Resolvi que é hora de falar algumas coisas a respeito do jogo. Lendo por cima o post de quando jogamos no composto tem muita coisa que a gente não sabia.
É tanta coisa que provavelmente vou esquecer de tudo que quero falar, algumas coisas talvez você sabia, talvez até eu sabia, mas esqueci.
Primeiro, dessa vez to tentando evitar subir de level, pelo que li, subir de level só deixa o jogo mais difícil, pois os monstros sobem de level com você, mas nem é por isso em si, minha meta é evitar sumonar GFs que demoram demais pra mim. xD Alias, você comentou que apanhou do Omega Weapon e ia precisar aumentar o level, pelo que li desde então, com um level baixo é possível matar em um golpe ele!
Tem gente que joga o jogo todo sem aumentar nenhum level! Eu não to fazendo isso, porque acho que ia dar até mais trabalho, só to evitando ganhar level quando posso. O jeito mais comum é transformar os inimigos em cartas e eliminar encontros randômicos com uma habilidade do Diablo.
Outra coisa, quando reli o post original, teve um momento que você comenta que teve uma experiência diferente nas batalhas, isso provavelmente ocorreu porque enfrentamos situações em dificuldades diferentes. O jogo calcula os monstros com base na média de level dos seus personagens (incluindo os que estão no banco). Então se você focou mais em 3 personagens e deixou o resto no banco vai ter uma experiência mais fácil do que se manteve todo mundo em level alto!
Dessa vez eu to jogando com um olho num guia que avisa os limites para fazer sidequests. E eu descobri que perdi muita dessas, no geral essas sidequests são interessantes, mas raramente acabam de um jeito satisfatório. Por exemplo, o Zell tem uma sidequest de um interesse amoroso, mas no final a história não encerra direito, o Zell não é afetado em nada nem acho que você vê o par romântico depois disso. Não que eu esperasse algo complexo, mas achei bem pouco satisfatório os encerramentos das sidequests no geral.
O jogo também explica muito mal as coisas, eu já tinha notado isso da primeira vez, mas agora confirmo, mesmo já tendo jogado antes, quando preciso relembrar algo, é bem mais demorado pelos tutoriais do jogo. O jogo acaba sendo mais complicado devido a isso.
Eu to fazendo a quest da "queen of cards" dessa vez, e depois que você entende não é tão complicado quanto parecia. O que é chato é ter que ficar controlando as regras das regiões.
Quanto as músicas, com o tempo eu curti mais do que inicialmente, mas o que tem me incomodado agora é que o jogo não tem opção de setar o volume da música, nem no original nem no remaster, e tem momentos do jogo que a música fica bem alta e atrapalha. Por exemplo, aconteceu comigo duas vezes nas florestas de chocobo onde eu tinha que escutar o ping do radar, mas a música deixou bem mais difícil. O engraçado é que não foi em todas as florestas, talvez seja bug. Em outros momentos as músicas cansam quando não há variação e seria bom ter a opção do volume nesses casos também. Por fim, a seção no espaço precisava de músicas novas, repete músicas de outros lugares e eu achei que não combina em nada.
Quando jogamos a primeira vez eu não peguei todas as armas também, dessa vez estou tentando. Nisso descobri que é possível pegar as melhores armas já no primeiro CD! Eu não fiz isso, porque teria que ficar seguindo guias e não quero jogar assim, meu único objetivo é não perder nada que tem prazo.
No jogo original tinha vários itens que só davam para adquirir via mini-game no Pocket Station, o mais famoso é o Ribbon! No remaster eles incluíram todos esses itens numa habilidade do cachorro da Rinoa, o "Angelo Search". O detalhe é que essa habilidade já era o único jeito de conseguir itens raros ou cópias deles. Então agora tem uma porrada de coisa que só da pra conseguir desse jeito. Se você não lembra, ou nunca soube, dessa habilidade, é uma habilidade onde no meio de uma luta o cachorro aparece, cava e da um item pra Rinoa e vai embora. O item cavado é randômico e pode ser uma simples potion ou um item raro. Mesmo nas antigas o pessoal já se preparava para fazer grind com essa habilidade para conseguir os itens. E para um 100% hardcore no jogo, é o único jeito.
Funciona assim, a cada 13 segundos sem nenhuma ação da party e do inimigo o jogo verifica se pode ativar alguma das habilidades randômicas (odin, gilgamesh, habilidades do cachorro) e se puder ele executa um random pra determinar se vai executar para cada uma dessas habilidades. Se executar uma, ele pula as restantes. A habilidade do search é a última a ser verificada, ou seja, é a que tem menos chances, então idealmente você deve fazer o grind antes de conseguir o odin e as outras habilidades do cachorro. Para o inimigo não fazer nenhuma ação você vai ter que achar um inimigo propicio de manipulação e setar tudo certinho. O que to usando e é o mais comum nos tutoriais você tem que deixar ele com um level alto e confuso, ai ele fica sem ação infinitamente. No remaster você tem a opção de acelerar o jogo numa velocidade de 3 vezes, o que faz a verificação ocorrer a cada 4 segundos aproximadamente. Mesmo usando isso, em 20 horas consegui pouca coisa, to lotado de potions comuns e várias tents e cottages. De legal eu consegui dois ribbons e mais uns 3 itens raros.
Outro coisa que acho que não sabíamos, você sabe como você ganha a "summon" da Phoenix por item? Tem outras summons desse tipo, e você ganha via itens nessa busca no remaster e no pocket station no original. São duas pelo que vi, eu acho que tenho uma delas, mas só tenho uma cópia do item, então não testei ainda.
Também por via de itens raros da pra deixar as GFs iniciais com habilidades bem melhores, eu até acho que consegui alguns desses no jogo original, mas usei muito pouco.Agora to usando mais, só to tentando manter sempre uma cópia em estoque para tentar o 100% de itens.