terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Impressões Nintendo Switch

Na minha cabeça e acho que a de muitos, o Switch é um console primariamente que se transforma em portátil, logo de cara a primeira coisa que impacta é o tamanho diminuto, tanto da caixa, como do "console", e do controle, oque facilita muito para trazer para casa e para futuros transportes, e depois de alguns dias aqui em casa, eu já começo a mudar de opinião, não acho mais que primariamente seja um console, é realmente um meio termo, o que não muda nada, meu foco é mais no console de mesa.

Então meu primeiro foco é usar os joycons plugado na base de controle, e a coisa que chama muito atenção é quão pequeno é esse controle, os botões, mas o mais impressionante é o analógico, eu nunca tinha visto ou usado um analógico tão pequeno! Fiquei até preocupado, o meu dedão também consegue apertar os 4 botões A, B, X e Y todos ao mesmo tempo, porém quando fui jogar não tive nenhum problema quanto à isso tanto o analógico quanto aos botões não me atrapalham no quesito tamanho.

Olha bem essa foto, os joycons estão separados, ainda não os joguei dessa forma, a não ser no modo 2-players, nesse caso é uma grande vantagem um controle se transformar em 2.
Mas veja o tamanho dos 4 botões principais do Switch com o X, O, Trian, e Quad do PS4, a diferença de tamanho dos botões é grande, como eu falei o tamanho não importou tanto, porém a forma como foram feitos não é confortável, não sei o tamanho fez isso ou a forma que eles fizeram, os botões são duros, parece mais como um "switch" mesmo de controles de alarmes ou de aparelhos com poucos botões, não são confortáveis como os de PS4, nem como os de SNes eu diria, e quando tem que ficar apertar muitas vezes os botões, isso é muito ruim na minha opinião.
Outro detalhe da foto, cadê o D-Pad, isso é muito estranho em um Nintendo não ter um D-Pad, no lugar as setas são botões, isso também é muito estranho, ok para navegar em menus beleza, mas eu não consigo imaginar jogar um Street Fighter nisso.
Os analógicos como falei, na hora de jogar, nem percebo a diferença, agora, é fácil imaginar que fica mais dificil a precisão de média força quanto menor for o manípulo e vice-versa.

E agora no formato que eu joguei inicialmente abaixo,

Dá pra jogar, legal, mas agora eu tenho uma reclamação em relação ao tamanho, da forma que foi feito, ficou muito desconfortável para mim, usar o L1 e R1. Diferente do L2/R2 que fica bem confortável, mas infelizmente nas funções do console, nos jogos e demos que usei se usa muito mais os L1/R1, e pelo tamanho da minha mão, do controle, e a posição deles é ruim de ficar apertando.

A forma de uso com os joycons separados em 1-player com uma parte em cada mão, é recomendada em alguns jogos, como o Mario Oddyssey, isso eu vou descobrir quando chegar o Mario.

A outra forma é com os joycons na tela, o modo portátil, e nessa forma me surpreendi um pouco, foi melhor que eu imaginava, nesse caso é tranquilo usar o L1/R1, a tela é enorme, então é ótimo como portátil, também achei muito prático, e estou usando muito mais como portátil como jamais imaginei que iria usar.

Agora um pouco sobre Software.
A OS é rápido, simples e ajudam muito no modo portátil na minha opinião, pois parece que ele não desliga, quando eu aperto Home eu só tenho a opção Sleep, e aí parece que ele desliga total, mas quando eu ligo de novo, eu posso continuar daonde eu parei, mas é um sleep perfeito, não fica nada aceso, e nenhum barulho, então vc liga e desliga com muito praticidade, e isso que me fez jogar bastante no modo portátil.
E quando a bateria começa a diminuir eu coloco no dock e jogo na TV..

A rede da Nintendo até o momento é ótima, no sentido que baixa os jogos que eu comprei, os demos e atualizações é muito rápido, qualquer coisa que se faz no console, é muito rápido, tudo bem que está no inicio, mas se vc se esforçar um pouco lembra à epoca de cartuchos em que tudo era mais instantaneo ( não estou me referindo a loadings nos jogos, isso ainda tem).

