sábado, 28 de maio de 2016

Retro Achievements - Pegando Troféus em Jogos Antigos

26 comentários:

  1. Aproveitar uma coisa na outra com a lgm. Depois eu vou dar uma olhada nesse site.

    ResponderExcluir
  2. Putz fui ver o site, e agora fiquei uma vontade gigante de jogar no Snes, e em jogos que estava descartando pra LGM, pois já joguei muito, mas agora com novos desafios fica muito legal. Já to pensando em fechar de novo, todos os DK e Mario Bros/World.

    ResponderExcluir
  3. Só não vou jogar já porque to no embalo do uncharted, mas já vou começar os proximos do plot nesse esquema, Street Fighter II, Final Fight 3, etc..

    ResponderExcluir
  4. Interessante, mas alguns jogos parece ter uns bem cabeludos. A dificuldade parece muito maior do que no PS3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou considerar apenas para os jogos que parece possível "platinar", e ainda assim com cuidado, pois no Megaman X por exemplo tem gente reclamando que alguns achievements não apareceram após cumprirem os requisitos.

      Excluir
    2. lol qual a diferença pra lgm se algum funfar ou não? xD

      Mas sim, qualquer pessoa pode se integrar ao time e criar os objetivos então pode ocorrer muitos bugs, dei uma lida também, mas normalmente são corrigidos, mas não custa nada analisar antes. Mas para a LGM não tem porque não o fazer, mesmo se algum tiver bug.

      Excluir
    3. Ah, não estava falando em relação a LGM, e sim minha visão pessoal. Eu sei que vou ficar irritado se ficar com os jogos em 50% porque inventaram um troféu besta ou que não funciona.

      Excluir
    4. xD kkk
      Já fiz um teste com o Donkey Kong que eu conheço de cor, e tudo funcionou de boa, usei a rom do Planetemu. Aliás esse é um ponto a melhorar lá, pois não há padrão nas roms, tem gente que usa ainda aquele padrão antigo de [U][!], outros as do Emuparadise, outros só dizem Usa ou 1.0. Isso complica bastante.
      Mas muitos comentam na página do jogo que rom usaram.

      Sobre o DKC, tudo funcionou, "platinei", mas alguns trofeus na verdade são bugados facilitando, tem 2 trofeus de vencer o chefe sem sofrer dano em que o trofeu pipoca antes de derrotar o chefe, acabou facilitando.
      Quando registrar lá, pode me adicionar, só tenho o Velberan como amigo.

      Excluir
    5. Só demorou dois anos e alguns meses, mas tá adicionado! xD

      Excluir
  5. Aviso, recomendo a primeira coisa a fazer é habilitar o Auto-save da RAM, pois ele só salva quando fecha o emulador, então se der crash, falta luz, etc, terá perdido tudo.
    Eu fui fuçar nas opções novas do emulador, e na hora ver os leaderboards ele deu crash e não salvou nada, mas só jogando em paz e vendo a lista de trofeus funcionou pefeitamente.

    ResponderExcluir
  6. Então, eu já tinha esquecido desse post, mas de vez em quando tenho que cuidar da minha vó (ficar de olho) e ai fico sem acesso aos vgs. Uns dias atrás baixei o RetroArch, que é um "multi-emulador" que tem a interface igual a do PS4 (só por isso que baixei ele), mas é interessante que ele usa outros emuladores por debaixo dos panos pra rodar os jogos, alguns até da pra escolher diferentes emuladores. E é bacana porque uma das opções é o SNES9x que eu sempre gostei. Ele também suporte esses achievements e criei uma conta lá e configurei tudo.

    Acabei testando com o Captain Commando, a versão do SNES não está no Plot e eu acho que nunca tinha jogado, resolvi conferir pra ver, joguei duas vezes, na segunda liguei o hardcore mode quando lembrei que tinha, já que não uso as opções.

    Minhas impressões a respeito é mais ou menos o que eu esperava, é legal, mas fica sujeito a vontade do fulano que resolveu fazer os achievements. Por exemplo, ter que fechar no hard 4 vezes, um com cada char e fechar uma vez no hard sem usar continue pra "platinar" é muito exagero.

    Na minha visão, os troféus corretos seriam, fechar com cada char independente da dificuldade (4 troféus), fechar no hard (1 troféu), e talvez um fechar sem continue normal ou superior (1 troféu).

    Não planejo esquentar muito a cabeça com esses troféus por esse motivo. Mas a idéia é legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o RetroArch carrega dados do RetroAchievements. Aliás dá muito problema lá porque usam uma configuração errada ou versão do jogo errada e o pessoal vai lá reclamar nos forums, mas não tem nada a ver com o RetroAchievements em si, se é que deu pra entender.

      Mas eu concordo totalmente com vc. Aliás poucos meses depois desse post, eu já tinha virado developer lá fiz achievements de vários(alguns) jogos, mas justamente devido a essas alterações no conceito dos troféus, eu discuti muito lá internamente, até que chutei o balde e cai fora, e nunca mais voltei ao site, e nem loguei para jogá-los, mas um dia depois eu devo voltar pra jogar.

      Por exemplo o jogos mais clássico e popular possível, Super Mario World, eles transforamaram em Kaizo, é cheio de troféu difícil, um jogador normal vai fazer no máximo 10%.
      Eu sugeri varias coisas, como fazer sets separados, e deixar o main set, com desafios normais do jogo, oque a gente considera como Completado 100%.


