quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Nova escalação do composto Donkey Kong

Primeiramente a listagem dos jogos para analisarmos. Dividi em 3 categorias que mais ou menos formam três séries distintas.

DK series:

  • Donkey Kong
  • Donkey Kong Jr.
  • Donkey Kong Jr. Math
  • Donkey Kong 3
  • Donkey Kong Jungle Fever
  • Donkey Kong (Game Boy)
  • Mario vs. Donkey Kong
  • Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis
  • Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again!
  • Mario vs. Donkey Kong: Mini-Land Mayhem!
  • Mario and Donkey Kong: Minis on the Move
  • Mario vs. Donkey Kong: Tipping Stars
  • Donkey Kong (Game & Watch)
  • Donkey Kong Jr. (Game & Watch)
  • Donkey Kong II (Game & Watch)
  • Donkey Kong 3 (Game & Watch)
  • Donkey Kong Circus (Game & Watch)
  • Donkey Kong Hockey (Game & Watch)

DKC series:

  • Donkey Kong Country
  • Donkey Kong Country 2
  • Donkey Kong Country 3
  • Donkey Kong Land
  • Donkey Kong Land 2
  • Donkey Kong Land 3
  • Donkey Kong 64
  • Donkey Kong Country Returns
  • Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Others:

  • Donkey Konga
  • Donkey Konga 2
  • Donkey Konga Jungle Beat
  • Donkey Konga 3
  • Diddy Kong Racing
  • Donkey Kong Barrel Blast
  • DK King of Swing
  • DK Jungle Climber

Edit: Não é oficial nem nada, e acho que foi feito como piada, mas tem certa lógica:

56 comentários:

  1. Vamos lá então, começando a discussão...

    Minha vontade maior é pelo grupo "DKC", em especial a trilogia Country e a trilogia Land. Tenho interesse e curiosidade em todos os demais, mas como a idéia é ser um composto mais enxuto, achei que era bom declarar logo de cara o que acho prioridade.

    Vou partir do princípio que vamos incluir jogos de cada um dos 3 grupos acima, mas isso pode não se concretizar claro.

    Vou fazer comentários separados para cada grupo para ficar mais fácil responder a eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionei meus pensamentos iniciais de cada grupo, minha idéia é ir enxugando aos poucos até termos o melhor composto.

      Excluir
    2. Coloquei meus comments, acho que isso dá uma ideia geral no que pensamos, mas acho mais legal se a gente for ir definindo do inicio do composto para o final e ir colocando ali no post principal, pois dependendo de como vai ser formar, isso pode influenciar se alguns jogos entram ou não depois.
      Por exemplo, dos antigos de Arcade, eu só colocaria esse:
      1-Donkey Kong (Arcade)

      Excluir
    3. Olha, olhando os comentários até agora está mais ou menos assim:

      1-Donkey Kong (Arcade)
      2-Donkey Kong (Game Boy)
      3-Donkey Kong Country (SNES)
      4-Donkey Kong Country 2 (SNES)
      5-Donkey Kong Country 3 (SNES)
      6-Donkey Kong Country (GB)
      7-Donkey Kong Country (GBA)
      8-Donkey Kong Country 2 (GBA)
      9-Donkey Kong Country 3 (GBA)
      10-Donkey Kong Land
      11-Donkey Kong Land 2
      12-Donkey Kong Land 3
      13-Donkey Kong 64
      14-Diddy Kong Racing

      Acho uma lista sólida, talvez cortar o item 6. Já tem bastante jogos. Provavelmente na ordem de jogar colocaria os GBA para o final para ficar espaçado entre os outros jogos.

      Excluir
    4. Por enquanto está ótimo para mim, eu nem cortaria nada desses, porém eu já tenho um validado que é o DKC de SNES, acho que vc tb, oque daria 3 versões de cada.

      Outra opção é jogar por edição(ignore números):
      1-DKC (Snes)
      2-DKC (GBA)
      3-DKL
      4-DKC2 (Snes)
      5-DKC2(GBA)
      6-DKL 2

      Excluir
    5. Cara, dá uma olhada no vídeo do DKC pra gameboy e veja se realmente vc ainda quer cortá-lo, foi incrível oque fizeram nesse jogo pro Gameboy Color.

