domingo, 26 de setembro de 2010

A Maldição de Mario

Momento da invocação: ~19:30 25/09/2010.
Fim do efeito: ~06:00 26/09/2010.

Eu estava empolgado, ultimo fim de semana do mês, vou acabar com o Mario. Paper e M&L são minigames e extras, a hack tentei um pouco e tava dificil, então vou fechar oque falta, NEW SMB.

Estava jogando somente há 10 minutos (menos), e o jogo trava. Bom, não foi a primeira vez que o DS travou, e sendo um método não original para jogar dá pra entender. Bem, a tela travou mostrando o nome da fase como se tivesse carregando, eu com raiva pois tinha passado umas fases deixei o ds ligado para ver se ele pegava no tranco e fui ver uns episodios de Dbz. Passaram-se 1 hora, resetar/desligar de uma vez, quando liguei não foi direto pro R4, recoloquei-o no DS e.... SD/TF CARD ERROR.
Isso assustou um pouco, mas assustou mais ainda não achar uma solução na internet. além do "Compra outro"
Coloquei no PC e ele não consegue abrir, no Linux nem sabe que existe, no XP pede pra formatar. Fudeu!

Foi então que tive que fazer uma busca mais avançada, vários casos, muita gente com esse erro, mas nada de solução, ninguém aparentemente conseguiu recuperar os arquivos e nesse momento a grande maioria nem o Memory, pois ele corrompe e não tem como formatar e reusá-lo.
Achei um que diz ter recuperado, usando o Parted Magic, em uma função de TestDisk e criando um partição no microSD.
E enquanto isso eu apelei para um programa muito bom que é o Easy Recovery já tenho ele há um bom tempo e é muito bom,e muito caro por sinal. Mas ele não mostra a SD, está irreconhecível pra ele. Então fui na do cara, pegar esse tal do PartedMagic, depois de uns minutos tentando entender como funciona ssaquei q ele é um OS, especializado nisso, fiz um usb bootable e iniciei no PC, assim consegui analisar o usb e tentei adicionar uma partição, tb fui em outra opção e mudei ou reforcei as opções de Head,Sector,Cylinder e Cluster, sem entender nada.
Voltei ao XP ( onde uso essas ferramentas) e nada do Windows abrir o usb.
Nessa hora já pensei, vou vir aqui postar no blog o fim forçado do Mario, e o grande prejuízo de perder todos os saves, até tenho um backup, de 5 meses atrás.

MAs resolvi fuçar de novo, mexi esses clusters e sectors, eu já imaginava que ia destruir tudo. Voltei pro XP, e tentei pela ultima vez o EasyRecovery, e me apareceu a opção do MicroSD !! A esperança voltou mesmo q baixa, teve uma evolução pelo menos. Mandei fazer uma recuperação RAW de uma vez, a mais complicada. E ficou lá recuperando vários arquivos de nomes estranhos, mas tudo bem no final deve corrigir, e ficou 40 minutos recuperando. Quando fui ver era arquivos ANM, CUR, QTC, etc.. tinha uns ZIP, vários arquivos grande que poderiam ser jogos, mas todos inúteis, sem poder ser usados ou abertos, todos com nomes estranhos FIL87.CUR, 2GB de puro lixo. Ou todos corromperam ou eu fiz cagada nos Sectors do cartão...

Fui no modo recuperar arquivos depois de formatado, o usb não apareceu, fui no recuperação avançada, e nesse modo aparece um gráfico comum em softwares sobre a partição e formatos, percebi que tava estranho, fuçei ali e o ES me pergunta: "Tem uma unidade aqui começando no Head 65 Cluster 137 é essa que estás procurando?", -"Hã... é! ??"
Ele criou uma opção nova dentro da unidade, e eu mandei tentar recuperar, dessa vez a primeira coisa que mostra, ao invés de um FIL08.QTC como antes, é algo do tipo Dragon Ball-blabla.sav !!
AHhhh!! Finalmente, fio como ver o Goku chegando para lutar com as forças Gyniu em Namek.
E depois disso eu mandei tentar recuperar, e aí já se passaram da 6 da manha, o programa estima 1 hora para recuperar com o tempo estimando sempre aumentando, mas já é alguma coisa. Algo raro que nem na internet achei alguem fazendo.

