quinta-feira, 9 de julho de 2009

Final Fantasy III - In game

Este post tem como objetivo armazenar os comentários sobre FFIII, assim como foi feito em FFII, poupando o de status. Continuarei colocando informações nos comentários conforme avanço no jogo.

Rom
: Final Fantasy III (J) [T+EngR2_AWJ+NCorlett+SoM2Freak] (estava num pack que tinha aqui de roms traduzidas e achei boa)

Meus personagens (Rodrigo): Bóreas, Zéfiro, Eurus, Nótus (Deuses Gregos dos ventos Norte, Oeste, Leste e Sul).


Primeiras impressões:

O jogo pega o melhor de FFI e FFII, mistura e evolui estas características, e depois acrescenta novas. Os gráficos parecem melhores (especialmente os montros) e o áudio está bom como em FFII e com uma composição boa como em FFI. O sistema de batalha está muito bom, lembra o do SNES (FFIV) e o sistema de evolução (level) também está muito legal. A expectativa é grande, esse parece que é o primeiro jogo com Summons!

19 comentários:

  1. O que aconteceu até agora:

    Primeiro usei uma outra rom (T-Eng) aqui que não funcionava direito (os diálogos estavam ilegiveis) então fui para a atual.

    No dia seguinte passei pela introdução do jogo, passei pelos primeiros eventos do jogo e fiquei brincando de elevar as skills dos personagens enquanto jogava Itadaki com minha irmã.

    Depois (dia seguinte) avancei rapidamente por alguns eventos e já lotei o espaço de itens... É é díficil porque neste jogo começa aquela enxurrada de itens diferentes (os quais estou jogando fora por falta de espaço) e muitos equipamentos que você quer manter por serem úteis numa eventual "mudança de trabalho".

    Ontem encontrei o segundo cristal (não sei ao certo o núemro de cristais nesse jogo, estou imaginando 4 como em FFI), coletei alguns itens, e consegui o transporte para novos lugares.

    A expectativa até agora é grande e estou curtindo muito o jogo. Como comentei antes, talvez este jogo consiga até brigar com Zelda, mas a segunda posição também é possível no meu top.

    ResponderExcluir
  2. Prossegui mais um pouco hoje e por enquanto as expectativas se confirmam! Para não dizer que tudo está as mil maravilhas, notei duas características do jogo que poderiam ser melhores.

    O manual também faz alguma falta, eu tenho um mini-manual que acompanhou uma versão dessa rom de quando baixei pelo nowloaded, passarei a você posteriormente. Só li um pedaço que sabia que não teria spoiler, embora os caras colocaram propositalmente um, mas felizmente já tinha passado por ele.

    Outra coisa que está me irritando de novo é os NPCs não atualizados... mas fazer o que. Amanhã estou pensando em treinar numa caverna que encontrei, é um bom local, aparentemente um local a ser explorado mais tarde quando puder desbloquea-la, mas a pequena parte disponível é suficiente. Vou fazer isso não por necessidade do jogo, mas porque quero ir em algumas áreas que (parece) deveriam ser visitadas posteriormente.

    A dificuldade desse jogo é muito boa, até agora não necessitei de interromper o jogo e treinar. E quando fiz isso por expontânea vontade, foi para explorar as funcionalidades do jogo. A taxa de encontros com monstros também tá muito legal, variando pelo local, com mais batalhas dentro das dungeons e menos fora.

    ResponderExcluir
  3. Ri muito hoje de manhã, estava com problemas numa parte do jogo (alta dificuldade) mas finalmente consegui passar (gastei umas 50 HiPotions) e obtive acesso a uma nova área. Então alguém fala que para passar pelos montros que passei, é necessário tal arma... Eu até queria essa arma mesmo que não fosse necessária para a situação, mas acontece que ela só está disponível depois de se passar pelo local citado acima. huahuahuahuahuahua

    Claro que a arma é útil em outros momentos também, mas achei meio besta isso. E algo que acho que posso chamar de a primeira coisa ruim do jogo é que estes monstros que causaram bastantes problemas, dão pouquissima experiência... Se comparado com os monstros das dungeons anteriores, é 10x menor a experiência deles!

