terça-feira, 4 de setembro de 2018

Novo Backloggery

Esse título é ambíguo de propósito.
Primeiro, você viu o changelog recentemente? https://twitter.com/backloggery
Eu não via muito pois, ele quase não atualizava, mas esse ano inteiro, tem várias postagens com o novo design as novas funcionalidades e teve várias enquetes pra decidir como vai ser, pena que perdi, apesar de eu não ter twitter.


Segundo, eu criei uma nova conta no site, https://backloggery.com/Duzznake.
A original continua sendo a principal normal, deixa agora eu explicar porque dessa outra conta.

O objetivo é totalmente outro, na minha conta, eu sou bem rigoroso quanto aos status dos jogos, coisa que pouca gente faz. Completado é Completado de fato!
No entanto muita gente usa esses status também como digamos "fiz oque pretendia fazer", tem um do meu multitap usa esse conceito ao extremo, é como se fosse um checklist do que se quer jogar e jogado, praticamente, isso inclui esse usuário MotherKojiro que tem quase todos os consoles como Completado!

Talvez você pense, hum esse nome não é estranho (foi isso q pensei), esse cara vc já deve ter visto em muitos faqs de RPG no gameFaqs, ele é bem famoso lá, mesmo assim, ele não completou todos aqueles jogos.

E esse é uma duas idéias que tive para essa conta, ter por exemplo um setlist de jogos cadastrados indicando oque eu pretendo jogar, porém não é só isso.
Um dos principais motivos também é o fato de como eu cadastro os jogos na minha conta principal, por exemplo um jogo de PS1, pode estar cadastrado no PS1, no PsOneClassics, em uma coletânea no PS2 e por aí vai, e isso vale para jogos de NES, SNES, Arcade, etc.
Então sempre quis deixar tudo junto, já que são jogos de PS1, e eu sei que vc já faz isso.

Inicialmente pensei em ter todos os jogos de um console cadastrado, por exemplo todos os jogos de SNES ali, e ir jogando e fechado, como um checklist, depois pensei melhor e vou começar mais realista, incluindo apenas jogos que eu realmente pretendo jogar, que eu tenha vontade ou sempre tive vontade, incluindo os que eu já joguei/fechei.
O foco também é outro, não são em detalhes no cadastro, país, versão, review e status, o foco é na tela principal, Unplayed, Beaten e Completed.


Então eu quero ver essa tela, e sei que já completei tantos e que tenho que jogar tantos. Coisa que não dá pra ver pelo meu backloggery.
E para isso outro coisa que muda drasticamente é a forma de classificar os jogos, aí eu uso aquele cheat maroto que até vc usa as vezes que eu sei. lol ;D Que é ir até onde eu quero.
Por exemplo, jogos Beaten, não necessariamente eu fechei o jogo, normalmente é, mas o real significado lá é que eu acho que joguei o suficiente, normalmente fui até o final Boss, mas não tive competência para fechar e ver o final, isso inclui Tomb Raider II e Megaman 1, ambos os jogos eu joguei bastante, tentei bastante, mas não consegui passar do final boss, mas eu posso dizer que joguei o jogo todo.
Também vou considerar jogos fechados no Ultra Easy, vidas infinitas, e códigos konamis da vida, coisa que não aceito no backlog principal.
Jogos normalmente null ou que eu fui bem rigoroso como jogos do Atari e Mario Bros, que eu considerei fazer o jogo entrar em loop, também marcarei como Beat quando considerar suficiente, é o nível mais básico de dizer "Check!"

Mas isso não significa que vou marcar como beaten jogos como oque jogamos no Sonic Genesis Collection que fui só até a fase 2, mesmo sendo muito difícil, não é esse o significado, porém Golden Axe que faltou duas fases e é um jogo ridiculamente difícil tá por ali, fico na dúvida.

Por outro lado o Completed, tem que ser fechado, mas não os 100% fúteis, por exemplo, fazer todos aqueles finais de Chrono Trigger e Cross que muda quase nada, não estou considerando muito, completado aqui, seria muito bem fechado, e modos possíveis também fechados, por exemplo os modos secretos de RE2 são ridiculamente difíceis, conseguir os ranks para liberar todos os secrets tb, os finais extras de Silent Hill também não são grande coisa, entretanto jogar Leon + Claire e depois Claire + Leon é essencial para o Completed.