      Excluir
    6. Continuei a discussão lá no ultimo comentário da página.

      Excluir
    7. Só falei em cortar para diminuir a repetição, mas por mim tudo bem.

      Excluir
    8. Acho que não tem como tirar a repetição com o composto assim, 3 countries em cada sistema, só se tirasse os 3 de algum e ficasse com 6 jogos, Snes e GBA, ou GB e GBA, etc + o único Country do GB.

      Excluir
    9. Olha só, de acordo com meu backloggery, eu já "Platinei" o Donkey Kong Land no RA, então dá eu jogar o DKC(GB) no lugar do Land se vc quiser cortá-lo.
      De qualquer forma vou validar o Land agora.

      Excluir
    10. Eu não estou considerando repetição os Land com os Country, só estou considerando repetição de Country 1 com Country 1, Country 2 com Country 2, etc.

      Excluir
    11. Ia ser legal de comparar as versões, e os Country são tão bons que eu não me importaria nessa sequencia.
      Mas foi uma idéia, podemos esquecer esse tema.

      Excluir
    12. Sim, eu concordo que ia ser bacana. Porém as experiências do passado me impedem de fazer um esquema assim. =/

      Excluir
  2. Sobre o grupo "DK series":

    De cara proponho remover os G&W, apesar de achar eles bem bacana, acho que deveríamos focar nas versões principais desse grupo.

    Outra proposição seria remover todos os "Mario vs. Donkey Kong" e talvez ficar apenas com o primeiro jogo dessa sub-série, que é o DK do Game Boy. Jogando o primeiro saberemos se gostamos ou não desses jogos e dai podemos no futuro formar um composto para essa sub-série.

    Os jogos restantes são os de Arcade. Jungle Fever não sei se é possível jogar, pois é de 2005. Os demais é seguro incluir, não parece que vão tomar muito tempo, mas, se incluirmos, vale lembrar que é apenas uma versão e não todos os ports da história! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem antes de vc criar esse post eu pensei sobre minhas vontades durante os compostos, e sendo radical, acho que dos jogos antigos de DK, eu ficaria só com o primeiro Donkey Kong do Arcade.
      Sem o Jr e o 3.

      Sendo esse Jungle Fever de 2005 fiquei curioso vou dar uma pesquisada em breve.

      G&W, concordo, kill'em all.

      Mario vs Donkey Kong, não tenho opinião formada, preciso de uns dias para olhar eles.

      Ps.: Donkey Kong Hockey?? Wtf

      Excluir
    2. Hehehe, pois é, wtf? xD

      O Donkey Kong do Game Boy inclui as fases do Donkey Kong do Arcade, caso ele entre, da para eliminar a versão DK do Arcade também se quiser.

      Excluir
    3. Hum.. não é melhor eliminar a do GameBoy e ficar com a do Arcade só? xD MAME rox

      Excluir
    4. É que como falei, a do Game Boy é meio que o início da sub-série Mario vs Dk.

      Essa versão tem as 4 fases originais do Arcade e mais 90 e poucas, e tem um final, diferente do Arcade.

      Excluir
    5. "The game is based on the original Donkey Kong; it features the first four arcade levels, but from there, features ninety-six more levels and becomes a hybrid between Donkey Kong, Donkey Kong Jr., and Super Mario Bros. 2"

      Excluir
    6. O Donkey Kong(Gameboy) é o inicio da série Mario vs Donkey Kong ?

      Excluir
    7. é eu li esse trecho lá, mas a parte "and Super Mario Bros. 2" me deixou perplexo.

      Excluir
    8. De acordo com a wiki a série Mario vs DK é "spiritual successor to the Game Boy version of Donkey Kong".

      Excluir
    9. tá, hoje não vou conseguir ver, mas quero dar uma olhada em como são esses jogos.
      A primeira do Arcade eu manteria, pois é a primeira, de grande importância, e porque eu nunca de fato fiquei jogando pra valer, sempre dava umas jogadinhas e desistia.

      Excluir
    10. Concordo, também nunca joguei sério.