Como vc já sabe o Switch é Region Free, demorou mas a Nintendo se rendeu, agora o mais legal, é que eu posso trocar a região da minha conta livremente quando eu quiser, então eu fiz uns testes, troque minha conta pro Japão, recebi as noticias tudo em japones e posso comprar ou baixar os varios demos que só tem lá. Mas ainda vou fazer uma conta só japonesa pra não ficar trocando toda hora.

E falando em jogos, comprei 2 na Nintendo e-Shop, enquanto nem Mario e nem Zelda chegam aqui, e eles são:


Picross eu gosto, não tem nada demais, é gosto pessoal, uma pena que eles não fizeram como no Gameboy e Snes e usaram temáticas de Mario cia. Mas é um passattempo.

Já o Setsuna paguei 23 dólares e não me arrependo, é um RPG bem clássico, em turnos, e se tiver em promoção no PS4 eu recomendo vc comprar, ainda estou jogando e estou gostando, é um tanto siples, eles tentam se basear no estilo Chrono Trigger, mas eu acho essa comparação injusta com eles, até o momento o suspense da história ainda me prende, o gameplay é interessante com aqueles ataques duplos e triplos do Chrono, uma música agradável e vamos ver oque acontece. E como é um RPG, é desconfortável ficar apertando o A para passar os textos de RPG, se eu pudesse mudar, colocaria em vários outros botões que não são usados para essa função, no PS2 tinha jogo que até usando o analógico eu passava os textos, ou até no modo automatico, mas não tem essas opções.


Por fim, ainda não vi diferença de performance entre dock e portátil, mas os jogos que eu joguei não são parâmetros também.
Vai ser difícil eu preferir o Switch em jogos não exclusivos, como Xenoblade, Yoshi, Metroid, Pokemon e vamos ver oque aparece, estou torcendo muito para relançamentos de Cube e WiiU eu compraria fácil, e Classic de NES, Snes, N64, que não temos obviamente na PSN. Mas quem sabe, parece que vai sair um Xeno Collection, e se um jogo for portátil friendly pode ser que eu escolha no Switch, mas a falta de um D-Pad e botões confortável é muito dificil eu querer um jogo de luta por exemplo.

7 comentários:

  1. Talvez valha a pena investir num pro controller. Ai os botões são maiores e tem o direcional! Eu tenho um pro Wii e fica bem melhor dependendo do jogo.

    Uma pena que a Nintendo resolveu seguir o design do controle do xbox, eu acho horrível um analógico em cima, outro em baixo! No controle Pro também é assim infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé a Nintendo é muito safada com essas coisas, o Switch é o campeão de apetrechos que dá pra se dizer importante em ter, devido a como o Switch funciona, eu estou tentando ao minimo não comprar coisas extras, até porque é tudo bem caro.

      Também achei estranho o formato, e impressão que eu tenho é que o Pro Controller não está tão bom quando o Pro do Wii, e com certeza é melhor o controle do Cube - que no Wii dava pra usar.

      Excluir
  2. Esqueci de comentar duas coisas, uma boa outra ruim.
    A boa é que a e-Shop aceita os cartões de creditos brasileiros (internacionais pelo menos) sem nenhum problema, eu acessei, cadastrei e logo em seguida comprei de forma instantanea, e posso usar pra qualquer região, como Japão e Russia por exemplo. E sem precisar colocar meu endereço.
    O ponto ruim é que pra carregar os joycons é preciso colocar junto com a tela na base, e eu não sei como ver a bateria dele, estou muito mais acostumado no PS3, a não ser que eu compre outros acessórios que resolve isso, talvez até um faça um tópico com os acessórios e a necessidade deles, pois é muito Nintendo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a Nintendo não basta tudo ser caro, você ainda tem que comprar periféricos... =/

      Excluir
    2. Poisé, lembra do Four Swords no Cube né? kkkkk

      Excluir
  3. Minha vez de dizer que esqueci de comentar... xD

    O jogo ali parece ser massa mesmo.

    ResponderExcluir