quinta-feira, 5 de maio de 2016

Rainbow Moon - Impressões

O jogo que iamos jogar pela LGM PS3 e acabou saindo por conta de imprevistos (renovação da Plus).

Até onde me lembro, quando soube que você não tinha mais acesso ao jogo eu tinha acabado de fechar o jogo. Foi mais ou menos na mesma época que o meu PC começou a se recusar a funcionar. Fiquei com medo de parar de jogar e 1. não ter vontade para voltar a jogá-lo no futuro, 2. não lembrar o que tinha que fazer.

Logo comecei a jogar em segundo plano e prossegui. Hoje estou quase no fim do "pós-fim" (acredito eu). Então resolvi criar esse post para passar as impressões. Eu joguei o jogo no Hard logo de cara, então minhas impressões são todas baseadas nessa dificuldade.

Prós:

A jogabilidade do jogo é interessante e não tive problemas de vontade de continuar jogando, salvo quando passava muito tempo longe do jogo.

Os gráficos são bonitos e a trilha sonora é boa. O jogo ainda tem o esquema de comida que achei muito interessante (embora as vezes enchesse o saco) e é legal poder personalizar os stats dos equipamentos.

Contras:

A história e sua execução no jogo é extremamente simples, lembrando um jogo meia boca do RPG Maker. Side-quests em sua maioria são apenas para encher linguiça.

O pós-fim envolve muito grinding (seja para Exp. ou para conseguir materiais para os equipamentos). O ouro dado nos baús e sacos de tesouro em vez de ser 1 item com o total fica dividido em várias quantias pequenas (numa dungeon tem vários sacos com 10x500) o que faz apenas com que o jogador fique perdendo tempo. Falando em tempo, as animações das skills são legais das primeiras vezes, mas deveria ter uma opção de mostrar uma versão resumida, muitas horas de jogo seriam poupadas se houvesse.

O jogo deveria também ter um local para você guardar materiais (tipo um banco nas cidades), pois eu não vendia muita coisa não sabendo se seria necessário mais pra frente. Entendo o personagem ter limitação de carregar, mas deveria ter um deposito para guardar os materiais extras.

Melhorias:

Alguns itens que o jogo poderia ser melhor são:

* Monstros fracos sumissem do mapa, falo de monstros lvl 1-50 quando você já está no pós-fim, é muito chato você estar indo pra uma dungeon e sem querer esbarrar num desses, especialmente fora das dungeons. Conforme o jogador aumenta de level (+500), talvez mais monstrons devessem sumir.

* Mais estratégia, em vez de o jogador depender de grinding em certos momentos do jogo, deveria poder usar de estratégia para avançar, isso é verdade de certo modo em boa parte do jogo, porém no pós-fim apenas o grinding vai permitir o progresso infelizmente.

* Por fim, um aviso no mapa do tipo, tudo feito nessa dungeon seria muito bom, desconfio que para finalizar o jogo com 100%, vou ter que visitar todas as dungeons pois acho que deixei passar umas poucas medalhas e estatuas de jade (side-quests).

19 comentários:

  1. É, minha percepção é mais ou menos parecida.
    Só o fato dos monstros fracos é que não tive esse problema, até onde eu fui eu conseguia evitá-los.
    E o fato de simples, realmente muito simples, mas é algo recorrente hoje em dia, por ser um jogo da PSN, ou XStore, WiiStore, Steam, etc, esses jogos estão saindo assim mesmo, simples, e com grinding, certos aspectos não são aprofundados se comparados aos clássicos lançados em mídia e normalmente com um preço maios tb, então é complicado essa geração, que pode se chamar dos indies - que não são mais indies, mas têm essa desculpa de faltas algumas coisas como vc falou, história e um sistema mais avançado. E o preço costuma ser reduzido.

    Até sobre os prós, o gráfico é bonito e a música boa, mas digo isso também relativamente, é relativamente bonito, por ser indie, por ser jogo barato e ter sido agradável. Mas se for considerar o estilo de jogo, a plataforma PS3, deveria ter muito mais variação nas músicas e mais poder gráfico.
    Não tem como dar skip nas animações dos golpes? Eu acho que liberei isso.

    Então relativizando mais uma vez, achei muito bom esse jogo, contando o fato que "ganhei" da plus, e se tivesse pagado ali cerca até R$30,00 também teria gostado.

    Eu não sei como vc foi jogando, mas eu acho que tava no boss final, porém tem várias passagens bloqueadas por mágica que ainda tenho que avançar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi jogos do RPG Maker com uma história melhor, meu maior problema é isso. Indie ou não faltou trabalhar mais nesse ponto. Tenho certeza também que se procurar vou achar outros RPGs indies com uma história mais trabalhada.

      Excluir
    2. Pode ser, a questão é que sempre pecam em algum ponto, a filosofia indie é gastar pouco e vender bastante apelando para oque a onda pede. Se vc achar um indie completo com preço de indie é uma jóia rara.

      Excluir
    3. Bem, a "filosofia" indie não é gastar pouco, eles gastam pouco porque tem pouco. xD

      E eles não fazem porque estão pedindo por um jogo X, eles fazem um jogo de um jeito porque é um gênero que eles gostam e sentem falta e/ou é uma idéia que não vêem no mercado.

      Por isso que existe tanta diversidade nos jogos indies.

