sábado, 19 de setembro de 2009

Final Fantasy IV - Review

Observações: Nível de spoiler médio! RPGs completados na LGM antes deste foram DQI, FFI, FFII, FFIII, SMRPG e MStory. Concluído em 25/07/09 (~16:55) [USA] e 15/08/09 (~00:00) [JP].

SPOILER A PARTIR DE "CONDUÇÃO"!!!. Notas provisórias.













Diferenças percebidas entre as duas versões:

* Na versão EUA

- Vários personagens não tem suas opções especiais como Cecil que não tem seu ataque e Tellah não tem o recall.
- Diversos itens foram retirados do jogo.
- Cópia da sala de "treinamento" em várias cidades.

* Na versão JP

- Os magos de Mysidia não reagem e são derrotados, na versão US eles oferecem resistencia (para não parecer tão violento?)
- O turno de ataque dos monstros (iniciais pelo menos) são menores que o US.
- Dungeons um pouco mais difíceis.
- Golbeze ficou ruim, será isso mesmo?
- Dejon é a magia Warp... ficou muito ruim...
- um ponto de save na última dungeon foi retirado na versão EUA.

Observações:

* O efeito gráfico de Stone é menor que o de FFIII.


Apresentação: 8,0
Pela primeira vez, em vez de começar jogando de cara, o jogo inicia o plot primeiro. Nada ainda muito profundo, mas bacana.


Gráficos: 8,0

Apesar de bem mais coloridos e mais agradáveis de se ver do que seus antecessores, os gráficos não usam toda a capacidade do SNES.


Áudio: 9,4

Uma trilha muito boa, que demora a cansar e combina muito bem com as cenas. Por outro lado, em alguns momentos falta uma música diferente. Os efeitos sonóros são legais (adoro o da magia Death), mas nada de outro mundo.


Jogabilidade: 9,0 (EUA), 9,3 (JP)

Continua evoluindo o sistema de batalha, agora ainda mais dinâmico que no FFIII com cada individuo tendo seu turno de ataque separado dos demais. Além disso as magias, quando usadas em um inimigo que morre antes dela ser executada, ela é redirecionada a outro inimigo. A remoção de algumas características das classes foi um ponto negativo da versão EUA. "Healar" a party não faz muito sentido já que Cure1 tem um melhor custo MP/HP. Fugir das batalhas teve uma grande melhora.


Enredo: 9,1 (EUA), 9,4 (JP)

O enredo é muito bom, vai se desenrolando aos poucos e volta e meia surge com alguma surpresa. Na versão JP o enredo é ainda melhor porque tudo é melhor explicado. Uma coisa um pouco chata é a troca constante de personagens, que não deixa você evoluir o personagem, ou formar uma estratégia que dure muito tempo.


Condução: 8,5

Existe alguma liberdade de ir há alguns lugares, mas no geral só da para seguir em "linha reta" (seguir para o lugar que o jogo quer). Sabe-se onde ir quase sempre e não se fica perdido por muito tempo, quando ocorre. Um ponto negativo é que a busca pelas 4 Summons "secretas" não são mencionadas no jogo, sendo descoberta apenas pela sorte do jogador. Isto também ocorre com outras buscas com pouca ou nenhuma informação.


Diversão: 9,0

O jogo além de manter o jogador entretido, diverte bastante. Exceto, talvez, quando a uma seqüência de dungeons sem pausas entre elas. Uma coisa nada divertida é a busca pelas Summons secretas, este problema poderia ser resolvido de várias maneiras como ser mais fácil a sua obtenção, ou ter um local exclusivo dos montros que dão as summons, ou ainda um local que desse para comprar "Alarms" já ajudaria muuuuuuuuuito!


Desafio: 7,5 (EUA), 8,5 (JP)

A versão EUA é fácil, muito fácil, até demais. Da para ir do início ao fim do jogo sem treinar em nenhum momento. Por um lado é legal porque da para focar na história, mas no final das contas não há tanta emoção. Já a versão JP está melhor, a parte inicial do jogo é tranqüila, e com o passar do tempo vai ficando um pouco mais díficil. Não a muita necessidade de treino e não fica aquela sensação de jogo fácil demais como a versão EUA. A dificuldade de conseguir realizar as side-quests, em especial a busca pelas Summons secretas é elevada demais, necessitando de paciência elevadíssima.


Keep Going: 8,5 (EUA), 8,75 (JP)

Consideravelmente bom. Não é o melhor, mas é muito bom. Poucos momentos (talvez após horas jogando e algumas dungeons) há a necessidade de parar, mas não muitas horas depois o KG já está normal de novo.


Replay: 8,5

Embora depois de fechar uma vez o jogo não aja muito mais o que fazer de novo, ainda assim o replay é bom.


Extras: 7,0 (EUA), 8,0 (JP)

Mini Side-Quests (Summons, secret-summons, Excalibur, armadura secreta) e a área secreta dos desenvolvedores do jogo (only JP). Apesar de parecer bastante, não são extras muito significativos.


Originalidade: 6,5 (EUA), 8,0 (JP)

A evolução continua, aproveitando muito do FFIII, mas também inserindo inovações. A história é bem mais trabalhada que nos jogos anteriores. Na versão JP ainda tem a inclusão de características próprias das classes (algumas semelhantes a FFIII), apesar disso, se comparar com os 3 primeiros FFs, não houve tantas coisas novas.


Geral: 8,25 (EUA), 9,0 (JP)

6 comentários:

  1. Percebi que se review foi com base no jogo em si e não em uma versão específica, vou jogar o JP para poder argumentar nas comparações.

    Mas interessante você comentar no nome, Golbeze? Em japonês é Gorubeza, então poderia ser Golbeza.
    Esses nomes são estranhos pois nem sempre oque está em katakana veio do inglês, descobri que na verdade Gorubeza é "Golubeaser" um tipo de mosca da Sérvia, perceba que em katakana dá na mesma.

    Aproventando, acho que fica bem claro que Rydia deveria ser Lydia ou Lidia. Na versão US o Yang ficou registrado como Yang Fang Leiden, mas prefiro o kana, Yang Fang Raiden. Assim como Fusuya.
    Palom e Porom .... ?? Escrevem do mesmo jeito, em uma virou L e outra não. Nesse caso sei que no manual japonês aparece os nomes já romanizados, mas acho que eles erram bastante nisso, eles sabem o som (mais ou menos) e tentam escrever como nós, no caso de Parom e Porom deve ter sido sacanagem, mas acho que eles erram bastante nisso.
    "Congraturations !!"

    ResponderExcluir
  2. Dejon, mais para Degion, de acordo com a Wikia de FF, é mais provável que seja (Deru + Dungeon)
    ="De-geon", Sair da Dungeon. =/

    ResponderExcluir
  3. Essa review está desatualizada, a que vale é a que está na LGM Reviews, assim como qualquer outra review. ;)

    Interessante o dejon, porém exit, warp ou algo do tipo ainda é muito melhor.

    ResponderExcluir
  4. Hum... I see.
    Depois tenho que ver contigo, pois eu recebo emails sobre tópicos novos nos outros blogs[Review,Nippon,etc] mas não to recebendo quando é um novo post, não lembro se vc configurou ou fui eu mesmo para eses blog.

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu acho que já pus pra você receber, mas isso não faz muito tempo, talvez essa review tenha sido postada antes de eu arrumar as configurações.

    ResponderExcluir
  6. Os tópicos novos eu recebo, só comentários que não. Pelo menos não da LGM Nihon.

    ResponderExcluir