    Bem, ontem e hoje passei por diversos lugares e revisitei alguns, sendo que a maioria dos revisitados foi perda de tempo. Ganhei diversos itens de ataque, sendo que a maior parte há muito tempo já não faz efeito nos inimigos e só serve para entupir o menu. Agora, se não me engano, estou numa dungeon que me dará um item necessário para prosseguir para um local já citado algumas vezes no jogo, com estátuas gardiãs ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  4. Joguei mais do que queria hoje, algumas experiências e game-overs atrapalharam um pouco e depois de algum esforço comecei a ficar preocupado, o nível de potions diminui drasticamente e adotei uma outra estratégia, que me custou um Elixir. Entretanto creio que teria gastado bem mais se não tivesse feito isso.

    Consegui prosseguir pelo jogo e posso dizer que passei pela melhor parte do jogo. Digamos que agora não é só o nome que os meus personagens tem de deuses. ; )

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de equipar um "elmo" e isso provavelmente me custou um Game-Over... o pior que tinha avançado bastante. Pelo lado bom, o jogo não para de surpreender!

    ResponderExcluir
  6. Grrrrr. Fui mais longe, mas sem poder salvar, levei outro game-over. Já pensei em uma estratégia. De qualquer maneira não ter um save perto do ponto onde morri é muito chato. Se você não usa a criatividade ou gasta muito tempo treinando (ou talvez os dois? vai saber...) não irá avançar. Uma pena, talvez o pior defeito do jogo.

    Acho que já é seguro afirmar que este jogo vai ficar com a segunda posição do meu Top10, ficando a frente de SMB..

    ResponderExcluir
  7. Eu estava certo, era questão de estratégia! Mesmo assim não foi fácil. E de lambuja eu completei o jogo! hauahuauhauhuahua \o/

    ResponderExcluir
  8. Caramba mais de 1 ano depois eu li os comentarios aqui 00
    Passou despercebido mesmo.
    Eu comecei a jogar, bem no inicio e minhas impressões foram boas tb, qualidade sonora muito boa.

    Mas mais uma vez eu me dou mau com saves...
    Comecei nesse Sabado oficialmente no Nestopia, durante a noite senti estalos na energia, deve ser pelos raios e ventos, então fiz um Save State pra garantir. =[
    A questão é que tempos depois, eu fui pegar o teclado pra sair do jogo, e quando peguei aperteisem querer a tecla 1, e ele fez o Load...
    Reparei q n tinha arquivo sav ainda, e essa merda de State arrasta o ram junto, então meu save normal n valia de nada, ao fazer load state ele carrega o save do jogo no momento do state.
    Resultado: mais de meia hora perdido no minimo, eu estava enfrentando o Nepto ou algo assim, um montro marinho.
    E voltei no momento q vou destruir uma rocha q impede a passagem no mapa.
    Tenho q ir enfrentar o dragao de novo, encontrar o Dash, virar Mini...E o pior é o lvl todo que tinha conseguido, com certeza vou fazer o percurso mais rapido, lutando menos e consequentemente ficando mais fraco.
    Que raiva, assim desanima muito, q merda de emulador, procurei pela internet, se fosse o ZSNES eu conseguiria fazer algo pra n perder meu avanço.

    ResponderExcluir
  9. Hum, nunca tive problemas com o Nestopia, porém nunca usei savestate nele também, não há queda de luz no notebook felizmente. :)

    Já falei isso antes, mas... se você começar FFIII dificilmente as pendências do Mario serão finalizadas. Depois de começar FFIII acho que eu só voltei a jogar Mario depois de fechar FFIX.