      Excluir
    4. ah essa é a sua visão original de indie, a atual são médias/grandes empresas que lançam indie e pode usuar suas muletas. Eu não acredito que exista indie ainda de verdade.

      Excluir
    5. Sim, existem, toda hora vejo algum lançando campanha no Kickstarter.

      Verdade que existe jogos sendo financiados por empresas maiores hoje em dia, mas aqueles que acompanho em sua maioria permanecem com a mesma filosofia.

      Claro, não estou dizendo que não exista o que você está falando, desde o início teve aqueles que só queriam apenas ganhar uma grana "fácil", apenas estou dizendo que dos contatos que tenho da comunidade indie, a mentalidade permanece a mesma.

      Excluir
  2. Você comentou anteriormente que "Só o fato dos monstros fracos é que não tive esse problema", eu só tive esse problema no pós jogo, onde tive que ficar indo e vindo toda hora, talvez por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que eu não esteja no momento exato que vc comenta ainda, mas até onde fui e já tinha que ir e vir, usava os portais e os barcos de boa, poucos monstros apareciam para lutar.

      Excluir
  3. Finalmente voltei ao Rainbow Moon!
    Minha suspeita se confirmou, eu estava esse tempo todo no final Boss. Não consegui mata-lo antes, e devo estar há 2 anos ou mais com esse jogo preso por causa disso.

    Tentei voltar várias vezes, não conseguia ficar mais forte e apanhava para o boss, na ultima vez, já não lembrava quase nada do jogo e mais 1 ano parado. Dessa vez quase desisti de novo (semana passada), mas consegui farmar um pouco, e cheguei no lvl 80, o máximo com o Baldren, e usei todos os itens possíveis e conseguir vencer, achei muito difícil o nível dele, precisei de um pouco de sorte por ele ficar insistindo no Baldren e meus outros dois só me curando.

    Mas enfim, agora que eu passei ele, e liberei as portais mágicos, estou curtindo de novo o jogo, devo tentar o máximo que der nas sidequests. Eu vi numa dungeon um montro com level 800, caraca!

    Até que level vc chegou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, não anotei aqui no blog nem no backloggery aparentemente... Terei que abrir o jogo para relembrar em que nível parei.

      O final boss é chato mesmo, também tive que enfrentá-lo diversas vezes.

      Excluir
    2. Faltam 4 Rainbow Medal pra mim, mas além disso ainda tenho side-quests, e quero matar o monstro level 999.
      Tá passando de level muito rápido agora.

      Excluir
    3. Agora falta só 1 medalha. E é a ultima side-quest, to no level 670, agora tá um pouco mais lento pra ganhar level, ganho só 1 ou 2 levels por batalha.
      Mas minha Speed tá muito fraca contra os livros Azuis lvl 800.
      Já posso comprar todos os equipamentos Ultimate +, só falta a grana.

      Excluir
    4. Baixei o jogo de novo, level 876, 195:34 (hard).

      Dei uma olhada nos stats e ficou faltando 2 medalhas e 2 monstros no bestiário, ai lembrei que não sabia mais onde procurar essas medalhas. Quem sabe tento localizar os monstros faltantes...

      Excluir
    5. E o ultimo save datava de 13/05/2016! O_O

      Excluir
    6. Putz no Hard ainda, não sei se tem diferença nessa parte final, mas no inicio é mais difícil, com poucos recursos.

      Poxa tá quase. Tem o monstro Kajudo lá com lvl 999. Falta uma pra mim e tá na cara que é nessa parte em Euran.
      São dois lugares que falta eu liberar pra mim, uma no Castle Temwall e outra na dungeon próxima à nordeste. Está descrito na ultima side-quest.
      Porém é estranho faltar duas medalhas, será que vc pegou a do Boss canhão que fica em pleno mar aberto?
      Faltam alguns monstros pra mim tb, mais de 2.
      Sacanagem, o inimigo agora tem 14K de Speed e eu só posso chegar a 9999.

      Excluir
    7. Acabei de ver no fórum do jogo que o Boss Kajudo não tem medalhas ou qualquer outra coisa importante, é um boss opcional que no Hard é extremamente difícil, então tem que ver se vc visitou todas as dungeons e todas as partes delas.

      Excluir
    8. Faltam 3 monstros do bestiary pra mim, 1 é o Kjayudo e outro é um robô vermelho que aparece na luta dele, o 3º é um mistério e está bem abaixo do Big Bang, então é estranho deve ser um boss opcional q não encontrei.

      Excluir
  4. Consegui a última medalha em um baú justamente no Castle temwall. E agora acho q peguei tudo exceto o boss opcional Kayujdo 999.
    Mas o premio e ridiculo, duas armas ultimate+ q eu posso comprar na loja.
    So serve pra quem nao fez as side quests da loja e pegou todas as medals, bem improvavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff o terceiro monstro q faltaba era a magia da caixa, não é um monstro.
      O Annihulator ta em Murky Basement, ja tinha ate esquecido dele. A dungeon é toda lvl 85 e esse cara protege um baú com lvl 850, bem desigual.
      Agora só falta o 999 se eu quiser um 100% real.
      O pior é q contra esse cara o melhor char é o Zerudo que é o meu pior, lvl 125. Tenho q remar mto.

      Excluir