses quesitos são limitados.

Gameplay (0-8):
-Os controles respondem muito bem como deveria, parece algo óbvio mas não é para que já jogou outros jogos como esse. Dá pra jogar muito de boa usando o analógico. Também há a opção de marcações temporárias algo essencial. Entretanto o gameplay é limitado a um só modo, enquanto que Mario Picross tinha pelo menos 3 tipos, penalizando marcações erradas.
90% do puzzle são de tamanho pequeno, de 10x10 ou 15x15, oque é relativamente fácil. Há apenas alguns 20x15, e menos de 10 com 20x20, que eu considero de dificuldade média.
Nota: 7,0

Gráficos (0-7):
-Gráficos são limitados a 7, pois não há quase nada no jogo que se possa avaliar, porém mesmo assim, eles conseguiram não ir tão bem nesse quesito, a tela principal de gameplay é boa, mas a imagem final fica numa resolução muito ruim, dificilmente vc identifica oque é a imagem, algo bizarro, mais uma vez a antiga versão do SF é melhor.
Nota: 6,0

Sons (0-10):
-Há apenas 4 músicas no jogo e a opção de sem música, são músicas boas, mas poderia ter mais, das 4 eu gostei bastante de 1. É importante esse quesito, pois é normal ficar muito tempo em uma fase.
Nota: 7,0

Diversão(0-10):
-Aqui minha nota é baseado no fato que eu gosto do puzzle, há uma quantidade muito boa de puzzles a se fazer, oque é muito bom no custo-benefício. O modo Mega Picross aumenta a dificuldade é algo que não conhecia, é interessante mas não tão divertido como uma grande puzzle de 50x50.
O resultado das imagens também não tem importância nenhuma, ao contrário da série da Nintendo que eram temáticos.
Mas mesmo para uma pessoa aleatória pode gostar de boa desse jogo.
Nota: 8,0

Média: 7,0

Bonus: Eu gosto muito de Picross, e esse tipo de jogo é raro, pouca gente até desconhece isso, e eles aplicaram o conceito como deveria. +0,5

Nota Final: 7,5

4 comentários:

  1. Interessante. Eu só joguei um picross, em japonês ainda para dificultar um pouco. Uma pena que não capricharam nesse! :(

    ResponderExcluir
  2. Então, todos os que eu joguei antes, também tudo em japonês.
    Assim, eles até fizeram direitinho, e eu digo isso porque eu comprei outro jogo de Picross no Switch e aquele tem vários problemas, e eu vou fazer um review dele também, então até o momento esse Picross S é o melhor do Switch, mesmo criticando em vários pontos os controles dele são bons, e eu comprei o 2, e já saiu o 3 mês passado, parece que muita gente se encarnou nesse joguinho no Switch pra sair duas continuações rapidamente.

    ResponderExcluir
  3. Eu falei menos de 10 são 20x20, ERRADO, não há nenhum 20x20, o máximo é 20x15, inclusive no Picross S 2. :(

    ResponderExcluir