sábado, 18 de setembro de 2010

LGM Recap.

Esse post é só para frizar e não esquecer algumas coisas, eu farei um de Zelda, mas já não está mais fresco na memória, e preciso rever e-mails... então até eu trocar de PC não da pra fazer de maneira rápida. Vou focar no Mario agora e com o tempo complementando. Bem, vamos a recapitulação.

Em Outubro de 2006 começa a LGM, na época sem nome. O objetivo dela é simples, jogar os jogos e terminá-los. De lá pra cá muita coisa aconteceu.

Crise nas Terras Infinitias e Crise Infinita:

Está é a história do composto Mario. O composto teve origem somente depois da LGM original, fazendo parte dos 10 compostos da "segunda" LGM. Embora inicialmente tivessemos separado jogos como Mario Kart do composto, com a empolgação devido a reputação da série foi incluído originalmente não só jogos Mario, mas também relacionados.

Havia grande expectativa no composto, conhecer um jogo Mario com história como Super Mario RPG parecia expetacular, havia também Mario 64 visto como um dos melhores jogos da série e do N64, e conhecer os jogos originais do Famicom / NES, todos estes eram o destaque do composto, porém...


Capítulo 1 - Prólogo - Guerras Secretas

Começamos pelo início literalmente, jogamos Mario Bros. e depois achamos jogos desconhecidos como Punch Ball Mario Bros, jogos bons em seu tempo e ainda divertidos hoje, pelo menos no modo dois players que foi quando nossa motivação aumentou. Ai
conhecemos o lado pedreiro do Mario em Wrecking Crew, jogo interessante, porém cansativo... e finalmente começamos os "jogos de verdade". Super Mario Bros. foi muito divertido e afinal, são os jogos plataforma o destaque da série. Apesar disso foi frustrante pois sem a possibilidade de save ou password, fechar o jogo não é algo simples de fazer.

Capítulo 2 - Joias (?) do Infinito

E de Super Mario Bros. fomos para All Night Nippon Super Mario Bros. e depois Vs. Super Mario Bros., ai veio Super Mario Bros. 2. O jogo é muito bom, mas jogar quase a mesma coisa de novo e de novo estava irritando demais. Afinal quando iamos chegar no SNES?

Ainda jogamos Kaettekita Mario Bros (que particularmente achei muito bom), pela primeira vez jogamos Super Mario USA sabendo que não era Super Maior Bros. 2, e tivemos (ou ao menos eu) a grata surpresa de conhecer Super Mario Land e deposi Land II. Também começamos Game & Watch Gallery 4 e passamos por Mario Clash, mas o que culminou com a primeira crise foi Super Mario Bros. 3. Este deveria ser tão bom quanto Super Mario Bros. 4, porém... sem sistema de save? Temos que jogar tudo sem desligar o video-game? E o jogo já era de 1988, três anos depois de The Legend of Zelda, não havia desculpa... não tinha nem mesmo um sistema de password.

A essa altura eu comecei a abrir vantagem, se me lembro bem para se motivar, você começou Super Mario All Stars, e finalmente chegavamos no SNES, agora seria só alegria, certo? CERTO?

Capítulo 3 - Crise nas Terras Infinitias

A crise que começou "no capítulo anterior" parecia que seria desfeita antes de se tornar critica. Super Mario All Stars pareceia outro nível, e com a conclusão de Super Mario Bros. 2 parecia que nada era impossível, porém...

Mario is Missing é ruim, mas tudo bem, na pior das hipoteses Mario Time's Machine não será muito pior... mas era. >:( Na realidade, é um dos piores jogos jogados na história da LGM, e considerando que já jogamos Faces of Evil, é um feito do jogo.

Pra piorar a situação, Mario e Wario que parecia promissor num primeiro momento, foi mais uma facada. Wrecking Crew '98 conseguio melhorar o andamento um pouco.

