sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Final Fantasy VIII - In Game

Sim, eu comecei FFVIII. Eu joguei um pouco do FFII, mas é uma luta a cada 5 passos, acabei perdendo a paciência e como estava curioso para ver o FFVIII...

obs: Review do FFVII está pronta, falta só uma revisão final.


Impressões iniciais:

* O jogo é meio estranho para um Final Fantasy, não fosse o título eu não saberia.
* Eu lembro de não ter gostado dos gráficos do jogo quando vi as matérias no CyberNet, mas agora eu gostei. Acho que o motivo de não gostar anteriormente foi as CGs, no caso a Rinoa me parece muito estranha nas CGs, o resto tá bom. Também notei em alguns momentos que os personagens ficam com pernas finas, bem engraçado. xD
* As música não são ruins, pelo contrário, mas fora uma ou outra, por enquanto, IV, VI e VII são melhores. Talvez se dar um desconto pela época até o I é melhor. O padrão Final Fantasy é muito elevado. hehehehehehhe
* A história até agora (estou no Galbadia Garden) também não empolgou muito, embora tenha alguma curiosidade no que vai acontecer. Esse quesito estou esperando que melhore com o passar do jogo.
* Achei os menus um tanto confusos. E falta algumas informações no Status...
* Confirmo que as CGs do Origins são melhores que as de FFVIII.
* O jogo da uma sensação de Chrono Cross! Talves seja porque tem um monte de personagens que eu não quero na party. Isso é inédito até agora. Espero que apareça alguém melhor em breve, porque dos 7 que apareceram até agora, 1 tem minha preferência. O que mais gostei até agora é o Squall, mas talvez seja porque concordo com ele que todo mundo no jogo é meio irritante. xD
* Por enquanto pouca dor de cabeça com o jogo, diria que corre ao nível de FFVI, as diferenças são os personagens (como falei nenhum me agradou muito ainda) e músicas levemente piores.
* Tenho evitado o jogo de cartas, ou eu não peguei o esquema do jogo, ou eu so tenho cartas ruins... (exceto Ifrit).
* Falando em Summons, é cedo para falar, mas as animações do VII me parecem melhores.


Por enquanto é isso. O mais bizarro FF por enquanto, mas um bom jogo.


Algumas diferenças:

Final Fantasy VIII (Japan) -> Final Fantasy VIII (USA/Europe):
- Selphie's trademark line was changed from "Ma-mi-mu-me-mo!" to
"Booyaka!"
- The food served at Balamb Garden's cafeteria was changed to hot dogs.
- A few of the monsters, GFs, and battle techniques had minor name
changes between localizations. For example, "Sabotender" became
"Cactaur," Squall's "End of Heart" limit break became "Lion Heart," etc.
- Square added the ability to draw out some GFs from the monsters in
Ultimecia Castle if the player missed certain GFs earlier in the game.
- The game's first timed encounter in the Fire Cave was made easier.
- The USA version also received a much more extensive online help
system.

Mais diferenças:

http://www.gamefaqs.com/console/psx/file/197343/6185


Melhor momento do jogo:

23 comentários:

  1. É oque sempre digo daí pra frente é sempre assim, cada FF fica bem diferente, como eu ainda não joguei o VI, com o tempo fui gostando muito das musicas do VIII, mas como vc disse levemente pior que o VI, isso já é um elogio!
    Não lembrava disso mas é verdade, o Squall é bem 'frio' fazendo um papel de comédia irônica no jogo pra quem assiste. Na minha memória as Summons e as CGs eram muito mais evoluidas que o VII, quanto ao Origins... UAU, hehe
    Talvez vc prefira a arte das Summons do 7, que tb gosto, mas CG por CG a do 8 tem mais detalhes.
    Na Garden, como fiquei bastante tempo vagando (preso), eu jogava o japones só pra vc entender o motivo, hehe, e por isso eu gostava muito da musica tema da Garden.
    De cara é confuso mesmo, ou bizarro como vc disse, eu mesmo não gostei de primeira, mas com o tempo só os poligonos quebrados que me encomodavam, hoje em dia acho que nem isso mais.
    Falando em PSX, as CGs eram imbatíveis, se CC conseguiu empatar, FF8 ganhava na critividade ou na ação que acontecia nelas, pelo menos até chegar FF9, mesmo jogando pouco as CGs do 9 foram incríveis.