Jogos dentro Megaman Collection, poderão estar na seção de NES, assim como vários jogos de Arcade que já joguei em Collection no PS1, PS2, e até SNES, porém ports como Pac-Man do Atari2600 não pode ser considerado como o Pac-Man do Arcade, tem que ter um certo bom senso.

Inicialmente só vou colocar 8 e 16 bits e o PS1, com grandes chances de PS2 tb. Que são plataformas que possuem títulos que eu sempre quis jogar.
Atualmente inclui alguns do PSX que fui recordando, podes ver na imagem acima, e veja só nessa brincadeira já tem 47 jogos que eu quero jogar no PS1, muitos obviamente também estavam nos compostos da LGM.

42 comentários:

  1. Nem sabia que o site tinha twetter, já dei o follow. ^^

    Parece que vai ficar legal esse novo layout!

    ResponderExcluir
  2. Já considerei várias vezes fazer um segundo backloggery, mas no meu caso considerei para deixar apenas um jogo ativo (no caso a prioridade) e ir validando os jogos aos poucos, um a um, dando nota e preenchendo o campo de comentários com lembretes para consulta futura do que achei do jogo. Assim colocando apenas os jogos "encerrados", sejam eles os fechados ou aqueles que não pretendo voltar a jogar.

    Quanto ao "cheat", minha visão do status do backloggery sempre foi a mesma desde que comecei nele. Quis fazer algo mais "leve". O 100% seria o conceito que criamos na LGM de "soft 100%" e o considerado beat ali no backloggery mais flexível que o considerado pela LGM. A única coisa mais hardcore seria o "master", até hoje não marquei nenhum jogo.

    Ainda explicando meus conceitos, no meu caso não marco um jogo que não vi o final, mas considero cheats, ou melhor, in game cheats, que foram programados no jogo. Ainda assim é um último recurso, uso o bom senso e considero também o período que o jogo foi lançado antes de determinar se foi o suficiente. No meu caso não é que não queria me esforçar mais, mas que não vale a pena perder tempo para continuar no jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, to ligado como vc faz, tirando a parte dos in game cheats q eu n sabia. Nesse caso o Beat q fiz é bem diferente mesmo, só significa jogado o suficiente, eu sei que vc não faz isso.
      Mesmo concordando que em muitos casos não vale a pena perder mais tempo eu não marco Completed para eu saber no futuro que ficou coisas pendentes mesmo que eu nunca volte, mas pra saber que eu não fiz tudo e poder separar dos que eu fiz 100%.

      Nesse agora vai ficar como pendências que eu tenho e pendências resolvidas (beat).
      Eu terminei o cadastro do Psx com 88 jogos que eu preciso jogar. O_O

      Excluir
    2. "Eu terminei o cadastro do Psx com 88 jogos que eu preciso jogar. O_O"

      A carinha ali imagino que seja porque "ainda falta tudo isso", mas eu vejo como "caraca, ele só tem 88 jogos de PSX que quer jogar". xD

      Excluir
    3. hehe, mas falta muito mesmo. Eu achei que ia dar muito menos.
      Eu comprava jogos de PS1 por 5 reais, e trocava jogos com outro amigo, então eu tinha tinha fácil mais de 100 discos quando troquei tudo por um Dreamcast.
      E são 45 "beat" e 62 Completed para ver a quantidade de PS1 que eu já joguei.

      Terminei o cadastro do NES e deu só 36 que eu quero jogar.

      Eu tenho deixado de cadastrar vários jogos que no inicio da LGM e na era AVGN eu gostaria de jogar, mas fui bem mais real a atualidade, então jogos ruins eu evitei.


      E iniciei o cadastro de PS2, eu fui seguindo a lista de jogos da wikipedia e incluí vários jogos que não sabia que existia e fiquei curioso, jogos como Futurama por exemplo.

      Excluir
    4. 82 na vdd e não 88, confundi na hora de escrever.

