terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Final Fantasy VI - In game

Finalmente um jogo que cobre as expectativas! Vou abordar o jogo sem falar spoiler.

Resumidamente, o jogo é bom! Talvez o melhor FF até agora, embora eu goste bastante do IV e tenha ficado em dúvida. Ele tem aquela sensação de Chrono Trigger, embora seja inferior em alguns aspectos. Nas músicas, umas três são daquelas que ficam na cabeça, o restante são boas e ótimas, mas não tão memoráveis. Na trilha como um todo, a do FFIV parece ser a melhor da era SNES, individualmente o VI tem umas superiores. A história é legal, mas a base inicial é meio velha, imperador/rei quer governar o mundo e ataca cidades... A variedade de personagens é grande, meu favorito é o Shadow por enquanto, mas ainda tenho personagens a descobrir.

Em três dias jogando, tenho mais de 25 horas. Acho que isso diz tudo. O_O

Diferenças dos nomes entre as versões JP x EUA:

US Japan

Terra Tina
Locke Lock
Sabin Mash
Cyan Cayenne
Strago Stragus
Gestahl Ghastra
Kefka Cefca
Vicks Biggs
Banon Bannon

Other Characters:

Elayne Mina
Owain Son
Arvis Jun
Madonna Madaline
Gerad Geoff
Duane Dean
Katarin Katrina

The Moglis (Moogles):

Kupek Moglin
Kupop Mogpu
Kumama Mogchi
Kuku Morl
Kutan Mogtan
Kupan Mogul
Kushu Mogshin
Kurin Mogpon
Kuru Mugmug
Kamog Zumomog

Character Classes:
In Japan, the characters had class names...

Name Class

Tina Magic Warrior
Lock Adventurer
Edgar Machinery
Mash Monk
Shadow Assassin
Cayenne Samurai
Gau Wild Boy
Celes Rune Knight
Mog Moglie
Setzer Gambler
Stragus Blue Mage
Relm Pictomancer
Gogo Mimic
Umaro Snow Man
Banon Priest
Leo Great General
Biggs Imperial Soldier
Wedge Imperial Soldier


Achei importante por isto aqui, no meu jogo, sempre renomeio tudo que da para deixar mais perto do original. Evitando assim, vicios também.

Depois que você jogar o jogo, ainda tem mais diferenças neste antigo FAQ.


Aff, perdi bastante tempo por causa de um grave erro de tradução...

42 comentários:

  1. Adicionei as diferenças de nomes das versões JP e EUA. Ainda tem que formatar melhor, já que peguei de um txt, e quem sabe incluir um botao spoiler para ficar mais organizado. Mas não estou afim agora.

    Importante que, após completar o VI, devo começar o VII e ai você terá muito tempo para recuperar os jogos atrasados, já que vou demorar no VII e você jogará rápidamente, ou talvez nem jogue o VII.

    A única coisa ruim com os FFs sendo jogados, é que não tenho a mínima vontade de jogar os Marios RPGs... Pelo menos faltam só dois. Bem, estou investindo nos plataformas ago0ra, New SMB. e depois o All Stars.

    ResponderExcluir
  2. Pelo jeito a gente acaba o FF, e o próximo sorteado entre no lugar dele, e fica Castlevania e Mario, ahahahha depois Megaman e MArio, kkkkk

    Bom, eu pretendo jogar FF7, não a mesma versão US, que ainda posso fazer um mega-review agora mesmo fazendo 5 ou 6 anos da ultima vez que fechei.
    Mas vou jogar uma daquelas outras versões, FF7International, Japones traduzido ou não-traduzido.

    Oque deve ser mais rápido ainda, pois sendo japones é menos tempo lendo, e o japones pelo que dizem é mais curto, não tem weapon, etc.

    FFVI - Po legal que vc tá gostando, como vc tá ultimamente malhando os jogos, isso é um ótimo sinal! hahahha Ainda mais quando é jogo esperado, o risco e a crítica é sempre maior.