Tentamos jogar Hotel Mario e jogamos Super Mario Wacky World, e sejamos francos, foi divertido jogar em dois jogadores. Super Mario Deluxe não melhorou muito as coisas, mas não piorou muito também, ai All Stars foi frustrante pois não conseguimos fechar mais nada, Super Mario Bros. 4, pareceia que agora sim, daqui pra frente só vai melhorar! Porém diz-se que o doente tem uma melhora antes de piorar de vez e falecer...

Levamos a primeira bordoada com Yoshi's Island, não é um jogo ruim, mas não era tão bom quanto World e no ocidente este jogo leva World 2 no nome... Além disso fazer 100% não é nada divertido.

A segunda bordoada que, agora sim, fez a crise se elevar ao máximo, Super Mario RPG, nem a equipe da Square conseguiu fazer um Mario RPG decente, que justificasse o "RPG" no título, de novo não é um jogo ruim, mas ...

Super Mario 64, pessoalmente pensei algumas vezes enquanto jogava, porque não fizeram Super Mario Bros. 4 II em vez disso? O jogo, de novo, não é ruim, mas com um dos piores plots de todos os tempos, camêra ruim e muitas fases que não consigo definir direito então usarei "sem graça", a única coisa realmente interessante no jogo foi o fato de que foi um marco no gênero plat3D.

E ai eu vou a nocaute, usando os restos de minhas forças fecho Paper Mario, o jogo não é ruim, mas...

A situação estava tão ruim que removemos diversos jogos do composto ao longo do tempo.

Capítulo 4 - Fase Zen?

Paralelamente agora começavamos Final Fantasy, foi uma mudança de nível tão grande que em pouco tempo Final Fantasy I e II estavam fechados, bem, pelo menos de minha parte. Pelo que me lembro em vez de tentar escapar rápido da crise você abraçou ela e ficou nela até desistir dos jogos.

Ainda terei que verificar, mas algum tempo depois, mais alguns Final Fantasys fechados, (e pensando agora não sei o que você fazia, a impressão que me dá é que você ficou sem jogar esse tempo) a crise é esquecida, você volta a jogar (mas não me lembro o que) e eu motivado pela LGM Review consigo fazer uma última volta nos jogos Mario. E não se engane, depois de saber o que esperava, foi divertido passar pelos jogos das "Guerras Secretas", justamente os que pensamos serem os piores. Além destes terminei os melhores jogos do SNES, deixando de lado apenas Mario & Wario e Yoshi's Island como pendentes.

Já se passaram perto de dois anos desde o começo do composto, a crise acabou, eu termino FFIX e Dirge of Cerberus e volto a jogar as pendências de Mario, até então eu praticamente só tinha jogado os Game & Watchs... Na verdade volto a jogar porque você menciona que está jogando os jogos de DS. Nessa fase Zen, além dos jogos do DS consigo melhorar meu desempenho no Mario 64 e Mario Story, você também vai muito bem, eliminado os jogos não jogados rapidamente.

Capítulo 5 - Crise Infinita

Com o tempo encurtando e faltando pouco para o fim do composto, numa tentativa de finalizar pendências, eu volto a crise e percebo agora, em certos jogos ela é infinita... Talvez com menos tempo ainda, você também tenou eliminar pendências, apenas para descobrir que a crise ainda estava viva, nós só estavamos nos escondendo nos jogos melhorzinhos.


Notas adicionais...

Mas e o que conseguimos? Sofremos com o alto nível de jogos medianos, alguns ruins, e também com a frustração em jogos tidos como excepcionais. Mas apesar de tudo, temos que lembrar das coisas boas também, fechamos Super Mario Bros. 2 no AllStars, algo que você pensou ser impossível. Eu fechei o AllStars, algo que eu pensei após o início do composto ser impossível. Jogamos inúmeros jogos famosos, bons ou não e conhecemos diversos jogos "secretos", de novo sendo bons ou não.

Não conseguimos aproveitar bem o tempo, talvez por culpa do próprio composto, mas agora mesmo que venha a ter outro composto que seja semelhante a este, estaremos vacinados. Além disso apreciaremos muito mais os jogos melhores.

