sábado, 3 de julho de 2010

Esquema de pontos dos compostos

Antes de mais nada me refiro a pontuação que temos nos compostos, como no composto do Mario. Na verdade só adotado até agora no composto Mario, mas penso em levar isso para os outros compostos.

Atualmente funciona assim:

* 1 ponto para quem tiver o melhor desempenho;
* 2 pontos se tiver completado o jogo.

Mas penso que deveria ser incrementado. Primeiramente o objetivo da LGM é fechar os jogos, então fechar deveria valer bastante. Além disso, alguns jogos não são fechaveis, então os pontos seriam transferidos atingindo uma meta, ou se existir, o último estágio antes do loop. Também, além do melhor desempenho, poderia ter uma bonificação para jogos completados em 100%. Imaginei algo assim:

* 3 pontos por jogar o jogo;
* 3 pontos pelo melhor desempenho;
* 10 pontos por concluir o jogo;
* 4 pontos por atingir 100%.

Mas isso com umas observações:

1 - Para ser considerado jogado, tem-se que ter jogado ao menos 10% do jogo ou ao menos uma hora.

2 - Para termos práticos e um resultado positivo, os 4 pontos de 100% não necessariamente significariam 100%. Seria considerado 100% também quase conseguir 100% no caso de jogos não tão bons ou com opcionais cansativos, irritantes, etc.

Deixa eu explicar melhor, no caso de Super Mario 64, 100% é pegar todas as estrelas, e não importa o quão chato isso é. Mas no caso que temos recente de Mario & Luigi 3, o 100% seria considerado mesmo não completando os mini-games com a pontuação máxima, pois isso é inumano, podendo a se tornar chato se nos forçarmos a isso. Note que não estou dizendo para não tentarmos, apenas que para o sistema de pontuação, o 100% não é tão rigido.

Assim, 100% seria fechar o jogo passando por todas as side-quests e conhecendo os opcionais, mas não necessáriamente alcançar level máximo, pontuação máxima, etc. Também, alguns casos específicos, como não usamos walktroughts, passar batido por determinadas "coisas", que ninguém notaria na primeira vez jogando pode ser desconsiderado, ou seja o 100% ainda seria válido. Novamente, isso para o sistema de pontos.

Resumidamente, para aqueles jogos que formos além do normal e nos esforçamos receberiamos a recompensa dos pontos relativos ao 100%, mesmo não conseguindo os 100%. Acho que deixei mais claro nessas últimas linhas do que nos parágrafos anteriores. xD

Ainda poderá ser dado pontos adicionais para outros critérios, mas acho que estes cobrem o básico.

3 comentários:

  1. Fiz essa pontuação bem simples por ser mais fácil de atualizar e mesmo assim ficou desatualizada, eu concordo com todas essas mudanças tudo faz sentido, mas vai complicar bastante e será mais uma coisa pra manter atualizado claro que agora que vc está pausado na LGM, vc ganhou um tempinho, mas cuidado pra não deixar complexo demais esses pontos.

    Tb concordo sobre os exemplos de 100% eu ia comentar isso do M&L3 pois ainda estou jogando-o para deixar 100% no status, mas sem contar os mini-games-absurdos.
    Mas cada caso é um caso...

    Quando montei uns rankings tempos atrás, protótipos, eu meio que separei os 100% regulares e o 100% real na qual não tem uma nomeclatura, dá pra dizer que a pessoa destruiu o jogo. Isso pode acontecer nos casos de se jogar muito o jogo, vou pegar o exemplo de FF7.
    Uma tentativa que fiz foi terminar com todas as armas/armaduras/acessórios, mas por cima 100% em FF7 poderia ser MASTER nas matérias, LIMITS, Enemy Skill completo,todos os personagens,Weapons e Chocobos.
    Eu fiz tudo isso e assim como em SOTN tentei ir além, pegando tudo, fazendo tudo, Level99 tempo 99,todos os itens, resumindo, o máximo possível!
    Eu costumo comparar com SFII, uma coisa é 100% sobre fechar com todos outra é fechar com todos em cada estrelinha (*hardcore*).
    Cada jogo é uma história e podemos ir discutindo sobre isso quando alguém estiver com essa possibilidade.

    ResponderExcluir
  2. O principal motivo que me fez sugerir o "100% que não é 100%" é porque na LGM temos apenas uma chance de jogar, sem walktrhoughs e ajuda, e invariávelmente perdemos alguma coisa mesmo jogando com muita dedicação. Por exemplo, em FFVIII e FFIX eu perdi muuuuuuito tempo e ainda assim perdi algumas coisas, pois muitos jogos você tem que adivinhar. Por exemplo, saber que precisa estar com o Barret em um determinado momento do jogo para conseguir a melhor arma dele, e esse momento nem tem nenhuma ligação com o personagem.

    Eu proponho que daqui pra frente todo jogo ganhe um tópico "in-game", e nele definimos mais ou menos o que será 100% naquele jogo.

    No status podemos usar algum simbolo para quando "destruirmos" o jogo, mas isso só a partir de castlevania para não causar confusão. Alias, no castlevania vou me empenhar ao máximo, chega desse negócio de desistir! Bem, ao menos é o que quero tentar. xD

    Desde que marquemos no status quando atingirmos 100%, e tenhamos o hábito de definir o 100% no tópico "in-game", acho que não ficará muito complexo.

    ResponderExcluir
  3. Acho uma boa. Começamos no inicio sempre tendo um tópico para o jogo, aos poucos foi morrendo, acho que ficou legal esse padrão nomeado in-game, vai ficar mais organizado.

    ResponderExcluir