    Shadow? Não vai deixar ele morrer na hora da fuga hein? hahahaha É a única coisa que lembro de uma antiga revista falando dele.

    Acho que no FFVIII o Biggs tb era Vicks. E agora eu to entendendo porque no FF7, os Mogs sempre ficam "piando" "Kuppo-Kuupo Kuppo!"

    ResponderExcluir
  3. Huahuahuahuahuahuhua

    Na verdade, falta pouco pra mim no Mario, devo estou planejando terminar ambos juntos, então o próximo composto fica sozinho comigo. : D

    "Po legal que vc tá gostando, como vc tá ultimamente malhando os jogos, isso é um ótimo sinal!"
    xD Eu tenho reclamado dos jogos do Mario, não malhei nenhum FF. Minha bronca é que o Mario vive de jogos overrated e jogos só bons, isso é uma grande decepção pois estava acostumado com o ápice da série com o World e All Stars, além do Kart. Esperava jogos S, mas quando muito, é um A. Jogos como Kaetekkita foram mais surpreendentes que alguns dos jogos recentes.

    "Shadow? Não vai deixar ele morrer na hora da fuga hein? hahahaha É a única coisa que lembro de uma antiga revista falando dele."
    Huahuahuahuahuahuahuhuahuahua
    Pode deixar que eu também lembrava! hehehehehehe

    É, a tradução de FFVI foi feita em 30 dias! Já notei umas 3 palavras fora de lugar, fora as alterações que não tenho como saber. Esses 'kupos' devem ter sido introduzidos pela USquare.

    ResponderExcluir
  4. Ah agora vc separou melhor, tava achando que os da esquerda eram os nomes japoneses, ficou bem melhor agora.
    Então tá certo, o nome deles é Moglin mesmo, é assim que aparece, ou só Mog. Mas eles ficam "piando" Kuppo, tem que ver se é criação US ou eles aproveitaram e jogaram para o nome também.
    Lembra que FF7 foi quando a Square não quis nem saber e deixou as coisas do jeito original, mas nem tudo, no FF8 ficou bem mais completo já que no 7 ainda se usa Ice 2 e Ice 3, no 8 não.

    Poisé cada vez mais também percebo que jogos como Mario são supervalorizados para jogadores mais casuais ou novos. Mais casuais no sentido que até podem jogar bastante mas ficam limitados aos 'pop' e não aos com mais conteúdo.
    Isso lembra muito a minha epoca entrando nessa era do Mega/Snes, onde o RPG era Zelda.

    Mesmo assim após o World, ainda apareceram Sunshine e Galaxy, são os que eu joguei e posso falar, esses são aqueles super esperados que os fãs veneram, mas na verdade percebemos que aos olhos nossos eles são os jogos bons, e o resto não passa de porcaria overrrated. É claro que outros jogos super falados como Paper Mario (Cube/Wii) ainda não joguei pra falar algo.

    Mas realmente agora conhecendo a série, a avaliação da qualidade do composto se mostra muito menor que o esperado. Já começa a lembrar muito o da série Sonic, que dê bom só os originais e raríssimas exceções.

    ResponderExcluir
  5. Adicionei info sobre um grave erro de tradução do jogo!

    ResponderExcluir
  6. Completado! O jogo é muito bom! Tem seus defeitos, mas são pequenos, fora o erro de tradução, claro.

    Eu estava em dúvida no início se iria superar o FFIV, mas o replay desse jogo, e também a variedade do jogo, fazem deste o melhor FF até agora. O final mesmo, é muito bom! huahuahuahuahuhuahua

    Em tempo, ainda bem que vamos jogar um remake, porque aparentemente, não peguei um personagem. : O

    Hum, estou pensando agora em ficar no FFII-origins e no FFVII, e devo ficar muito tempo no VII, então deve dar tempo de você enconstar. Depois do FFVII saberemos a vantagem real que tenho. hehehe

    ResponderExcluir
  7. Não sei se consigo encostar, pelo menos não esse mês.
    Final de Janeiro e Fevereiro que são meses bons pra mim. Mas eu calculo com FF7 que vc tem grande vantagem ainda.
    E temo que vc passe rapido pelo FF7, apesar que meu ultimo contato com FF7 foi acompanhar o Daniel a jogar, ele fechou o jogo ano passado, e ele demorou um pouquinho mas nada além do normal.

