segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Vs. Castlevania Notas e Mini-Review


Já considero que jogamos esse integrante do Composto. Podemos jogá-lo ou não durante o inicio oficial do Composto, de preferência apenas em 2P, nesse mesmo sistema ou até por GameOver.

Opiniões Hulk

Apresentação
Não há manual ou explicação in-game, apenas um folheto sobre os comandos básicos situados na cabine do Arcade, o conhecimento da versão original é necessário pra começar a jogar sabendo do funcionamento do jogo. Além disso apenas um logo VS foi incluido na tela de abertura.
Nota 3,5


Gráficos
Gráficos de Arcade inferiores à versão de NES é uma grande decepção e incluído a isso há pouca variedade nas cores, como no personagem principal e no plano do fundo de algumas fases. Entretando chamava atenção em 1987.
Nota 5,5


Áudio
Efeitos sonoros deixam a desejar, não há grande qualidade na qual o Arcade já era capaz, mas a composição das músicas são muito boas.
Nota 8,8


Jogabilidade
Diferente do esperado não do que reclamar sobre os controles do jogo, a resposta é imediata salvo momentos específicos e nesse caso pode ser interpretado como opção dos produtores do jogo, como por exemplo não poder se movimentar enquanto o golpe está sendo executado, nesse caso avalio como opção de Gameplay.
E se tratando de Gameplay, o jogo foi muito bem criando um estilo próprio de "plataforma estratégica", cativante e viciante, o sistema de cotinues infinito combina com a dificuldade.
O único problema são os conhecidos empurrões de morcegos e cabeçadas no andar de cima.
Nota 9,0
Editado
O Sistema Vs. deveria ter incuso algo ao modo "Versus", e isso foi um "erro" grave, apenas se aproveitaram do sistema.
Nota 7,5


Enredo
Apenas jogando a versão Arcade, e lendo posters promocionais, tudo que se pode fazer é supor.
Basicamente um caçador de vampiros de um tempo distante que invade o castelo do Drácula.
Na época o tema ainda não era batido como hoje.
7,0


Condução
O jogo é linear não podendo voltar a níveis anteriores.
O mapa realmente é uma boa.
Nota 7,0


Diversão
Interpretanto esse versão como pra ser jogada em multiplayer, a diversão tem uma duração maior, pois o jogo agrada enquanto se evolui, muito tempo no mesmo lugar tende a ser cansativo.
Nota 8,0


Desafio
Houve um pouco de exagero quanto ao dano levado nessa versão, entretanto o desafio continuou aceitável.
Nota 7,1


Keep Going
É excelente caso o jogo sempre avançasse, como há partes dificeis como os chefes, o KG é prejudicado.
Nota 7,5


Replay
Não foi completado, mas me instiga a jogar de novo.
Nota 9,3


Extras
Não há e não é comum em Arcades.
Nota ---


Originalidade:
"No que o jogo inova. Impacto que causou na história e as mudanças que trouxe."
Usei a citação sobre o quesito e mesmo não sendo essa a versão original ela leva grande parte do crédito na plataforma e na época.
Nota 9,5


Fichas
Considerando a opção default, são 3 vidas para uma dificuldade mais injusta que a versão NES, pagando uma ficha por gameover é um péssimo custo-benefício, apenas se salva por ser muito agradável de se jogar mesmo nos dias de hoje.
Nota 5,5


Total: ?

Considerações
Mesmo com vários problemas referente ao port e outros quanto ao gráfico, design das fases à-la Gauntlet com impressão de plataformas e plano de fundo geradas no random, sistemas de fichas, dificuldade, etc. O jogo em si é muito bom, e talvez excelente na época em que foi lançado, a agradabilidade de jogar perdurou durante os tempos. As notas não estão coesas com as outras como as de Zelda e Mario da mesma época, mas essa é a impressão que tenho. Como não é a versão oficial, e sim um port a nota geral é menor a qual eu queria dar.
Nota Geral: 8,9

10 comentários:

  1. Adicionei minha interpretação do jogo.

    ResponderExcluir
  2. Massa!
    Vc citou os posters, naquele site do cara, tem um poster do VS., não sei se vc viu.
    Eu tentei pegar o manual japones por curiosidade, mas tem q se cadastrar num outro site lá, sacanagem.

    E sobre o enredo eu pensei no nome do jogo, Demon Castle Dracula que te dá a noção exata do jogo. Mas... pensando bem estamos jogando a versão US sem qualquer explicação então eu não deveria saber disso, hehhe... Vou ter que diminuir a nota tb, vou ler o poster de novo, mas acho que lá mostra o dracula pelo menos.

    ResponderExcluir
  3. Vc comentou na Condução sobre esperar o morcego aparecer, mas isso foi um truque que vc descobriu, no jogo vc vai normalmente ateh o fim daquela tela, e depois volta por cima. Eu não consigo interpretar a Condução nesse jogo, já que não há 2 caminhos em nenhum momento, só se eu avaliar que eu acho claro o camimho q deve fazer e há o problema de vc pular numa plataforma e de repente vem um morcego e te mata, era isso q vc quis dizer?

    ResponderExcluir
  4. Eu mantenho minha nota, leia o poster.

    Tb lembrei da associação Castlevania com Transilvania, rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Vi o poster agora, aumentei minha nota. Já pelo pelo nome, nem todos fariam a associação. Com o nome japonês sim.

    Ah? Na condução não citei o caso do atalho com o morcego. Citei duas coisas, uma que as vezes o jogo te da duas opções de "caminho", sendo que uma na verdade é um beco sem saída, e escrevi que isso faz parte do jogo.

    A outra, que é a que incomoda, é o que você pensou por último. Seria o fato de por vezes ter que adivinhar que um inimigo vai surgir da tela e não da para pular a plataforma seguinte, se não o inimigo bate em você e você cai da plataforma para morte.

    Já uma coisa legal que não escrevi antes, é o mapa que mostra o quão longe se está do final do jogo, embora você não tenha entendido o mapa na ocasião. Acho até que vou aumentar um pouco a nota.

    ResponderExcluir
  6. Ah é verdade, na verdade eu lá no site dei uma olhada no mapa, mostrando pontilhados, é legal mesmo ter esse mapa, no jogo ficava alguns segundos eu não conseguia sacar o caminho que a gente tava fazendo e pra onde iamos, mas agora jah saquei.

    ResponderExcluir
  7. Queria ter o poster pra por na parede a lá avgn. =D

    ResponderExcluir
  8. aahah pode crer, deve ter no ebay por uns 35 centavos.
    Mais impostos, acho que 55,00 reais vc consegue, kkkk

    ResponderExcluir
  9. Huahuahuahuahuahuahua

    Isso sendo otimista né! xD

    ResponderExcluir