    Infelizmente não joguei mais nada, mesmo vindo pra casa, eu estou organizando minha mudança, já está oficializado e já estou com minhas chaves lá do apê da Carvoeira. Além disso estou tendo entrevistas, finalmente uma deu certo, só to esperando a FEPESE não me sacanear, como por exemplo dizer que não posso fazer estágio de 6h. =/

    ResponderExcluir
  2. Hum, a FEPESE é capaz de não falar nada, mas o cordenador de estágios do CCO (deve ser o Mazzuco) não vai permitir. Para o nosso curso o limite é 4 horas por dia.

    Pessoalmente, gosto do sentimento de estar começando outro FF e de achar a conexão do jogo com a série. Talvez seja algo como uma nostalgia recente. xD FFVIII não tem esse sentimento... mas felizmente é um bom jogo.

    Voltando a questão da música, em todos os FFs anteriores, sempre tinha pelo menos uma música que ficava na cabeça, pelo menos até algumas semanas após a conclusão. Boa parte deixou músicas permanentes na minha memória. Agora FFVIII não tem nada... nem um trechinho eu lembro neste momento que escrevo. :S

    Sobre a qualidade da CG eu não discuto, muito boa, na questão das summons eu achei que o VII teve melhores detalhes (como a escolha de cores) e as sequências delas.

    Ainda não consegui me animar com os personagens, isso só faz o jogo parecer mais bizarro. xD

    Foto do melhor momento do jogo adicionada lá em cima. xD

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que faz 2 anos e meio que vc estava começando o VIII, vou refazer alguns comentarios desse jogo na qual estou preparando para jogar.
    Como já deve ter lido acabei o VI e agora peguei meu PsOne, baixei o jogo, e hoje (estou trabalhando) vou comprar CD-R para gravar, vc jogou no PSX ou foi de emulador mesmo?

    Dei uma carregada no emulador para testar a ISO, e tive uma "nova" visão após ter jogado o VI, realmente muda muito o estilo do jogo vindo da sequencia de FFs, os Menus são feios naquele cinza, muito estranho, os comentarios que vc fez dos gráficos é real, chega a ser engraçado as pernas finas e nas CGs realmente fica levemente esquisito em alguns momentos. Porém na epoca eu só comparava com outros jogos de PSX.

    Após jogar FFIV-FFV-FFVI e relembrando como foi chegar no 3º CD do jogo japones, realmente o jogo deve ser beeem mais curto.
    Logo após carregar o jogo no Emu, eu tive sempre a mesma sensação, acho agradável aquele inicio eu gosto das músicas da Garden.
    A história até onde vi não tinha grande coisa mesmo, lembro que o foco era a exploração nos pensamentos do Squall.

    Depois de 73 horas em FFVI, esse FFVIII vai ser batata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - The game's first timed encounter in the Fire Cave was made easier.
      100% real, eu lembro e passei sufoco para pegar o Ifrit. (Relembrando de 1999)

      Excluir
    2. Joguei no PS2. A foto do melhor momento do jogo ainda me faz rir muito xD.

      Uma coisa que descobri com uma amiga viciada nesse jogo é que se você conseguir 100% (hardcore, todos os itens e tal) aparece uma estrelinha no seu save! :O Acho que é o único FF com isso.

      Eu só consegui me empolgar no jogo, e também a usar todos os recursos do jogo, já no seu final, talvez se eu jogar de novo eu curta mais, até porque eu não fiz alguns extras porque não me passou pela cabeça que eu devia fazer tal coisa.

      É interessante também que muitos jogam com o objetivo de fechar sem usar summons (nem equipa-lás). Imagino se isso afeta alguma coisa na história, mas eu acho que não. Se eu tivesse tempo eu jogaria de novo agora junto com vc, mas como não tenho vou (tentar) focar no que eu devo jogar, o resto dos FFs, atari, etc.

      Falando em FF, eu recomecei Dirge of Cerberus, tenho jogado bem esporádicamente e fazendo backups para não perder o save. Estou jogando no hard dessa vez e depois que fechar espero fechar no último modo.

      Excluir
    3. Essa frase da foto é piada né? Eu lembro na epoca tentar achar esses hotdogs... xD

      Estrelinha..interessante, mas todos os itens é dificil, na epoca que eu fazia 99horas na primeira metade do CD1 do FF7 para pegar todos os itens ainda deixei passar uns 3 ou 4, então.. dexá prá lá, hehe

      DoC, eu tinha que jogar o Hard também, tomara que eu tenha animo quando chegar a hora.