      Excluir
    11. Ok, assisti uns vídeo dessa série Vs. E vai ser difícil eu explicar oque eu achei.

      Acho que Mario vs. Donkey Kong não deveria estar nesse composto, deveríamos ter posto no Mario ou Mario Remix.

      O motivo é que o jogo parece mais com os puzzles que jogamos com o Wario que de fato Donkey Kong games.
      Entretanto o prequel DK do Gameboy esse começa no estilo DK de Arcade e depois é que muda pro estilo Mario Game, mas aí tudo bem.

      Bom, essa é minha opinião, o jogo em si até parece legalzinho.

      Excluir
    12. Jungle Fever e a sequel Banana something, esquece.
      https://www.youtube.com/watch?v=6xq8pDgx_H0

      Excluir
    13. Joguei o iniciozinho do DK do gameboy, a mudança nas fases não é tão drástica como parecia ser.

      Apenas lembrando de cabeça do que li no passado dos Mario vs DK, eu concordo que não é uma boa incluir eles agora.

      Excluir
    14. Vc não deve ter ido muito longe, eu peguei um long-play e vi ali o inicio e depois joguei ali pra metade e é igualzinho o Mario vs DK, mas se vc se refere à fase por fase, isso eu não vi.

      Excluir
  3. Sobre o grupo "Others":

    Os Konga acho legal, mas não sei se conseguiria jogá-los. Supondo que sim, diria para incluir apenas um jogo, semelhante ao que propus para o "Mario vs DK".

    Diddy Kong Racing tenho bastante curiosidade, mas não sei qual é a qualidade do jogo. Donkey Kong Barrel Blast não sei se da para jogar, mas parece ser divertido também.

    Os outros dois, pelo que lembro, são diferentes, não sei bem como classificá-los, parecem interessantes, o primeiro vi um vídeo e parece ter versões das músicas do primeiro DKC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Konga e Jungle Beat precisa dos Bongos, eu tenho os dois, porém uma vez emprestei para um amigo, eu nunca fui pegar de volta, depoi comprei outro bongo, mas não sei a situação, se eu estou só com os bongos, ou ainda tenho o jogo tb, não sei.
      De qualquer forma, sem os bongos os jogos não tem muita graça.

      O Donkey Konga 2 e 3 são muito infantis, não são legais como o 1.

      Diddy Kong Racing sempre foi bem falado, acho que tem ser entrar. Entretanto não sei se 1P vai ser tão legal. Esse jogo também foi lançado no DS.

      O Barrel Blast é de Wii, se o emulador rodar ele pode ser.

      Não tenho opinião nos restantes ainda.

      Excluir
    2. Beleza, então melhor eliminar os Kongas acho.

      Excluir
    3. De acordo com a wiki saiu algum pro Wii, nesse caso vc poderia usar o controle de movimento, mas eu o validaria tb.

      Excluir
    4. Vi os vídeo dos "restantes":
      DK King of Swing
      DK Jungle Climber

      Um é continuação do outro, parece, já que a forma de jogar é igual.
      É bem bizarro, parece puzzles em forma de mini-games, achei o mesmo que vc, o primeiro pelo menos tem a musica do DKC.
      Acho que é legal incluir o primeiro do GBA, ele pode ser ótimo para colocar entre os outro jogos com o objetivo de variar o gameplay.

      Excluir
    5. Não tenho interesse em comprar o jogo pro Wii no momento.

      Sobre o climber, ok.

      Excluir
  4. Sobre o grupo "DKC series":

    A trilogia DKC é o principal para mim, eu sei que você já jogou bastante as versões SNES, então se quiser, poderia jogar a versão GBA no lugar e eu jogaria as versões SNES. O primeiro jogo penso em validar, pois joguei recentemente, dai de repente poderia jogar a versão GBA.

    Em tempo, se fosse para incluir múltiplas versões de um jogo nesse composto, o que provavelmente não é uma boa idéia xD, essa trilogia seria a única que eu consideraria...

    A trilogia Land tenho muita curiosidade, sei que tem um dos jogos que supostamente é quase igual a sua contraparte DKC, mas até onde sei o restante é mais distinto.