      Vc fecha um jogo 100%, mas é livre para um Developer ir adicionando troféus meses/anos depois, e vc que tinha 100% de repente se depara com apenas 40, 70% do jogo, e teria que fazer os novos troféus para voltar a 100%, e quando vê eles são Kaizo. =/
      Por essa falta de controle, eu briguei com os outros developers.


      Dos meus jogos de cabeça, e se vc quiser ver, eu fiz:
      -Show do Milhão(Mega Drive)
      -Califórnia Games(Mega Drive)
      -Prince of Persia (Mega Drive)
      -Mario Tennis (GB) ~que fiz um aqui
      -Andy McDonald Skateboarding (GB)
      -Tekken Tag(GBA) - Não lembro o nome direito.

      Acho que tem mais,mas faz tempo e nao lembro.
      Nunca entrei pelo RetroArch, mas não dá pra garantir que de lá tudo vai funcionar.

      Excluir
    2. Não sabia desses problemas, mas eu baixei o RetroArch porque achei interessante e não pelo RetroAchievements, então se der problema não vou ligar muito.

      Mas até o momento não tive problemas, a única coisa que reparei é que nos emuladores indicados quando ganha um troféu aparece mais bonitinho que no RetroArch onde só aparece uma mensagem em texto avisando.

      Agora que você escreveu me lembro de você falando do Tennis, talvez tenha outro post aqui no blog sobre. hehehehe

      Sobre os "kaizo", pois é, deixar livre assim não tem como dar certo.

      Excluir
    3. Esses multiemulators é mais pra quem não tem intimidade com emulação, é sempre melhor do jeito que a gente sabe.
      Muitos dos erros de não funcionar os achievements lá é porque eles não estão com a rom [!].

      Excluir
    4. Pode ser, mas tem a interface do PS4, não deu pra resistir! xD

      Excluir
    5. É? Eu nunca vi na real, apenas via os posts no fórum, 90% da seção Ajuda e Erros, começava com "uso RetroArch".

      Excluir
    6. Outra coisa que ele faz igual ao PS4 é automaticamente tirar uma screenshot quando ganha um troféu. :-O

      Excluir
    7. Interessante. Esqueci de perguntar, vc teve que ir no retroachievements fazer um cadastro?

      Excluir
    8. Final Fight é um desses casos de troféus sem noção. Só fechar o jogo já deveria ser motivo para platina, mas tem que passar de cada fase sem perder vida por exemplo, derrotar cada chefão sem perder vida e ter mais de metade da vida, etc... isso ai é nível de fechar Zelda só usando bombas... talvez pior.

      Excluir
    9. O caso do FF que é um jogo muito popular acontece isso de colocar uns desafios, como muita gente joga bem ele, acaba acontecendo isso, eu joguei muito os FF e eu era bem melhor então até entendo, tipo acho que está um pouco mais difícil q deveria, nem de perto jogar Zelda só com bomba, porém é pq eu tenho um histórico longo com FF, quem sempre joga Zelda tb pensaria o contrario, eu acho possível mas um pouco chato, e ter paciência pra isso hoje em dia acho foda, nos anos 90 q n tinha internet a gente tinha paciência pra isso.


      Mas não sou favorável de set super simples não, de só fechar platinar, a ideia é ter ali 10% de troféus mais difíceis para ver até onde vc vai ao invés de todo mundo ter a platina, pelo menos num jogo clássico desse.

      Mas eu faria bem mais light tipo não usar continues, matar chefão sem perder vida é um bom desafio, mas a parte do metade da vida acho exagero tb não gostei desse.
      Mas se vc acha ruim esse set, imagina os Kaizo que eu citei, esse aí é "os de boa".

      Excluir
    10. Não to dizendo que teria que ser o único objetivo, mas muito mais do que a dificuldade de fechar o jogo já me parece exagero nesse caso. Basta ver a quantidade de pessoas que conseguiu fechar o jogo.

      Excluir
  7. Joguei o Show do Milhão para conferir seus troféus! =D

    No geral achei que ficou massa, mas discordo com aquele em que tem que perder na pergunta do milhão, não deveria ter um prêmio por falhar. xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o troféu zueira.

      Teve outros que meio que 'reclamaram' tb, porém esse modo é oque eu aprendi com os troféus de PS3, então eu acho válido.
      Mas eu analisei alguns itens pra colocar.
      1º O jogo é muito fácil, e muito fácil de roubar hoje em dia, então se espera que se jogue varias vezes.

      2º O mais comum é vc errar a ultima pergunta, acho que a maioria não vai se incomododar se não tiver roubando, é como se fosse um premio de consolação/fun.

      3º Força chegar mais uma vez na ultima pergunta (2nd Quest) para quem achar o jogo muito fácil.

      Então decidi botar. Tem mais um ponto que é as possibilidades do que fazer no jogo, não há muito oque fazer nos troféus, nenhum desafio a mais, porque o jogo é simples e porque trabalhar com o código ali é bem limitado, então isso é uma coisa diferente tb.

      Excluir
    2. Eu já imaginava que fossem esses os motivos e não sei o que dava para fazer com o código do jogo, logo entendo porque você fez esse. Mas ainda acho estranho. xD

      Excluir
    3. Mas como eu falei minha base foi oque eu vi nos troféus de PS3, tem muito troféu assim, é que não tem nenhum jogo como Show do Milhão, mas eu lembro de troféu que eu tenho q fazer algo errado ou até me matar.

      Excluir