Mesmo assim o Mario conseguiu sacanear, não sei o save deles vão estar ok, mas já me fizeram perder horas, e talvez não acabe com o composto esse Domingo, talvez me façam jogar durante a semana, isso se o save estiver ok. MAs fica o recado, pega teu Micro SD e vai fazer um Backup, hehe, parece bem comum esse problema com os que usam DS.
E esse EasyRecovery da Ontrack sempre valendo a pena, e olha que é 499 dólares para uso pessoal, com limite de 20 HDs diferentes em seu uso. Ou para a versão ilimitada custando 1400 dólares por ano! =o

5 comentários:

  1. Putz... que porcaria.

    Será que o problema está nessa versão não oficial do R4 (software) que usamos para poder jogar Bowser Inside Story? Depois que mudei este, alguns jogos não funcionam mais, fica tela branca (DQ5 e FFXII-2 são alguns deles).

    Outra possibilidade que pensei, poderia ser a falta de espaço no mSD? Tipo ele tenteou salvar um arquivo.FDP e não tinha mais espaço dai corrompeu algo e estragou tudo? Eu sempre deixo uns 100 mega de espaço sobrando para me precaver de erros bizarros assim.

    "AHhhh!! Finalmente, fio como ver o Goku chegando para lutar com as forças Gyniu em Namek."
    Huahuahuahuahuhuahuahua. Você pensou "finalmente vou parar de apanhar, o Goku vai nos salvar"? xD

    Sempre que ponho o R4 no pc eu faço um backup dos saves dos jogos que tenho jogado, então ACHO que tenho tudo guardado, mas depois dessa vou fazer um backup atualizado de tudo. :S

    ResponderExcluir
  2. Cansei de apanhar e o Goku chegou eh uma possibilidada, mas a ideia é, finalmente chegou depois de 257 episodios simulando 6 dias do desenho, hehe.

    Eu realmente tinha pouco espaço, mas n sei se foi isso, na internet os caras dizem q esse erro pode ser de um erro quando se está salvando, apesar que eu não sabia que ele ia salvar naquele momento...
    Agora que vc comentou, eu lembrei de onde era meu backup.
    Em um site apenas achei pessoas comentando sobre essa nova versão, mas ainda não tenho certeza.

    O NEW jah tinha travado antes, talvez esse jogo que trave mesmo nesse firmware, mas dessa vez travou na hora errada. Bom, ainda não fui verificar o save, mas se estiver corrompido... =/

    ResponderExcluir
  3. Hum, eu perdi o save do NEW algumas vezes, junto com o meu sobrinho (estava jogando o jogo também) e quando acontecia, o jogo travava na tela branca. Dai percebemos que antes de desligar o jogo era sempre uma boa idéia voltar ao menu inicial para garantir, ai o save não corrompeu mais, o jogo não travou e pude fechá-lo.

    Mas e ai, recuperou ou não? Também que ro ver se no próximo fim de semana eu "fecho" o BS pendente pra me livrar...

    ResponderExcluir
  4. Recuperei os arquivos, aparentemente ok, todos os saves estão com seus tamanhos corretos, mas ainda não joguei pro DS, vou ter que colocar todos os arquivos novamente, não sei se é jogar lá.
    Eu tive um trabalho de InfoSaco pra apresentar hoje.

    Então vc teve problemas com save do New mesmo não travando o jogo? Pois se vc consegue ir ao menu... Quando trava aqui não tem o que fazer...

    ResponderExcluir
  5. O Save funcionou, testei ontem a noite, a recuperação funcionou. Percebi q o momento que travou foi ao entrar num castelo, nem era momento de Save, bem estranho.

    Não testei o Inside Story, tenho que verificar o rescordes, para saber se a recuperação foi do momento mais atual.

    Agora eu entendi oque vc disse, ir ao menu principal antes de desligar o DS, mas no meu caso o jogo travou durante o jogo então não tinha jeito.

    ResponderExcluir