terça-feira, 4 de outubro de 2016

Alex Kidd in the Enchanted Castle - Impressões

Eu lembro que na época, quando joguei numa locadora esse jogo, eu não achei o jogo tão bom, ou melhor, não achei melhor que o Miracle World do Master System. Irei fazer algumas comparações com o Miracle World, porém posso estar lembrando algo errado já que faz alguns anos desde que joguei pela última vez.

Primeiro os positivos. Esse jogo me parece mais fácil de conseguir continues. Você consegue acumular power ups de um mesmo tipo (no Miracle World só dava para ter 1 de cada guardado). E, no geral, me parece ter menos plataformas complicadas que te fazem morrer.

Agora os negativos. Ainda é desnecessariamente complicado usar os continues (embora menos que o Miracle World). As lojas com o esquema de jokenpo ficam maçantes bem rápido, e é bem menos prático. Os inimigos não são muito originais, alguns em especial (carro?) não fazem nem sentido. Fiquei com a sensação que o layout das fases era mais trabalhado no Miracle. O jogo não tem um uma mapa entre as fases, sendo que o Miracle tinha. Posso estar errado, mas me parece que as músicas são piores do que no Miracle. E o power-up da melancia (acho que o nome oficial é "anel do poder", faz o soco disparar um "hadouken") é bem mais raro no jogo.

O jogo é jogável e até legalzinho, mas não me parece ter nada que o faça especial e no geral acho que houve mais retrocessos do que avanços. Por enquanto classifiquei ele como apenas 2 bolinhas/estrelas.

10 comentários:

  1. Aviso: Não Passe dos $9999 em dinheiro, o contador zera e ferra com os seus continues... Tava na última fase do jogo e me ferrei por causa disso. =/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não joguei esse, demorei para ver o blog e não sabia que vc já tava jogando.
    Porém logo que abri o jogo mês passado, fiquei vendo minha mulher jogar, e pareceu até que legalzinho, o inimigo como carro é bizarro mesmo, porém menos que a passagem secreta da primeira fase que ele descobriu pulando no chão... ¬¬

    Há tempos atrás eu já tinha espiado os outros jogos da série, e Miracle World para mim é o melhor disparado de todos, não só isso, mas ele é o único jogo Top na minha opinião, pelo menos na impressão que tive na época, e talvez por isso eu achei esse Enchanted Castle melhor que outros da série, acho que minha nota vai ser maior, 2 estrelas seria dar um 4/10, muito ruim, porém vou esperar eu jogar oficialmente.

    Mas de cara deu pra ver, é um problema na série, é que apesar do sucesso do Miracle World ele é plat old school, e depois do SMB, os jogos plat mudaram de "patamar", e infezlizmente os Alex Kidd seguintes continuaram com mecanicas antigas do genero.

    Oque tem de complicado nos Continues?

    Mas sim, em vários aspectos parece que o jogo fica limitado em vários pontos, como se estivesse rodando em um 8-bits, porém com um visual bonito, maior resolução e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mudei meu conceito de notas faz um tempo já. Pense numa balança, de um lado é bom, do outro ruim. 5 a balança fica equilibrada. 4 a balança começa a pender para o ruim, mas não considero "muito" ruim.

      Como no esquema de estrelas do jogo não da para dar meia estrela, achei 2 o mais justo, porém se desse, daria 2.5 estrelas.

      Não joguei muito as outras sequências de Alex Kidd, mas joguei um pouco. Essa me parece a melhor sequência, porém pior do que o original como você falou.

      O grande problema do jogo na minha opinião é que parece que faltou criatividade e/ou vontade no desenvolvimento do jogo.

      Jogue o jogo e tente continuar, talvez até você não tenha dificuldades, mas vai concordar que não é o ideal o jeito que funciona.

      Excluir
    2. Curiosamente eu uso esse esquema para minhas notas nos filmes do imdb, porém jogos ainda penso que 5 de 10 considero um jogo ruim.
      E piora um pouco quando só tem 5 estrelas, mesmo no backlogery sempre fico na dúvida se 5 estrelas é 10 ou se é de 8 a 10 devido ao range, ou seja dependendo de como se interpreta os range 2 estrelas pode ser 2-4 ou 4-6.

      Agora eu não to lembrado direito como foi o esquema de continue pois eu só fiquei assistindo, por isso perguntei, mas lembro que morrer não era um bom negócio pois vc perde tudo e complica passar as fases.

      Excluir
    3. No caso quando é de 5 estrelas, sem meio termo, eu considero 2, 4, 6, 8, 10. O que faço dai é se tem um jogo que seria meio termo (7 por exemplo), eu vejo para qual lado ele pende mais. Mas acho mais complicado sim.

      Excluir
    4. Então, a dúvida-mor é quando é 9, vc colocaria 5 estrelas como se fosse 10 ou 5 estrelas tem quer ser "perfeito".
      No final das contas vc está usando o range 1-3,3-5,5-7,7-9, e talvez 9-10.

      Excluir
    5. Hum, no geral o 9 eu colocaria para 4 estrelas. Mas cada caso é um caso. xD

      Excluir
    6. 5 estrelas é mais como um 10 mesmo então, ou quase 10. Eu tive muita dúvida nisso no backloggery, eu estava sempre colocando 5 estrelas os jogos ali de 8.5 à 10, mas aí vários jogos ficaram com 5 estrelas, e 8.5 ganhar 5 estrelas não parece muito certo tb. E eu to quase chegando a 1000 jogos no backoggery não ter meia estrela é muita sacanagem.
      Mas talvez o ideal mesmo seja algo desse tipo, em que 5 estrelas fique ali com 9.5-10

      Excluir
    7. É, mais ou menos isso que penso.

      Excluir