    Donkey Kong 64 tenho bastante curiosidade, mas bastante receio ao mesmo tempo, ouvi dizer que o jogo tem bastante backtracking, tipo, se eu entendi direito, tem fases que você vai trocar de macaco no perto do final da fase e ter que voltar até o início com ele para coletar cada item, e são 5 ou 6 macacos no jogo.

    Donkey Kong Country Returns eu tenho no Wii, não sei se é uma possibilidade para você. Já o Tropical Freeze acho que nenhum de nós consegue jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse é file mignon do composto.

      Vou começar pelo DK Returns do Wii, meus primos tiveram o Wii e hoje não têm mais, felizmente esse jogo eu fiz 200%, fechei ele todo, e depois parece que liberou o modo invertido e fiz tudo de novo, totalmente debulhado e validado da minha parte.


      Donkey Kong Country - SNES, além do meu história eu fechei também no RetroAchievements com 100% então também está validado.


      Vc viu que tem o DKC no Gameboy normal também? Eu vou ter que ver no retroachievements mas alguns jogos que joguei, acho que o Land 1.
      Mas de cara me interesso por todas essas versões, Snes, GBA e GB.
      Até estava jogando o Donkey Kong Country 4 que é um jogo pirata no GB.


      DKC 2 e 3 ainda tenho as fitas, então penso em jogá-los no próprio Snes, o 3 é ctz que vou querer jogar pois nunca fiz a % máxima, já o DKC2 já fiz os 102%.

      DK64 acho que tem que estar, eu não sei se eu vou gostar também, mas acho que temos que jogar esse jogo.
      Tropical Freeze eu considerei comprar no Switch, mas com a alta do dólar, babou.

      Excluir
    2. Adoraria jogar no meu SNES o 3, mas não ta funcionando... acho que é a fonte, mas não tenho certeza.

      Blz, DK64 entra então. Se você já jogou o Returns melhor deixar de fora então e eventualmente eu jogo ele fora da LGM.

      Excluir
    3. O jogo não funfa ou seu Snes não liga?

      Returns, vc que sabe, se vc incluir eu só vou escrever "Validado!", então é com vc.

      Excluir
  5. O jogo não funfa ou seu Snes não liga?

    Returns, vc que sabe, se vc incluir eu só vou escrever "Validado!", então é com vc.

    ResponderExcluir
  6. Estou copiando sua lista aqui pra baixo e incluindo hipoteticamente o Jungle Climber, mas é só pra prosseguir oq tenho pra falar.

    1-Donkey Kong (Arcade)
    2-Donkey Kong (Game Boy)
    3-Donkey Kong Country (SNES)
    4-Donkey Kong Country 2 (SNES)
    5-Donkey Kong Country 3 (SNES)
    6-Donkey Kong Country (GB)
    7-Donkey Kong Country (GBA)
    8-Donkey Kong Country 2 (GBA)
    9-Donkey Kong Country 3 (GBA)
    10-Donkey Kong Land
    11-Donkey Kong Land 2
    12-Donkey Kong Land 3
    13-Donkey Kong 64
    14-Diddy Kong Racing
    15-DK Jungle Climber

    15 games so far, parece bom porém, para a nova LGM, ainda acho muito, então vou ser radical e aí vc diz oq pensa.
    A idéia é algo como transformar em algo como Wave ou antes da wave quando pensamos em compostos especiais, como Cinematic q era muito grande.

    Mas não seria Wave 1 e depois Wave 2, seria um Composto Base mais enxuto, e depois teríamos as waves seguintes complementando.
    Assim como agora vc pega um representante de cada mais ou menos, eu também faria isso de novo.
    Um exemplo:
    1-Donkey Kong (Arcade)
    2-Donkey Kong Land
    3-Donkey Kong Country (GB)
    4-Donkey Kong Country (SNES)
    5-DK Jungle Climber
    6-Donkey Kong Country (GBA)
    7-Diddy Kong Racing
    8-Donkey Kong 64

    A lista acima já está ordenada em uma forma q eu achei menos enjoativa e destacando os mais importantes em posições estratégias, mas é só exemplo.