      Tens que pensar no remake, de acordo com o Status vc parou no II, logo logo eu chego, hoje em dia que preferiria que jogássemos o remake do PSP, bem melhor ^^

      Excluir
    4. "logo logo eu chego" Desculpa, mas considerando que você fechou FFVI quase três anos depois que eu, a frase é hilária. xD

      Assim que eu acabar o freela eu vou poder me organizar melhor e ai vou acabar as pendências. Vou começar pelo X2, já sei que não vou conseguir fazer 100%, então vou avançar mais rápido do que estava até então.

      Excluir
    5. Hehe, é porque agora estou focado. :) Muita coisa atrapalhava em 2010~2011, e lembrar de não colocar repetecos seguidos no futuro, vide FFIV e Mario afins...
      Mesmo se fosse jogar FFVII e depois FFVII International, tem que ter um tempinho entre os dois.

      Excluir
  4. Ahhh eu não informei ao pessoal do Garden para guardar os hot dogs, também não toquei a musica direito =/ quando entendi já tinha feito a cagada, ficou um som irritante.

    É a primeira vez que chego tão longe entendendo a história, eu joguei até alguma parte do CD3 em japones, então toda a parte do Squall gasparzinho olhando sua infancia eu n entendia nada, to tendo uma outra visão dos fatos, hehehe
    Bastante curto o jogo pelo que aparenta.
    Apenas reforço fatos em que já pensava, gostei do Draw, boas animações de Summon e muito legal jogar durante as CGs.

    Porém hoje percebo que as CGs foram bem focadas na ação, e deixou a desejar em outros momentos, como na guerra das Garden num momento que deveria ser mais emocional de superação ou algo do tipo, esses momentos ficaram apenas no texto do quadrado cinza..

    To jogando bastante as Cartas, perdi muito no inicio, mas depois de conseguir umas boas comecei a ganhar. Porém em um momento aonde tem 2 ou 3 jogadores que me dariam algo se eu ganhasse deles, eu não consegui e o lugar foi explodido, então já era.

    ResponderExcluir
  5. Estou há 2 semanas com um furunculo debaixo do braço que me deixou fora até dos PCs, mas consegui jogar alguns dias.
    Cheguei na Lua, música cantada, legal, sem contar as operas do VI,VII e VIII (em latim), essa foi mais musica mesmo.
    Rodei o mundo por mais cartas.
    Consegui a Ragnarok, e logo após fui tentar o Bahamut e morri, talvez pouco cedo mas vou tentar de novo.
    O jogo está fácil demais na minha opinião.
    Peguei o Odin e o Cactuar mas parece que está fantando um ao lado do Brothers, deixando uma lacuna na primeira linha.
    Já são 75 horas de jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GF que faltava era o Diablos, eu não tinha usado o item ainda.
      Parei um pouco na estória e estou perdendo mais horas em busca de cartas.

      Excluir
    2. Você está falando da música que toca quando você está no espaço com o Squall e a Rinoa? O_O'

      Eu achei horrível... e eu não estou exagerando nem nada, eu não acreditei no que estava vendo. Eu até consigo ver a música se estivesse, por exemplo, nos créditos, mas ali pra mim me tirou completamente do jogo.

      Excluir
    3. É, essa mesma. =/
      Gostos a parte achei legal colocar a musica, no PSX não joguei nenhum outro jogo que possuía música, a não ser Tony Hawk e corrida e musicais.
      Eu não achei horrível, um pouco fora de hora talvez, jogando hoje inclusive achei o clima sentimental muito mau trabalhado.

      Parece que cheguei na batalha final no CD4 =/
      Ainda falta 3 GFs, várias cartas e nem comprei as ultimas armas, apesar de faltar pouco. O Irvine ainda tá no level 19, mas sei que posso fechar o jogo agora pois o Squall está muito forte.
      Ganhei dos 4 naipes do CC Group, faltou apenas o King e talvez mais algum outro(Grupo que joga Cartas).
      Eu trabalhei apenas em 3, Junctions e Magics, então agora na batalha final parece que preciso dos 6 equipados, vou ter que balancear um pouco, mas não muito, tomara que não mude o final se alguns morrerem, hehehe. Mas infelizmente vou fechar faltando essas coisas....
      Vc tb achou o jogo muito fácil?