Quanto aos jogos que ficaram de fora, com Mario Galaxy, eu ainda tenho muita curiosidade, mas mesmo que pudesse jogar agora, não daria... sinceramente não da para jogar mais nada relacionado no momento, NADA! Eu ainda imagino, quem sabe depois de Final Fantasy, ou após Castlevania fazer um Update dos jogos que ficaram de fora, Zeldas do GameCube, estes Marios mais recentes, mas isso não é para agora, agora não dá...

5 comentários:

  1. wow, até que vc conseguiu detalhar bem.
    Comments:

    1-Mario Land,
    Pro nível que a gente tava o Land foi muito bom, mas talvez por ser bom, confortável de jogar, ele foi rápido eu pelo menos se for pensar fiquei muiti pouco tempo nele, acabou não aliviando o trauma no composto.

    2-"porque não fizeram Super Mario Bros. 4 II em vez disso?",
    Acho que se deve pelo que acontecia na época, esse Mario64(e o N64) ficou 2 anos nas revistas prometendo, o PSX tava aí bombando(depois q bombou mais), o Saturn, o 3DO.. todos tavam impressionando com os gráficos 3D incríveis! (Horríveis!! haha)
    Na época parecia pra melhor, e na verdade foi, todo mundo queria jogar o M64, disso eu lembro.
    Ninguém conseguia jogar os jogos 3D na época, era todo mundo iniciante nos controles, e ninguém sabia que era mau programado, heehehe.

    Still Reading..

    ResponderExcluir
  2. 3- Capitulo 5 - Zen,
    Sim, Logo após um tempo no FF, abracei a crise, depois fui descobri que já estava no final do FFI, mas lembro a você de que no final do ano fui ao Ribeirão perder meu precioso tempo sem jogar nada.
    Na volta comecei o estágio-trabalho, e durente esse tempo jogava FFI, M64, M&L Series, em seguida Paper.

    4-"nós só estavamos nos escondendo nos jogos melhorzinhos."
    Dei risada quando li, ahaha, é verdade.

    Acho legal a idéia do Update, em contrapartida eu também fiquei sem vontade de conferir o Galaxy 2 devido a esse desgaste com o bigodudo.
    Em compensação se for pensar em Wind Waker, a vontade é boa, mas não é hora pra eu pensar nisso.

    Eu concordo com você, como resultado jogar o Composto foi satisfatório, o objetivo era fecha e jogar, e jogamos vários, são várias figurinhas pendentes pra conhecer que foram descartadas ou conhecidas.
    E realmente o único* ponto negativo foi o tempo disso tudo, é claro que o tempo é curto mas eu tinha como aproveitar melhor o tempo livre, pelo menos nos momentos de não-crise.

    *Único, pensando na exp. adquirida, ou seja, no gameplay tivemos as decepções citadas.

    Bacana o Recap, quando vi o tóp. achei que era de tudo, mas só sobre Mario já ficou desse tamanho, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo sobre Mario Land, mas sobre SMB4-II, lembre-se que o jogo (SMB4) é de 1991, então tinha tempo antes da "febre 3D", além disso Yoshi's Island é de 1995 se não me engano, logo dava pra fazer sim SMB4-II antes de Super Mario 64... :-(

    Ah, eu tinha esquecido, então foi isso, isolamento anual + o estágio em sequência...

    Quero fazer sobre tudo, mas ai vou precisar consultar e-mails, lembrar de coisas e iria levar muito tempo, então resolvi começar pelo Mario.

    ResponderExcluir
  4. As decisões da Nintendo são históricamente hilárias, lembre-se de : "Jogos em CD nunca vão dar em nada!"
    Ou
    "Parceria com a Sony? Não! Vamos de Zelda no CDi"
    hahahah, ok esse último eu forcei, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Huahuahuahuahuauha

    É triste (por um lado pelo menos) mas é verdade. Fazer o que...

    ResponderExcluir