terça-feira, 21 de setembro de 2010

Project: Origins

*Estava pensando em fazer desse tópico a montagem dos Compostos "Origens", aqueles que terão os primeiros jogos d ecada gênero, com a informação é dificil e não-confíavel, seria interessante irmos juntando informações, e ir atualizando.
*Eu gostei muito dessa idéia de composto, me lembrou anos atrás quando os primeiros compostos de "Temáticos" foram criados e no momento eu era empolgado em jogá-los.
*Não me recordo se eles terão só 10, ou se serão jogados 10 em 10, mantendo o Composto vivo na LGM.

Um comentário sobre esses compostos; nessa época um jogo era muito clonado, já que não havia copyright, então acho que devemos analisar e descartar possíveis cópias, ou jogos claramente imitados, deixando até cansativo de jogar, eu vou começar pelo Racing. A idéia é atuarlizarmos quando descobrirmos mais informações.

Racing Origins


Gran Track 10
Night Driver
Sprint 2
Datsun 280 Zzzap
Drag Race
Super Bug
Laguna Racer
Fire Truck
Head On
Safari Rally
Monaco GP
Super Speed Race
Monte Carlo

Battle Origins


Heavyheight Champ
Boxing (Prototype)
Warrior
Ring Fighter

16 comentários:

  1. Tentei colocar o jogo, com os clones que serão descartados ou utilizados quando preciso, mas a verdade é que o post ficou horrível.
    Talvez não tenha como espacar da função Spoiler.

    Nossa na Wiki não tem nenhuma informação além dos mais famosos, eu achei vários jogos de corrida em site sobre jogos de Arcade e história das marcas da época (Atari).

    E é impressionante o fato de ter generos diferentes, como por exemplo corrida mesmo, e jogos que envolvem carros mas não é corrida, como um jogo de carro de bombeiro e outro em que se tem que desviar de obstaculos.
    Fiquei em dúvida sobre oque colocar ou não.

    Outro possível formato do post, é com informações e foto, apesar que a foto aqui já é um Spoiler, rsrs, sugestões serão bem-vindas.

    ResponderExcluir
  2. OK, uma coisa interessante. Os jogos no formato Discrete Logic são de Arcades sem CPU, e o MAME não consegue rodar isso, portanto dessa lista inicial que busquei, já começa no Sprint 2 a emulação.

    ResponderExcluir
  3. Nem ia comentar hoje, mas me empolguei com o post!

    Concordo em eliminar clones, seria muito chato ter 10 jogos, sendo 8 iguais...

    Como dividi em 20 gêneros "primordias", então qualquer tipo de corrida (que não seja enquadrado no gênero esportes) vale. Ou pensando de outra maneira, se o jogo se encaixa melhor em um dos outros 20 gêneros então não entra aqui, caso contrário entra.

    Jogo de carro de bombeiro... acho que é o que tá na LGM Arcade! xD Pelo menos joguei um assim. hehehehehe

    A princípio acho que somente como você colocou lá em cima está bom. Os não-emuláveis podemos combinar de apenas procurar informação quando chegar a vez do composto, isto é, ler sobre o jogo.

    ResponderExcluir
  4. As informações no formato, poderia ser como por exemplo:

    1. Nome do Jogo
    Ano:
    País:
    Plataforma:
    Alias:
    Clones/Cópias:

    Ao invés do formato:
    1.Jogo 1
    2.Jogo 2
    3.Jogo 3, etc...

    Tentei fazer aí,
    1.Jogo - Ano
    E em cinza fonte menor, os clones (oficiais nesse caso)

    Mas ficou uma mistureba, de fontes e cores, com a fonte do blog, ficou bem estranho.

    Eu quis colocar aqueles em cinza, Formula K,Track 10,Gran Track 20, Twin Racer,Indy 800, pois eles são jogos da mesma empresa e reaproveitou o código, os famosos caça-níqueis, é tudo a mesma coisa, com diferenças às vezes estéticas. E aí já fica como conhecimento.

    Verdade! É o Fire Truck da LGM Arcade.

    ResponderExcluir
  5. Me rendi aos botoes Spoiler, visualmente mais limpo.

    ResponderExcluir
  6. Ah legal.

    Hum, só não confie muito nos status do MAME, na lista de jogos descartados da LGM Arcade, dois destes estão lá:

    Night Driver [1976/EUA] - carro invisível!
    Laguna Racer [1977/EUA] - Muito legal, mas sem som.

    Claro, até chegar a vez do composto em questão, os problemas podem ter sido resolvidos. Tomara!

