quarta-feira, 22 de julho de 2009

Final Fantasy IV - In game

Este tópico está meio atrasado, mas vamos lá.

Rom1: Final Fantasy II (U) (V1.1)
Rom2: Final Fantasy IV (J) [T+Eng3.21_J2E]

O jogo, lançado em 1991, pega o início da era SNES. os gráficos talvez não sejam os melhores do console. Mas o forte do jogo é o Enredo (muito bom) e a trilha sonóra!

#06 no top 100 da Famitsu
#46 no top 100 da IGN

obs: vou mencionar mais sobre esses tops100 em outro tópico.

Eu já havia jogado este jogo na sua versão do PSX. Já cito algumas diferenças:

* Parece mais fácil que o do PSX, confirmando as informações da internet.
* Diversos itens foram removidos do jogo.
* Algumas técnicas especiais (especifícas das classes) foram removidas.
* O diálogo por vezes parece mal estruturado, provavelmente porque foi cortado.

Deve ter mais, mas estas são as mais evidentes!

Como neste jogo os personagens já tem um nome, eu não vou alterá-los, exceto no caso do personagem Gilbert que teve seu nome alterado na versão EUA para Edward. Neste caso mudei o nome para Glbert.

Como eu disse antes, este tópico está atrasado, eu já estou perto do final do jogo (pelo menos eu acho). Não tenho muito mais o que dizer, as remoções feitas pioram um pouco o jogo, mas no mais é tudo muito bom, sendo que o enredo faz com que você não queira parar de jogar. Claro que nem tudo é perfeito, uma ou outra vez tem aquela dungeon mais chata, mas você continua para prosseguir com a história.

Uma coisa legal é que continuando a evolução do sistema de batalha, agora as magias marcadas para atacar um monstro que morre antes, são revertidas para outro monstro do campo, assim como o ataque já era em FFIII. E o sistema de batalha é ainda mais dinâmico, os turnos sendo "individuais" e não mais um "turno da party".

18 comentários:

  1. Vejamos... eu fechei o jogo... hauhuahuahuahua

    Volto a afirmar, enredo muito bom, pra época expetacular. Na verdade, para mim é um jogo S, primeiro FF com S do composto, pelo menos a versão JP que tem mais opções e enredo bem explicado. (FFIII não me decidi ainda se é A+ ou S)

    Vou jogar a versão JP agora, mas permanecendo neste tópico.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! A diferença que é a versão JP. A história fica muito mais clara e completa e as funcionalidades adicionais são muito legais.

    Eu ainda não tenho certeza, mas acho que no menu dos itens, na versão JP a uma descrição de cada item, e na versão EUA aparecem os personagens que se mexem quando o item pode ser usado ou equipado nele. Sendo que o ideal era ter os dois...

    ResponderExcluir
  3. Os menus são iguais então esquece o comentário anterior sobre isso.

    A versão japonesa não é díficil, a EUA que é fácil. Eu gosto de poder prosseguir rapidamente, mas falta um pouco de desafio na versão americana. Está mais divertido esta versão que estou jogando agora.

    E achei uma nova side-quest (ou três dependendo do ponto de vista), muito bacana! Na verdade nem tanto porque o jogo em nenhum momento fala desta side-quest, então você tem que ter sorte de esbarrar nela (ou nelas). Pensando bem é mais um(ns) secret(s) que uma(s) side-quest(s).

    Como ainda não posso prosseguir nessa side-quest, a próxima parada é o "phantom world".

    ResponderExcluir
  4. Caramba, tá fechando os FF como se fossem Street Fighter, haha oloco!!
    Pior que em vez de jogar nas férias fiquei estudando alumas coisas pra ver se conseguia algum estágio, entre outras coisas... =/
    Mas depois eu alcanço, acho.

    ResponderExcluir
  5. hauhuahuahuahua

    FFIV é meu território, único FF que posso dizer que domino (embora volta e meia ainda me surpreenda, então quase domino). Infelizmente também é meu nemesis, já que eu queria ter feito outras coisas e acabei hipnotizado pelo jogo! hehehehe

    E a vantagem de FF sobre Mario é que a curva de "incredibilidade" aumenta rápido de jogo para jogo, então vai tudo muito mais rápido.