    Que sacanagem esse erro aí, não entendi bulhufas dessa dica e que diferença faz a tradução, mas é sacanagem. hehe

    Agora eu não tenho a menos ideia do que vc achar do FF7, uma ótima produção ele tem. Mas tem clans de FF fans que tem como o VI o preferido e eu não posso dizer nada pois nunca joguei, mas os grupos que aclamam o 6 e o 7 são de tamanho parecido, com um grupo um pouco menor o do 8, e todos adoram o CT. To curioso pra ver oque vai achar deles, e agora com o conhecimento do VI.

    ResponderExcluir
  8. Bem, enconstar quando eu acabar o FFVII né, não agora.

    Acredite, é um erro fdp!

    Hum, a princípio, acho o VII superior, os pequenos defeitos do VI foram corrigidos no VII (pelo que lembro), além do sistema de matérias na minha opinião ser melhor que o sistema de magias do VI, tem mais extras, e a história tem uma base mais original. Tem a Gold Saucer tb e os chocobos. Mas vamos ver né, só jogando pra saber.

    ResponderExcluir
  9. É.. quando vc fechar a diferença vai pelo menos diminuir.

    Eu tava olhando os nomes, e fiquei matutando nisso:

    ケフカ・パラッツォ (Cefca Palazzo)
    Bom, está escrito Kefka(Kefuka) em japonês, mas escrito com C pela o publico americano, pelo que achei em materiais japoneses aparece falado ou escrito desse jeito Cefca, mas para nó em português não vale, a gente fala como os japoneses, então pra nós o nome dela é Kefka mesmo. (Ou Quéfca em PT-BR)

    Talvez os americanos ou a origem do nome Cefca seja falado como Kefka, mas pra nós deu a imressão q deveriamos chamá-la de Sefca.
    Assim como no sobrenome que está Paratso em japones, mas é assim mesmo que se fala o Palazzo do italiano, sem o R claro.

    ResponderExcluir
  10. Eu nem tinha reparado nisto, mas você está coberto de razão!

    ResponderExcluir
  11. Explicando melhor só quero dizer que a tradução de nomes japoneses é como a Integral, temos que deduzir do que foi derivado, meu nome ficaria algo como: マルセロ ou マルセーロ
    E em romanji ficaria, Maruseero, disso deduzimos Marcelo. Acho que isso que foi feito, ele traduziram para Kefka e depois talvez descobriram que era pra ser Cefca, que talvez deva existir em algum lugar, mas se fala do mesmo jeito, o jeito japones escrito.

    ResponderExcluir
  12. Não acredito que só to jogando esse jogo em Fevereiro de 2012, mas também não to acreditando que finalmente to jogando FFVI.
    Como você comentou em outras palavras, o Keep Going é muito bom, tenho jogado seguidamente, eu acabo de conseguir as Espers.

    E até onde joguei achei uma baixa variedade de músicas, uma delas eu gosto bastante, mas por enquanto perde tanto para FFIV como FFV, mas eu sei que tem mais coisa pra rolar.

    Achei legal a parte de montar os grupos e fazer caminhos paralelos, algo novo por enquanto, não sei se existiu em outros jogos que ainda não jogamos dessa epoca.

    Com certeza FFVII vai continuar como preferido, mas não to comparando o VI com ele e sim com o Chrono Trigger. Eu joguei CT com um amigo e era o melhor jogo para nós dois. Havia discussões sobre o FFVI ser tão bom quanto, mas um dia esse amigo meu jogou o FFVI e disse que era muito bom e do mesmo nível do CT, pra mim foi quase uma traição, kkkk, vamos ver, acho que ainda vou achar CT melhor.