      Excluir
    5. Tem muitos jogos que não inclui a série toda, porque não tenho certeza se realmente vou querer. Exemplos:
      -Megaman do NES, incluí todos do 1 ao 6, já sei oque me espera e pretendo tentar todos
      -Dark Cloud, Syphon Filter, Alone in the Dark.
      Todos jogos que tenho interesse, mas cadastrar as continuações vai depender se eu vou gostar desses jogos.

      Excluir
    6. Ah sim, imagino que mesmo que se o Megaman ganha-se na LGM já não seria todos os jogos da série de qualquer maneira.

      É mais seguro assim do que marcar um monte de dúvidas né.

      Excluir
    7. "82 na vdd e não 88, confundi na hora de escrever."

      Orra! Já fechasse 6 jogos em 2 dias! xD

      Excluir
    8. É que como eu to usando um método ágil para cadastrar osjogos, alguns tinha inserido errado sem querer, até escrevi errado alguns nomes como Parasite Evil. xD

      Excluir
    9. Ta até fazendo fusão de jogos pra jogar já. xD

      Excluir
  3. Como falei, já pensava em criar um segundo backloggery há algum tempo, com a criação do seu fiquei empolgado e resolvi criar um novo também.

    No meu caso, ainda não me decidi nas "regras" do novo, mas estou experimentando. Minha idéia principal é que todos os jogos que não estão ativos estão encerrados, ou seja, não vou cadastrar nada que ainda não joguei ou que planejo jogar no futuro porque tem algo pendente.

    Logo, será bem diferente do seu novo, pois não vou cadastrar muita coisa antecipadamente.

    Eu gosto da sua idéia de marcar todo jogo "emulado", sejá ps# classics ou de algum collection como a versão que está sendo emulada. Penso em seguir ela.

    Outra coisa que estou considerando é o que vou marcar como "beat". Como os jogos "unfinished" serão de fato "jogos encerrados sem fechar" e não mais "jogos que posso ou não ter encerrado e que não estão fechados", talvez eu seja um pouco mais restrito com o que marco como "beat".

    Quero aproveitar que agora tenho momentos em que sou forçado a ficar longe dos consoles, para começar a validar os jogos. Vou começar pelos jogos do plot, mais especificamente pelos jogos do escopo Nintendo e Sega.

    Estou considerando até jogar algumas versões de jogos que não entraram no Plot, e terminar outros que ficaram pendentes, só que sem a pressão da LGM. Captain Commando do SNES (que estou jogando) que não está no Plot por exemplo, ou voltar ao SFEXPA que ficou pela metade (esse apenas estou considerando no momento).

    Vou aproveitar isso para também dar notas aos jogos, coisa que disse que ia voltar a fazer ano passado mas acabei não fazendo. Possivelmente eu acabe "bootando" os jogos para relembrar algo.

    Estou pensando em pelo menos incluir um jogo por final de semana, seja ele um novo que estou jogando, ou validando algum que já encerrei. Obviamente que se der mais melhor, mas tenho que ser realista para dar certo. hehehehe

    O link do meu novo backloggery é https://backloggery.com/kluHyarG .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa.
      É, tipo, às vezes vc joga lá o Megaman Collection mas são jogos do NES, é legal vc saber os jogos do NES que vc fechou ou 'encerrou' naquele console.

      Eu tb juntei tudo de Famicom/Disk System e NES tudo no NES.

      Eu até ia te falar que consigo cadastrar bem rápido os jogos deixando no modo simples e apertando Enter depois de digitar o titulo, mas acho que vc n ai precisar. Por isso tb não liguei muito para região e outras opções.

      Ah! Jogos HD, tipo Beyond & Evil e Shadow of Colossus HD, que só só gráficos e talvez algumas coisinha também incluirei como jogo de PS2. O Remake de RE1 por outro lado já acho consideravelmente diferente. do RE2 então...

      Se entendi esse seu novo é baseado no Now Playing então, e se sair dali foi encerrado pra sempre, mas imagino que seu Now Playing fique grande como o meu se for seguir a risca.