      Excluir
    4. Rival Schools tem música também! =D

      Cara, o Squall era o único inteligente no jogo todo, os outros personagens só me irritavam. O romance é mal trabalhado sim, eu imagino que a idéia era ficar com cara de novela teen do Japão, mas é só suposição minha.

      Quando a Rinoa foi sequestrada eu fiquei indignado, quem é que fica conversando do lado do inimigo caído? >=( Parecia mais a princesa Peach! xD

      Se eu achei fácil? não. Também não achei difícil, mas eu demorei para dominar o jogo. Boa parte do jogo eu estava puto porque só conseguia vencer batalhas com summons, e isso significava meia hora para a summon aparecer, se apresentar e ir embora. Eu cheguei no chefe final com level 30 em média, acho que o Squall no 40 e as armas não muito avançadas. Sofri, apanhei e game over. Depois disso que eu aprendi realmente a jogar sem usar summons, ai pela primeira vez comecei a treinar e o Squall e mais alguns ficaram no level máximo e uns dois ficaram ali pelo 30.

      Se não me engano eu só fui aprender a fazer dois hits com o Squall no quarto cd. xD

      Se eu jogar de novo a experiência vai ser bem diferente porque ai eu vou saber jogar desde o início e talvez ai sim fique muito fácil, mas não posso afirmar até isso acontecer. Por enquanto a dificuldade para mim foi aceitável, no primeiro CD estava melhor, depois ficou mais fácil, mas ainda tive alguns desafios. Poderia ser melhor, mas se for pra reclamar tem outros pontos que acho mais negativos que a dificuldade.

      Um detalhe é que neste jogo os inimigos sempre tem um level próximo ao seu, então se você tem um level alto os inimigos também, e vice versa.

      Excluir
    5. A música do Rival School é só na apresentação, não?

      Eu tb achei que os Levels dos monstros aumentassem, mas não achei que ficaram fortes... mas aí que deve ter sido a diferença mesmo, eu to com o Squal no Level 82...

      Eu lotei de magias de 100 unidades, aumentando meus stats bastante, e passava de level rapidamente, em poucas lutas.

      Não sei que pode ter acontecido de diferente entre nossos percursos, pois eu não fiquei ganhando level. No inicio realmente era assim só com as GF, mas quando vc tem 100 magias os stats aumentam bastante.

      Porém deixa eu contar a parte final, eu tava todo feliz matando os monstros do castelo da Edea de modo fácil perto da força e configuração do meu trio, e aí perto do piano eu luto com um camarada chamado Omega Weapon... e tipo o cara me humihou, tentei só 2 vezes com ele para perceber que não tem como, muito dificil, eu teria que jogar horas para aprimorar meus chars e ganhar novas habilidades para ganhar desse cara.
      Então fui para o chefe final, e achei que tava fácil no inicio, mas não foi não, o chefe final foi um pouco dificil, e morri uma vez, na segunda em um estrategia sacana ganhei, é uma boa estretegia para chefes, eu tenho o Squal com 255 de STR, então eu jogo Meltdown que abaixa a VIT do chefe, e depois jogo Aura no Squall, então eu fico usando o limite em todos os golpes enquanto os outros ficam só se curando, ou jogando um Tripe Ultima ou Triple Meteor, dessa forma eu nem vi a Edea/Ultimecia usando o golpe delas de chocar planetas que machucava.
      O final que eu sabia que era longo e com partes bizarras não me decepcionou.

      Talvez eu tenha zoado a dificuldade do jogo tendo um personagem com level 19, outros 2 com 33, e depois 60,67 e 82.
      Enquanto eu jogava, eu fui deixando para depois aumentar outros chars e as GFs, e quando fui ver já ia trocando de CDs, eram poucos eventos e acabava, me parece um dos menores FFs ou eu to errado?
      E mesmo assim ao final, faltou varias habilidades das GFs, só no fim apareceu o Devour que nem sei usar, não consegui usar a Solomon Ring, diz "Can't Summon GF" :(
      E descobri que tinha mais um Weapon no jogo, o Ultima, que tenho a Carta.