    Um fato curioso, lembra a primeira vez que vc tem q escolher um grupo e ir para um castelo no deserto, logo depois o castelo afunda e volta em outra parte do mapa.
    No momento em que chego no castelo o rei(irmão) fala: "Queria que o Sabin estivesse aqui..."
    Depois em outra cidade ocorre uma "Cut Scene" com o Locke e namorada.

    Oque me deixou grilado é, será que eu não iria ver a Cutscene se eu não tivesse com o Locke, e se eu tivesse com o Sabin no castelo eu veria alguma coisa? Isso com certeza seria interessante, lembraria um pouco dos eventos de CT, e colocaria o jogo em outro patamar.

    ResponderExcluir
  13. Engraçado como é o tempo. Depois da empolgação de estar jogando, o jogo caiu bastante comigo. Longe de ser ruim claro, mas me marcou muito mais FFIII, FFIV, FFVII e FIX.

    Na realidade, o jogo tem duas cenas excelentes, a Opera que vc já deve ter visto e outra, que eu não vou comentar por enquanto. Foi o que me marcou no jogo, o resto eu até meio que esqueci.

    A comparação com CT talvez se de aos gráficos e efeitos sonoros, mas de resto CT é de longe melhor. Com exceção das duas cenas...

    Fiquei um tempão pensando quem é esse Sabin, depois que eu vi que você estava falando do Mash. Eu usei os nomes originais no jogo, assim como em todos os Final Fantasys que permitem renomear, então nem sei os nomes errados. xD

    Cara, eu li sobre o jogo depois de fechar o jogo, eu não me recordo 100%, mas eu acho que tem pequenas coisas que fazem a diferença sim ter o personagem equipado em momento X.

    ResponderExcluir
  14. Essa mudança de nomes é a coisa mais bizarra que já, alem do mundo Capcom, é claro.
    Então, eu voltei no castelo com o Mash e vi a tal cutscene, acho que assim mesmo que funciona. Tb passei pela ópera bem bacana, eu meio que senti o fator de não ter jogado na época, com certeza acharia animal, como os eventos do julgamento no CT.

    Eu consegui várias Espers, derrotei Kefka e o Império meio que se rendeu, achei que o jogo iria acabar, mas parece quet tem mais coisa, apareceu mais 2 personagens o Blue Mage e a garota Relm.
    [off] Amanhã to indo pro Ribeirão q meu pai tá aki, e dia 10 tenho uma formatura em Rio Grande, infelizmente mais uma parada na sequencia boa que eu tava tendo...[off]

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não sei como potion não foi renomeado para suco e ether para café.

    Vixi, só voltas a jogar ano que vem então? xD
    Boa sorte no seu exílio. xD

    ResponderExcluir
  16. Hoje to em casa e vou jogar um pouquinho, não vou ficar 100% no exilio, mas com certeza vou jogar 25% da capacidade do mes, droga.
    Amanhã to indo viajar para Rio Grande-RS, para formatura de meu irmão. Volto Segunda, e depois revezo entre ficar em casa e me exilar, minha meta em Fevereiro era fechar o FFVI e o FFVIII, mas agora acho que fecho só o VI, já que tenho que fazer varias outras coisas no mes de ferias.
    A gente tem que se reunir um findi ai tb, esse não vai dar, e não sei se no próximo vai dar, talvez dia 25, mas tá em aberto.

    ResponderExcluir
  17. No próximo FDS não da pra mim pois vou viajar para Porto Alegre, mas dia 25 a princípio to livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia mandar email sobre isso, bom usamos esse post e depois apagamos. Estou em uma casa com internet no momento.
      Vamos fazer algo nesse findi então.

      Que dia? Sexta 24 a noite ou 25 mesmo?

      Eu vou conseguir um colchão pra vc dormir lá´em casa, e oque vc tah pensando em a gente jogar? Só pra ter certeza que tá tudo no apartamento..