      Mas realmente é outro conceito, no meu novo duzznake, vc agora pode ver todos os unfinished e saber oque eu pretendo jogar, tanto na LGM ou fora dela. Já o Now Playing, status e review é pouco relevante, essa parte fica pra conta principal.

      Excluir
    2. "mas imagino que seu Now Playing fique grande como o meu se for seguir a risca"

      É uma possibilidade, mas não pretendo inserir automaticamente todos os jogos que começar a jogar ali, só aqueles que estou me empenhando.

      "Ah! Jogos HD, tipo Beyond & Evil e Shadow of Colossus HD, que só só gráficos e talvez algumas coisinha também incluirei como jogo de PS2. O Remake de RE1 por outro lado já acho consideravelmente diferente. do RE2 então..."

      Sim, faz sentido.

      Excluir
    3. Ainda não decidi como vou marcar os jogos que não tem fim... talvez fazer semelhante ao que você vai fazer, penso que faz algum sentido marcar "beat" esses jogos que foram jogados o suficiente e "completed" se chegou no loop (acho que nunca cheguei num nesses jogos xD). Até porque o Null não aparece nas barrinhas lá e o ponto do meu novo backloggery é justamente ver os números dos jogos jogados.

      Estou pensando em talvez usar o Null para os eventuais jogos pendentes, mas que não estou jogando nem planejando jogar em breve. Seria legal porque eu poderia filtrar os Nulls e ver todos os pendentes que comecei no passado. Assim não atrapalha os números, mas fica registrado.

      Enfim, só cogitando por enquanto.

      Excluir
    4. Estou surpreso, tinha quase certeza q vc tava marcando completed no seu backloggey em jogos sem fim, lembro até de vc diz, que vc considerava jogado suficiente quando ia até um certo ponto.

      Excluir
    5. Inicialmente eu fiz isso, mas depois voltei atrás.

      Excluir
  4. Esse de encerrar pra sempre é algo que comigo não funciona.
    Por exemplo jogo de LGM, Super Mario Bros. USA que não consegui fechar de novo, ele continua na minha lista pra jogar de novo, pois eu quero tentar ir melhor, eu acho que posso ir mais longe, e na época rolou aquele efeito 'Mario'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu esclarecer que "jogo encerrado" e "jogo que nunca mais vou jogar" são coisas distintas na minha visão.

      No caso do meu novo backloggery, por encerrado quero dizer que joguei o jogo, mas falhei em fechá-lo após jogar um tempo considerável. Verdade que em muitos casos não vou retornar para aquele jogo, mas não é regra. Até porque tem jogos que posso ter feito 100% e ainda querer revisitá-los.

      Em resumo quero olhar no backloggery e poder dizer, joguei X jogos, Y fiz 100%, W fechei e Z falhei em fechar. No meu antigo não consigo isso pois tem muitos que nunca joguei, ou que joguei pouco e parei, ou só estava sondando o jogo.

      Excluir
    2. Esse ultimo caso de joguei pouco ou sondando, quando lembro boto Unplayed mesmo, porém na pagina principal não separa isso, só dar pra ver a barra verde.

      No meu novo os B são encerrado, mas acabo de perceber que tem um furo na minha lógica, se eu tiver um desempenho ruim, eu não vou considerar Beaten, então entre os meus Unfinished eu não vou saber quais eu ainda quero jogar entre os que eu falhei em fechar e os que já considero encerrado.
      Mas espero que seja uma exceção isso, até porque jogos que eu acabei não tendo motivação e fui muito mal, caso do Super Thunder Blade que fiquei na fase 2, nem pretendo cadastrar por ora.

      Excluir
    3. Ah! Acabei de comentar uma idéia de usar o Null e embora não seja exatamente para o seu caso aqui, talvez você poderia adaptar a idéia e usar o Null para os jogos que você desistiu.

      Excluir
    4. Ainda não sei, o fato do Null não contabilizar tb não me agrada, tinha que ter mais um U (azul sei lá hehe)

      Excluir
  5. Tem mais alguns itens que eu defini.

    1-Jogos fechados com códigos, mesmo de mais vida ou a de sempre estrar transformado no Power Rangers Movie jamais serão Completed, caso de Rei Leão e SuperMan que sem código não consegui fechar.