      A primeira coisa que fiz foi sentar no PC de Balamb e ler tudo ali, ler todo o Tuto, acho que ali diz para apertar R1, mas muita coisa só está nos TESTs, que eu respondi todos, muita coisa que nunca imaginaria. o Tempo estouro as 99h e ficou em vermelho o contador.
      Ao fim completei e joguei-o inteiro como era minha vontade, agora resta apenas um replay algum dia para conseguir todas as GFs e suas habilidades, assim como as Cartas.
      Tirei varias screens para postar aqui, de como ficou no final as estatisticas.

      Excluir
    6. Hum, você quer dizer castelo da Ultimecia, Edea era a bruxa que estava sendo controlada pela Ultimecia na primeira metade do jogo.

      No final do jogo, enquanto treinava eu consegui todas as habilidades das Summons também, só não consegui todas as summons, do que estou sabendo só não peguei o Gilgamesh, mas pode ser que tenha mais que não estou sabendo. Você chegou a ir nas ilhas Hell e Heaven (ou algo assim), lá tinha monstros mais fortes que só se acha nestas ilhas.

      Eu perdi um bom tempo no castelo, mas pelo que lembro o problema maior foram os púzzles e não os inimigos. :S

      Excluir
    7. Isso, na hora de escrever confundi, mas me referi a Ultimecia.

      O Gilgamesh não fica lista de GFs, assim como o Chocobo e a Phoenix que se usa com Item. Você não pegou o Odin?
      Vc precisa pegar o Odin até um certo ponto do jogo para poder ter o Gilgamesh, se não realmente não pegou o Gilgamesh, acho que seria um spoiler se eu contasse algo, talvez seja interessante vc ver no youtube.
      Não sei se fui nas ilhas, a única ilha isolada do mapa foi aonde peguei o Bahamut. Eu lembro de pequenas ilhas, mas que não pisei a pé para ver os monstros.
      Acho que esqueci de comentar que por 2 ou 3 vezes eu vi um Ufo levando alguma coisa durante uma luta. rsrsrs

      Logo no inicio tava bizarro mesmo, oque eu fiquei orgulhoso d em mim foi resolver o puzzle dos quadros com o relógio, foi um chute que não acreditava que ia funcionar mas era aquilo mesmo.
      E só depois eu descobri que o piano era do puzzle, acredita que eu fiquei lá no piado fazendo qualquer coisa... pois no FFVII ela tinha um pequeno objetivo e depois eu ia lá para tocar algo, e eu me irritei de não poder brincar com o piano pois a musica tema fica tocando junto, e quando fui para o portão ele estava todo aberto, ou seja, pura cagada.

      Excluir
    8. Sim eu peguei o Odin, mas no CD4, e para o Gilgamesh aparecer tem que pegar o Odin no CD3, acontece que quando eu encontrei o Odin pela primeira vez tava todo mundo com level baixo e acabei deixando para depois e não me preocupei em voltar logo, não achei que iria fazer diferença.

      Eu não me recordo exatamente como funcionava o(s) puzzle(s) no final, só lembro que fiquei um tempão resolvendo eles.

      Ufo? Não me recordo...

      Você não deve ter ido nas ilhas então, eu vou em todas as ilhas desde o primeiro Final Fantasy na esperança de encontrar outra "península do dedo". =D Essas ilhas quase são isso, mas pelo que me lembro, apesar da dificuldade não dão tanta experiência quanto no FFI.

      Excluir
  6. Hmm, e não deu para jogar no Pocket Station. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu queria jogar também a versão PC para poder jogar o mini-game, mas como o tempo é curto desisti no momento de fazer isso.

      Excluir
  7. É.. até o VI eu tb fiz isso, mas no VIII, eu fui seguindo a historia e depois de pegar a nave fiquei com preguiça, aliás, mas que nave lenta hein? Eu fiquei na esperança de ocorrer um upgrade mas nada.

    Isso mesmo, tem que ser no CD3. Foi bem foda mesmo pegá-lo naquele nivel, ali eu percebi que o segredo era ficar só usando limits mesmo, sem ficar curando os HPs, mesmo assim o tempo não foi suficiente, mas o puzzle pode ser feito em mais de uma rodada, então quando eu já sabia o código e como ir, já fui direto.

    Li de relance que o ufo é alguma side-quest também, mas não li mais a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Lembro que fiquei puto algumas vezes com a nave. =/

      Excluir