      Excluir
  18. Opa! Beleza. Tinha até esquecido depois de tanto tempo. xD Pra você tá de boa tanto 24 quanto 25? Vou ver o que fica melhor e respondo ainda hoje.

    Falando em surpresas, essa opção de responder é nova né? Não lembro dela.

    O que jogar? Hum... Street Fighter é sempre uma boa, mas dessa vez não tem torneio... =/ Podemos jogar uma master tb. Pendente da LGM acho que não tem nada... vou pensar aqui e respondo ainda hoje. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque eu não usei a opção de responder? =(

      Excluir
    2. Então, pra mim fica melhor na Sexta mesmo e volto Sábado a noite provavelmente.

      Pra jogar não consegui pensar em mais nada. Se estiver afim podemos fazer aquele esquema de duas telas e fazer uma competição de HERO do atari que ainda tá pendente. :D Ou daquele Castlevania para Arcade.

      Talvez tenha algum jogo de dois que podemos matar que está em algum composto "próximo" de ser jogado?

      Excluir
  19. Talvez tenha, mas beleza, acho que todas as opcoes estao la no ape.
    Esse responder e novo sim.

    ResponderExcluir
  20. Me avisa que horas mais ou menos to aki no Aeroporto, mas vou pra lah.

    ResponderExcluir
  21. Hoje, eu to jogando, encontrei o Colosseum funcionando.. pena que o primeiro monstro sempre me sopra para fora.

    E como desestimula vc dar 2 passos e vir batalha de monstros fracos, enfim de qualquer força.

    ResponderExcluir
  22. Pior que eu achei que o Colosseum ia ser massa, mas acabou não sendo muito divertido. E sim, batalhas com monstros fracos é muito chato. =/

    ResponderExcluir
  23. Voltei ao Colosseum para reagrupar com o Ninja. (Esse é o FF que tenho mais dificuldade de gravar os nomes)
    Descobri que se eu torrar um Elixir enfrento Cactus, porém de dou mau do mesmo jeito.
    Atualmente há 2 lugares para revisitar, um para enfrentar um Dragão de Gelo e outro de Fogo, além de uma torre que só pode usar Magic. Ainda não recuperei todos ao meu grupo. E uma nova magia dos inimigos Absolute 0 à lá Hyoga acaba comigo.

    ResponderExcluir
  24. Huahuauhahuahua Se você jogasse mais frequentemente lembraria dos nomes! xD
    Mas o nome é Shadow, pow, podia lembrar pelo menos do comentário da Gamers Book de FF7. xD

    Foi uma decepção esse colizeu, torrei um item mega raro, ai ganhei a luta e ganhei outro item mega raro, acontece que o que torrei era muito melhor que o que ganhei, e não descobri jeito de ganhar o item de volta, resultado, reset...

    ResponderExcluir
  25. putz, agora to jogando um pouco mais, mas deve ser por que minha cabeça tá cheia de coisa, eu gosto de jogar RPG com calma, com tempo, e não picotado como to jogando, joguei ontem e quando fui ver já era 4 da manhã...
    Esse final de semana não vou jogar nada, pois eu trabalho depois vou direto ver meu pai que tá aki.

    -Derrotei o Dragão de Gelo, e consegui a Esper congelada.
    -Consegui o Mog e ele diz que vai convencer o Sasquatch, porém até agora nada.
    -Para encontrar o Locke tenho que achar o tesouro secreto.(?)
    -Enfrentei um monstro enquanto pilotava a AirPlane, tinha ataque de Wind muito forte, porém fugiu.
    -Descobri uma dungeon após me deixar engolir por um monstro em uma ilha, e morri lá.

    Depois de 40 horas de jogo, descobri que estou bobeando, pois preciso de Espers equipadas para ganhar pontos no Stats de Força, MP, etc...