    Você ainda tem FFVII, talvez de para recuperar ali já que eu devo ficar mais tempo curtindo o jogo que você.

    ResponderExcluir
  6. Ah, é verdade FFIV é figurinha repetida pra vc. E com certeza FF7, se vc for aproveitar o jogo vai ficar um bom tempo nele, e acho que vale a pena, eu já sei todos os atalhos e já não há mais mistérios.

    ResponderExcluir
  7. Deixa eu falar uma coisa.
    Eu praticamente ingressei em FF na edição 7, então é claro que me impressinou e serviu de base para os outros, antes ou depois.

    Os 3 primeiros FF, gostei bastante, fiquei surpreso, mas logo após iniciar a ROM, agora no Snes essa edição de FF.... Nossa que diferença sonora!!! Começou a tocar o tema da série, e dá a impressão de estar no mesmo nível da versão do VI.
    Apesar de eu gostar do som e da trilha do I, II e III, mas essa aqui do IV realmente dá aquela sensação de curtir o som. No FF7 eu deixava o jogo rolando só ouvindo a música e fiz a mesma coisa agora no IV. Apesar de já ter jogado um pouco esse jogo antes nos emuladores, agora que to realmente jogando os FF, emulando corretamente e etc.
    Mais que apenas um jogo excelente, acho que vou me impressionar muito nessa transição, como primeiro FF de SNES.

    ResponderExcluir
  8. No inicio do post eu quis dizer que parece estar no mesmo nível da versão do VII(PSX) e não VI.

    ResponderExcluir
  9. E mais uma coisa: Essa música clássica de abertura do FF, é sem dúvida minha favorita da série, número 1. E estou percebendo que a que está tocando no IV está exatamente igual ao do VII, ou seja, o VII não implementou apenas re-colocou na integra, consequentemente os créditos da música vão para o IV.
    É o primeiro item que sou fã que sai de FF7 ou FF8 e vai para outro FF. Eu nunca tinha me tocado nisso, talvez por má emulação ou configuração.

    ResponderExcluir
  10. Sou suspeito para falar porque este foi meu primeiro Final Fantasy, mas para mim tem a melhor trilha sonora da série.

    Uma pena que, fora o VII, os outros jogos resolveram usar outras versões do tema e não esta do IV.

    Hum, agora que começou a era SNES vai ver que as horas jogadas vão aumentar muito, não porque os jogos são mais longos, mas porque é difícil não jogar. =)

    ResponderExcluir
  11. É verdade.
    Uma coisa curiosa, é que sempre que jogava FFIV,V e VI, joguei um pouco mais o IV e V, tanto no emulador de SNES para PS2 e no remake do PSX (FFV), sempre os vi como um RPG old-style, personagens pequenos, gráficos bem simples/medianos.

    Mas agora ao ficar basante tempo jogando os FF de NES e o proprio NES, quando iniciei o FFIV ontem, levei um choque. Meu ZSNES está todo configurado para simular o SNES, com scanlines e filtros para baixar a resolução, e parece que tá tudo ligado, o tamanho, as cores, a jogabilidade, os gráficos, o som, está tudo impressionante, estou começando a entender o motivo de tantos fãs desses jogo, com certeza foi impressionante no seu tempo, está sendo totalmente diferente de quando joguei esses jogos anos atrás.

    Assim como as características que eu nunca ia notar, pois não existem nos FF da era PSX.
    O caso do Cecil ser um Dark Knight(M.Knight) e usar Dark Swords, Kain ser um Dragoon, incluindo o Jump, Fat Chocobo e as Carrots, Callers... e agora dá pra ver o botão nas paredes ^^. Tudo isso eu não tinha conhecimento, e nem os americanos que não jogaram FFII e FFIII.
    E a vontade de jogar é realmente muito alta.

    ResponderExcluir
  12. Bem, eu achava que FFIV era de NES quando joguei a versão PSX. xD

    Assim como você, só na LGM eu fui perceber como os gráficos são bons e como fazem diferença em relação aos anteriores.