    Uma versão menos radical, teria mais que 8, incluindo alguns DKC 2 por exemplo.

    E teríamos a Wave(2), Round 2, EX, ++, etc, com a continuação de cada mais alguns que faltaram, e ele seria um composto 2nd Party (meio-que-afastado), o que daria pra definir quando realmente ele voltaria, oque é bom em caso em enjoo ou pouco tempo, ou qq outro motivo.

    Wave 2'

    1-Donkey Kong (Game Boy)
    2-Donket Kong Jr (Arcade)
    3-Donkey Kong Land 2
    4-Donkey Kong Country 2 (SNES)
    5-(Mario vs Donkey Kong OU DK-Game&Watch)
    6-Donkey Kong Country 2 (GBA)
    7-DK King of Swing
    8-Donkey Kong Country 3 (SNES)

    Essa é a versão radical, e eu prefiro assim, pelo pouco tempo e como foi a LGM mais recentemente, mas dá pra ser menos radical.

    ResponderExcluir
  7. Ok, vamos por partes.

    1. A lista dos 15 jogos parece muito boa. Pensando em prioridades, eu diria que vai do 1 ao 13, com o 14 e 15 sendo os bônus do composto e dão alguma variedade ao composto.

    2. Concordo que 15 é um número elevado para os padrões atuais. Porém eu não me empolgo muito com a sua proposta de "wave 1".

    Apesar de pequeno, ele contém uma certa repetição e prioriza muito cedo o DK64, que eu considero um jogo com potencial para cansar a vontade no composto.

    Eu iria preferir algo como:

    0. Donkey Kong (Arcade)
    1a. Donkey Kong Country (SNES / validação)
    1b. Donkey Kong Country (GB)
    2. Donkey Kong Land
    3. Donkey Kong Country 2 (SNES)
    4. Donkey Kong Land 2

    Obs.: DK do Arcade pode ser jogado ao longo de toda a wave, por isso o zero. DKC do SNES coloquei como "1a" para destacar que é a validação, ou seja, não tem peso na wave.

    A wave 2 poderia ser dai:

    0. Diddy Kong Racing
    1. Donkey Kong (GB)
    2. Donkey Kong Country 3 (SNES)
    3. Donkey Kong Land 3 (GB)
    4. Donkey Kong 64

    obs.: Nessa wave o Diddy seria o jogo coringa, que da para jogar quando quiser e entre os demais jogos.

    E a wave 3:

    1. Donkey Kong Country (GBA)
    2. Donkey Kong Country 2 (GBA)
    3. Donkey Kong Country 3 (GBA)
    4. DK Jungle Climber

    obs.: Jungle Climber pode ser movido para outra ordem, também não seria contra de inserir DK Jr. para talvez servir de coringa, mas não parece ser algo vital.

    A adição de jogos G&W e Mario vs DK eu acho que só deve ocorrer após o termino dos 15 definidos anteriormente. Isso para diminuir as chances de pararmos antes de atingirmos os 15.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, a proposta da minha wave é ser um composto, DK64 é o ultimo jogo do composto, então não dá pra enjoar. Já a sua lista está em formato de wave de verdade.

      Tá muito diferente, tenho que digerir isso.

      Excluir
    2. Era pra eu ter trocado a palavra, mas esqueci. Tecnicamente não são waves, porque no meu planejamento, elas seriam jogadas como o plot está sendo, dentro das waves da LGM PS3, então seriam grupos. E um ou dois jogos do grupo entrariam em cada wave. Terminar um grupo é pré-requisito para começar o próximo, mas não seria obrigatório começar na finalização do anterior. Semelhante ao que você pensou com a sua proposta.

      Excluir
    3. Mais ou menos, porque vc já está estipulando as waves ou grupos para os 15 jogos. No que eu tentei passar, só os 8 jogos seriam jogados, é como se o Composto DK voltasse para o sorteio da LGM.

      Eu estou me adiantando por que mesmo sendo Donkey Kong Country, eu vou acabar cansando de ter que jogar 9 ou 10 (3 SNes, 3 GB, 3 GBA)

      Mas deixa quieto eu não quero ter que combater duas propostas diferentes, vamos na sua, só acho que precisa de uns ajustes na ordem, pois o Climber é um ótimo filler e vc deixou lá no final.