    ResponderExcluir
  10. Mas isso é a pior coisa que pode acontecer, perder o save é um saco mesmo.

    ResponderExcluir
  11. O Mario tá tranquilo, queria começar Sabado pra não perder tempo, e voltar a jogar no Domingo.
    Como comentei tempo atrás, não consegui emular direito no linux, ficou muito ruim o som, e aqui há uma separação do que jogo no PC(sala) com o resto.
    Pra mim falta G&W(PSP),M&L(DS), New(DS),Paper e Hack(PC), por isso fim de semana foquei no N64, como eu joguei os BS e cansei um pouco do Paper, aproveitei usar o PC com FF, pois mais a noite e durante a semana posso tentar uma jogatina nos portateis.
    A minha vontade e fechar o composto mario está altissima, não desistir sem jogar esses planejados.

    ResponderExcluir
  12. E perder o save dese jeito...já desanima no avanço do FF3, vou precisar de um tempo pra retornar. =/

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu joguei mais uma vez durante a semana, e oque eu tive que fazer é usar uma função de AutoSave do SaveState, então programei para a cada 5 minutos ele sobrescreve meu SavaState, se eu morro eu faço Load, sobrescrevendo meu State, e impedindo qualquer chance de sacanagem, que eu não to interessado também, e desse jeito joguei por um tempo e gostei.
    Pois é foda, só criar/atualizar o Save RAM, quando fecha o emulador, dá chance para vários tipos de acidentes, e eu to jogando às vezes por bastante tempo, e não aos poucos cada dia, a chance de faltar luz e eu me fuder são grandes.
    Perder um save de 8 horas jogando seria uma crise no composto. Mas não vai ocorrer com esse método, achei muito legal a evolução de classes diferentes no mesmo personagem.

    Você também recebeu parabéns por dar a volta ao mundo com um Chocobo? ^^

    ResponderExcluir
  14. Sim, o esquema de classes é o grande diferencial deste jogo.

    Sim sim. hehehehehe

    ResponderExcluir
  15. Ow, você não falou qual os nomes dos seus personagens. :-(

    ResponderExcluir
  16. Bom, momento de branco total nessa parte, se eu tinha alguma idéia antes, na hora de criar não lembrei, e pra ajudar tinha 2 personagem identicos então ficou:
    (Cobra, Duzz, Hulk e Clone) haha
    -E sou Fighter e dificilmente mudará.
    -Duzz começou como segundo Fighter, mas poucos levels depois virou White Mage e persistiu.
    -"Você" é Monk, e em um momento de desespero virou Black Mage, mas depois retornou a Monk.
    -Clone é Red Mage e vai indo bem assim.

    No momento de desespero citado, percebi que essa troca de classes em certos momentos faz parte do jogo, aumenta em muito as possibilidades do jogo e sua complexidade, ao perceber que eles não perdem suas evoluções nessa troca já deixa as antigas "várias possibilidades estratégicas" dos FFI&II para trás.
    Nem to na metade, mas realmente tem tudo para ser o melhor FF até agora.

    ResponderExcluir
  17. Huahuahuauauhahuhua

    Se tá sem nome, colocasse Link, Ass ou qualquer coisa, mas clone? huahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  18. Como disse, branco total.

    Depois apareceram as novas classes, Knight, Thief, e mais 2, só evolui Fighter para Knight, e o Red Mage virou o cara que vê as fraquezas, e aí ficou dificil como continuar, que classes escolher, o Monk tá muito forte para abrir mão e perder o White Mage tb vai fazer falta.

    ResponderExcluir
  19. Oh saco, nunca posso falar spoiler... hehehehe

    Se me lembro bem, quando joguei eu fiquei um bom tempo brincando em algum lugar (aka treinando sem stress) e fiz todos alcançarem pontuação suficiente em cada classe (as iniciais) para eu poder trocar a vontade. Dai até o final do jogo estava quase sempre trocando por questões estratégicas.

    ResponderExcluir