    Entretanto, colocar no very easy ou aumentar as vidas e bônus no options (se necessário) é válido.

    2-Jogos quase idênticos que em fechei em outra plataforma também estou pondo como Beaten.
    Exemplo: Fechei RE Code Veronica no Dreamcast, nunca joguei no PS2, mas marquei como Beaten, lá se chama Code Veronica X mas é a mesma coisa, um pouquinho pior por que é port.

    Mantenho a coerência de não usar o Completed nesses casos.
    O mesmo vale para o Chrono Trigger do PSX, que nunca tive paciência por causa dos loading, mas marquei como Beaten tb. (A idéia como sempre é desassociar o Beaten como fechado. É como um remake de um filme que vc já viu. Vc não viu os novos efeitos especiais, mas já sabe tudo que vai acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava dando uma olhada nos seus jogos de SNESe ai vi que marcasse Final Fight e Final Fight Guy como "completed". Ai fiquei na dúvida, você mudou a regra que tinhas estabelecido para os "completed"?

      Excluir
    2. Sim, o Completed no novo backloggery não é Completado 100%, é um fechado e considerado visto tudo dentro de um escopo de interpretação pessoal.
      Por exemplo um jogo em que o final não muda se fechar com personagens diferentes, torna o fechar com todos menos relevantes, entre outras coisas, é bem interpretativo.

      No caso do Final Fight ele entra numa categoria especial de jogos que eu não tenho certeza absoluta que eu fechei com todos, por isso eu não botei Completed, mas no novo, eu boto.
      Eu já tinha fechado todos os FF de SNES, na época, antes da LGM.


      Vc tá perguntando do profile do Duzznake né?

      Excluir
    3. Ah ta, não sabia que tinha fechado no passado.

      Sim, no Duzznake.

      Excluir
    4. Eu até deveria atualizar no principal, mas até vou deixar para eu poder voltar e tentar ir melhor, dessa vez usando o cachorro, hehe.
      Mas normalmente o status oficial é no CobraMJD, e no Duzz é só pra indicar que eu joguei o suficiente, normalmente oque a gente joga na LGM não torna o suficiente(Ultra SFIV com ctz foi xD), mesmo o FF, assim como vc n tenho tanta paciência, ma na época do Snes joguei muito e tentava muitas vezes, então se no Cobra um jogo tá U e no Duzz tá B, pode ter certeza é porque joguei muito, tentei muito e faltou só algum detalhe, e foi muito difícil de vencer. Assim como se lá tá B e no Duzz tá Completed, é porque é frescura que falta, e lá no Cobra sou super exigente, vc vai ver que não coloquei Completed em quase nenhum Final Fantasy se é q botei pq não lembro.
      Mas lembro no inicio do backloggery que não botei Completed no Final Fantasy I, pois eu não fechei com todas as combinações, é muita nóia isso. Por isso precisei fazer outra conta hehe.

      Excluir
    5. B tb é fechado, só dei um exemplo, se por acaso eu tivesse indo ate a ultima fase, eu teria colocado B, pelas muitas horas jogadas e tentativas, e por ter fechado o jogo em varias outras versões, tb colocaria como Beaten no Duzznake pelas regras especiais de lá.
      Já q lá o Beaten não é Beaten, é Checked!

      Excluir
    6. Ah sim, eu tinha entendido isso, é que nesse caso está U no Cobra e C no Duzz, por isso tinha ficado em dúvida.

      Excluir
    7. Marcelo em 2018:
      "Eu já tinha fechado todos os FF de SNES, na época, antes da LGM."

      Marcelo em 2015:
      "Eu sempre joguei co-op no Snes, e que eu me lembre fica bem mais fácil, mas o primeiro acho que nunca consegui fechar."