      Pra mim Diddy K Racing e DK-Arcade, não são jogos q eu jogarei durante o composto, jogos mais puzzle como DK(Mario vs DK) e Climber/KingofSwing é que se encaixa nesse conceito no meu planejamento.

      Excluir
    4. tá olha só, eu fiz uma confusão, o Climber é o jogo do DS, o primeiro jogo de GBA é o King of Swing, então quando eu citei um na verdade é o outro. =/

      Excluir
    5. Bem, se a idéia é fazer algo bem independente, então eu proponho:

      Donkey Kong (Arcade)
      Donkey Kong Country Trilogy (SNES)
      Donkey Kong Country (GB)
      Donkey Kong Land Trilogy (GB)
      Donkey Kong 64

      Da 9 jogos, mas dois você valida, ficando 7 para você e 8 para mim. E canonicamente falando é a melhor opção também. (não que tenha aquele plot hehehehe)

      Sobre o King of Swing e filler em geral, eu to dando menos importância porque já temos filler através da LGMPS3 e para fazer algo mais radical não sobra espaço para ele.

      Excluir
    6. "Pra mim Diddy K Racing e DK-Arcade, não são jogos q eu jogarei durante o composto"

      É só uma opção que penso que o jogo da, não necessariamente que vai acontecer.

      Excluir
    7. "Donkey Kong (Arcade)
      Donkey Kong Country Trilogy (SNES)
      Donkey Kong Country (GB)
      Donkey Kong Land Trilogy (GB)
      Donkey Kong 64"


      Isso, é bem essa a idéia, eu acharia legal fazer primeiros os DK1 e depois DK2, mas assim também dá.

      Esse seria o composto, aí pra jogar na wave dá pra separar em pequenos grupos pra se encaixar com o PS3.

      Vc pode perceber que na minha Wave 2', eu inclui G&W e DK Jr. justamente por ser outro composto, e não o resto dos 15 originais.

      Depois que terminar esse DK, a gente avalia a situação, a gente pode tá focado em mais jogos na Plus, ou em algo novo que saiu, ou qualquer outra coisa, e se a gente quiser ir para o Composto 2 do DK, a gente avalia de novo, inclui provavelmente os 3 do GBA, o Diddy Racing e outros mais quaisquer.

      Excluir
    8. Beleza. Essa formação é mais por precaução, no caso de os compostos sequências "morrerem", pelo menos fica a sensação de o principal foi feito. Não que eu ache que vai morrer, mas eu já achei muita coisa na LGM que não se concretizou. xD

      Excluir
  8. Pra entender melhor, esqueça as waves estou resumindo o composto a 8 jogos.

    1*-Donkey Kong (Arcade)
    2-Donkey Kong Land
    3-Donkey Kong Country (GB)
    4-Donkey Kong Country (SNES)
    5-DK Jungle Climber(filler)
    6*-Donkey Kong Country (GBA)
    7-
    8*-Donkey Kong 64

    O 1 e 8 juntamente com um representante do DKC são meio que obrigatório(mais ou menos), o Climber está no meio para não ficar repetitivo.
    Os outros dá pra mudar, o composto é isso, não é Wave 1.

    E se a gente tivesse afim, iriamos para o Composto DK2, algo assim. É só pra entender a idéia, mas como falei é a ideia mais radical.

    ResponderExcluir
  9. Agora q vi a imagem, não sei qundo postasse mas deve ser recente.
    Achei bem confuso de entender e bem bizarro, eles conseguiram achar um lugar até para o DK Hockey hhahahahha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era pra eu ter comentado pra avisar, mas esqueci. hehehehe

      Coloquei ontem de manhã acho.

      E sim, incluíram tudo ali. huahuahuahuahua É meio que uma paródia da timeline de Zelda, mas o agrupamento dos jogos tem certa lógica. xD

      Excluir
  10. Para considerar para compostos sequência no futuro, o Japão teve um port exclusivo do Land 3 para o game boy color chamado Donkey Kong GB - Dinky Kong & Dixie Kong

    ResponderExcluir