    ResponderExcluir
  26. Vixi, só descobriu isso agora? :S

    ResponderExcluir
  27. É.. eu sabia que davam bonus, mas achei que ao passar de level esses atributos já aumentassem como nos outros jogos.
    Agora faltam 5 dragões.
    Peguei o... Gogo!
    Como eu queria ter jogado no Snes, a quantidade de personagens e as varias habilidades que cada um pode ter/aprender, e várias cenas que só ativa se tal char estiver no grupo, eu teria virado fã desse jogo com certeza.

    ResponderExcluir
  28. Ahhh
    Eu também achei estranho, agora que me liguei, o tal do Dinassauro ao Norte de Velt! hahahahha

    ResponderExcluir
  29. Sim, o mime direto do FFV! =D

    Você não tem noção de quanto tempo eu perdi por causa daquele erro de tradução de dinossauro para dragão! #$@%$@%¢#%£#%$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu tava mais preocupado em achar os chars, e tinha varias dungeons para fazer, eu pensei..."Será que ele tah falando do Ice Dragon que está em Nashe..?"
      Aí eu vi akela entrada na floresta e apareceu um Dino, e uau o bixo é forte, deve ter algo aki, mas não tinha nada e deixei pra -la, até me tocar no tal erro, hehe

      Excluir
  30. Mais de 1 hora literalmente, escalando a torre que só pode usar MAGIC...
    Para chegar no chefe, e com muito sacrificio matá-lo só para ele jogar um Ultima e me matar!
    Véio... como eu quero jogar um plat da Disney, hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuauhhauuahhua

      É eu lembro de morrer nesta torre também, acho até que mais de uma vez, mas não necessariamente no chefão, ai já não me recordo dos detalhes.

      Excluir
    2. Na primeira vez eu morri no caminho tb, mas depois torrei tudo, phenix down, elixir, ether, meus potions... depois d etodo o sacrificio pegando os baus, matando o red dragon, para morrer na Ultima do chefe...

      Excluir
  31. Cara.. vc não vai acreditar.
    Fiquei umas 5 horas jogando, a grande maioria no mesmo lugar treinando e evoluindo meus chars, aumentei 20 levels, e faltou Luz!!
    Mesmo sempre salvando no jogo não salvou no arquivo =/// Vou ter que fazer tudo de novo, que carma!

    Acho que passei por isso no NES, mas achei que o ZSNES fosse mais inteligente, descobri que tem opção de salvar na hora, mas vem desativado, ou seja, só Salva no arquivo quando fecha o emu ou carrega outro jogo, e tb quando faz load de save state.

    Olha... complicado viu. Não sei mais oque fazer, sempre acontece alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O_O poutz!

      E o seu backup automático que você tinha feito no Windows? :S

      Excluir
    2. Ele executava a partir do HD que deu pau... E estava desabilitado.
      Mas pense bem, não adianta nada o BAT que eu fiz se o Emu só escreve no arquivo quando fecha o emulador. :/

      Mas agora já habilitei a função no ZNES para escrever no arquivo sempre que salva a SRAM, e habilitei um novo BAT apenas para FF. Essa função para outros jogos irei desabilitar pois no fórum do Z, diz que alguns jogos utiliza a SRAM para outras verificações, isso irá causar com que o HD seja escrito várias vezes.

      Ontem eu joguei outra madrugada e evolui novamente meus chars.

      Excluir
  32. Finalizei o jogo, perdi uma madrugada de sono pois já sabia que estava na parte final, jogo muito bom.
    Evolui 2 chars por bastante tempo com os dinossauros, e mais 3 a um level razoável, mas no fim um pequeno truque ou estratégia deixou o jogo batido. Isso que eu achei legal nessa versão a possibilidade de diferentes estratégias, e apesar de FF7 ter várias no VI dá para montar algumas em que o personagem fica imbatível. No meu caso, Economizer+X-Magic+Quick+Ultima, isso fazia com que eu jogasse varias vezes seguidas, jogando 3 a 4 Ultimas nas ultimas dungeons e nos chefes, ficou relativamente fácil mas não diminuiu a parte épica do final do jogo, gostei bastante mais que todos os outros.

    ResponderExcluir