      E agora, quem está certo, o Marcelo de 2015 ou o de 2018? xD

      Excluir
    8. E agora? kkkkkk
      Em minha defesa eu escrevi "acho" em 2015. Mas há sim muitas incertezas nas minha memórias, como falei joguei muito em co-op ou em grupos de amigos nos anos 90, quando eu fechei em alguma versão da LGM, o Arcade talvez, eu lembrei de já ter visto sim o final no Snes, principalmente o momento de derrotar o chefe, mas não sei se exatamente eu estava no controle nesse momento, eu acho que sim, mas pode ser que não. Sabe aquele modo de jogar que vc fica revezando controles om amigos?

      Então, esse tipo de dúvida no backloggery CobraMJD eu sou implacável mesmo que já tenha fechado, se eu tiver essa dúvida eu não coloco, mas para o Duzz, eu considero que fechei mesmo.

      Mas com certeza para o comentário de 2015 que é o mais oficial, acho que sozinho do inicio ao fim eu não devo ter fechado o FF1 no Snes.

      Excluir
    9. hehehehe Acontece, também não confio muito na minha memória. xD

      Excluir
  6. Um update/resumo nas regras do meu novo backloggery até agora:

    O "unfinished" que não está na lista do "now playing" está finalizado, no sentido de que seria parecido com o seu "check".

    Jogos marcados como "now playing" não significa que de fato estão sendo jogados, apenas estão na fila para serem jogados em breve.

    Vou tentar sempre manter 5 jogos ou menos no "now playing".

    Não vou adicionar jogos que estou jogando com outras pessoas, seja multiplayer ou revezando o controle. Só vou adicionar quando acabar o jogo ou começar a jogar solo. Isso porque nesses casos não tenho controle de quando o jogo vai acabar e faz com que o jogo fique muito tempo ali na lista do "now playing".

    To adicionando número nos jogos que tem ou são sequência para facilitar a ordenação dos mesmos na listagem do console.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E apenas para ficar tudo junto, por enquanto estou focando mais em validar os jogos da LGM, mais especificamente do Plot.

      Por validar, entre outras coisas, incluí dar notas aos jogos dentro e fora do backloggery e comentar sobre ele no commentary do backloggery.

      Dentre os jogos que estou validando do Plot, estou focando mais nos jogos jogados no note, porque como já expliquei, tenho tido tempo nele. Algo que não falei, mas você já deve ter percebido é que comecei pelos Beat'em ups, comecei por eles, bem, são vários motivos, mas o principal é que depois do USF4 não quero nem ver outro street fighter no momento. E isso que nem terminei os troféus (possíveis) do USF4 ainda...

      Excluir
    2. Eu entendo completamente, hehe, sua sorte é q vc já fez todos os relacionados aos Arcades, eu que fiquei com troféus pendentes fica dificil agora terminar, estaria feliz se só sobrasse os trials.

      Excluir
    3. Sobre os collections e similares, eu decidi que no caso de collection por exemplo, os jogos individuais vão no console de origem e no console do collection vou cadastrar apenas o registro do collection e não dos jogos individuais.

      No caso dos PS# Classics, vou fazer como já faço no antigo e manter apenas um registro no console original.

      No caso dos remasters não estou 100% certo ainda, mas penso em manter apenas um registro no console que joguei e não no original.

      Excluir
    4. Eu tb.
      No caso do Remaster depende, Remaster de verdade conta como jogo novo, se for mais ou menos aí conta no original, no meu caso.

      Excluir
  7. Andei testando o "Null" esses tempos, realmente não acho que fica legal ali na seção de status do backloggery. Não há nenhuma indicação de quantos null são.

    Ainda não estou 100% certo, mas por hora não vou usar o null para marcar jogos sem fim.

    Depois disso acabei usando o null para fazer uma fila dos próximos que devem ser jogados, em vez de deixar no unfinished que no meu caso são os jogos jogados e desistidos, deixei eles como null.

    Por enquanto cadastrei apenas os jogos do novo composto DK, alguns Final Fights do Plot que não validei ainda (no novo backloggery) e mais um ou dois jogos. Não quero deixar uma lista enorme de espera, adicionei só o que provavelmente será jogado ou validado em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nulls são o Total menos os Unfinihed, Completed e Beaten, por exemplo, eu tenho 2 jogos no Sharp X1, mas aparece zero U, zero B e zero C.
      Concordo que não é o ideal.

      Excluir