    ResponderExcluir
  7. Nossa...
    bom por isso que já tem mais de 10 aí, se ocorrer esses casos.
    E reforço a dificuldade de informações, o Super Speed Race, lançado pela Midway em 1979 na verdade foi feito pela Taito e lançado no japão em 1977, mas não consigo informações que comprovem. Esse detalhe pode fazer o jogo ficar de fora ou não. E esse jogo é impressionante pra época pelos videos que vi.

    ResponderExcluir
  8. Night Driver,
    esse jogo é em 1ª pessoa, o carro que aparece nas fotos é um adesivo colado nas tela dos Arcades.
    ^^

    ResponderExcluir
  9. Bem, se você achar a rom japonesa do tal Super Speed Race, podes ver as informações no MAME, aparece ano ali. Melhor que nada.

    Sério que é um adesivo? Jogando o jogo a sensação é que falta o carro.

    Eu estava pensando em te ajudar aqui, mas como já tenho a minha lista pra fazer, vou terminar o passo três dela primeiro e depois eu dou uma mão aqui.

    ResponderExcluir
  10. Tranquilo.
    Não há rom, já procurei. Mas na wiki japonesa consegui confirmar mais uma vez que realmente saiu pela Taito em 1977, então acho que o jogo vai subir ali algumas posições, mas acabaremos jogando a versão US de 1979.

    Deve ser por isso que todas as cabines que vi tem o adesivo sem exceção, vi uns 3 bem diferentes(o "carro").

    Isso tá ficando basicamente um Arcade Origins, era isso que pensavas, ou querias só um Origins dos VGs?Sem Arcade,Sem PC?

    Dei uma pesquisada Quinta, e o do Battle que está um pouco díficil de descobrir os jogos.
    A lista está sempre em produção, essa do Racing pode mudar totalmente se descobirmos mais informações. Podes fazer oque já tinhas programado, e quando puder você pesquisa, tempo nisso a gente tem.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade não pensei que o Arcade iria dominar... mas não tem problema não. Mas é possível que vários jogos sejam jogados na LGM Arcade antes do composto Origins ter sua chance.

    ResponderExcluir
  12. É bem possível mesmo, mas caso isso aconteça, e pelo fato de ter muito clone, acho quenão custa quando estivermos no Origins, jogar um Clone, Cópia, remake, etc, para poder sentir a evolução história através do composto.

    Outra dúvida, repetindo a pergunta do tópico, Quando for escolhido, é jogado os 10 e acaba?
    Ou faremos aquele sistema em que ele volta pra Segunda Divisão, e pode ser escolhido novamente para jogar mais 10 ? :) Parece ser um boa.

    ResponderExcluir
  13. Então, eu ainda não tinha comentado, mas pensei assim:

    Atualmente, caem dois da primeira divisão, isso mantém. Atualmente sobem três para a primeira, isso mudaria, subiria apenas dois (os que cairam). A vaga deixada pelo composto sorteado ficaria vaga até o composto ser terminado. Em caso de compostos com multiplas séries (casos dos compostos RPGs, Adventures, Horror, aqueles como o Fighting Fight e os novos Origins, entre outros) após jogados permaneceriam na primeira divisão, assim se quisessemos prosseguir neles, eles teriam chances imediatas e não teriam que fazer o longo trajeto lá de baixo.

    Assim também poderiamos dar uma pausa após acabar "um passo" do comoposto, poderiamos escolher outro e no sorteio seguinte voltar a ele.

    Bem, essa é minha idéia, o que você acha?

    Originalmente eu propus nos Origins incluirmos alguns jogos atuais também, tipo 10 iniciais e alguns atuais... você prefere que fique só os iniciais? Por mim não tem problema, continua interessante o composto, só estou perguntando porque parece que você está imaginando apenas estes.

    ResponderExcluir
  14. Hum, não lembrava disso, alguns atuais.. totalmente randômico?

    Acho que essa idéia da 1D é muito boa para compostos extensos, apesar de não gostar de mudanças na D1, a gente pode definir melhor depois essa regra.

    ResponderExcluir
  15. Como eu disse, podemos deixar puro origins se preferir.

    Os jogos seriam escolhidos a dedo, não randômicos, mas a idéia seria pegar jogos que não tem série (jogos solo) ou ports de jogos de séries que não estão no composto principal da série (se existir um, claro).

    ResponderExcluir
  16. Vamos fazer com que tenha alguma relação com os 10 do momento, pois senão ainda continua muito vago, eu lendo o site System16 vi muito mas muito jogo que a gente nem tem idéia que existe é com bons graficos, como os Arcades da Sammy.
    Eu vou até rever oque coloquei na lita do Arcade System, pra ver se está como planejado.

    Mas tb não sei se precisa, apesar que seria legal por exemplo ver a versão mais nova de MonagoGP que está nessa lista. Mas estou meio dividido, pois só os 10 em cronologia jah basta pra mim, não vai afetar minha vontade.

    ResponderExcluir