quarta-feira, 22 de julho de 2009

Final Fantasy III - Review

Observações: Nível de spoiler baixo, mas existente! RPGs completados na LGM antes deste foram DQI, FFI e FFII. Concluído em 17/07/09 (~21:55).










Apresentação (Sem análise de manual): 8,75

A melhor apresentação de Final Fantasy's até agora, com uma tela muito bonita de "agora começa o jogo", mais ou menos no estilo de FFI. Não é nada muito avançado, mas é menos "abstrato" do que seus predecessores. Os menus estão muito bons. Como nos jogos anteriores, ainda falta uma tela de título inicial.


Gráficos: 9,5

Ótimos! Dos jogos de NES jogados, não lembro de um com gráficos melhores. O jogo ainda usa bastantes efeitos ao longo da história.


Áudio: 9,0

Muito bom. Une uma boa composição com uma boa qualidade. É como um encontro de FFI e FFII. Não tenho o que reclamar dos efeitos sonoros. A única coisa negativa é que a Noah's Lute não tem uma música própria.

Jogabilidade: 9,5

Excelente! O sistema de batalha evoluiu, ficando muito mais dinâmico. O sistema de experiência é bom e não causa confusão. Comprar os itens já não é mais problemas e o armazenamento também é bom, desde que não se acumule itens inúteis. Monstros fogem muito menos que nos Final Fantasy's anteriores! O que é um grande avanço.


Enredo: 9,0

Com vários eventos e locais diferentes a serem explorados, o enredo é muito bom. Segue o esquema "padrão" de Final Fantasy (cristais). Assim como FFII traz suas surpresas, mas o motivo por eu considerar superior é porque este enredo me pareceu menos cansativo ao longo do tempo. Neste você vai desvendando o enredo aos poucos e acho que ai é que está o segredo.

A atualização dos NPCs ainda é inexistente, o que é chato. Assim como em FFI o pior são os Gurgans (os "12 sages" da vez), você acredita que eles irão dar algumas dicas ao longo do jogo... mas não. Felizmente raramente se necessita de dicas neste jogo.


Condução: 9,6

Em regra geral, ou o jogo te da dicas para onde ir, ou consegue-se chegar no próximo local sem grandes transtornos. Há alguma liberdade de escolha para onde ir e alguns lugares opcionais, como a caça as últimas summons, sendo o primeiro Final Fantasy com side-quest.


Diversão: 9,4

O jogo flui naturalmente, e raramente irrita. De fato, a maior parte do tempo ele diverte muito com suas inúmeras possibilidades e supresas ocasionais.


Desafio: 9,25

Muito equilibrado, especialmente se comparado com os predecessores. Pode-se ter alguns momentos complicados, mas geralmente com a estratégia certa não há grandes complicações. A taxa de encontro com monstros ficou muito boa.


Keep Going: 9,75

Geralmente não se percebe o tempo passar, a vontade de prosseguir sempre continua alta e nem mesmo nos momentos de game-over o keep going fica em baixa.


Replay: 9,5

Inúmeras possibilidades de combinações das classes garantem um ótimo replay. Fora isso o jogo por si só já da vontade de jogar de novo.


Extras: 8,5
As side-quests das Summons. Até aqui sinto falta de um mini-game (como o do FFI que não conseguimos ver...).


Originalidade: 9,2

O sistema de multiplas classes foi inspirado em DQIII, que oferece também várias classes e a troca delas. Ainda assim não é a mesma coisa. Outros elementos foram, obviamente, retirados dos dois Final Fantasy's anteriores. Ainda teve a inclusão do Fat Chocobo e de veículos novos e interessantes. Na soma de tudo sai-se muito bem.


Problemas encontrados e sugestões:

* O pior problema! Montros que se multiplicam dão pouca experiência.
* Talvez um excesso de classes, algumas classes poderiam ser "upgrades" (ligada ao skill).
* Por vezes é díficil achar uma arma para alguma classe, poderia haver mais armas genéricas.

Geral: 9,5

5 comentários:

  1. Se fosse para separar os jogos excepcionais dos jogos em geral, até agora teriamos, do NES, The Legend of Zelda e Final Fantasy III. O jogo é expetacular!

    ResponderExcluir
  2. Cara, acho que essas fotos aí estão com filtros do emulador... =/
    A gente esqueceu de verificar uma boa config, pro NES é mais dificil mesmo.
    Eu tava só espiando o review, pretendo lê-lo com mais atenção depois de jogar.

    ResponderExcluir
  3. Hum, não sei, depois daquele post sobre o snes eu configurei todos os emuladores para ficar o mais fiel possível, mas não sei se quando tava jogando este, já tinhamos falado sobre os filtros. Se já tinhamos falado, então tá sem filtro, ou quando o emu tira a foto, ele põe filtros...

    ResponderExcluir
  4. Tu lembra em qual EMu tu jogou esse jogo?
    O Nestopia e o Zsnes tiram foto do jeito q estão os filtros, ah! Eu tenho outra teoria, o jogo é traduzido né... Pode estar incluso no patch...

    ResponderExcluir
  5. Usei o Nestopia como te disse. Hum, pode ser por as fotos estarem num tamanho menor que a tela original a qualidade pareça maior.

    ResponderExcluir