    ResponderExcluir
  13. Sua nota para som é de 9.4, a minha deve ficar perto, apesar que há efeitos sonoros fracos em alguns momentos, o principal motivo é por que no Snes já conhemos a qualidade de alguns outros jogos, que são sensacionais.

    Estou na Lua, e levei vários GameOvers na Dungeon do Bahamut, as Summons sempre me complicam, contra o Leviathan também foram 3 GameOvers.

    ResponderExcluir
  14. Não sei como você faz, mas o meu limite entre o excelente e o supremo é < 9.5 (para excelente) e >= 9.5 (supremo). Não dei uma nota maior a FFIV principalmente pelos efeitos sonoros, que como você disse, as vezes falta algo, porém eu gosto muito do efeito de Death. =)

    Apesar disso, a trilha do IV é uma das melhores contando os 9 FFs que joguei + Cerberus.

    Na real, esse jogo não tem um 10 porque CT existe e levou tudo para um outro nível. São raros os jogos que passarão de 9.4 comigo.

    A primeira vez que joguei Bahamut deu trabalho, mas se eu entendi direito, você tá tendo trabalho com os behemots e outros monstros da dungeon né? Pra ver o Bahamut não é mole não! xD

    ResponderExcluir
  15. Cara o Bahamut, Leviathan e cia foram dificeis mesmo, o Behemot nos primeiros encontros tava dificil, mas alguns levels depois já saquei qual é a dele, só não usar Summons, e usar o Blink nos personagens que vão atacar, aí é tranquilo.

    Sim, em questão de trilha sonora/composição CT é sensacional, mas não é só por isso. No Snes, temos DK Country, Killer Instinct, SF, até Mortal Kombat 3, Rock'n Roll Racing, Super Mario World/Kart, Top Gear !!!!, para mim ainda vou ver FFV e FFVI. O Snes além da boa capacidade sonora tem muito jogo bem feito nesse quesito e eu ainda espero ver os outros RPGs que não conheço se são nese nivel.
    Eu continuo seguindo nosso acordo, se basear na época e na plataforma, como época FFIV ganha boa nota, foi logo no inicio do Snes, mas como Snes é muita concorrência. Deixando a nota real de lado, e pensando nesse nota época+Snes, Excelente para mim pode ir até 9.8 ou 9.9.
    Vamos separar as coisas, a composição sonora do FFIV é Excelente, as mas a nota final de Som minha fica nesse faixa mais abaixo.
    Outro exemplo que gosto de fazer, é Top Gear, nossa é composição excelente pra mim também, mas percebo agora que a qualidade sonora da música é menor em relação à FFIV, além do mais comparando os dois jogos, Top Gear tem poucas músicas e por aí vai. O legal é que eu jogo com o MiniSystem conectado, então dá pra ver bem a qualidade real, FFIV é muito bom mesmo.(Nunca joguei CT desse modo).
    ---OK, vim aqui comentar outra coisa também---
    Também tive a impressão do menu, é que na verdade na versão J2E, aparece o nome do item com a descrição, enquanto que na USA somente a descrição do item em letras maiores.

    De cara, me surpreendi com uma coisa que não vi vc comentar, tem a opção de customizar os botões, inclusive o L e o Start.

    Também tem a opção e acho que estréia dos Modos Wait e Active que no USA não aparece.

    E...Multiplayer !!!?!?!?!?!!?!!! Po-ha nunca ninguém me disse isso, tem a opção de escolher o controle, ou seja nas batalhas dá pra jogar com quandos controles tiver, e escolher quem vai ser quem! Poxa se eu soubesse disso na época... Mais pontos pro jogo.

    ResponderExcluir
  16. E a opção de memorizar o cursor, eu usa isso no FF7. Assim eu não precisava ir até a Magia ou Item que usava repetidamente, era só ficar apertando A.

    ResponderExcluir
  17. Não tinha reparado no modo multiplayer não! É por isso que digo que o jogo ainda consegue me surpreender volta e meia! O_O

    ResponderExcluir