quarta-feira, 8 de julho de 2009

Final Fantasy II - Review

Observações: Nível de spoiler baixo, talvez inexistente. RPGs completados na LGM antes deste foram DQI e FFI. Concluído em 04/07/09 (~16:50).







Apresentação (Sem análise de manual): 6,95

Semelhante a FFI, mas com mais detalhes no enredo. Grande melhora com o default do respond rate em 6 (embora 4 ou 5 talvez fosse melhor), mas ainda não apresenta uma tela com o título. Os menus continuam bons como em FFI com algumas pequenas melhorias.


Gráficos: 8,25

Evolução de FFI, com detalhes das magias conforme o level. As paredes das dungeons e castelos estão melhores e com maior variação de cores, e o fundo das batalhas está mais bonito.


Áudio: 8,0

Pelas músicas, tem qualidade melhor que FFI, mas as músicas como um todo são inferiores, podendo "cansar". Individualmente há umas 3 músicas que são expetaculares.

Os efeitos sonoros são tão bons quanto o jogo anterior, mas não há itens que necessitem de som próprio, diferente de FFI.


Jogabilidade: 7,25

Também houve uma evolução de FFI, mas mais leve. O jogo flui um pouco melhor. O esquema de level-up do jogo é muito interessante, mas na minha opinião com algumas falhas. O sistema de batalha foi aprimorado, mas ainda um pouco lento (menos que FFI). Felizmente não é mais necessário ter que sair das dungeons (a magia EXIT está disponível quase que no início do jogo), o que elimina as mortes na "porta" da dungeon.

O espaço para itens é bom, mas conforme o jogo avança ele fica pequeno, devido ao fato de os "itens-chave" após serem usados continuarem presentes no menu e não há a possibilidade de se livrar deles. Além disso, houve um retrocesso no armazenamento de itens já que as potions, e outros itens similares, são contabilizadas separadamente.


Enredo: 8,5

Muito bom, grande e detalhado (para época) além de umas reviravoltas, mortes (deve ser por isso que não saiu nos EUA xD) e surpresas. Ainda existem NPCs desatualizados, mas são menos notados que em FFI. O final que poderia ter um algo a mais.


Condução: 8,5

De maneira geral é bom, você sabe onde ir e o que fazer. Mas como parece ocorrer com todos RPGs da época, vai ter um momento ou outro que complica um pouco mais. Normalmente é alguma pista dada muitos eventos atrás leva ao próximo local a ser explorado. Superior a FFI.


Diversão: 8,0

Muito boa, mas em algumas partes (principalmente na parte final) fica meio chato devido a necessidade de evoluir os personagens ou adotar a estratégia RUN. Além disso a decepção do poder do Cure no level16 (máximo) foi grande, e treinar os atributos de ataque é interessante no início, mas fica muito chato conforme o tempo passa.


Desafio: 7,0

Muito díficil, em especial devido a última dungeon. Não que não goste de dificuldade, o problema é ter que jogar tudo de novo várias vezes. Ainda há no ínicio do jogo aquele problema de pisar no lugar errado e enfrentar mostros de level muito superior.


Keep Going: 7,5

Médio, na primeira metade do jogo foi muito alto, na parte final oscilou entre ruim e bom. Os piores momentos do jogo é quando você fica treinando por um bom tempo e o resultado não faz muita diferença.


Replay: 1,25

Diferente de FFI, neste não tenho vontade de um repeteco. Isso ocorre principalmente por haver pouca coisa nova a se explorar e a dificuldade de evoluir os personagens.


Extras: 8,0

A única coisa que vi foi uma referência a FFI, muito bem sacada.


Originalidade: 9,5

Assim como FFI, tem seu esqueleto baseado em outros RPGs. Mas inova muito com o sistema de level-up e o enredo foi mais trabalhado que jogos anteriores (pelo menos dos jogos já jogados FFI e DQI), e ainda tem os Chocobos.


Bugs encontrados:

* Báu aberto fica com baú replicado.

Geral: 8,0

6 comentários:

  1. As notas ainda podem ser ajustadas, pois não fiz uma comparação com as outras notas (para manter coerência).

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  2. Engraçado eu tava pensando justamente isso, que vai dar um trabalho montar as notas, pois vou ter que conferir as outras pra deixar coerente.

    Eu ainda não li o review, pois não quero ser influenciado, vou ler assim que completar o jogo, dessa vez tb estou anotando os pontos relevantes, normalmente os ruins, num bloco de notas.

    Dessa vez eu fui esperto e joguei o save e o jogo pro netbook pra poder jogar aqui na trindade, e eu estou numa parte chata, eu encontrei os Dragoons que estão a beira da morte, e por ali tem os Giants na batalha, aquele Gigante Verde, e ele me mata fácil, então fica dificil ficar na dungeon, não há oque comprar, as magias são fraquíssimas, as armas quase não evoluem, e eles tiram muito dano matando rapidamente a party.
    Eu percebi algumas sacanagem do random desse jogo, é pior que na LGM, alguns outros detalhes acabei lendo na internet e não gostei.

    Eu ainda to impressionado com a rapidez que vc fechou os FF, mas quando eu vi FFIV esqueci que é o II ainda. Agora eu to com essa mania, sempre esqueço dos americanos.

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  3. Na verdade eu consegui completar logo porque era o que queria jogar. Não é como Mario que primeiro tinha que passar por uma longa barreira de todo tipo de jogos.

    Só não comecei o VI porque não queria correr riscos de atrapalhar o TCC.

    Eu já fechei, pela numeração japonesa, do I ao V, no total 6 jogos, não faça confusão. hehehehehe

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  4. Poxa, eu estava realmente muito próximo do Final!!!
    Acabo de fechar, 18/07/2010 ~19:00, mas poderia ter sido ano passado se eu soubesse que era só sobreviver ao inicio da Dungeoun.

    Vou escrever um pouco aqui, pois tenho que recuperar o tanto atrasado que estou na LGM, para no futuro atualizar no tópico com meus comentarios de Review.

    Achei bem legal o chefe final, tipo grandão na tela, senti falta de músicas diferentes na parte final do jogo, e achei legal que mostrou os mortos ali, tirando aquela imagem inicial, de que o cara morreu e depois eles...
    -"Vamos comprar umas Potions?"

    Mas foi fácil demais o chefe final, a principio meus golpes tiravam pouco e ele era forte, mas meus 2 caras que usam a Blood Sword (Eu usei essa espada o jogo inteiro junto com a Ancient), eu tirei +4000 com a Blood dele, e o meu mais fraco tirou +2000 também, a média era de 900~1500 com as armas mais forte, tipo a Masamune tava tirando 1900 dos inimigos fracos. N sei se achei esse secret sem querer e ficou fácil... só pode ser isso, a blood é fraca em ataque, o FFII que é muito loco mesmo.

    Mas, confesso que o final foi muito mais divertido com os personagens nomeados de : Cobra, Athena, Hulk e Duzz. hahaha

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  5. Huahuahuahuahuua

    Dar nomes a party acabou se tornando um charme dos FFs antigos. xD

    Essa do blood não sabia! :O

    Curti bastante jogar no Origins de novo os dois FFs, e ainda vou jogar mais. hehehehe

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  6. Cara, e no PSP é muito show...
    Agora que eu sei jogá-los, hehe, ficará muito mais divertido quando voltar a jogá-los.

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